Xsara Picasso na estrada de chão vai bem?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Iannes
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Set 30, 2015 4:27 pm
Nome: Iannes

#1

Mensagem por Iannes » Qua Out 21, 2015 3:55 pm

Olá pessoal sou novo por aqui, ainda não tenho um xsara Picasso mas estou bem perto de comprar uma 1.6, já li por aqui e em outros post que a 2.0 é mais econômica levando em conta peso potencia, mas meu limite é de 110 a 120 , mais que isso só em ultrapassagem, tenho um Astra 1.8 e olha só decepção , não tive sorte com o carro, por isso decidi por um citroem , sempre fui fascinado pelas linhas do xsara Picasso do c4 ´Picasso e c4 Pallas , mas por menor preço fico por enquanto com xsara Picasso além do espaço do porta malas que é de 550 lt, aqui em Curitiba uma 2008 bancos de couro 1.6 manual sai por 26 mil muito bem conservada, agora a questão é preciso do carro pra viajar, trabalho com instalação hidráulica(encanador) no momento estou tocando uma obra em Ipiranga Ponta Grossa só estrada de asfalto tudo bem, mas logo terei que ir pra Bahia em uma fazenda e com certeza terei que enfrentar estradas de terra, aí vem a questão ela vai aguentar o baque , tipo amortecedores suspensão e outros, carrego 2 escadas de alumínio dobráveis e algumas bolças com ferramentas leves, vi uma reportagem que manda tomar muito cuidado com terrenos desse tipo , ob. fora ferramentas citadas eu e mais 2 ( 3 adultos).Quero saber se alguém já andou bastante em estrada se terra sem sofrer muitas avarias.


aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

#2

Mensagem por aleadinolfi » Qua Out 21, 2015 7:39 pm

Essa é uma dúvida minha também, mas com respeito à C4 Grand Picasso.

Não que queria fazer um fora de estrada, mas andar em estradas de terra é algo bem rotineiro para quem anda pelo Brasil.

Nunca tive carro aventureiro, mas o Punto foi o melhor carro que tive para transpor estradas de terra. Os Palios também foram muito bons e o Corolla que tenho também sempre passou por onde precisei passar, sem problemas, nem avarias. Já o Honda Fit, de primeira geração, que tive, foi excelente em vários aspectos, mas era uma lástima em estradas de terra.

Em suma, não espero que o C4 Grand Picasso seja como um jipe, mas se for quase tão bom quanto o Corolla em estradas de terra, ele serve, mas se for tão ruim quanto o Fit, não servirá para mim.

Falou.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#3

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qui Out 22, 2015 8:19 am

Bom dia.

Aleadinolfi, esse carro como qualquer outro do segmento não é um carro para ficar rodando em estrada de terra, mas nada impede de uma vez ou outra trafegar (não lama), eu quando voltei do nordeste para São Paulo no Sul da Bahia, peguei estrada de terra para acessar algumas praias que queria ir, fui em todas elas, mas com cuidado, é um carro baixo, principalmente a frente então tem que andar devagar (ter paciência) porque se não vai toda hora tocar a frente do carro em pista mais acidentada (aquelas erosão que se forma com a chuva em subida e descida de morro nas estrada/rua de terra).

Iannes, a mesma preocupação que teria com um outro carro de passeio (outro fabricante) em andar por estrada de terra com peso, você terá que ter com a Xpicasso, não vejo algo que limite ela em relação aos outros carros para andar nessas condições.
-Terá que trocar com uma frequência maior o filtro de ar, de polen, troca de óleo/filtro motor (isso geralmente está descrito no manual de proprietário de qualquer carro)

Segue um link de uma foto que tirei de dentro do carro na Bahia.

<a href="https://drive.google.com/open?id=0B1bfJ ... HZkY1c1emc" target="_blank">https://drive.google.com/open?id=0B1bfJ ... Y1c1emc</a>
Editado pela última vez por RodolfoBertolucci em Qui Out 22, 2015 2:31 pm, em um total de 1 vez.
Rodolfo C4 Grand
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#4

Mensagem por tilex » Qui Out 22, 2015 8:44 am

Vai por mim Evitem estradas de terra, a Citroen... esses franceses pensaram em um carro pra andar na Europa, la "TODAS" as estradas são asfaltadas e niveladas, eles só pensaram em estrada de terceiro mundo aki, ai lançaram o C3 Air Cross, q tambem não é la um jipe.

Com minha Picasso anterior eu passei num simples buraco na RUA e rompeu uma mangueira do AR, e numa vez eu passei por uma estrada de terra numa lombada que qualquer carro popular passaria sem problemas, ai me quebrou o coxim (aquela peça que gosta de quebrar).

fica a dica.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#5

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qui Out 22, 2015 3:42 pm

[quote name='Tilex' date='Oct 22 2015, 08:44 AM' post='31164']
Vai por mim Evitem estradas de terra, a Citroen... esses franceses pensaram em um carro pra andar na Europa, la "TODAS" as estradas são asfaltadas e niveladas, eles só pensaram em estrada de terceiro mundo aki, ai lançaram o C3 Air Cross, q tambem não é la um jipe.

Com minha Picasso anterior eu passei num simples buraco na RUA e rompeu uma mangueira do AR, e numa vez eu passei por uma estrada de terra numa lombada que qualquer carro popular passaria sem problemas, ai me quebrou o coxim (aquela peça que gosta de quebrar).

fica a dica.
[/quote]

Tilex, discordo um pouco, a CITROEN fez 9 vezes seguidas o campeão mundial de rally com Xsara, C4 e DS3 com Sébastien Loeb e 8 vezes de marca, pode ser que teve um problema excepcional (azar), as peças ja deveria está com desgaste e o pequeno esforço a mais ela quebrou.
Rodolfo C4 Grand
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qui Out 22, 2015 4:26 pm

Rodolfo, os carros usados nessas competições só tem a casca, o resto é tudo modificado, motor, suspensão, cambio até partes da carroceria é modificada, então não dá para usar esses carros como paradigma.

Eu moro em São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, e a minha rua é de chão batido e em alguns lugares parece um campo lunar cheio de crateras :966283: :966283: :966283: , bom... já perdi uma bieleta e duas balanças e olha que moro lá faz pouco mais de um ano.

E olha que ando no sapatinho... passo nos buracos beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem devagar.

Então, no meu ver é assim, a suspensão é super segura e confortável, mas é feita para o asfalto. Até dá para, eventualmente ser usada em estrada de chão, mas não sempre como eu faço.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Out 22, 2015 4:28 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#7

Mensagem por RodolfoBertolucci » Sex Out 23, 2015 8:51 am

RGDL, concordo com vc que é só a casca, mas muita das peças usada nessas competições são protótipos que serve de base para os produtos de linha.
Sobre andar na terra, não quis dizer que esse carro é próprio para andar na terra, o carro é projetado para uso urbano sim, como dos outros fabricantes também são dimensionados para uso urbano e que esporadicamente pode sim pegar uma estrada de terra, não fazer uso continuo.
Sobre a pergunta do IANNES reforço que o cuidado que terá caso fosse por exemplo uma ZAFIRA, terá que ter com a PICASSO numa estrada de terra, o desgaste das peças da Picasso será equivalente ao de um outro carro urbano, foi isso que quis dizer.
Rodolfo C4 Grand
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#8

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Out 23, 2015 11:32 am

Sugestão:

Pra colocar Xsara Picasso, C4 Picassso e Gran no mato, no cascalho, na duna.....

* Pneus ATR (de uso mixto) medida máxima da banda de rodagem - 195 XP 205 C4 - .

* Proteger a entrada de ar do radiador, pois a ventoinha na frente é vulnerável a projeção de pedrinhas e pode também facilmente enroscar mato, trepadeiras, cipó fino. (Já li um relato sobre isso no site bestcar uol)
* Passar devagar em buracos, sem torcer a carroceria - ou seja: encarar o buraco de frente ou de lado nunca na diagonal.
* JAMAIS encarar charcos e alagados (entrar na água acima de 40cm) pois a caixa do filtro de ar de admissão apesar de vedada, permiti a entrada de água na parte inferior, e se o trecho for longo entrará água no compartimento e posteriormente no motor !!! (Está é uma recomendação veemente no Manual da Citroen)
CASO em situação de emergência precisar encarar um alagado, solte o duto da entrada de ar que conecta a TBI com a caixa do filtro de ar e vire para dentro. Quando passar o alagado, pare e imediatamente volte o duto à posição normal!!

* Li o relato de um Xsara Picasso que na Argentina usou correntes nos pneus para então encarar a NEVE. Foi super bem. Usava também aquela capa protetora na frente do carro, com tela que protegia a entrada de ar do radiador... então se é pra encarar lama põe corrente!!! mas se o fundo travar no chão acho que já era!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

#9

Mensagem por aleadinolfi » Ter Out 27, 2015 1:36 pm

Pelo que pude ver, em termos de altura em relação ao solo, a C4 Grand Picasso não é alta, nem baixa, em comparação com os carros de passeio. É um pouco maia alta que o Honda Fit de primeira geração (este sim era baixo) e até um pouquinho mais alta que o meu Corolla atual. Me deu a impressão que até encara uma estrada de chão bem tranquila.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Iannes
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Set 30, 2015 4:27 pm
Nome: Iannes

#10

Mensagem por Iannes » Sex Out 30, 2015 3:28 pm

[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Oct 22 2015, 08:19 AM' post='31162']
Bom dia.

Aleadinolfi, esse carro como qualquer outro do segmento não é um carro para ficar rodando em estrada de terra, mas nada impede de uma vez ou outra trafegar (não lama), eu quando voltei do nordeste para São Paulo no Sul da Bahia, peguei estrada de terra para acessar algumas praias que queria ir, fui em todas elas, mas com cuidado, é um carro baixo, principalmente a frente então tem que andar devagar (ter paciência) porque se não vai toda hora tocar a frente do carro em pista mais acidentada (aquelas erosão que se forma com a chuva em subida e descida de morro nas estrada/rua de terra).

Iannes, a mesma preocupação que teria com um outro carro de passeio (outro fabricante) em andar por estrada de terra com peso, você terá que ter com a Xpicasso, não vejo algo que limite ela em relação aos outros carros para andar nessas condições.
-Terá que trocar com uma frequência maior o filtro de ar, de polen, troca de óleo/filtro motor (isso geralmente está descrito no manual de proprietário de qualquer carro)

Segue um link de uma foto que tirei de dentro do carro na Bahia.

<a href="https://drive.google.com/open?id=0B1bfJ ... HZkY1c1emc" target="_blank">https://drive.google.com/open?id=0B1bfJ ... Y1c1emc</a>
[/quote]


Lugar paradisíaco Rodolfo muito bonito, espero na minha viagem pra Bahia passar por alguns assim , é claro nas folgas porque vou a trabalho e justo por isso tenho q trocar de carro e aí vem a grande chance , só espero não me arrepender , nada contra os Fiat ,Ford, VW e Chevrolet, mas espero nunca mais, todos q tive , tive só decepções, agora q venha Citroen.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#11

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Jan 22, 2016 6:28 pm

SOLICITEI orçamento do pessoal da OFFSHOX Amortecedores Especiais.
Eles prontamente atenderam e querem o envio de um amortecedor dianteiro e um traseiro para projetar um modelo adequado ao Citroen Xsara Picasso.
Enviei via email as medidas de amortecedor Monroe, mas insistem receber os amortecedores mesmo.

Eu não tenho nenhum que possa enviar.

Caso alguem tenha interesse e possa enviar a eles segue o endereço, telefones e o site:

Rua Cecília Maria Jose Azevedo 300 Bairro: Mar das Pedras
CEP 88160-518 Biguaçu/SC
Telefone: (48) 3035 7333 / 3243 1881 / 3243 1882

<a href="http://www.offlimits.com.br/" target="_blank">http://www.offlimits.com.br/</a>

Informaram que os preços podem variar entre R$ 500,00 a 900,00 um único amortecedor. (comprar os dianteiros e depois os traseiros ré ré).....com a grande vantagem de virem com 16 modos de regulagem clicando um unico botão no amortecedor!!!

Outra vantagem é que são um investimento, pois não precisam ser trocados...a própria empresa faz a manutenção que pode ser a cada 5 anos...
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#12

Mensagem por Munhoz » Sáb Jan 23, 2016 1:59 am

cara que sensacional!! se eu tivesse 2 conto sobrando comprava um jogo pro vts
Editado pela última vez por Munhoz em Sáb Jan 23, 2016 5:32 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#13

Mensagem por friba.rj » Sáb Jan 23, 2016 4:41 pm

Código: Selecionar todos

[quote name='BATALHA' date='Jan 22 2016, 06:28 PM' post='32483']
(...)
Outra vantagem é que são um investimento, pois não precisam ser trocados...a própria empresa faz a manutenção que pode ser a cada 5 anos...
[/quote]
[code] 
Certamente, tem que enviar os amortecedores para a manutenção, né (ou fazer uma viagem rsrs). Tem ideia da periodicidade e do preço dessa manutenção?
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#14

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Jan 25, 2016 1:24 pm

Claudio ! A idéia é manter guardado os amortecedores que forem retirados para instalar os Offshox.
Então quando chegar o momento da manutenção, tira-se os Offshox e coloca os originais que foram guardados ...envia via correios ou transportadoras, ou leva pessoalmente para quem mora lá por perto.

Penso que o custo desta manutenção, (a cada 5 anos), gire em torno de 20% do valor de compra do amortecedor.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#15

Mensagem por matteo » Seg Jan 25, 2016 2:19 pm

Já que estamos falando de proteção, estive observando o protetor de carter do picasso e achei de ótima qualidade, super resistente. O porém fica por conta daquele vão livre bem onde se encontram as polias dos acessórios deixando-as vulneráveis a pancadas, detritos e água. Estou pensando em levar a um serralheiro e fazer um pequeno prolongamento lateral acompanhando o formato da peça, para uma proteção a mais.
Editado pela última vez por matteo em Seg Jan 25, 2016 2:19 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Responder