teste em sensor de referência 9630595680

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
GUSHIGUERU
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
Nome: GUSHIGUERU
Localização: São Paulo - Brasil
Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático

#1

Mensagem por GUSHIGUERU » Qua Nov 04, 2015 1:41 pm

Boa Tarde !

Tenho um XSP 2005 2.0 16v automático, esta com 118 k , em junho tive problema com este sensor, quando no scaner apareceu o erro P0341. Verifiquei conforme vários posts, porem não consegui ter certeza do que realmente estava acontecendo.
Como o carro não apresenta nenhum tipo de defeito continuo utilizando, apago o código e ele volta .

O código do sensor é 9630595680.

Tenho várias duvidas :

1- se eu desligar ele do carro o carro continua funcionando ou pode prejudicar alguma coisa?
2- Fiz uma medição com o ohmímetro em VDC aonde coloquei o positivo no terminal e negativo no terra na sequência dos terminais do conector e encontrei :

(3) Fio Branco = 5,0 v
(2) Fio Verde = 11v
(1) Fio Vermelho = 3,0 mv

Porem não sei se esta certo? por isso estou solicitando que se alguém verificou este item possa me ajudar.

Pois é duro você fazer alguma coisa e não ter certeza do resultado

Obrigado.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qua Nov 04, 2015 2:35 pm

Opa, já tive esse problema é um erro aleatório que no começo não causa probelmas visíveis, mas com o tempo fará o motor morrer à toa especialemnte em baixa rotação.

Vamos responder suas perguntas:

1 - Se vc desligar o sensor o erro deixará de ser aleatório e passará a ser permanente e o motor não vai ligar, ou vai ligar com muitas falhas. A função desse sensor é dizer exatamente em que posição estão os pistões, para que haja sincronia entre o jato do bico injetor e a fagulha da vela, por isso é um sensor fundamental para o sistema de alimentação do carro, não dá para ficar sem ele.

2 - Não tenho os valores corretos desse sensor, quando tive esse problema criei um post a respeito, pois queria fazer o mesmo que vc, mas logo percebi que, como o erro era aleatório, não precisava testar a peça, bastava testar o chicote. Se o chicote estava bom o defeito era da peça e pouco importava o valor que ela estava apresentando no teste. Como o chicote estava ok, troquei a peça e nunca mais o erro apareceu. Mas se vc quer insistir em testar a peça vai precisar de um osciloscópio, pois esse sensor emite pulsos conforme a rotação do eixo do comando de escapamento.

A peça é cara e é dificil de encontrar paralela, que aliás também é cara, a paralela mais em conta que achei na época custava 178,00 dilmas, eu paguei 190,00 dilmas pedindo um desconto na Peugeot Latour no centro do Rio, mas estava comprando várias outras peças também, para mim foi vantagem, pois levei uma peça original Peugeot/Citroën por pouca diferença da paralela. O código correto dela dessa peça é 19208W, o código que vc postou não é mais utilizado.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Nov 04, 2015 2:43 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#3

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Nov 06, 2015 10:58 am

Erro permanente - sem referencia do pistão 1
Estou a meses com este erro no scanner...e não apaga.

Não há problemas na condução a não ser ao reduzir com ar condicionado ligado - O MOTOR APAGA.

Sensor de referência, ou cabeçote (valvulas de escape) montado errado??
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Sex Nov 06, 2015 11:05 am

O erro tem um código, qual é? lembrando que a letra P antes do número não significa erro permanente e sim erro relacionado ao Powertrain.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#5

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Nov 06, 2015 4:35 pm

[quote name='rgdl' date='Nov 6 2015, 11:05 AM' post='31363']
O erro tem um código, qual é? lembrando que a letra P antes do número não significa erro permanente e sim erro relacionado ao Powertrain.
[/quote]


Certo...não coloquei o código por faltar certeza. P0341...o mesmo do colega acima porém com texto SEM REFERENCIA PISTÃO 01 - ERRO PERMANENTE.
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Sex Nov 06, 2015 4:37 pm, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Sex Nov 06, 2015 5:07 pm

Estranho, quando o meu deu esse problema o scanner dizia como descrição do erro o seguinte "Camshaft Position Sensor "A" Circuit Range/Performance" que traduzido na orelhada é algo como: Sensor de posição de cames "A" curso/performance.... vai entender...

Bom, seguinte é o mesmo problema do colega, só que o seu erro é permanente. No tópico abaixo o colega André M mediu o funcionamento do sensor do carro dele e informou o resultado, leia o tópico e faça o teste usando o do André como parâmetro.

Se não Tiver chegando corrente no sensor é por que o problema é do chicote ou da Central.

<a href="index.php?showtopic=4976" target="_blank">index.php?showtopic=4976</a>
Editado pela última vez por rgdl em Sex Nov 06, 2015 5:08 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder