Gostei do pensamento, vou trocar o óleo e filtro e ver como se comporta. Ir descartando aos poucos. E um detalhe quando o carro da um aviso ela desarma o compressor do ar... mt estranho...gjvialta escreveu: A forma com que o defeito aparece dá a entender num primeiro momento é que o pescador da bomba não está conseguindo, por um breve período, ter contato com o fluido lubrificante... Mas se o nível está normal isso é quase impossível. Parece que o problema tem relação com a retirada do pé do acelerador, que pode induzir a problema relacionado com desgaste da bomba de óleo, pois perde pressão em baixo giro.
Se tiver condição de monitorar a pressão do óleo no momento que o defeito acontece, pode ser o começo do equacionamento do problema.
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rgdl, quanto você pagou nessa bomba de oleo genuina?
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sigma, da uma limpada no corpo de borboleta. Tanto a mensagem de óleo quanto o carro morrer pode estar relacionado à capacidade do carro manter a marcha lenta.
Se a rotação cair muito, o compressor desarma (normal) e a pressão na bomba também diminui. Funciona assim, o módulo sabe que ele tem q deixar a borboleta com X graus de abertura pra manter a marcha lenta. Se o corpo estiver sujo, a borboleta vai pra posição X e não é suficiente, a rotação cai, nessa hora ele vai tentar manter o motor ligado desligando o compressor e abrindo mais a borboleta.
Só que até tudo isso acontecer, a rotação cai um pouco e é suficiente pra alarmar pressão de óleo.
Tente limpar o corpo de borboleta antes de trocar o óleo. É mais barato, uma latinha de descarbonizante custa uns 15 reais.
Se a rotação cair muito, o compressor desarma (normal) e a pressão na bomba também diminui. Funciona assim, o módulo sabe que ele tem q deixar a borboleta com X graus de abertura pra manter a marcha lenta. Se o corpo estiver sujo, a borboleta vai pra posição X e não é suficiente, a rotação cai, nessa hora ele vai tentar manter o motor ligado desligando o compressor e abrindo mais a borboleta.
Só que até tudo isso acontecer, a rotação cai um pouco e é suficiente pra alarmar pressão de óleo.
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sigma, bom dia!
Indo no caminho do raciocínio do rgdl, observe o comportamento da rotação do motor. Ela não deve flutuar "nadica de nada". Pode fazer isso na garagem mesmo. Acelere o motor até uns 4mil giros e tire o pé do acelerador rapidamente. O contador de giro deve descer continuamente e parar por volta dos 900 giros, sempre no mesmo sentido e ficar na marcha lenta se descer até um ponto abaixo disso, ou até mesmo nesse ponto e depois tentar ficar procurando o equilíbrio, ajuda a comprovar a tese do rgdl. Note que a flutuação pode ser rápida. Você deve ficar atento para perceber alteração.
Att,
Indo no caminho do raciocínio do rgdl, observe o comportamento da rotação do motor. Ela não deve flutuar "nadica de nada". Pode fazer isso na garagem mesmo. Acelere o motor até uns 4mil giros e tire o pé do acelerador rapidamente. O contador de giro deve descer continuamente e parar por volta dos 900 giros, sempre no mesmo sentido e ficar na marcha lenta se descer até um ponto abaixo disso, ou até mesmo nesse ponto e depois tentar ficar procurando o equilíbrio, ajuda a comprovar a tese do rgdl. Note que a flutuação pode ser rápida. Você deve ficar atento para perceber alteração.
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Eu acho que uma maneira de medir a pressão seria plugar um manômetro no local onde vai o pressostato de óleo.. acho que por baixo da pra acessar de boa.
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Miau paguei R$ 611,27 na concessionária Peugeot La Tour em 2015. Uma coisa que notei foi que há um código RP para a bomba de óleo, então alguma zica a bomba original tinha.Miau escreveu:rgdl, quanto você pagou nessa bomba de oleo genuina?
Munhoz, não querendo se chato mas já sendo... bomba não tem pressão ela tem vazão, a pressão ocorre quando a vazão encontra um obstáculo, que pode ser uma tubulação de calibre menor que a especificação, tipo a especificação da bomba é uma tubulação de 1" (um polegada) e vc coloca um tubo de 1/2" (meia polegada), nesse caso haverá pressão na saída. Na marcha lenta a bomba não tem vazão suficiente para, ao passar pela tubulação, criar a pressão que se espera.
Miau nesse post eu coloquei um link de como é que se mede a pressão nesse motor. É usado um adaptador especial no ligar do filtro de óleo, pois não há a menor condição de se plugar o manômetro pelo pressostato e muito menos pelo bujão que vem na bomba de óleo pela pura e simples falta de espaço, salvo se o mexânico for ninja contorcionista.
De qualquer forma segue o link http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%87%B...po/b1fd07ka.htm
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Perdão pessoal!
rgdl e Munhoz. Bomba tem pressão e tem vazão. A tubulação que é conectada a ela, tanto à montante quanto à jusante (sucção e recalque), causa perda de carga a qual pode reduzir a vazão de uma bomba, mas não sua pressão na seu bocal de saída, mas sim no ponto de medição dessa pressão x vazão. Uma tubulação restrita em um projeto, ou prejudicada por sujeira e incrustação pode agravar a perda de carga ou pressão em seu percurso. Além disso a construção da bomba, ou seu desgaste pode também limitar a pressão de recalque de uma bomba no fim, ou ao longo de uma tubulação.
Existem bombas centrífugas e bombas de deslocamento volumétrico. As bombas de automóveis são do segundo tipo. Elas são consideradas como bombas de pressão e vazão absolutas, pois uma vez que o fluido (óleo) pode ser considerado incompressível, nas condições de trabalho, tendo como padrão de deslocamento o volume, sua pressão pode ser considerada infinita, exceto pelo desgaste interno de seus componentes. As bombas de deslocamento são aplicadas na circulação de óleo do motor por causa de seu grande poder de recalque e pouca sensibilidade à alteração do efeito viscoso do fluido de trabalho. Exceto pelas perdas dos componentes internos da própria bomba. Por isso se torna fundamental a presença de reguladores de pressão nos circuitos nos quais esse tipo de bomba são aplicados. Muitas vezes esses dispositivos fazem parte dos componentes desse tipo de bomba. As bombas centrífugas são outro caso e vamos deixar pra lá. Nelas há o ingrediente da viscosidade do fluido que está sendo bombeado e portanto sua curva característica de funcionamento tem mais componentes que causam sua variação.
Abç
rgdl e Munhoz. Bomba tem pressão e tem vazão. A tubulação que é conectada a ela, tanto à montante quanto à jusante (sucção e recalque), causa perda de carga a qual pode reduzir a vazão de uma bomba, mas não sua pressão na seu bocal de saída, mas sim no ponto de medição dessa pressão x vazão. Uma tubulação restrita em um projeto, ou prejudicada por sujeira e incrustação pode agravar a perda de carga ou pressão em seu percurso. Além disso a construção da bomba, ou seu desgaste pode também limitar a pressão de recalque de uma bomba no fim, ou ao longo de uma tubulação.
Existem bombas centrífugas e bombas de deslocamento volumétrico. As bombas de automóveis são do segundo tipo. Elas são consideradas como bombas de pressão e vazão absolutas, pois uma vez que o fluido (óleo) pode ser considerado incompressível, nas condições de trabalho, tendo como padrão de deslocamento o volume, sua pressão pode ser considerada infinita, exceto pelo desgaste interno de seus componentes. As bombas de deslocamento são aplicadas na circulação de óleo do motor por causa de seu grande poder de recalque e pouca sensibilidade à alteração do efeito viscoso do fluido de trabalho. Exceto pelas perdas dos componentes internos da própria bomba. Por isso se torna fundamental a presença de reguladores de pressão nos circuitos nos quais esse tipo de bomba são aplicados. Muitas vezes esses dispositivos fazem parte dos componentes desse tipo de bomba. As bombas centrífugas são outro caso e vamos deixar pra lá. Nelas há o ingrediente da viscosidade do fluido que está sendo bombeado e portanto sua curva característica de funcionamento tem mais componentes que causam sua variação.
Abç
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Irei fazer isso... de fato tenho reparado a oscilação da marcha lenta em algumas situações; ou para mais ou para menos. E essas vezes que morreram ou acende a luz do óleo são em desacelerações tipo quebra molas, curvas... quando a rotação de fato diminui.Munhoz escreveu: sigma, da uma limpada no corpo de borboleta. Tanto a mensagem de óleo quanto o carro morrer pode estar relacionado à capacidade do carro manter a marcha lenta.
Se a rotação cair muito, o compressor desarma (normal) e a pressão na bomba também diminui. Funciona assim, o módulo sabe que ele tem q deixar a borboleta com X graus de abertura pra manter a marcha lenta. Se o corpo estiver sujo, a borboleta vai pra posição X e não é suficiente, a rotação cai, nessa hora ele vai tentar manter o motor ligado desligando o compressor e abrindo mais a borboleta.
Só que até tudo isso acontecer, a rotação cai um pouco e é suficiente pra alarmar pressão de óleo.
Tente limpar o corpo de borboleta antes de trocar o óleo. É mais barato, uma latinha de descarbonizante custa uns 15 reais.
Foi bem lembrado essa questão, inclusive vi um vídeo de um cara que fez isso exatamente porque o carro estava morrendo em curvas, trânsito... O meu pode estar acendendo porque não caiu o suficiente nesses momentos para morrer.
Ele está variando... não tenho como medir pois não tem contador de giros, mas sinto a oscilação da marcha lenta. Tem dias que está mais acelerado, outros mais desascelerado.gjvialta escreveu: sigma, bom dia!
Indo no caminho do raciocínio do rgdl, observe o comportamento da rotação do motor. Ela não deve flutuar "nadica de nada". Pode fazer isso na garagem mesmo. Acelere o motor até uns 4mil giros e tire o pé do acelerador rapidamente. O contador de giro deve descer continuamente e parar por volta dos 900 giros, sempre no mesmo sentido e ficar na marcha lenta se descer até um ponto abaixo disso, ou até mesmo nesse ponto e depois tentar ficar procurando o equilíbrio, ajuda a comprovar a tese do rgdl. Note que a flutuação pode ser rápida. Você deve ficar atento para perceber alteração.
Att,
Abraços Galera!
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Olá sigma,
Tente fazer o procedimento recomendado pelo Munhoz. Limpe bem o corpo da borboleta. Assim excluímos esse provável precursor de problema.
Depois posta aí!
Tente fazer o procedimento recomendado pelo Munhoz. Limpe bem o corpo da borboleta. Assim excluímos esse provável precursor de problema.
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É um tapa na cara de mão fechada heheh
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Pessoal ! Sou novo aqui ! Vou contar minha experiência !
Há um ano sou proprietário de um Picasso 2006, ótimo carro, nunca me deixou na mão, porém, quando comprei, percebi a mesma situação que foi citada acima, em algumas curvas acendia a luz do óleo e dizia que a pressão do óleo estava baixa, pois bem, troquei o óleo e o problema passou a acontecer muito raramente, percebi que quanto mais perto eu chegava da próxima troca, mais ocorria a situação, porém o nível do óleo sempre estava normal ! Ano passado troquei o óleo para uma viagem para Guarujá, na viagem percebi que depois do carro quente, quando estava em baixa rotação, a luz acendia também, porém, por causa da correria, e também falta de dinheiro, fui relevando a situação, e quando parava em algum sinaleiro sempre dava uma pequena "acelerada" para "apagar" a luz do óleo (porque enquanto estava acelerando a luz não acendia) pois bem, mudei-me para Palmeira, e depois de várias viagens (norte do Paraná, Santa Catarina e etc,etc,etc...) Sábado agora peguei o carro, conferi água e óleo como de comum pela manhã e sai rumo a Ponta Grossa, (aprox. 50 km), na estrada tinha uma "parada" pois estavam fazendo concertos na pista, percebi então, que mesmo acelerando a luz não estava mais apagando-se tão rápido, então falei para minha noiva, quando chegar em Ponta Grossa vamos trocar o óleo do carro (estava quando dando a quilometragem) pois bem quando cheguei em Ponta Grossa, estava indo a casa de alguns parentes, quando então percebi a insistência da luz , então desviei do meu trajeto e fui direto a algum Posto de Gasolina, quando cheguei no posto, perguntei se eles tinham o óleo para meu carro, e a resposta foi positiva, então subi com o carro no lugar onde se troca o óleo, quando sai do carro, tinha um pouco de óleo no chão atrás do meu carro, pensei ser de outro veículo, então o funcionário do posto falou que provavelmente era do meu carro, quando ele abaixou para olhar, veio a surpresa ! meu carro estava "jorrando" óleo, ele pegou, subiu meu carro, era incessante, fiquei muito preocupado na hora ! Então quando esgotou o óleo, ele tentou limpar como pode, e me falou, vamos colocar óleo, e dar partida para ver onde está vazando, então fizemos isso, e segundo o funcionário, o vazamento era no sensor do óleo(Cebolinha), como era sábado, carnaval, não tive o que fazer,empurrados o carro.e o deixei em um lava car, ao lado do posto, liguei para um taxi, amanhã retornarei a Ponta Grossa para ver o que faço !
Há um ano sou proprietário de um Picasso 2006, ótimo carro, nunca me deixou na mão, porém, quando comprei, percebi a mesma situação que foi citada acima, em algumas curvas acendia a luz do óleo e dizia que a pressão do óleo estava baixa, pois bem, troquei o óleo e o problema passou a acontecer muito raramente, percebi que quanto mais perto eu chegava da próxima troca, mais ocorria a situação, porém o nível do óleo sempre estava normal ! Ano passado troquei o óleo para uma viagem para Guarujá, na viagem percebi que depois do carro quente, quando estava em baixa rotação, a luz acendia também, porém, por causa da correria, e também falta de dinheiro, fui relevando a situação, e quando parava em algum sinaleiro sempre dava uma pequena "acelerada" para "apagar" a luz do óleo (porque enquanto estava acelerando a luz não acendia) pois bem, mudei-me para Palmeira, e depois de várias viagens (norte do Paraná, Santa Catarina e etc,etc,etc...) Sábado agora peguei o carro, conferi água e óleo como de comum pela manhã e sai rumo a Ponta Grossa, (aprox. 50 km), na estrada tinha uma "parada" pois estavam fazendo concertos na pista, percebi então, que mesmo acelerando a luz não estava mais apagando-se tão rápido, então falei para minha noiva, quando chegar em Ponta Grossa vamos trocar o óleo do carro (estava quando dando a quilometragem) pois bem quando cheguei em Ponta Grossa, estava indo a casa de alguns parentes, quando então percebi a insistência da luz , então desviei do meu trajeto e fui direto a algum Posto de Gasolina, quando cheguei no posto, perguntei se eles tinham o óleo para meu carro, e a resposta foi positiva, então subi com o carro no lugar onde se troca o óleo, quando sai do carro, tinha um pouco de óleo no chão atrás do meu carro, pensei ser de outro veículo, então o funcionário do posto falou que provavelmente era do meu carro, quando ele abaixou para olhar, veio a surpresa ! meu carro estava "jorrando" óleo, ele pegou, subiu meu carro, era incessante, fiquei muito preocupado na hora ! Então quando esgotou o óleo, ele tentou limpar como pode, e me falou, vamos colocar óleo, e dar partida para ver onde está vazando, então fizemos isso, e segundo o funcionário, o vazamento era no sensor do óleo(Cebolinha), como era sábado, carnaval, não tive o que fazer,empurrados o carro.e o deixei em um lava car, ao lado do posto, liguei para um taxi, amanhã retornarei a Ponta Grossa para ver o que faço !
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Rapaz, não fique andando com carro com luz de óleo acesa, vc pode acabar tendo uma surpresa desagradável do tipo ter que fazer retífica completa de motor.
Esse sensor é barato, paguei mais de frete do que no próprio sensor, e relativamente fácil de achar mas é chatíssimo de trocar porque não há muito espaço.
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Então, em Ponta Grossa, paguei um guincho, levei o carro até um mecânico indicado por parentes, e o mecânico disse que o carro não tinha nada, ligou o carro, não vazou mais óleo, ele disse que o carro estava bom, então trocamos o óleo e eu vim embora, antes de sair de Palmeira, a luz começou a acender, cheguei em Palmeira, encostei o carro até hoje, uma hora levei o carro até um mecânico aqui que falei que o carro não estava vazando óleo, está derramando... E era no sensor de óleo, troquei a peça, e já testei, sai na estrada e a luz não acendeu mais, acabei de chegar em casa, e parece que parou de fazer óleo de fato... vamos aguardar para ter certeza, mas parece-me que o problema foi solucionado, era o sensor do óleo !
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CONFORME o vídeo abaixo mostra defeito o Xsara picasso andar 40 km ao colocar no NEUTRO (ponto morto ) fica acendendo essa luz e uma mensagens de PARE levei ao mecânico diz ele que poderia ser sujeira de cola no cárter e desmontou cárter e o problema continua alguém ai pode me ajudar por favor.
desde já agradeço!
https://www.youtube.com/watch?v=xzsjyOpB2Ag
desde já agradeço!
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- Miau
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Essa luz indica que a pressão de oleo é insuficiente..
Rodar assim destroi o motor.
Causas disso podem ser várias:
- nível de oleo baixo
- trompa de aspiração entupida ou com vedação ruim
- bomba de oleo ruim
- filtro de oleo entupido ou com defeito na retenção
Ou até o pressostato de oleo(sensor) ruim
Rodar assim destroi o motor.
Causas disso podem ser várias:
- nível de oleo baixo
- trompa de aspiração entupida ou com vedação ruim
- bomba de oleo ruim
- filtro de oleo entupido ou com defeito na retenção
Ou até o pressostato de oleo(sensor) ruim
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