Xsara Picasso - Partida

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Qua Nov 04, 2015 4:26 pm

Fala turma.

De uns tempos pra cá.. coisa de uns 3 meses, tenho percebido que as vezes.. fica difícil dar partida no carro.

Tipo.. a cada 5 vezes.. 4 dão partida normal e rápida.. e uma demora tipo uns 3 segundos pra dar partida..

Nenhum erro no carro referente a motor. Depois de dada partida o motor funciona normalmente.

Velas, bobina e filtros são praticamente novos e genuinos. TBI limpinho..

Da injeção, só não testei os bicos..

Alguém tem alguma dica? As vezes tenho a sensação de sair cheiro de gasolina quando da essa partida demorada.. natural visto que o bico tá injetando mas não está tendo queima no momento.

Um mecanico amigo meu disse que pode ser que algum bico esteja encharcando alguma vela.. e quando tento dar partida e essa vela é a da vez, não centelha ou poderia falhar, dificultando a partida..
Editado pela última vez por Miau em Qua Nov 04, 2015 4:27 pm, em um total de 1 vez.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 04, 2015 5:32 pm

o bico nao está gotejando?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Qua Nov 04, 2015 5:50 pm

Faz um teste de equalização dos bicos e veja a pressão da bomba de combustível.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Qua Nov 04, 2015 6:10 pm

pois é.. vou ter que levar numa oficina pra usar a maquina de teste de bico e verificar.

bomba acho que não é.. quando não eu sentiria alguma falha no uso normal.. ainda mais eu que as vezes dou umas esticadas nervosas. Porém eu to me coçando pra comprar um equipamento de teste de pressão.
Editado pela última vez por Miau em Qua Nov 04, 2015 6:12 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#5

Mensagem por Leonardolive » Qua Nov 04, 2015 6:44 pm

Também chuto no bico gotejando ou encharcando a vela...

A minha também tinha um cheiro de gasolina quando pisava um pouco mais, inclusive dentro da cabine. Troquei filtro de combustível achando que podia ser. Estava ficando preocupado até pois até o consumo estava aumentando.
No fim das contas achei um vão (rachadura) naquela peça plástica que liga o filtro de Ar ao bocal do TBI. Percebi que em volta desse vão tinha bastante sujeira acumulada. Limpei e passei um ferro de solda pra derreter e fechar o vão.
Acabou o cheiro de gasolina, melhorou o consumo e a resposta quando pisava mais no acelerador...

Vivendo e aprendendo sobre o carro e de quebra economizando uns trocados sem apelar pro mecânico... Hehehe
Editado pela última vez por Leonardolive em Qua Nov 04, 2015 6:47 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#6

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Nov 06, 2015 4:55 pm

Minha experiÊncia !!

A caixa do filtro de ar aspira por baixo (ressonador) que aspira por um duto que sobe pro alto por dentro do para lama esquerdo...sendo que o bocal de entrada de ar fica atrás do farol esquerdo.
O tubo havia rompido e estava com um plastico de revestimento vedando a entrada de ar.

Outra vez foi a mangueira que sai do suspiro do motor (Bem ao lado do sensor de referencia e válvula EGR)...ésta havia rompido e aspirado junto aos resíduos de óleo muita poeira,,,a poeira melada vedou o duto capilar no fim da mangueira que entra na parte de baixo da TBI ....retirei limpei tudo com spray CAR 80...retirei toda a crosta e percebi que a mangueira não prestava mais...toda rachada....comprei mangueira que suporta pressão e alta temperatura e refiz o sistema... PRONTO, problema resolvido e carro pegando na hora.

Outra vez foi o contato elétrico do sensor VERDE de temperatura da água...(este deu DEFEITO MOTOR no painel)
A isolação entre os dois contato havia rompido e estavam curto-circuitando...troquei o chicotim de duas vias e tudo voltou ao normal...
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Sex Nov 06, 2015 4:55 pm, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Sex Nov 06, 2015 8:43 pm

Voce ta falanfo daquela mangueira preta que sai em Y e pluga uma em cima da tampa do tbi.. E a outra em baixo do tbi?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#8

Mensagem por tilex » Seg Nov 09, 2015 8:36 am

O meu tambem de vez enquando não pega na primeira, eu tenho um manometro(improvisado) vou ver se a linha está perdendo pressão quando desliga.

Andre, compra um manometro de agua mesmo, em loja de agricultor ou pela internet , compre os nipel e conectores com mangueira de injeção, os conectores de engate rapido acha nas lojas pçs automotivas e pronto vc tem um manometro baratin(45,00) pra medir a pressão da linha q deve ter +/- 3bar funcionando e desligado não pode baixar mais que 2.6bar.

Obs: se o manometro tiver em mca converta : bar = mca / 10;
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#9

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Nov 09, 2015 11:58 am

[quote name='André M' date='Nov 6 2015, 08:43 PM' post='31382']
Voce ta falanfo daquela mangueira preta que sai em Y e pluga uma em cima da tampa do tbi.. E a outra em baixo do tbi?
[/quote]


Essa mesma amigo!!! Ela mela de óleo por dentro (o que é normal) porque tráz o respiro do carter do motor reciclando em nova combustão....logo, se houver uma rachadura ou má conexão entra poeira e entope tudo !!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Seg Nov 09, 2015 12:27 pm

Fala Tilex.. vou avaliar isso.. mas eu não creio que seja falta de pressão na linha.

Batalha.. então.. essa mangueira está ok.. mas existe um fato curioso nela.

olha a imagem:

Imagem

a ponta de cima é conectada na tampa do cabeçote.. pra coletar os gases de vapor de óleo.. como você diz.. por isso ela fica melada. vamos chama-la de ponta A

a ponta do meio vai na tampa do TBI.. tudo ok.. não tem entupimento. Vamos chama-la de ponta B

mas.. a ponta de baixo, encaixa na parte de baixo do TBI.. e se eu tento soprar dessa parte da mangueira, não passa nada, como se fosse fechada. Vamos chama-la de ponta C

então andei estudando isso.. pois é estranho.. e reparei que bem alí onde ela se divide em Y tem um desenho que dá a entender que é uma válvula de esfera.

E justamente na parte de baixo do TBI onde ela conecta, me parece ser uma eletroválvula controlada pelo calculador de injeção.

Ou seja.. montei duas teorias possíveis pra isso:

1 -> funcionaria da seguinte maneira: a conexão de vapor de óleo entre A e B seria controlada pela eletrovalvula da saida de baixo do TBI na conexão C.. ou seja.. alí no TBI a todo momento há pressão negativa gerada pelo vácuo do motor.. normalmente entre A e B ficaria fechado por uma valvula de esfera.. e ai a eletrovalvula em C abriria, criando sucção em C, puxando a esfera e abrindo a possivel válvula de esfera ali no Y.. liberando a passagem entre A e B.

ou

2 -> Entre A e B seria sempre aberto.. Entre A e C existiria uma válvula de esfera que se abre assim que a eletroválvula em C no TBI fosse acionada, criando sucção. E nisso passaria vapor de óleo pós borboleta.

Foram as duas possibilidades que vi.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Seg Nov 09, 2015 3:37 pm

André, seguinte, quando eu troquei a junta do cabeçote do motor eu troquei várias coisas entre elas a junta da TBI, aproveitei para dar uma limpeza nela também. Eu não vi nenhuma eletroválvula onde a ponta C é conectada.

Eu já tinha tirado esse conector com o motor ligado e ali tem uma forte sucção provocado pela vácuo do motor.

Agora, uma coisa que tenho notado no meu tubo é que tem havido ali uma forte retenção de óleo, bem maior do havia. Antes era só umas gostas, mas agora realmente escorre óleo do tubo da admissão, chegando a contaminar o filtro de ar.

Ele não está entupido já vi, então não sei a razão disso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Sáb Dez 12, 2015 10:11 am

o que é isso aqui então?

Imagem

exatamente onde vai plugado o conector C.. tem algo elétrico que faz alguma coisa.. pra mim é uma eletroválvula de abre/fecha
Editado pela última vez por Miau em Sáb Dez 12, 2015 10:13 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Sáb Dez 12, 2015 11:21 am

Pode ser, mas eu acho que isso deve ser um sensor, é que quando fiz a limpeza da TBI eu não vi nada que fechasse a passagem, o duto é aberto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Dom Dez 13, 2015 12:45 pm

Quando eu tiver tempo eu solto a peça pra ver o que é..

Mas continuando.. Hoje peguei uma bomba eletrica de encher pneu.. Aquelas 12v que liga no isqueiro do carro.

Soltei a tampa do bico que tem na caneta do injetores e pluguei a bomba ali pra usar o manometro dela e checar a pressao da linha.

Deu exatos 3.5 bar.. Mesmo com motor ligado.. E quando desligado cai pra 3 bar. Acho que ta normal.

Imagem

Ou seja.. Bomba de gasolina e regulador de pressão não é.

Proximo passo.. Testar os bicos.. até to com uma maquina de teste aqui em casa mas to consertando ela.. e dei mole e deixei quebrar uma das 4 provetas.. hehe agora vou ter que encomendar.
Editado pela última vez por Miau em Dom Dez 13, 2015 1:09 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#15

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Dez 15, 2015 4:35 pm

[quote name='André M' date='Dec 13 2015, 12:45 PM' post='31832']
Quando eu tiver tempo eu solto a peça pra ver o que é..

Mas continuando.. Hoje peguei uma bomba eletrica de encher pneu.. Aquelas 12v que liga no isqueiro do carro.

Soltei a tampa do bico que tem na caneta do injetores e pluguei a bomba ali pra usar o manometro dela e checar a pressao da linha.

Deu exatos 3.5 bar.. Mesmo com motor ligado.. E quando desligado cai pra 3 bar. Acho que ta normal.

<a href="http://imgur.com/nstmLo0" target="_blank">Imagem</a>

Ou seja.. Bomba de gasolina e regulador de pressão não é.

Proximo passo.. Testar os bicos.. até to com uma maquina de teste aqui em casa mas to consertando ela.. e dei mole e deixei quebrar uma das 4 provetas.. hehe agora vou ter que encomendar.
[/quote]


ANdré, somente hoje vi a foto que vc colocou!

É essa mangueira mesmo, fiz uma usando somente o by pass !
No bay pass, a derivação realmente contém uma mini válvula de retenção (com esfera) como vc refere.
A esferinha serve para garantir que o fluxo seja em um sentido só e sempre. ( é o que entendo).

NO meu caso, por causa das rachaduras na mangueira de plástico estava tudo entupido com uma mistura endurecida de óleo e terra. Limpei por mais de uma hora com CAR 80 pra conseguir finalmente soprar e sentir que estava dando passagem de ar novamente. Depois limpei o corpo de borboleta com o motor ligado e em média aceleração...injetando o CAR 80 pelo bocal de admissão ...depois desse serviço o carro passou a pegar na hora, bem refinado.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Responder