Computador de Bordo Desativado (Xsara Picasso)

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
sandokan
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 10, 2015 10:20 pm
Nome: sandokan
Localização: Recife
Modelos Citroën: Xsara Picasso, 2.0, 16v, Exclusive

#1

Mensagem por sandokan » Ter Nov 10, 2015 12:30 am

Boa noite a todos que compõem este fórum.

Bom, sou proprietário de um Xsara Picasso, 2004, 16V 2.0, a quatro meses. O som veio com o original de fábrica, que é péssimo para os dias de hoje (sem leitura Mp3, aux...). Troquei por um Pioneer 1680 UB. Porém, logo depois que fiz a troca, o computador de bordo ficou desativado. Coloquei o antigo aparelho de som, e o CB volta a funcionar. Gostaria de saber se alguém do fórum já passou por isso, e se conseguiu resolver com efetividade o problema?

Liguei para a autorizada aqui em Recife, e a mesma me informou que teriam que desbloquear meu antigo som, para que o novo seja reconhecido. Me cobraram R$240,00 para realizarem o procedimento. Há alguma outra alternativa para fazer o CB voltar a funcionar com o novo aparelho de som?

Grato pelo o espaço


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#2

Mensagem por renan97ar » Ter Nov 10, 2015 8:44 am

Você pode conectar o rádio original e com a ignição ligada remover ele e instalar o novo. Assim o comp. De bordo continua funcional.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Ter Nov 10, 2015 10:34 am

Amigo tenha cuida ao tocar o som original, ele não é um radio qualquer ele é ligado a BSI e se comunica com ela. Então, por exemplo, o que parece um simples cabo de energia não é. Então é melhor levar em alguém que saque de som em carros franceses.

Outra, esse rádio não é tão ruim assim, ele tem sim conector para mp3 e auxiliar, mas vc precisa comprar um módulo e habilitar a função disqueteria na BSI via scanner.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#4

Mensagem por friba.rj » Sex Jan 08, 2016 12:51 pm

[quote name='rgdl' date='Nov 10 2015, 09:34 AM' post='31420']
Amigo tenha cuida ao tocar o som original, ele não é um radio qualquer ele é ligado a BSI e se comunica com ela. Então, por exemplo, o que parece um simples cabo de energia não é. Então é melhor levar em alguém que saque de som em carros franceses.

Outra, esse rádio não é tão ruim assim, ele tem sim conector para mp3 e auxiliar, mas vc precisa comprar um módulo e habilitar a função disqueteria na BSI via scanner.
[/quote]

Eu estou desenterrando vários tópicos. rsrs

Comprei o meu Picasso sem o som original, apenas com um toca CD Sony CDX-GT457UX e alto falantes instalados também após a saída da loja. E não sei se ele foi adquirido com equipamento de som e trocado posteriormente ou se saiu da loja sem som.

O que posso fazer pra não ter problemas, uma vez que o som original, se existente, era ligado à BSI?

Por favor, não diga pra procurar alguém que "saque de som em carros franceses", pois isso simplesmente não existe aqui na roça. Pra se ter ideia, por aqui, nem sabem o que é um kit duas vias.
Editado pela última vez por friba.rj em Sex Jan 08, 2016 12:53 pm, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Sex Jan 08, 2016 2:12 pm

Cara, tá funcionando? Atende suas necessidades? Se atende é melhor deixar quieto.

O meu carro saiu de fábrica sem som, está nas características no service citroen.

Mas colocaram um toca CD da JVC que deixei quieto lá, pois está funcionando na boa. Eu também não curto muito ouvir musica, quem gosta é minha esposa, no máximo ouço rádio e só rádio de notícias, então esse toca CD me atende perfeitamente.

Agora o único cara que eu sei que saca mesmo de eletrônica de carro francês é o João da Oficina do francês que fica na rua aimara lá em Ramos no Rio de Janeiro, já levei meu carro nele por causa da tomada OBDII que não funcionava. O cara rapidamente acertou o problema e está funcionando até agora.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jan 08, 2016 2:15 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
nelsonmatos
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Ago 21, 2014 11:35 am
Nome: nelsonmatos

#6

Mensagem por nelsonmatos » Sex Jan 08, 2016 11:11 pm

O meu CB anda meio doido, hoje a temperatura ficou no negativo - 25, o dia inteiro, depois disso ele ficou com dois tracinhos = cº e agora noite voltou ao normal. A minha duvida em relação a autonomia do tanque, se refere ao fato de carro parado após abastecer (completar) o tanque o mesmo ficar marcado duzentos e poucos km, depois quando pego a estrada ele fica subindo bem lentamente acho que tenho que andar uns 100 km, para o mesmo marca 500 km de autonomia, outra coisa ruim é o fato do ex - dono fela da put... quebra o botão para selecionar o CB, assim eu tenho que pegar um palito de dente e ficar enfiando no buraco para mudar.
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#7

Mensagem por friba.rj » Sáb Jan 09, 2016 10:19 am

Código: Selecionar todos

 [quote name='nelsonmatos' date='Jan 8 2016, 10:11 PM' post='32200']
O meu CB anda meio doido, hoje a temperatura ficou no negativo - 25, o dia inteiro, depois disso ele ficou com dois tracinhos = cº e agora noite voltou ao normal. A minha duvida em relação a autonomia do tanque, se refere ao fato de carro parado após abastecer (completar) o tanque o mesmo ficar marcado duzentos e poucos km, depois quando pego a estrada ele fica subindo bem lentamente acho que tenho que andar uns 100 km, para o mesmo marca 500 km de autonomia, outra coisa ruim é o fato do ex - dono fela da put... quebra o botão para selecionar o CB, assim eu tenho que pegar um palito de dente e ficar enfiando no buraco para mudar.
[/quote]
[code] 

Fala, Nelson.

Eu respondi ontem lá no tópico que você abriu:

<a href="index.php?showtopic=5861" target="_blank">index.php?showtopic=5861</a>


O que acontece é que a autonomia é calculada em função do consumo real nos últimos 10 minutos.
Quando você enche o tanque e liga o carro, o CB calcula a autonomia com base no consumo desses 10 últimos minutos.
Imagina que esses últimos 10 minutos foram de consumo elevado (arranca e para, sobe ladeira, 1ª e 2ª marchas). E você ainda ficou com o carro ligado esperando ser atendido pelo frentista. Vamos supor que nesse tempo o CB calculou um consumo de 4km/l (o que não é nenhum absurdo mesmo para carros mais leves, dadas as condições imaginadas). Logo, se você tem 55 litros de gasolina no tanque, a autonomia será de 220kms (55 X 4).
À medida que você sai desse tipo de trânsito e começa a trafegar num ritmo mais econômico (14km/l, por exemplo), o CB vai atualizando a informação referente à autonomia. Note que se você mantiver esse ritmo (abasteceu e foi viajar), a autonomia vai aumentando gradativamente, até alcançar mais de 700kms. Depois disso, ela só diminui. A uma, porque o consumo vai aumentar (você não vai trafegar a 14km/l para sempre). A duas, porque a quantidade de combustível no tanque vai diminuir.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#8

Mensagem por friba.rj » Sáb Jan 16, 2016 1:58 pm

Pra não abrir um tópico novo só pra isso, vou postar aqui mesmo. Espero que alguém possa me esclarecer.

Levei o carro da assinatura para o mecânico passar o scanner e ver qual era o DEFEITO MOTOR que estava acusando no painel.
O idiota apagou a mensagem do painel sem verificar qual era o problema.

Minha dúvida: se o problema ainda persistir, a mensagem vai voltar?
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#9

Mensagem por Munhoz » Sáb Jan 16, 2016 5:10 pm

Volta sim Claudio.
Responder