Descarbonização

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
rodrigolstos
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Set 08, 2010 4:36 pm
Nome: Rodrigolstos

#1

Mensagem por rodrigolstos » Seg Out 26, 2015 7:36 pm

Pessoal, boa tarde.

Seguinte tenho uma Picasso 03, e tenho tido alguns problemas recorrentes e sem achar saída:
- troca de cabos
- limpeza de bicos
- troca de óleo e filtro
- análise do raster não identifica nada.

Sintomas :
- o carro perde aceleração;
- em curvas fechadas aparece a mensagem de pressão baixa do óleo;
- depois que esquenta em subidas fica pipocando sem nenhuma força.

Não conheço um mecânico bom na região de Picasso, um que está indicado nos mecânicos da ZL é um picareta.

O ultimo que fui disse que tem que fazer descarbonização e em tese é o último artifício que vou tentar, se alguém puder me indicar algum mecânico ou uma luz no fim do túnel agradeço.

Estou em SP / zona leste (nada impede de um mecânico em outra região).


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#2

Mensagem por renan97ar » Seg Out 26, 2015 8:51 pm

Troca de cabos? Cabos de vela? Se sim, já te passaram a perna. Esse carro não usa cabo de vela. A bobina já encaixa diretamente nas velas, através de plugs específicos. Pelo seu relato, pode ser que a bobina já esteja pedindo arrego. Mas, por desencargo de consciência, eu mediria a pressão da bomba de combustível também, assim como passaria o scanner e verificaria sonda lambda, sensores, etc.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Seg Out 26, 2015 10:43 pm

Pressão do óleo baixa pode ser borra no sistema, sensor de pressão com defeito ou bomba de óleo com baixa pressão.

Motor fraco pode ser muita coisa, desde bobina até junta queimada. Quando o carro está frio, bem frio mesmo, sai pressão quando vc abre o reservatório de expansão do radiador?
Editado pela última vez por rgdl em Seg Out 26, 2015 10:44 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
rodrigolstos
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Set 08, 2010 4:36 pm
Nome: Rodrigolstos

#4

Mensagem por rodrigolstos » Seg Out 26, 2015 10:52 pm

[quote name='rgdl' date='Oct 26 2015, 10:43 PM' post='31206']
Pressão do óleo baixa pode ser borra no sistema, sensor de pressão com defeito ou bomba de óleo com baixa pressão.

Motor fraco pode ser muita coisa, desde bobina até junta queimada. Quando o carro está frio, bem frio mesmo, sai pressão quando vc abre o reservatório de expansão do radiador?
[/quote]

É, estou caindo em alguns golpes por mecânicos.

Quando ele está frio desempenha normal, começou a esquentar um pouco já começa a falhar.

A última manutenção foi a troca de sensor de temperatura, o carro não parava de esquentar.

A questão de borra no sistema, para tirar isso somente através de descarbonizacao, certo?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Seg Out 26, 2015 11:34 pm

Sim, mas viu se tem pressão no sistema de arrefecimento com o carro frio? Já te adianto que se tiver o seu problema é queima de junta do cabeçote.

Se descarbonizar quer dizer tirar a borra, dependendo do grau de contaminação, tem que desmontar o motor para limpar. As vezes uma limpeza química com o produto tira borra da koube resolve mas ele não é recomendado quando a borra está dura e esfarelenta. Ele até dissolve essa borra mas corre o risco de entupir o pescador ai já era motor.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Out 26, 2015 11:37 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#6

Mensagem por Munhoz » Ter Out 27, 2015 2:30 am

ou pode ser bico injetor. Tive um problema parecido com o VTS, frio ele funcionava liso, depois que esquentava falhava.
Dentro do bico existe uma resistência, com a dilatação por temperatura o contato dela ficava ineficiente e causava a falha.

a propósito, qual mecânico que lhe foi indicado?
rodrigolstos
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Set 08, 2010 4:36 pm
Nome: Rodrigolstos

#7

Mensagem por rodrigolstos » Ter Out 27, 2015 6:50 am

[quote name='rgdl' date='Oct 26 2015, 11:34 PM' post='31210']
Sim, mas viu se tem pressão no sistema de arrefecimento com o carro frio? Já te adianto que se tiver o seu problema é queima de junta do cabeçote.

Se descarbonizar quer dizer tirar a bo
rodrigolstos
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Set 08, 2010 4:36 pm
Nome: Rodrigolstos

#8

Mensagem por rodrigolstos » Ter Out 27, 2015 7:03 am

[quote name='Munhoz' date='Oct 27 2015, 02:30 AM' post='31211']
ou pode ser bico injetor. Tive um problema parecido com o VTS, frio ele funcionava liso, depois que esquentava falhava.
Dentro do bico existe uma resistência, com a dilatação por temperatura o contato dela ficava ineficiente e causava a falha.

a propósito, qual mecânico que lhe foi indicado?
[/quote]


Oficina Mecânica Moraes
End: R. Miranda Jordão, 192 - Chácara Mafalda - Shopping Anália Franco - trav. Vereador Abel Ferreira - São Paulo - SP - CEP 03372-010
Tel : 11-6211 5858
e-mail : oficinamoraes@yahoo.com.br

Não utilizem esta oficina - não é idônea !!
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#9

Mensagem por tilex » Ter Out 27, 2015 8:17 am

Quanto ao aviso no oleo, pode ser até oleo baixo.
Mas esses sintomas do carro fraco e tal acredito que seja o regulador de pressão da linha de combustivel, mas eu não sei onde fica essa valvula, talvez dentro do tank.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Ter Out 27, 2015 9:07 am

O regulador fica no conjunto da bomba se não me engano.

O lance da pressao do oleo pode ser a falta do defletor de oleo que serve para nivelar o oleo dentro do carter mesmo em curvas ou subidas a fim de nao deixar o pescador sem oleo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Ter Out 27, 2015 9:38 am

O regulador de pressão fica na bomba mesmo, de lá, depois de passar pelo filtro, vem um tubo direto para a flauta.

Em relação a pressão do óleo, eu já tive esse problema. Já relatei aqui que até quando passava num quebra mola ou dava uma freada a luz do óleo dava uma piscada, também quando o carro ficava inclinado lateralmente, com a roda direita mais alta que a esquerda era certo dar aviso no painel de pressão de óleo baixa e esse aviso só saia quando colocava o carro na horizontal.

No meu caso havia muita borra no sistema, isso foi resolvido limpado o sistema quando o motor estava aberto e sem o cabeçote, limpamos com óleo diesel injetado na pressão e descarbonizante.

Essa limpeza incluiu a bomba de óleo e o radiador de óleo, a bomba de óleo não sei dizer, pois quem limpou foi o mecânico, mas o radiador do óleo fui eu que limpei e estava impregnado de borra, a situação dele estava tão ruim que tive que colocar no ultrassom e deixar de molho no diesel vários dias e usar muito descarbonizante, até pensei seriamente em comprar um novo, mas depois o diesel começou a sair bem limpo então arquivei a ideia, imagino que a bomba de óleo não estava em situação melhor. Também troquei o sensor de pressão (cebolão) do óleo, no caso do sensor o anel de vedação estava desgastado e não vedava nada e foi trocado. Também o anel de vedação que tem entre o radiador de óleo e suporte estava ruim e vazava bastante também foi substituído.
Também tinha vazamento de óleo pela junta do cabeçote que foi resolvido, obviamente, com a troca da mesma.

Agora, ele ainda dá aviso de pressão do óleo baixa, mas só quando o carro está lateralmente inclinado, e mesmo assim depois que desligo e ligo novamente não dá mais. O mecânico tinha me avisado que provavelmente a bomba de óleo poderia não estar dando a pressão adequada, então ela está na lista para troca. Mas os avisos que ocorriam quando freava, passava em quebra-mola ou em um buraco mais acentuado sumira completamente.

Então, aviso de óleo no painel é melhor fazer o que é certo, limpar tudo e trocar tudo que for preciso, senão pode dar ruim.

Pode parecer que estou sendo um tanto pessimista ao falar que o problema do colega pode ser junta queimada, mas esse é o tipo do problema que não dá mensagem de erro, pelo menos, no meu caso nunca deu nenhuma e a junta estava para lá de ruim, a pressão de óleo baixa também não e essa eu nunca entendi, pois pensei que isso ficasse gravado na central. Mas pressão de combustível baixa, falha em bico injetor e falha na bobina de ignição é certo acusar o erro no scanner.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Out 27, 2015 9:50 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Ter Out 27, 2015 10:16 am

rgdl.. cara tudo que vc descreve da a entender que se o carro desnivela, o pescador fica sem óleo pra sugar.. que seria a falta do defletor.. mas lembro de você comentar que tinha lá sim..

porém agora me lembrei duma coisa.. um caso parecido com o seu, inclusive de um picasso também.. de acender a luz de óleo nessas condições.. acabei descobrindo que a vareta de inspeção do nível que estava lá era de outro carro.. era mais comprida pois eu comparei com a minha, e nisso quando achavam que o óleo estava no nível, estava bem abaixo.
Editado pela última vez por Miau em Ter Out 27, 2015 10:17 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Ter Out 27, 2015 10:34 am

Quem dera André, que o problema fosse esse. Essa vareta eu troquei em 2012 e ela era mais curta que a que estava no carro, até estranhei isso mas como o código estava correto... e ele dá esse problema mesmo quando o nível do óleo está bem alto.

Então só resta a bomba de óleo mesmo, embora eu não tenha feito um teste de pressão dela, mas creio que seja ela mesmo já que tudo mais que poderia dar problema de pressão foi revisado e o carro não tem nenhum vazamento de óleo, ou pelo menos não que eu consiga ver.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
rodrigolstos
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Set 08, 2010 4:36 pm
Nome: Rodrigolstos

#14

Mensagem por rodrigolstos » Ter Out 27, 2015 11:07 am

[quote name='rgdl' date='Oct 26 2015, 11:34 PM' post='31210']
Sim, mas viu se tem pressão no sistema de arrefecimento com o carro frio? Já te adianto que se tiver o seu problema é queima de junta do cabeçote.

Se descarbonizar quer dizer tirar a borra, dependendo do grau de contaminação, tem que desmontar o motor para limpar. As vezes uma limpeza química com o produto tira borra da koube resolve mas ele não é recomendado quando a borra está dura e esfarelenta. Ele até dissolve essa borra mas corre o risco de entupir o pescador ai já era motor.
[/quote]


fiz o teste pela manhã, e com o sistema aberto não gerou pressão...

Falaram da questão de desse produto quimico, mas se o pescador entupir adeus motor, fiquei com receio.

Bom,vou ter que parar a nave mesmo, fazer esse processo da descarbonização ou analisar o que precisa fazer. Vou levar na mecanica da santo amaro "Só Francês", se alguém tiver uma indicação na região zona leste já ajudaria.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#15

Mensagem por Munhoz » Ter Out 27, 2015 1:26 pm

Responder