gjvialta escreveu:Olá, Cesar!cesar2591 escreveu:Boa noite pessoal,gjvialta escreveu:Olá Xereu!
Grato pelo retorno! As tentativas promovidas por você tentando travar os motores em uma determinada posição para tentar gravar a posição me parece não ser apropriada.
A central é quem faz isso quando se liga a chave do carro. Se isso não está acontecendo algum problema pode estar ocorrendo. Apague os erros e se comunique com a gente. Com certeza será de grande valia para todos nós.
Abç
Reativando este tópico, que o mais completo que eu encontrei sobre o problema do ar da C4 picasso.
Estava com o problema da engrenagem quebrada no lado do motorista, estava dando os estalos no painel e em seguida funcionava o ar condicionado, mas somente no frio.
Ao desmontar o braço que liga as duas engrenagens forcei demais e quebrei o eixo da engrenagem de baixo, as duas partes pretas da foto abaixo.
IMG_20171013_162816[1].jpg
Consegui achar uma solução, não tenho fotos agora, mas esquentei e atravessei uma chave allen 2mm nas duas peças, de modo a formar um eixo e fazer o movimento do giro. Ainda coloquei um pouco de super bonder para fixar mais. Essa parte funcionou.
Fiz o conserto da engrenagem conforme as instruções, amarrando com um arame, ficou certinho.
Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo.
A diferença que percebi é que, ao ligar o carro para procurar o fim de curso, no lado do carona o braço desce e sobe, ficando parado em cima, no lado do motorista o braço sobe e depois desce, ficando em baixo, e com isso num lado sai ar frio e no outro ar quente.
Desconectei o motor e coloquei manualmente o braço para cima, saiu ar gelado no lado do motorista, ou seja, a parte de refrigerar o ar está funcionando, o problema é no direcionamento mesmo.
Tentei colocar manualmente para cima e remontar o motor, não funcionou, no momento que ele se procura o fim de curso vai para cima, depois para baixo e fica em baixo, saindo ar quente.
Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).
Obrigado
César
"... Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo..."
1- Você montou o sistema de braços e engrenagens de forma correta? A roda dentada tem um entalhe para que não seja cometido nenhum deslize na hora de remontar. Veja isso, porque se você vê o motor procurando os limites de atuação, início e fim de curso, é sinal provável que ele esteja recebendo sinal e então a parte eletrônica está ok. No seu caso parece que você montou algo invertido, ou fora do ponto. Tem que confirmar. O que está parecendo é que você deixou montado de maneira que ele esteja querendo ir para o lado que está no fim de curso e do lado contrário que deveria ir. Imagina um carro que somente tenha marcha à frente e marcha ré e na manopla de câmbio esteja indicando que para marcha à frente você deve movimentar a alavanca de mudança pra frente e para marcha à ré você tenha que movimentar pra trás. Só que algum mecânico ao intervir, tendo dúvida, montou o trambulador ao contrário. Um motorista ao dirigir esse carro queira ir à frente, olha para a alavanca e "vê" que deve movimentar a alavanca pra frente. Ao acelerar, mesmo com a alavanca pra frente, o carro vai pra trás... O computador do carro não consegue ver, no caso do condicionador, se houve uma montagem invertida. Aí... Isso que eu disse é somente uma suposição, mas é preciso confirmação. Relembre, você disse que na sua tentativa de consertar, acabou quebrando um eixo. A posição antes, que ficava era somente de ar gelado no motorista e que depois da intervenção fica somente no quente. O que estou acreditando é que você remontou o eixo com uma diferença em graus que esteja causando o problema que mencionei. O eixo que você quebrou é justamente a portinhola de ar frio, se não me engano. Se tudo estiver certo veja se o reset indicado aqui viewtopic.php?p=38124#p38124, não resolve o problema.
Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).
2- Tem vídeo aqui nesse tópico que fala como intervir nos controladores de fluxo de climatização traseiros. Tem que tirar os bancos para ter acesso à essa caixa: viewtopic.php?p=37839#p37839
Abç
Boa tarde pessoal,
Como o ar é digital eu suponho que cada zona deve ter um sensor para ler a temperatura e conseguir se regular para mais frio ou mais quente e manter a temperatura escolhida, certo?
Comprei um scanner odb2 bluetooth e usei o aplicativo torque, mas não consegui identificar as leituras dos sensores de temperatura.
Alguém já fez isso? Sabem o PID destes sensores do C4 Picasso?
Obrigado
César