Defeito no ar condicionado C4 Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#106

Mensagem por Miau » Sáb Mar 16, 2019 5:15 pm

Se for analógico, veja a resistência.. Se for digital, veja o regulador de tensão que vai acoplado junto a parte traseira do motor


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
thibramar
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Mar 15, 2019 10:40 am
Modelos Citroën: Grand Picasso

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#107

Mensagem por thibramar » Qua Mar 20, 2019 2:07 pm

Opa, valeu pela dica, mas serei honesto, não estou conseguindo achar esse regulador. Vc por acaso poderia me orientar onde ele fica? Obrigado!
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#108

Mensagem por giovane s » Qua Mar 20, 2019 2:56 pm

No Lexia é possível testar todos botões, acho que no Diagbox também.
Talvez não esteja saindo comando para acionar.
willyamsleder
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jul 15, 2019 3:18 pm
Nome: Willyam Sleder
Localização: Curitiba
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 16V 2011
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#109

Mensagem por willyamsleder » Qui Ago 29, 2019 4:07 pm

:pray: Pessoal, descobri q as 4 peças do meu estava trincadas... arrumei todas... e no modo teste as 4 funcionam normal! quando liga o ar.. todas abrem e fecham... e volta a ficar na posição quente... não aceita mudar a temperatura! será q tem q passar o Lexia ?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#110

Mensagem por Miau » Qui Ago 29, 2019 4:27 pm

assumindo que o seu seja digital, veja se o sensor de temperatura ambiente e de saida do ar não está ruim.. se marcar negativo, dá esse comportamento
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
willyamsleder
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jul 15, 2019 3:18 pm
Nome: Willyam Sleder
Localização: Curitiba
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 16V 2011
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#111

Mensagem por willyamsleder » Sex Ago 30, 2019 5:37 pm

Esta marcando normal! me disseram q tinha q fazer o reset pelo scaner
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#112

Mensagem por Miau » Sex Ago 30, 2019 6:02 pm

nunca vi reset de ar condicionado, e eu tenho o lexia.

como você fez a leitura do sensor interno?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
willyamsleder
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jul 15, 2019 3:18 pm
Nome: Willyam Sleder
Localização: Curitiba
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 16V 2011
Contato:

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#113

Mensagem por willyamsleder » Seg Out 07, 2019 12:15 am

Então.. Pelo Lexia aparece os erros nos misturadores dianteiro esquerdo e direto...
Mas se eu deixar o esquerdo desencaixado. O direito funciona normal.. Se eu deixar o direito desencaixado, o esquerdo funciona normal... Pelo lexia os dois nãos fazem O aprendizado quando manda pelo lexia... Mas quando liga o ar os dois sobem p frio e descem p quente e ficam travados. No quente....

Adicionado após 1 minuto 34 segundos:
Inverti os motores.. Agora fica travados no frio..
Ludovico
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Fev 02, 2019 11:59 am
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008/9

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#114

Mensagem por Ludovico » Dom Out 13, 2019 10:06 pm

Pessoal hoje passei o domingo inteiro tentando tirar a portinhola do meu grand C4. A dianteira lado do motorista. Porém não consegui, tirei o motor atuador, a parte de baixo da aste, mas a parte de cima não achei a forma de tirar, fiquei com medo de forçar e quebrar
Avatar do usuário
pedroleo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jan 27, 2020 2:40 pm
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2.0 16V 2008

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#115

Mensagem por pedroleo » Seg Jan 27, 2020 5:17 pm

Boa tarde, este tópico ainda está vivo? Sou novato e estou com problemas no meu Grand C4 Picasso 2008.

O meu Ar dianteiro, do lado do motorista está travado no ar gelado. O detrás do motorista está travado no quente, não gela.

Queria primeiramente entender o esquema desse ar condicionado antes de fazer as perguntas para tirar as minhas dúvidas.

Pelo que eu entendi, a caixa evaporadora dianteira desse carro manda ar quente para a caixa evaporadora traseira que fica embaixo do banco do carona dianteiro, correto? Ou a Caixa traseira é completamente independente da dianteira?

Essa caixa evaporadora de ar traseira é responsável por gelar esse ar e fazer a mistura do ar ambiente e distribui para o lado do passageiro detrás do motorista.

Como é que é feita a ligação dos dutos para os difusores do ar para a terceira fileira? por onde passam esses dutos?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#116

Mensagem por giovane s » Ter Jan 28, 2020 12:40 pm

pedroleo escreveu:
Seg Jan 27, 2020 5:17 pm
O meu Ar dianteiro, do lado do motorista está travado no ar gelado. O detrás do motorista está travado no quente, não gela.

Queria primeiramente entender o esquema desse ar condicionado antes de fazer as perguntas para tirar as minhas dúvidas.

Pelo que eu entendi, a caixa evaporadora dianteira desse carro manda ar quente para a caixa evaporadora traseira que fica embaixo do banco do
carona dianteiro, correto? Ou a Caixa traseira é completamente independente da dianteira?
Cada evaporadora é independente assim como cada resistência e ventilador.
Provável que uma resistência ou conector esteja em curto ou com mal contato.
Avatar do usuário
pedroleo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jan 27, 2020 2:40 pm
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2.0 16V 2008

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#117

Mensagem por pedroleo » Sex Fev 28, 2020 11:43 am

Galera, engrenagens da caixa dianteira e peça da traseira que costumam quebrar.

Desmontei e enviei para um amigo modelar e imprimir em ABS, reforçado.

https://www.facebook.com/groups/2095703 ... 988890069/
Fabricioptt
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Mar 13, 2020 3:25 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso 10/11

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#118

Mensagem por Fabricioptt » Sáb Abr 11, 2020 5:48 pm

gjvialta escreveu:
Qui Fev 02, 2017 5:09 pm
Olá, pessoal!

Resolvido o problema na minha nave. Muito simples, depois que recebi as dicas do cidadão d Vitória - ES, que falei anteriormente. No meu caso era do lado do motorista, mas se for do lado do passageiro só muda a fixação das proteções iniciais, a serem retiradas, que cobrem a parte inferior do painel frontal.

Vamos lá. Retire a travas no painel embaixo do volante. A parte mais baixa. Ela é presa por três travas de plástico, daquelas que se puxa o miolo para poder retirá-las sem danos. Além dessas, tem mais uma trava que fica atrás da alavanca de abertura do capô. Para retirá-la é preciso acionar a alavanca do capô. Gire 90º a trava e com cuidado tente puxá-la, que deve sair. Após isso só falta soltar o único parafuso torx, que fica na lateral oposta à alavanca de abertura do capô na região do console central. Feito isso, solte primeiro os encaixes da parte superior e depois da lateral direita. Assim, libera a parte que fica atrás da alavanca do capô, que deve estar acionada para a retirada total dessa proteção.

Pronto já é possível ser visto o mecanismo do controlador do lado esquerdo, motorista, do fluxo de ar do sistema de climatização do C4 Picasso.

IMG_2637-site.jpg

Pode ser visto também no plano ainda mais ao fundo, a caixa climatizadora do ar condicionado frontal com o mecanismo, que aciona a portinhola inferior. Existem duas portinholas de cada lado. Também pode ser visto o braço de acionamento da portinhola inferior subindo e se escondendo atrás do duto. A retirada deste duto é feita através de uma trava simples lateral que fica do lado do habitáculo do carro. Aperte-a com força e mova o duto com cuidado tentando liberar a trava acionada e uma outra de encaixe que fica na parte superior e não precisa ser apertada, ela é só de encaixe. Pronto, o duto está livre e pode ser retirado. para colocá-lo é só fazer o movimento contrário.

IMG_2635ccdob.jpg

IMG_2631 ccdob.jpg

Com o duto retirado é possível ter acesso aos 3 parafusos de fixação do motor. Chave para soltá-lo é uma canhão de 7/32" ou 5,5mm. Retirada sem sustos.

A partir daí o braço articulado pode ser retirado. Com uma chave de fenda bem pequena, tipo relojoeiro, pode ser liberada a trava de topo no eixo de cada portinhola. É só enfiar com cuidado a pequena chave no topo do eixo e puxar as engrenagens no sentido axial. Saem fácil.

IMG_2640 ccdob.jpg

O braço articulado sai mais facilmente por cima. Por baixo é mais difícil. Ele está atrás de um dos dutos do sistema de climatização, do ar condicionado. Não tem erro na reposição. As engrenagens só funcionam se estiverem conectadas em uma posição. Vai ter que fazer mágica para montar em posição diferente. Atentar para o sincronizador delas, que é também de plástico e tem aparência frágil. Ver figura abaixo.

IMG_2645ccdob sinc.jpg

IMG_2641 ccdob.jpg

Na duas fotos a seguir, o trabalho de reforço para que o sistema volte a funcionar novamente conforme foi projetado. Se o visual não é dos melhores, funciona bem e se o serviço for feito de maneira cuidadosa, nunca mais vai quebrar.

IMG_2645 ccdob.jpg

IMG_2646 ccdob.jpg

Os reforços foram feitos com fio de cobre daqueles que são utilizados para enrolamentos de motores a indução, mas pode ser utilizado o de instalação elétrica comum desde que seja único, não pode ser do tipo cabo lexível. Diâmetro máximo dele é de 0,5mm. Não pode ser muito fino, porque pode não aguentar o funcionamento e se romper com o tempo. Ou então pode ser usado o fio rígido que vem nos cabos coaxiais do tipo RG60, usados em tv a cabo por assinatura. Os furos no plástico foram feito com o auxílio de um pedaço do próprio fio a ser usado no reforço e aquecido na boca de um fogão à gás de cozinha. A finalização foi feita com o estanhamento e ferro de solda de 15W para impedir que com o tempo se solte. Cuidado na soldagem e na furação para não destruir a peça de plástico. Essa tarefa requer certa habilidade para brasagem em peças pequenas.

Reforço pronto. Remontagem no sequência inversa. Ligar a nave e correr para o abraço.

Veja os vídeos que postei no youtube depois do conserto.





Boa tarde!.... eu consertei a do lado do motorista... tem outra engrenagenzinha dessa do lado do carona?.. pq continua fazendo barulho abaixo do painel... mas na parte que desmontei (painel inferior lado motorista) só tinha uma engrenagem.
Valsan
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 11:34 pm
Modelos Citroën: C4 grand Picasso 2.0 16v 2009

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#119

Mensagem por Valsan » Ter Abr 28, 2020 9:50 pm

Boa noite, vi vários tópicos sobre o ar condicionado do C4GP, fiz tudo isso no meu, ja consertei as engrenagens da frente e da parte de traz. Quando passo o Diagbox para fazer o aprendizado, apesar de estar tudo funcionado com o diagnostico feito através do painel do ar, (como ja foi apresentado aqui.) No aprendizado ele começa a fazer e da erro. Outra coisa quando aciono o ar condicionado pelo painel o compressor não arma, mas quando faço o teste do compressor com o Diagbox, ouço o estalo do compressor. Alguém pode me ajudar. Desde já obrigado.
Hasp
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mai 03, 2020 10:02 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v 2011/2012

Re: Defeito no ar condicionado C4 Picasso

#120

Mensagem por Hasp » Ter Set 15, 2020 6:50 pm

Boa tarde pessoal,

Tenho um C4 Picasso La Luna 2011/2012 que comprei no fim do ano passado. Desde aquela época o ar condicionado nunca foi muito bom, em novembro passado levei numa oficina especializada em A/C aqui perto de casa e o cara constatou nível de gás baixo por conta de um vazamento em uma das mangueiras.

Trocada a mangueira, conexões e carga feita e começou a gelar bem. Porém, pouco antes da pandemia o lado do motorista começou a praticamente não resfriar e os demais não chegam a gelar. Hoje quando vou trabalhar e o carro fica no sol não consigo usar o ar na volta pra casa, fica muito quente. Não sei se seria caso de novo vazamento ou outra coisa...

Li bastante aqui no fórum sobre a ventoinha, as pecinhas que quebram e tudo mais, mas não tenho experiência em mexer com essas coisas (tenho um pouco de receio de fazer besteira também).

Gostaria de saber, alguém teria alguma oficina ou profissional para recomendar aqui em São Paulo ou no Grande ABC? Ou seria melhor levar em uma concessionária?

Desde já agradeço!
Responder