Defeito no ar condicionado C4 Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Silvestre
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Mar 09, 2017 8:08 am
Modelos Citroën: c4 picasso 2011

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#61

Mensagem por Silvestre » Sex Mar 10, 2017 7:37 am

toncovitch escreveu:Depois de muito custo consegui comprar, o vendedor tinha passado o calor errado e não pediu o eixo, agora com o calor certo e mais caro, consegui comprar, 140,00, já coloquei e ficou zerado, agora o ar traseiro esquerdo está normal, sobrou um eixo, já que só vende o jogo, se alguém quiser eu tenho um aqui ok, os dois lados os eixos são idênticos! Caso alguém esteja com o mesmo problema, agora é metade do valor da css.. Ross, abs!

opa estou em Santarém Pára vc encontrou na CSS? aqui não tem.. sabe se tem pra vender na net q procuro e não acho... pra chegar até a portinhola tem q tirar o banco?


Silvestre
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Mar 09, 2017 8:08 am
Modelos Citroën: c4 picasso 2011

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#62

Mensagem por Silvestre » Sex Mar 10, 2017 8:05 am

rgdl escreveu:Assisti esse vídeo e deu uma olhada rápida no Service Citroën e vi que essa peça que quebra tem reposição, não sendo preciso comprar toda a caixa evaporadora, é o item 25 (composto dos itens A + B da figura), cujo código é 16 108 214 80, a peça é descrita como eixo comando.

Imagem
ao tirar banco vc desligou bateria e desmontou o cinto de segurança?
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#63

Mensagem por gjvialta » Sex Mar 10, 2017 11:08 am

Silvestre escreveu:
toncovitch escreveu:Depois de muito custo consegui comprar, o vendedor tinha passado o calor errado e não pediu o eixo, agora com o calor certo e mais caro, consegui comprar, 140,00, já coloquei e ficou zerado, agora o ar traseiro esquerdo está normal, sobrou um eixo, já que só vende o jogo, se alguém quiser eu tenho um aqui ok, os dois lados os eixos são idênticos! Caso alguém esteja com o mesmo problema, agora é metade do valor da css.. Ross, abs!

opa estou em Santarém Pára vc encontrou na CSS? aqui não tem.. sabe se tem pra vender na net q procuro e não acho... pra chegar até a portinhola tem q tirar o banco?
Se o defeito for na parte traseira do carro, o banco deve ser removido para se ter acesso ao sistema de portinholas.
Silvestre
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Mar 09, 2017 8:08 am
Modelos Citroën: c4 picasso 2011

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#64

Mensagem por Silvestre » Sex Mar 10, 2017 11:34 am

vc desligou bateria e desmontou cinto?
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#65

Mensagem por acortez » Qui Abr 06, 2017 9:39 am

Bom dia pessoal.

O meu está precisando resolver essa questão tb. Na saída traseira esquerda, só ventilação.
Algum lugar aqui no Rio pra resolver o problema?
Alexandre Cortez
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#66

Mensagem por acortez » Qui Abr 06, 2017 4:42 pm

Walter-RJ, conseguiu resolver?? No meu ocorre exatamente a mesma coisa. Ar gela normal, apenas a saída de ar traseira esquerda é que sai apenas ventilação.
Alexandre Cortez
Avatar do usuário
Xereu1995
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Nov 24, 2016 12:29 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#67

Mensagem por Xereu1995 » Qui Abr 13, 2017 8:36 pm

Muito boa noite amigos.........
Se vcs lerem uma página atrás verão que relatei o conserto das engrenagens das portinholas do ar do meu C4 Picasso e não voltou a funcionar 100%,estava invertido,etc.....
Viajarei esse fds,portanto,me dediquei a tentar arrumar
Descobri que os 06 motores de passo são ligados na central que fica ao lado do ventilador todos unidos em mesmos fios,passando de um motor para o outro
No meu caso,não voltou a funcionar,porque tinha um motor com alguma avaria,um só motor não deixava os restantes funcionarem direito.
Deixei os debaixo do banco sem os motores,portinholas p gelar,e controlo 100% o ar na frente.funcionando beleza.
Quando abrir o motor e achar algo de errado,volto a postar aqui,se não achar nada nele,vou ter que comprar outro.
Abraços a todos,e boa Páscoa
Avatar do usuário
Xereu1995
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Nov 24, 2016 12:29 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#68

Mensagem por Xereu1995 » Seg Abr 17, 2017 8:28 pm

Boa noite a todos.........
Essas são fotos do motor de passo que controla as portinholas do ar do C4 Picasso.
O motor possui 02 bobinas(sentido horário e anti-horário) cada bobina possui em torno de 60Ω de impedância e quem comanda o motor é esse integrado(E11705A)que no meu caso esta avariado.
Como o ar do meu carro voltou a funcionar 100% na parte da frente,não estou com pressa de troca-los,mas gostaria muito de substituir o integrado p/ ver se volta a funcionar.
Dei uma olhada no Mercado Livre e não encontrei nada,somente o motor inteiro por 149,00 temers,se alguém do fórum tiver interesse e uma idéia,vamos achar uma solução p arrumar esses motores.....................
Anexos
IMG-20170417-WA0007.jpeg
IMG-20170417-WA0005.jpeg
IMG-20170417-WA0003.jpeg
cesar2591
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Out 31, 2017 12:36 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 2010

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#69

Mensagem por cesar2591 » Ter Out 31, 2017 1:09 am

gjvialta escreveu:Olá Xereu!

Grato pelo retorno! As tentativas promovidas por você tentando travar os motores em uma determinada posição para tentar gravar a posição me parece não ser apropriada.

A central é quem faz isso quando se liga a chave do carro. Se isso não está acontecendo algum problema pode estar ocorrendo. Apague os erros e se comunique com a gente. Com certeza será de grande valia para todos nós.

Abç
Boa noite pessoal,

Reativando este tópico, que o mais completo que eu encontrei sobre o problema do ar da C4 picasso.

Estava com o problema da engrenagem quebrada no lado do motorista, estava dando os estalos no painel e em seguida funcionava o ar condicionado, mas somente no frio.
Ao desmontar o braço que liga as duas engrenagens forcei demais e quebrei o eixo da engrenagem de baixo, as duas partes pretas da foto abaixo.
IMG_20171013_162816[1].jpg
Consegui achar uma solução, não tenho fotos agora, mas esquentei e atravessei uma chave allen 2mm nas duas peças, de modo a formar um eixo e fazer o movimento do giro. Ainda coloquei um pouco de super bonder para fixar mais. Essa parte funcionou.
Fiz o conserto da engrenagem conforme as instruções, amarrando com um arame, ficou certinho.
Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo.
A diferença que percebi é que, ao ligar o carro para procurar o fim de curso, no lado do carona o braço desce e sobe, ficando parado em cima, no lado do motorista o braço sobe e depois desce, ficando em baixo, e com isso num lado sai ar frio e no outro ar quente.
Desconectei o motor e coloquei manualmente o braço para cima, saiu ar gelado no lado do motorista, ou seja, a parte de refrigerar o ar está funcionando, o problema é no direcionamento mesmo.
Tentei colocar manualmente para cima e remontar o motor, não funcionou, no momento que ele se procura o fim de curso vai para cima, depois para baixo e fica em baixo, saindo ar quente.

Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).

Obrigado
César
Makullla
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Jun 26, 2017 2:55 pm
Modelos Citroën: C4 PICASSO 2010

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#70

Mensagem por Makullla » Ter Out 31, 2017 8:06 am

O que está acontecendo no meu C4 picasso é que mesmo colocando em 16/17º ... as duas saídas para o motorista ficam "ventilando" e as duas saídas do carona gelam normal ...
Será que é resistência?

* Quando falo nas duas saídas do motorista ... me refiro obviamente a do lado esquerdo e a do lado direito no console central. :like:
* Essa diferença acontece mesmo com os dois lados, motorista e carona, com a mesma temperatura.
cesar2591
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Out 31, 2017 12:36 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 2010

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#71

Mensagem por cesar2591 » Ter Out 31, 2017 9:08 am

Vc chegou a perceber os estalos no painel quando liga o carro?
Vc pode abrir o painel no lado do motorista, as instruções estão neste tópico, soltar o motor de passo que faz o controle do ar quente/frio, e mexer manualmente a engrenagem, se deixar para baixo deve sair ar quente, se deixar pra cima deve sair ar frio.
Com isso pode saber se o ar está gelando ou não, o problema pode estar só no direcionamento do ar quente/frio.
Pode até abrir o lado do carona também como eu fiz, como este lado está tudo certo vc pode comparar os funcionamentos.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#72

Mensagem por gjvialta » Ter Out 31, 2017 11:10 am

cesar2591 escreveu:
gjvialta escreveu:Olá Xereu!

Grato pelo retorno! As tentativas promovidas por você tentando travar os motores em uma determinada posição para tentar gravar a posição me parece não ser apropriada.

A central é quem faz isso quando se liga a chave do carro. Se isso não está acontecendo algum problema pode estar ocorrendo. Apague os erros e se comunique com a gente. Com certeza será de grande valia para todos nós.

Abç
Boa noite pessoal,

Reativando este tópico, que o mais completo que eu encontrei sobre o problema do ar da C4 picasso.

Estava com o problema da engrenagem quebrada no lado do motorista, estava dando os estalos no painel e em seguida funcionava o ar condicionado, mas somente no frio.
Ao desmontar o braço que liga as duas engrenagens forcei demais e quebrei o eixo da engrenagem de baixo, as duas partes pretas da foto abaixo.
IMG_20171013_162816[1].jpg
Consegui achar uma solução, não tenho fotos agora, mas esquentei e atravessei uma chave allen 2mm nas duas peças, de modo a formar um eixo e fazer o movimento do giro. Ainda coloquei um pouco de super bonder para fixar mais. Essa parte funcionou.
Fiz o conserto da engrenagem conforme as instruções, amarrando com um arame, ficou certinho.
Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo.
A diferença que percebi é que, ao ligar o carro para procurar o fim de curso, no lado do carona o braço desce e sobe, ficando parado em cima, no lado do motorista o braço sobe e depois desce, ficando em baixo, e com isso num lado sai ar frio e no outro ar quente.
Desconectei o motor e coloquei manualmente o braço para cima, saiu ar gelado no lado do motorista, ou seja, a parte de refrigerar o ar está funcionando, o problema é no direcionamento mesmo.
Tentei colocar manualmente para cima e remontar o motor, não funcionou, no momento que ele se procura o fim de curso vai para cima, depois para baixo e fica em baixo, saindo ar quente.

Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).

Obrigado
César
Olá, Cesar!

"... Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo..."


1- Você montou o sistema de braços e engrenagens de forma correta? A roda dentada tem um entalhe para que não seja cometido nenhum deslize na hora de remontar. Veja isso, porque se você vê o motor procurando os limites de atuação, início e fim de curso, é sinal provável que ele esteja recebendo sinal e então a parte eletrônica está ok. No seu caso parece que você montou algo invertido, ou fora do ponto. Tem que confirmar. O que está parecendo é que você deixou montado de maneira que ele esteja querendo ir para o lado que está no fim de curso e do lado contrário que deveria ir. Imagina um carro que somente tenha marcha à frente e marcha ré e na manopla de câmbio esteja indicando que para marcha à frente você deve movimentar a alavanca de mudança pra frente e para marcha à ré você tenha que movimentar pra trás. Só que algum mecânico ao intervir, tendo dúvida, montou o trambulador ao contrário. Um motorista ao dirigir esse carro queira ir à frente, olha para a alavanca e "vê" que deve movimentar a alavanca pra frente. Ao acelerar, mesmo com a alavanca pra frente, o carro vai pra trás... O computador do carro não consegue ver, no caso do condicionador, se houve uma montagem invertida. Aí... Isso que eu disse é somente uma suposição, mas é preciso confirmação. Relembre, você disse que na sua tentativa de consertar, acabou quebrando um eixo. A posição antes, que ficava era somente de ar gelado no motorista e que depois da intervenção fica somente no quente. O que estou acreditando é que você remontou o eixo com uma diferença em graus que esteja causando o problema que mencionei. O eixo que você quebrou é justamente a portinhola de ar frio, se não me engano. Se tudo estiver certo veja se o reset indicado aqui viewtopic.php?p=38124#p38124, não resolve o problema.

Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).


2- Tem vídeo aqui nesse tópico que fala como intervir nos controladores de fluxo de climatização traseiros. Tem que tirar os bancos para ter acesso à essa caixa: viewtopic.php?p=37839#p37839

Abç
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#73

Mensagem por gjvialta » Ter Out 31, 2017 11:14 am

Makullla escreveu:O que está acontecendo no meu C4 picasso é que mesmo colocando em 16/17º ... as duas saídas para o motorista ficam "ventilando" e as duas saídas do carona gelam normal ...
Será que é resistência?

* Quando falo nas duas saídas do motorista ... me refiro obviamente a do lado esquerdo e a do lado direito no console central. :like:
* Essa diferença acontece mesmo com os dois lados, motorista e carona, com a mesma temperatura.
Olá! É preciso ter acesso ao mecanismo de funcionamento do fluxo de ar climatizado para ver se não tem algo quebrado e também pra ter certeza que o motor, ou o mecanismo está funcionando. Os estalos são indícios que evidenciam provável quebra, mas pode ter ocorrido algo menos frequente, quebra de eixo, por exemplo, que se não observar, não há como diagnosticar.

Att,
pascoal-vix
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Nov 06, 2017 2:57 pm
Modelos Citroën: GRAND C4

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#74

Mensagem por pascoal-vix » Seg Nov 06, 2017 3:39 pm

Boa tarde a todos, depois de muito procurar, encontrei neste forum a solução para o barulho (estalos) no painel do meu GRAND C4. Porém me resta uma dúvida, mesmo após o inicio do problema, o ar funcionou normalmente por uns 2 meses e agora nao funciona mais, o compressor não é ativado, só fica a ventilação. Será que isso teria alguma relação ?

Obrigado
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#75

Mensagem por gjvialta » Ter Nov 07, 2017 2:55 pm

Olá!

O funcionamento do ar condicionado é liberado pela central. Se algo está errado com o sistema de arrefecimento do veículo, por medida de segurança e preservação do motor, não é permitido funcionamento do sistema de climatização. Acredito que agora vocês esteja com dois problemas. É bom verificar com cuidado e ver o que está acontecendo.
Responder