Defeito no ar condicionado C4 Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
cesar2591
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Out 31, 2017 12:36 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 2010

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#91

Mensagem por cesar2591 » Qui Mar 01, 2018 1:25 pm

gjvialta escreveu:
cesar2591 escreveu:
gjvialta escreveu:Olá Xereu!

Grato pelo retorno! As tentativas promovidas por você tentando travar os motores em uma determinada posição para tentar gravar a posição me parece não ser apropriada.

A central é quem faz isso quando se liga a chave do carro. Se isso não está acontecendo algum problema pode estar ocorrendo. Apague os erros e se comunique com a gente. Com certeza será de grande valia para todos nós.

Abç
Boa noite pessoal,

Reativando este tópico, que o mais completo que eu encontrei sobre o problema do ar da C4 picasso.

Estava com o problema da engrenagem quebrada no lado do motorista, estava dando os estalos no painel e em seguida funcionava o ar condicionado, mas somente no frio.
Ao desmontar o braço que liga as duas engrenagens forcei demais e quebrei o eixo da engrenagem de baixo, as duas partes pretas da foto abaixo.
IMG_20171013_162816[1].jpg
Consegui achar uma solução, não tenho fotos agora, mas esquentei e atravessei uma chave allen 2mm nas duas peças, de modo a formar um eixo e fazer o movimento do giro. Ainda coloquei um pouco de super bonder para fixar mais. Essa parte funcionou.
Fiz o conserto da engrenagem conforme as instruções, amarrando com um arame, ficou certinho.
Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo.
A diferença que percebi é que, ao ligar o carro para procurar o fim de curso, no lado do carona o braço desce e sobe, ficando parado em cima, no lado do motorista o braço sobe e depois desce, ficando em baixo, e com isso num lado sai ar frio e no outro ar quente.
Desconectei o motor e coloquei manualmente o braço para cima, saiu ar gelado no lado do motorista, ou seja, a parte de refrigerar o ar está funcionando, o problema é no direcionamento mesmo.
Tentei colocar manualmente para cima e remontar o motor, não funcionou, no momento que ele se procura o fim de curso vai para cima, depois para baixo e fica em baixo, saindo ar quente.

Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).

Obrigado
César
Olá, Cesar!

"... Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo..."


1- Você montou o sistema de braços e engrenagens de forma correta? A roda dentada tem um entalhe para que não seja cometido nenhum deslize na hora de remontar. Veja isso, porque se você vê o motor procurando os limites de atuação, início e fim de curso, é sinal provável que ele esteja recebendo sinal e então a parte eletrônica está ok. No seu caso parece que você montou algo invertido, ou fora do ponto. Tem que confirmar. O que está parecendo é que você deixou montado de maneira que ele esteja querendo ir para o lado que está no fim de curso e do lado contrário que deveria ir. Imagina um carro que somente tenha marcha à frente e marcha ré e na manopla de câmbio esteja indicando que para marcha à frente você deve movimentar a alavanca de mudança pra frente e para marcha à ré você tenha que movimentar pra trás. Só que algum mecânico ao intervir, tendo dúvida, montou o trambulador ao contrário. Um motorista ao dirigir esse carro queira ir à frente, olha para a alavanca e "vê" que deve movimentar a alavanca pra frente. Ao acelerar, mesmo com a alavanca pra frente, o carro vai pra trás... O computador do carro não consegue ver, no caso do condicionador, se houve uma montagem invertida. Aí... Isso que eu disse é somente uma suposição, mas é preciso confirmação. Relembre, você disse que na sua tentativa de consertar, acabou quebrando um eixo. A posição antes, que ficava era somente de ar gelado no motorista e que depois da intervenção fica somente no quente. O que estou acreditando é que você remontou o eixo com uma diferença em graus que esteja causando o problema que mencionei. O eixo que você quebrou é justamente a portinhola de ar frio, se não me engano. Se tudo estiver certo veja se o reset indicado aqui viewtopic.php?p=38124#p38124, não resolve o problema.

Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).


2- Tem vídeo aqui nesse tópico que fala como intervir nos controladores de fluxo de climatização traseiros. Tem que tirar os bancos para ter acesso à essa caixa: viewtopic.php?p=37839#p37839

Abç

Boa tarde pessoal,

Como o ar é digital eu suponho que cada zona deve ter um sensor para ler a temperatura e conseguir se regular para mais frio ou mais quente e manter a temperatura escolhida, certo?

Comprei um scanner odb2 bluetooth e usei o aplicativo torque, mas não consegui identificar as leituras dos sensores de temperatura.
Alguém já fez isso? Sabem o PID destes sensores do C4 Picasso?

Obrigado
César


Sica2018
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Mar 31, 2018 4:44 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#92

Mensagem por Sica2018 » Dom Abr 08, 2018 7:39 am

Bom dia! O meu C4 Picasso estava com o mesmo problema, segue os passos dos nossos amigos de como tirar as engrenagens da portinhola do ar condicionado era exatamente igual o mesmo problema reforcei a volta da engrenagem com arrame e super Bonder , ficou show de bola novinho tudo funcionando normalmente, muito obrigado pela ajuda se não fosse os posts por aqui não teria resolvido, valeu abraço
James Luna
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mai 03, 2016 12:41 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#93

Mensagem por James Luna » Ter Abr 24, 2018 2:51 pm

Galera o meu Grand C4 esta com os estalos do lado do motorista. Fui desmontar neste domigo e não consegui tirar o duto q fica na frente para dar mais acesso ao motor do meu lado. Mas, percebi que ele mesmo desligado esta meio fraco... eu consigo mover a peça para cima e para baixo com muita facilidade... ja o do lado do passagerio o motor é mais firme mal se move (e não forcei). será q o motor foi pro saco? O motor tenta mover para cima coo se fosse abrir o frio e não consegue fica voltando (como se tivesse perdido o fim ou força). estou pensando em tentar novamente e tirar o motor pra ver... será q desconectar ele ligar o carro por 20 mim e depois ligar o carro com ele conectado e deixar mais 20 mim ele voltaria ao normal?
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#94

Mensagem por gjvialta » Qui Mai 17, 2018 2:16 pm

Olá, Pessoal!

Dando continuidade à saga das portinholas quebradas, hoje uma das portinholas do ar condicionado traseiro do meu C4 Picasso começou a estalar. Já fiz o conserto da portinhola da frente e postei aqui a solução. Agora pretendo fazer na parte de trás. Para objetivar essa proeza tenho que tirar o banco do carona e consequentemente tenho que desconectar o conector do air bag que fica embaixo do banco. Pergunta: Alguém sabe me dizer se preciso desligar o cabo positivo da bateria?

Att,
Avatar do usuário
viniciusrr
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Abr 20, 2018 9:02 am
Nome: Vinicius
Localização: Rio de janeiro
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#95

Mensagem por viniciusrr » Sex Mai 18, 2018 12:56 pm

gjvialta, Esse conector é o sensor do cinto de segurança, não tem problema em desconectar.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#96

Mensagem por gjvialta » Qui Mai 31, 2018 8:44 pm

Olá, Viniciusrr!

Grato por informar! Abri a parte detrás do sistema de ar condicionado do meu C4 Picasso e para minha não surpresa, as duas peças de plástico, as quais fazem o acoplamento do motor com as portinholas estavam quebradas. Uma delas perdeu a parte quebrada. Tive que fusar minhas habilidades de Mc Giver para reconstitui-la com supercola e algodão para refazer o acoplamento.

Feito isso, tudo certo remontado e o sistema voltou a funcionar. Agora só falta fazer um reforço na quarta zona que é exatamente a do passageiro da frente. Vamos esperar a quebra e partir para a luta.

Fiz fotos, mas meu celular deu defeito e não consegui transferi-la para o computador. Sinto muito por não poder contribuir com a experiência!

Abç
Leopsantos
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Dez 15, 2018 2:04 pm
Nome: Leonardo
Localização: Niterói - RJ
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2.0 16v 2009

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#97

Mensagem por Leopsantos » Ter Dez 18, 2018 10:05 am

Olá gente. Bom dia.
Sou novo aqui.
Gostei muito do forum e das dicas.
Segui os passos para o reparo da peça da portinhola do ar traseiro do Grand C4 Picasso.
Está funcionando bem e normal a portinhola do lado esquerdo atrás do motorista, porém o ar não sai gelado como deveria.
Venta muito mas não sai gelado como o do lado direito.
Alguém já passou por isso?
O ar na frente gela muito.
Precisa de gás? São independentes?
Grato.
bruel
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Ago 12, 2015 9:53 pm
Nome: bruel
Localização: Curitiba - PR
Modelos Citroën: C4 Cactus THP Shine Pack

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#98

Mensagem por bruel » Seg Jan 14, 2019 8:05 am

Bom dia pessoal,

Gostaria de uma ajuda um pouco diferente sobre o AC do C4GP.

O ventilador dianteiro do meu AC parou de funcionar. Ao ligar o AC escuto acionar o compressor, na parte de tras funciona mas na frente nao sai ar, o ventilador esta parado. Procurei e nao encontrei nenhum fusivel queimado.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#99

Mensagem por Miau » Seg Jan 14, 2019 9:42 am

Leopsantos escreveu:Olá gente. Bom dia.
Sou novo aqui.
Gostei muito do forum e das dicas.
Segui os passos para o reparo da peça da portinhola do ar traseiro do Grand C4 Picasso.
Está funcionando bem e normal a portinhola do lado esquerdo atrás do motorista, porém o ar não sai gelado como deveria.
Venta muito mas não sai gelado como o do lado direito.
Alguém já passou por isso?
O ar na frente gela muito.
Precisa de gás? São independentes?
Grato.
O compressor é um só.. Então acredito que o problema esteja no mixer dessa saída, que regula a temperatura. É tipo uma outra portinhola

Adicionado a 1 minuto 15 segundos:
bruel escreveu:Bom dia pessoal,

Gostaria de uma ajuda um pouco diferente sobre o AC do C4GP.

O ventilador dianteiro do meu AC parou de funcionar. Ao ligar o AC escuto acionar o compressor, na parte de tras funciona mas na frente nao sai ar, o ventilador esta parado. Procurei e nao encontrei nenhum fusivel queimado.
O problema deve estar no motor ou na resistência, caso o seu seja analógico
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Marco Mello
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jan 01, 2019 11:38 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso Exclusive 2 0 16v - 2010

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#100

Mensagem por Marco Mello » Qui Jan 17, 2019 2:17 pm

Me desculpem, sou novo aqui.
O ar dinheiro esquerdo não está gelando, mas os demais estão. Alguém saberia qual a probabilidade de problema, para que eu não seja enrolado em alguma loja.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#101

Mensagem por Miau » Qui Jan 17, 2019 9:59 pm

deve ser a portinhola do mixer, pode estar fora do ajuste, com engrenagem quebrada ou atuador travado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
thibramar
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Mar 15, 2019 10:40 am
Modelos Citroën: Grand Picasso

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#102

Mensagem por thibramar » Sex Mar 15, 2019 1:02 pm

Estou com o mesmo problema. Arma o compressor, gela os tubos do ar condicionado mas a ventilação interna não funciona. Desmontei embaixo do painel e vi que não está chegando corrente para o motor do ventilador. Não achei nenhum fusível no manual. Existe algum fusível?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#103

Mensagem por giovane s » Sáb Mar 16, 2019 8:39 am

Tem fusível na BSI (Caixa de fusíveis interna)
thibramar
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Mar 15, 2019 10:40 am
Modelos Citroën: Grand Picasso

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#104

Mensagem por thibramar » Sáb Mar 16, 2019 2:46 pm

Sim, também troquei o relé da BSI (verde) e mesmo assim a corrente não chega no fio do motor do ar condicionado localizado abaixo do porta luvas :sad:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#105

Mensagem por giovane s » Sáb Mar 16, 2019 4:13 pm

Testou o relé antigo com multímetro?
Responder