Pare pressão de óleo baixa

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#1

Mensagem por rgdl » Ter Nov 10, 2015 9:54 am

Amigos, fui levar minha esposa para fazer um exame e quando peguei um engarrafamento e o motor entrou em baixa rotação deu o aviso de pressão baixa de óleo. Acelerando o aviso some.

Ele já dava esse aviso quando o carro está inclinado lateralmente, com a roda direita mais alta que a esquerda, mas nunca na marcha lenta.

Fiz uma pesquisa na internet e não achei nada relacionado ao motor do Picasso (2.0 16v), só de outros carros.

Nesses posts dizia que o problema podia ser desgaste na gaiola do comando de válvula e/ou defeito no regulador de pressão.

A primeira pergunta é: Onde fica esse regulador de pressão? E na própria bomba?

Outra: Como faz a medição da pressão? pois a cebolinha de pressão fica num lugar inacessível.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Nov 10, 2015 10:24 am, em um total de 1 vez.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Nov 10, 2015 10:04 am

Na marcha lenta normal ele avisa?
Pq a do meu pai fazia isso quando parava no farol mas era marcha lenta que oscilava pra baixo do normal.. descabozante na TBI e problema resolvido.
Editado pela última vez por Munhoz em Ter Nov 10, 2015 10:04 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Ter Nov 10, 2015 10:20 am

Pois é, munhoz. Dando aviso só em marcha lenta. Não notei rotação abaixo do normal não mas já notei ele acelerado quando o motor está frio.

Mas deve ter algo além disso pq ele sempre da esse aviso quando o carro está inclinado lateralmente, com a roda direita mais alta que a esquerda. Vou editar o post e incluir essa informação.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#4

Mensagem por Munhoz » Ter Nov 10, 2015 3:42 pm

a trompa fica do lado direito.. já viu o nível?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Ter Nov 10, 2015 3:46 pm

tb acho muito estranho isso.. será que não tem falta de vedação no suporte do pescador e ai entra ar ao invés de oléo?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Ter Nov 10, 2015 6:05 pm

Munhoz eu sempre vejo o nível do óleo, na verdade eu vejo isso tantas vezes que minha esposa acha que eu tenho algum tipo de TOC com isso :D :D :D :D :D eu tenho por hábito nunca sair de casa sem antes olhar o nível de óleo e o nível do fluido do radiador, o nível estava ok quando vi antes de sair de casa, entre as marcas da vareta, mesmo assim quando deu problema eu coloquei mais 500Ml e o problema continuou.

André, quando fiz a troca da junta do cabeçote troquei várias outras juntas, inclusive a do pescador até a junta que fica entre o bloco do motor e o suporte do filtro de óleo eu troquei, pode ser que não se tenha sido dado o aperto necessário nos parafusos do pescador, vou pedir para o mecânico olhar isso.

Eu estou achando que tem algum vazamento por folga no cabeçote um desgaste na bomba, de modo que quando está nessa posição essa folga aparece com maior facilidade.

O estranho é que não bate tucho, isso é bom e é ruim, é bom porque o problema não é nos mancais do virabrequim, se fosse, pelo que andei lendo, bateria os tuchos. É ruim porque me deixa sem saber exatamente o que fazer.

Agora, como coloca um manômetro para medir a pressão do óleo nesse motor? é tudo muito apertado, a cebolinha não se tem acesso...
Editado pela última vez por rgdl em Ter Nov 10, 2015 6:10 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Ter Nov 10, 2015 6:19 pm

Cara.. Cabuloso isso ai.. Vou te dar uma dica.. Por vias das duvidas.. Aplique militec no motor pra criar uma proteção extra contra uma possivel falta de lubrificação
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Ter Nov 10, 2015 7:25 pm

E isso funciona mesmo? Eu aplicava aquele tal de Bardhal e achei que ajudou foi a criar borra.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Ter Nov 10, 2015 9:53 pm

Sao bem diferentes.. Eu vi muita coisa sobre o militec..

Existe ate um comparativo feito por uma revista..

Acho que vale a pena
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#10

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Nov 10, 2015 10:43 pm

O que se vê do Bardhal quando se usa pela primeira vez é a borra que ele ajuda a desprender do motor...daí a impressão de que está carbonizando.

Já o Militec é muito bom!! PORÉM contém derivados de CLORO em sua composição o que leva com o tempo a um "amolecimento" do metal --> retifica à vista !!

Eu recomendo TUFOIL !! Caro, mas protege ao extremo e sem alterar as características do óleo que você usa.

Este é o email do Diretor da TUFOIL no Brasil --> carlos@tufoilbrasil.com.br

Ele poderá informar aonde encontrar aí em sua cidade ou pode vender uma caixa !!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Qua Nov 11, 2015 5:05 pm

Alguém que tenha scanner sabe me dizer se é possível fazer a medição da pressão do óleo via scanner?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Qua Nov 11, 2015 5:29 pm

eu não lembro de ver essa opção nos parâmetros de leitura.. e pelo que ví é um pressostato e o maledito fica no pescador de óleo, o que impossibilida a instalação de uma ferramenta de leitura de pressão.
Editado pela última vez por Miau em Qua Nov 11, 2015 5:39 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Qua Nov 11, 2015 5:38 pm

Obrigado por responder André... tá osso de medir a pressão do óleo desse carro. Tanto o bujão da bomba quanto a cebolinha do óleo ficam lugares inacessíveis salvo se o mecânico for :ph34r: :ninja: :ph34r: :ninja: ninja.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Qua Nov 11, 2015 5:39 pm

Uma observação é que pressostatos só costumam fazer leitura binaria.. ou seja.. a resposta dele é "sim" ou "não" como se fosse um interruptor.

Mas deve tem outro ponto pra conectar ferramenta de medir pressão.. ai você deveria medir e levantar o carro do lado direito pra forçar o defeito.. e conferir na ferramenta a pressão.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#15

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Nov 12, 2015 12:29 pm

Olhando o Manual de serviço, está na página 229. Complicado lá porque só mostra o código CITROEN das ferramentas sem descreve-las.

Ferramental (Caixa 4103-T)
2279-T.Bis
4103-T.B
4202-T

Se for o 2.0i 16V é o motor RFN
Temperatura (°C): 80°C
Pressão (Bars): 1,5 - 5
rpm : 1000 - 3000

NOTA : O controle da pressão do óleo é feito com o motor quente, após a verificação do nível do óleo

Na concessionária com certeza eles farão este teste! :966283:
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Responder