Pneus para Picasso
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olha.. é meio que óbvio que altera, pois o problema não está em onde o sensor de rotação se encontra, e sim na própria roda, melhor dizendo, na sua circunferência.
Mas as vezes é meio difícil de visualizar o que quero dizer..
Imagine um eixo.. e nesse eixo você tem um sensor que sabe cada ciclo que esse eixo faz em torno de si mesmo. Esse é o principio do sensor de velocidade..
E ai pra central saber a velocidade do veiculo, é aplicado o fator do tamanho da circunferência da roda.. por que?
simples.. imagine que a roda seja do mesmo tamanho do eixo.. então você teria uma relação de 1:1, ou seja.. a cada ciclo do eixo, a roda completaria um ciclo também na sua circunferência externa de tamanho x.. então imagine que essa circunferência fosse de 1 metro.. a cada ciclo, o veículo percorreria 1 metro.
agora vamos aumentar a circunferência da roda para 2 metros.. ai temos uma relação de 2:1
ou seja.. quando o eixo completar seu ciclo, a central acha que o veículo percorreu 1 metro pois assim ela está programada.. mas vamos lembrar que a roda agora tem 2 metros de circunferência.. ou seja.. a cada 1 ciclo do eixo, a roda percorre 2 metros. Entendeu?
Então não interessa onde fica o sensor.. é a relação entre a roda e o eixo que vai ditar a velocidade informada.
Logicamente a central é programada com um fator de relação de acordo com um determinado tamanho de pneu. Quando você altera essa circunferência do pneu, você passa a ter uma leitura de velocidade diferente da real que foi prevista com a medida original.
Ahh sim.. é só pra constar, o sensor fica na saída de eixo de transmissão da caixa que vai pra roda do passageiro.
Sem falar que quando maior a circunferência da roda, você perde também torque, e ganharia em velocidade final.. porém pneus mais "altos" geralmente são mais largos, o que aumenta também a massa em peso à carregar, e aumenta também a quantidade de atrito entre o pneu e a pista devido a largura da banda de rodagem ser mais larga.. isso faz o carro consumir mais, pois quanto mais atrito, mais força é necessária pra vence-lo.
Já se usar pneu menor, você ganha torque(força) e perde velocidade final.. por essas razões, eu achei melhor eu manter as medidas originais.
Mas as vezes é meio difícil de visualizar o que quero dizer..
Imagine um eixo.. e nesse eixo você tem um sensor que sabe cada ciclo que esse eixo faz em torno de si mesmo. Esse é o principio do sensor de velocidade..
E ai pra central saber a velocidade do veiculo, é aplicado o fator do tamanho da circunferência da roda.. por que?
simples.. imagine que a roda seja do mesmo tamanho do eixo.. então você teria uma relação de 1:1, ou seja.. a cada ciclo do eixo, a roda completaria um ciclo também na sua circunferência externa de tamanho x.. então imagine que essa circunferência fosse de 1 metro.. a cada ciclo, o veículo percorreria 1 metro.
agora vamos aumentar a circunferência da roda para 2 metros.. ai temos uma relação de 2:1
ou seja.. quando o eixo completar seu ciclo, a central acha que o veículo percorreu 1 metro pois assim ela está programada.. mas vamos lembrar que a roda agora tem 2 metros de circunferência.. ou seja.. a cada 1 ciclo do eixo, a roda percorre 2 metros. Entendeu?
Então não interessa onde fica o sensor.. é a relação entre a roda e o eixo que vai ditar a velocidade informada.
Logicamente a central é programada com um fator de relação de acordo com um determinado tamanho de pneu. Quando você altera essa circunferência do pneu, você passa a ter uma leitura de velocidade diferente da real que foi prevista com a medida original.
Ahh sim.. é só pra constar, o sensor fica na saída de eixo de transmissão da caixa que vai pra roda do passageiro.
Sem falar que quando maior a circunferência da roda, você perde também torque, e ganharia em velocidade final.. porém pneus mais "altos" geralmente são mais largos, o que aumenta também a massa em peso à carregar, e aumenta também a quantidade de atrito entre o pneu e a pista devido a largura da banda de rodagem ser mais larga.. isso faz o carro consumir mais, pois quanto mais atrito, mais força é necessária pra vence-lo.
Já se usar pneu menor, você ganha torque(força) e perde velocidade final.. por essas razões, eu achei melhor eu manter as medidas originais.
Editado pela última vez por Miau em Seg Mar 07, 2016 10:43 pm, em um total de 1 vez.
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Deu pra entender bem André a relação circunferência periférica versus circunferência de centro... ao consumo, é óbvio que quanto maior o arrasto maior o torque partindo da inércia !!! Fica a critério da estética que si almeja...e vale lembrar que recursos de GPS podem auxiliar na leitura de velocidade correta !!
No caso em debate, as medidas 205 65 15 não alteram o diametro de projeto do carro, só aumenta a banda, o arrasto e o consumo
Medindo com trena, penso que realmente um 205 traseiro não caberá com segurança mesmo cortando o protetor de plástico.
Claudio, concordo que pneus 195 65 R15 sejam um meio termo harmonioso...estou aqui pensando em um ATR ou similar com estas medidas...mas hora dessas vou dar um jeito de ver como seria um 205 !!
No caso em debate, as medidas 205 65 15 não alteram o diametro de projeto do carro, só aumenta a banda, o arrasto e o consumo
Medindo com trena, penso que realmente um 205 traseiro não caberá com segurança mesmo cortando o protetor de plástico.
Claudio, concordo que pneus 195 65 R15 sejam um meio termo harmonioso...estou aqui pensando em um ATR ou similar com estas medidas...mas hora dessas vou dar um jeito de ver como seria um 205 !!
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batalha.. não é só a banda não..
o 185 = largura da banda de rodagem
o 65 = porcentagem da banda referente a altura
então há diferença sim..
tem um site que compara as medidas.. fica mais fácil pra entender.. <a href="http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/" target="_blank">http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/</a>
se quer colocar 205.. o que mais se aproxima seria usar 205 60 R15.. ai sim a diferença é pouca, mas afirmo que raspa na de trás.. e na dianteira, se fizer jogo completo acho que também raspa no para barro.
o 185 = largura da banda de rodagem
o 65 = porcentagem da banda referente a altura
então há diferença sim..
tem um site que compara as medidas.. fica mais fácil pra entender.. <a href="http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/" target="_blank">http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/</a>
se quer colocar 205.. o que mais se aproxima seria usar 205 60 R15.. ai sim a diferença é pouca, mas afirmo que raspa na de trás.. e na dianteira, se fizer jogo completo acho que também raspa no para barro.
Editado pela última vez por Miau em Ter Mar 08, 2016 7:03 pm, em um total de 1 vez.
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...mas um 205 65 R15 terá o mesmo diâmetro total que um 185 65 R15 !! Altura da secção é a mesma!!
No entanto o 205 será 20mm mais largo na banda de rodagem....maior arrasto, maior consumo...referência da circunferência é a mesma!
Já chequei!! O 205 não cabe atrás...fica travado!!
O máximo é o 195 !!
No entanto o 205 será 20mm mais largo na banda de rodagem....maior arrasto, maior consumo...referência da circunferência é a mesma!
Já chequei!! O 205 não cabe atrás...fica travado!!
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nao batalha.. o valor da altura não é a altura diretamente.. e sim a porcentagem da largura
por exemplo..
se o pneu fosse: 200/50 R15.. seria:
largura: 200
altura: 50% de 200.. ou seja: 100
sacou?
no caso, 205/65:
largura: 205
altura : 65% de 205.. ou seja: 133,25
então calcule:
original: 185/65.. que dá altura de:
185/65R15 -> 185 x 65% : 120,25
comparando..
205/65R15 -> 205 x 65% : 133,25 (13cm de diferença)
e
205/60R15 -> 205 x 60% : 123 (2,75cm de diferença)
entendeu?
nem precisava se dar ao trabalho.. eu já tinha tentado 205 e não deu, como já tinha falado =)
e complementando..
195/65R15 -> 195 x 65% : 126,75 (6,5cm de diferença)
195/60R15 -> 195 x 60% : 117 (-3,25cm de diferença) <- melhor
e sobre o que você falou de arrasto.. não tem nada a ver não.. arrasto é outra coisa e a largura da roda não influencia no arrasto. Influencia no atrito.
quanto mais fino um pneu, menos atrito ele produz e menos força ele precisa pra vencer o atrito. Quanto mais largo, mais área de contato com o solo.. mais atrito gerado, mais força necessária pra vencer o atrito, maior consumo de combustível.
fora isso.. tem a questão da relação eixo -> roda.. quando mais alta a roda.. mais velocidade final.. e menos força de torque.. ou seja.. o carro fica mais fraco em arrancadas e subidas.. e pode atingir uma velocidade final maior.. mas a acensão é mais lenta.. ou seja.. leva muito mais tempo pra alcançar essa velocidade final.
quanto mais baixa é a roda, mais força de arrancada e subida, e menos velocidade final.
=)
por exemplo..
se o pneu fosse: 200/50 R15.. seria:
largura: 200
altura: 50% de 200.. ou seja: 100
sacou?
no caso, 205/65:
largura: 205
altura : 65% de 205.. ou seja: 133,25
então calcule:
original: 185/65.. que dá altura de:
185/65R15 -> 185 x 65% : 120,25
comparando..
205/65R15 -> 205 x 65% : 133,25 (13cm de diferença)
e
205/60R15 -> 205 x 60% : 123 (2,75cm de diferença)
entendeu?
nem precisava se dar ao trabalho.. eu já tinha tentado 205 e não deu, como já tinha falado =)
e complementando..
195/65R15 -> 195 x 65% : 126,75 (6,5cm de diferença)
195/60R15 -> 195 x 60% : 117 (-3,25cm de diferença) <- melhor
e sobre o que você falou de arrasto.. não tem nada a ver não.. arrasto é outra coisa e a largura da roda não influencia no arrasto. Influencia no atrito.
quanto mais fino um pneu, menos atrito ele produz e menos força ele precisa pra vencer o atrito. Quanto mais largo, mais área de contato com o solo.. mais atrito gerado, mais força necessária pra vencer o atrito, maior consumo de combustível.
fora isso.. tem a questão da relação eixo -> roda.. quando mais alta a roda.. mais velocidade final.. e menos força de torque.. ou seja.. o carro fica mais fraco em arrancadas e subidas.. e pode atingir uma velocidade final maior.. mas a acensão é mais lenta.. ou seja.. leva muito mais tempo pra alcançar essa velocidade final.
quanto mais baixa é a roda, mais força de arrancada e subida, e menos velocidade final.
=)
Editado pela última vez por Miau em Qua Mar 09, 2016 9:30 am, em um total de 1 vez.
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Para minha surpresa, vejam as imagens do link abaixo !!!
ARO 18 sem alargador na lateral do X.P. !!!
Provavelmente com offset negativo citado pelo André !!!
Compreendendo melhor o assunto "offset" devo corrigir a citação informando que este está calçado com aro 18, offset positivo entre 36 e 40.
ARO 18 sem alargador na lateral do X.P. !!!
Provavelmente com offset negativo citado pelo André !!!
Compreendendo melhor o assunto "offset" devo corrigir a citação informando que este está calçado com aro 18, offset positivo entre 36 e 40.
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Qui Abr 14, 2016 11:12 am, em um total de 1 vez.
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Gostei muito desta opção...aro 16...rodas originais do Picasso AIRCROSS:
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Num Picasso preto, acho que ficaria muito melhor.
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o ruim é que essa roda é a identidade do aircross hehe
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