Defeito no ar condicionado C4 Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Xereu1995
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Nov 24, 2016 12:29 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v

defeito no ar condicionado

#46

Mensagem por Xereu1995 » Seg Fev 13, 2017 7:07 pm

gjvialta,obrigado por responder........

Vamos lá:
-Ao ligar o carro,estalava debaixo do painel.
-Segui todas as dicas,desmontei e arrumei as 04 engrenagens das portinholas,as 02 abaixo do banco do passageiro e as 02 do painel,estas,sendo uma acima do acelerador e a outra atrás do porta luva.
-Quando montei,somente a do lado do passageiro ficou perfeita,as outras 03,os motores rodaram somente p o lado fechado(não sai ar frio) e param.
-Troquei os motores de lugar ,o de trás p frente ,direito com esquerdo,e sempre continua do mesmo modo.
-Coloco os moteres,viro a chave do carro,os 04 motores mexem,somente do passageiro dianteiro lê os "fim de curso",os outros 03 param na posição fechado e travam,retiro os motores,abro as portinholas,recoloco os motores,viro a chave do carro e a mesma coisa acontece.
Acho eu que,o comando da central sobre os motores deve estar avariado pelo erro que esta gravado na memória, visto que não tem nenhum motor com defeito
Será que apagar esse erro volta a funcionar novamente,alguém já arrumou as engrenagens e aconteceu isso?
Obrigado por enquanto e aguardo respostas
Editado pela última vez por Xereu1995 em Seg Fev 13, 2017 9:33 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Xereu1995
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Nov 24, 2016 12:29 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v

defeito no ar condicionado

#47

Mensagem por Xereu1995 » Seg Fev 13, 2017 7:10 pm

gjvialta,esqueci de comentar,o carro esta desmontado e fiz o teste que me enviou,continua tudo igual......
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

defeito no ar condicionado

#48

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 14, 2017 10:47 am

Xereu,
1- Durante o teste, você percebeu se os motores leem início e fim de curso? Estranho porque você não deveria escolher a posição que os coloca antes de ligar as chaves!

2- Se os motores passaram no teste é porque a central está se contatando com os motores e consequentemente os motores estão bons. Por isso é importante a observar se os motores vão para o início e para o fim de curso.

3- Outra coisa é que como o sistema é "quadrizona", cada motor, ou zona, tem seu comando separado, porém a zona do motorista libera as de trás e somente a do passageiro da frente tem "vida" própria na questão climatização. Pense nesse sentido e ver se os comandos estão habilitados e liberados para atenderem aos comandos solicitados.

4- Como falei percebi um retardo na resposta do atendimento a um comando meu depois que consertei o eixo da portinhola. Eu tinha uma só com defeito. Você mencionou que todas estavam com problema. Talvez esse seja a agravante real do seu problema. Se tiver condição de conectar o lexia e apagar os erros, acredito ser esse o caminho inicial.

5- Outra pergunta é se o sistema de climatização funcionava bem antes dos problemas das portinholas. Isso também acaba sendo base para equacionar o problema.

Vamos conversando aí para ver se esgotamos as possibilidades e encontramos o defeito.
Avatar do usuário
Xereu1995
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Nov 24, 2016 12:29 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#49

Mensagem por Xereu1995 » Ter Fev 14, 2017 4:04 pm

Hoje pela manhã fiz mais alguns testes e consegui fazer com que o lado do motorista marcasse os ""fim de curso""
soltei ele do suporte,deixei os fios ligados e virei a chave do carro,quando ele girou uns 50% eu travei ele com uma chave estrela 8mm(como ele faz no carro p/ marcar os fim de cursos)O motor começou a retornar e quando chegou no ponto de partida,travei-o novamente,desliguei a chave do carro,aguardei um tempo e recoloquei ele no lugar.Voltou a funcionar a frente......
Todo animado,fui então fazer o mesmo nos motores traseiros,mas não tive sucesso,eles giram 50% e quando os travo,eles param e não mexem mais(não retornam).
Tenho praticamente certeza que com o erro gravado na memoria da central,ela não opera os motores direito,quando eu apagar esse erro posto aqui novamente p/ todos ficarem sabendo.
Outra coisa interessante que ocorreu foi a inversão das portinholas dianteiras:
Quando esta em 28 graus,sai ar gelado.
Quando esta em 22 graus,há mistura de ar.
Quando esta em 14 graus,sai ar quente.
Creio eu que isso ocorreu também por causa do erro que esta na memória........como disse,quando apagar volto a postar,obrigado a todos!!!!
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#50

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 14, 2017 4:35 pm

Olá Xereu!

Grato pelo retorno! As tentativas promovidas por você tentando travar os motores em uma determinada posição para tentar gravar a posição me parece não ser apropriada.

A central é quem faz isso quando se liga a chave do carro. Se isso não está acontecendo algum problema pode estar ocorrendo. Apague os erros e se comunique com a gente. Com certeza será de grande valia para todos nós.

Abç
hsaraivag
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Fev 10, 2017 10:37 pm

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#51

Mensagem por hsaraivag » Qui Fev 16, 2017 8:32 pm

hsaraivag escreveu:Olá pessoal, sou novo por aqui, tenho lido bastantes tópicos e estou muito grato a todos que tem compartilhado suas experiências por aqui.

Hoje gostaria de agradecer especialmente ao gjvialta, pelo excelente trabalho relato de solução de seu problema.
Minha GC4, tinha uma falha intermitente no ar do motorista, e após ler seu relato, criei coragem para tentar a correção.
Estou a 3 dias rodando sem sinal do problema. Os estalos sumiram e o ar está me dando um refresco no calor aqui de Recife.
Não tenho muito a acrescentar ao relato do companheiro, que é bastante claro, a não ser que sofri um pouco para trabalhar na solução, Quem for grande como eu, 1,94m vai sofrer um pouco mas com perseverança, calma e paciência dá pra fazer sim, e a recompensa é refrescantemente válida!

Acrescentar também que para a retirada da tampa plástica de baixo do painel, que esconde o evaporador, alem das presilhas e parafuso citados, no meu caso havia também:
1)um cabo que alimenta uma lâmpada instalada neste painel, basta desconectar o cabo da lâmpada para que ele não atrapalhe a retirada do painel e,
2) um pino que trava a saída da peça. Este pino fica numa parte do painel que se prolonga acima do pedal do freio, afim de proteger um componente elétrico que pica instalado no corpo da alavanca do pedal. A retirada do pino é tranquila basta apertar uma extremidade do mesmo e puxar pela outra.

A parte em que mais encontrei dificuldade foi a retirada do duto de ar que direciona o ar para os pedais. Talvez pelo meu tamanho e dificuldade em encontrar uma posição entre o (banco/volante/painel/pedal) e levar os braços e mão de forma firme e coordenada. Mas é só seguir os paços que ele sai. Atenção a um sensor de temperatura que fica instalada na lateral deste duto se conseguir retirá-lo antes de tira o duto pode facilitar. Para tirar o sensor basta girá-lo 90 graus pelo lado de fora para destravar e puxá-lo para fora.
Basicamente foi isso.

Imagem
Imagem
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Olá pessoal, atualizando o status...

Hoje o problema que me afetava voltou a ocorrer, depois de quase uma semana sem problemas.

A saída de ar do motorista voltou a soprar ar quente, mesmo com o comando em 14graus.

Não identifiquei os estalos. Abri tudo de volta, e estava tudo em ordem com o reforço firme e forte.

Percebi porem que o motor da portinhola não obedecia os comandos de alteração de temperatura, apesar dele ter feito os movimento de checagem de posição quando liguei o ar.(ou seja o motor não está queimado)

Enfim estou com receio do problema ser outro ou apenas ter sido resolvido em parte com o reforço do mecanismo de abertura das portinholas.

Percebi tb que quando isto ocorreu, a saída de ar do banco de trás do motorista, tb ficou quente! (Não são independentes?)

Por fim, coloquei a portinhola na posição frio( haste para cima) pois já tinha selecionado a temp mínima, e recoloquei o motor. Esperei uns 20min para o computador zerar a memória.
Quando religuei, o motor fez o movimento de abre e fecha, voltou para a posição frio e o ar voltou a sair frio, e na saída do banco de trás tb ( a saída de trás estava com comando independente)

Tenho receio que o problema volte, pois ele sempre foi intermitente, e coincidentemente quando apresentava, o carro estava a muito tempo no sol, sempre pela hora do almoço, quando mais precisava do ar.

Alguém tem ideia do que pode ser?




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#52

Mensagem por gjvialta » Sex Fev 17, 2017 11:02 am

Olá hsaraivag!

Você tem condição de conectar o lexia no carro? Acredito ser interessante dar uma olhada. Tente dar uma monitorada no sensor eletrônico. Ele pode estar apresentando falha quando sob calor intenso.
hsaraivag
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Fev 10, 2017 10:37 pm

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#53

Mensagem por hsaraivag » Sex Fev 17, 2017 12:01 pm

Nao tenho o Lexia, vou ver se encontro alguma oficina que tenha por aqui. Senão ter que morrer na CC.
Estou pensando em comprar um. Sabem se e melhor comprar pelo ML ou pedir pelo Ali?
Existe algum modelo ou versão específico para meu carro? Alem do aparelho em si, e necessário ter algum software/pc?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#54

Mensagem por rgdl » Sex Fev 17, 2017 3:15 pm

Comprando no ML vc vai pagar mais caro pelo mesmo produto comprado no aliexpress. Comprei o meu no Aliexpress sem chateação até agora. Prefira o vendedor que esteja vendendo o modelo com nova versão de hardware, inclusive onde o cabo OBDII sai direto do scanner ao invés de ser plugado num rabicho.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#55

Mensagem por foguinho » Sáb Fev 18, 2017 3:02 pm

Boa tarde pessoal.... O meu tb estava só funcionando o do lado passageiro.... Mexi nos outros 3 e estavam todos quebrados.... mas muuuuuuito quebrados, faltando metade do sextavado.... então fiz um furo guia com uma broca 3 mm e coloquei parafuso rosca soberba...... Show....
Tb tive um pouco de dificuldade para alinhar o motor do lado motorista.... ele era o unico que não posicionava, mesmo passando o lexia....
Então o jeito é fazer "manualmente mesmo" , deixando ele na posição "pra cima" , aí ele reconhece.... e beleza! sem necessidade de entrar com o aparelho, pois no meu caso, não adiantou nada, mesmo tentando fazer o "aprendizado".....
Agora está tudo zerado! Ar fresco denovo!
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#56

Mensagem por foguinho » Sáb Fev 18, 2017 3:06 pm

A respeito do aparelho, o meu eu comprei pelo aliexpress.... paguei R$170,00.... é show.... só o fato de habilitar a disqueteira para usar o YATOUR.... já paga ele!
Vc tem milhares de opções, aí que vc vê que o carro é show mesmo..... a tecnologia embarcada é muito grande.... e com o lexia vc se diverte mexendo, e verificando se algo está errado......
Walter-RJ
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Fev 23, 2017 6:10 am
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso, DS4

Grand Picasso - Ajuda com o ar condicionado traseiro

#57

Mensagem por Walter-RJ » Sex Fev 24, 2017 6:00 am

Bom dia, esta semana comprei o meu carro, defeito que verifiquei é a saída de ar traseira esquerda não gela, vi o tópico do acionamento da palheta que quebra mas não achei nada sobre o acesso até a peça referida.
Alguém já trocou? Pelo o que vi tem que retirar os bancos e levantar todo o carpete ou tem alguma outra forma?

Aguardo os comentários.
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#58

Mensagem por foguinho » Sex Fev 24, 2017 6:39 pm

O ar traseiro fica embaixo do banco do passageiro..... só retirar o banco, vai ter uma proteção plastica preta em cima, retirar ela e já vai ter acesso aos misturadores.... não dá pra retirar todo o conjunto do lugar, por causa da tubulação de gas que veem debaixo do carro, mas dá pra vc consertar no lugar mesmo.... coisa facil! Deixa na posição fechada..... e testa antes de montar tudo, pra ver se ele reconheceu a posição e ficou na posição certa.... liga o ar, coloca 14 e vai a 28 e vice e versa...... vc verá a portinhola abrindo e fechando..... depois é montar tudo e curtir o ar fresco!
felipekuhn
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Ago 11, 2016 10:54 am
Nome: FELIPE KUHN
Localização: PORTO ALEGRE
Modelos Citroën: C4 picasso

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#59

Mensagem por felipekuhn » Dom Fev 26, 2017 2:23 pm

renan97ar escreveu:Ao ligar o carro, você ouve estralos (parecem pancadas) embaixo do banco dianteiro do passageiro?
Boa tarde!
Estou com problema no ar do meu c4 Picasso...quando ligava o carro, o ar acionava na hora.
Agora, porém, o ar demora alguns segundos e escuto esses estalos que vc menciona...pode me ajudar?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#60

Mensagem por renan97ar » Dom Fev 26, 2017 8:10 pm

Geralmente são as palhetas do misturador abaixo do banco do passageiro. As palhetas são frágeis e o motor consegue partir elas em caso de mal funcionamento...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Responder