Computador de bordo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
carloskbca
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Out 13, 2015 3:18 pm
Nome: Carlos Cesar
Localização: Uberlândia MG
Contato:

#1

Mensagem por carloskbca » Ter Out 13, 2015 4:17 pm

Olá amigos. Acabei de adquirir a Nave Xsara Picasso 2006 Seleção, ela é a 1.6. Estou adorando o carro porém me surgiu uma dúvida.
Esta versão vem sem computador de bordo? Ele era opcional quando foram comprar ele zero km?
Pois vi que na alavanca de funções tem o botão que normalmente opera o computador e bordo.
Alguém pode me tirar essa dúvida por favor.
Ja aproveitando o post, qual Óleo eu uso neste motor? Quantos litros normalmente usa trocando o filtro?
Abraço :154740: :154740: :154740:
Editado pela última vez por carloskbca em Ter Out 13, 2015 4:18 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Ter Out 13, 2015 5:19 pm

Computador de bordo é um item de série em todos os modelos.

O botão que te dá acesso a ele está na alavanca direita (a que controla o limpador de parabriza), cada toque altera uma informação no lado direito do painel.

Quanto ao óleo vou deixar para quem tem 1.6 responder, mas na 2.0 o recomendado é o 10W40 (embora, dependendo da temperatura média, também se possa usar o 5W40 e o 15W40) com certificação ACEA A3/B3 e certificação API SJ.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#3

Mensagem por avimaper » Ter Out 13, 2015 9:40 pm

[quote name='Carlos Cesar' date='Oct 13 2015, 04:17 PM' post='31043']
Olá amigos. Acabei de adquirir a Nave Xsara Picasso 2006 Seleção, ela é a 1.6. Estou adorando o carro porém me surgiu uma dúvida.
Esta versão vem sem computador de bordo? Ele era opcional quando foram comprar ele zero km?
Pois vi que na alavanca de funções tem o botão que normalmente opera o computador e bordo.
Alguém pode me tirar essa dúvida por favor.
Ja aproveitando o post, qual Óleo eu uso neste motor? Quantos litros normalmente usa trocando o filtro?
Abraço :154740: :154740: :154740:
[/quote]

Acredito que levantando o capu vc vai ver uma etiqueta indicando qual oleo usar, o meu é 1.6 ano 2007 e a etiqueta indica API - SL / ACEA - A3. Moro em São Gonçalo - RJ e na região eu so acho oleo API-SL/ACEA A3 sendo sintetico 10w40, é o que eu uso.

Detalhe que eu comprei um oleo com a marca Carrefour sendo que no rotulo vem dizendo que é fabricado pela TOTAL, acabei comprando pois estava mais barato!!! :966762: :966762:
Fica a dica: olhem sempre quem fabrica cada "coisa" que colocam nos seus carros! Um dia eu tirei o protetor de carter e vi que o coxim inferior estava quebrado, por cautela eu comprei logo os 3 ( O perão, o que fica no cambio e a bucha inferior) mas comprei paralelo!!! O carro tremia mais com os coxins novos do que com os originais quebrados!!! Não vale a pena comprar coxim paralelo!!! vou ate abrir um topico aqui detalhando quais coxins foram usados e o resultado, esses coxins seguem umas medidas que ate os vendedores de peça se enrolam pra vender.
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Ter Out 13, 2015 9:50 pm

coxim paralelo só indico os da birth italia
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#5

Mensagem por avimaper » Ter Out 13, 2015 9:55 pm

[quote name='André M' date='Oct 13 2015, 09:50 PM' post='31057']
coxim paralelo só indico os da birth italia
[/quote]

Quando comprei os meus ninguem no mercado livre tinha birth, estavam esperando chegar, acabei comprando outro qualquer por pressa.

Alias, se alguem da região quiser trocar a bucha inferior eu tenho a ferramenta pra sacar e colocar sem desmontar o carro todo!
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
carlitosanches
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 12:40 pm
Nome: Carlito

#6

Mensagem por carlitosanches » Ter Out 13, 2015 9:59 pm

[quote name='Carlos Cesar' date='Oct 13 2015, 04:17 PM' post='31043']
Olá amigos. Acabei de adquirir a Nave Xsara Picasso 2006 Seleção, ela é a 1.6. Estou adorando o carro porém me surgiu uma dúvida.
Esta versão vem sem computador de bordo? Ele era opcional quando foram comprar ele zero km?
Pois vi que na alavanca de funções tem o botão que normalmente opera o computador e bordo.
Alguém pode me tirar essa dúvida por favor.
Ja aproveitando o post, qual Óleo eu uso neste motor? Quantos litros normalmente usa trocando o filtro?
Abraço :154740: :154740: :154740:
[/quote]


Ola Carlos. Parabéns pela compra! Sobre o computador de bordo, todas as nossas naves tem. O que pode ter acontecido é ele estar desabilitado. Por exemplo, se foi instalado um cd player não original e não foi habilitado o funcionamento do computador de bordo sem o radio original, pode aparentar que o CB não existe. Como é o seu rádio?
carloskbca
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Out 13, 2015 3:18 pm
Nome: Carlos Cesar
Localização: Uberlândia MG
Contato:

#7

Mensagem por carloskbca » Qui Out 15, 2015 9:50 am

Pessoal, vocês não vão acreditar no que está acontecendo comigo. Bom, a começar pelo "vendedor" :978798: :978798: :978798: , comprei este carro numa garagem como se fosse 1.6 e na verdade o carro é 2.0, atentei-me por olhar no documento e a cavalaria dele é de 138cv, ou seja, o carro é 2.0.
E descobri que o carro tem computador de bordo sim, porém ele estava tampado com uma fita adesiva, vi num forum como desmontar o painel de consegui arrancar esta fita adesiva, logo notei que o painel esta me avisando de um defeito no AIRBAG. A minha dúvida é, pode ser um simples defeito? Pode ser que o carro foi batido e assionou os airbag e simplesmente nao arrumaram??? So na concessionaria pra descobrir isso??

Obrigado a todos que me responderam
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Qui Out 15, 2015 10:33 am

duvido muito.. se o carro tivesse acionado os airbags.. teria entortado toda a coluna lateral pois tem airbags no canto dos bancos.

mas realmente é uma p* duma sacanagem.. o cara cobrir a tela com fita.. ridiculo.

eu devolveria o carro e ainda meteria na justiça pra tentar tirar algo deles.

pois um carro desse a procedencia certamente é duvidosa. pode até ser chassis esquentado.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#9

Mensagem por avimaper » Qui Out 15, 2015 10:48 am

[quote name='André M' date='Oct 15 2015, 10:33 AM' post='31086']
duvido muito.. se o carro tivesse acionado os airbags.. teria entortado toda a coluna lateral pois tem airbags no canto dos bancos.

mas realmente é uma p* duma sacanagem.. o cara cobrir a tela com fita.. ridiculo.

eu devolveria o carro e ainda meteria na justiça pra tentar tirar algo deles.

pois um carro desse a procedencia certamente é duvidosa. pode até ser chassis esquentado.
[/quote]
Quando estava procurando esse carro pra comprar aqui no Rio de Janeiro e região, de uns 20 que olhei uns 17 estavam com algum problema (vazando óleo lubrificante, ar condicionado ruim, painel adulterado com fita pois isso é comum). A realidade é que o carro é tão bom que, quem tem ele em boas condições de uso não quer e nem precisa vender, salvo raríssimas exceções!
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Computador de bordo

#10

Mensagem por rgdl » Sex Out 16, 2015 10:54 am

Eu também acho que não e por um motivo mais simples quem esconde painel não é cuidadoso o suficiente para consertar o carro nesse nível. Quando o air-bag estoura se vão os quatro, não estoura só um. É muita grana e o cara escondeu justamente por não ter grana para consertar o real problema.

O mais provável é que tenha acontecido o defeito mais comum nesses casos, que são dois:

1 - Mal contato no conectores do Air-Bag laterais que ficam em baixo dos bancos;
2 - Quebra do cabo flat que tem na com2000, é um cabo flet que fica todo enrolado no centro dela, veja a imagem abaixo:

Imagem
Editado pela última vez por rgdl em Qua Ago 30, 2017 2:38 pm, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
carlitosanches
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 12:40 pm
Nome: Carlito

#11

Mensagem por carlitosanches » Sex Out 16, 2015 9:48 pm

[quote name='Carlos Cesar' date='Oct 15 2015, 09:50 AM' post='31085']
Pessoal, vocês não vão acreditar no que está acontecendo comigo. Bom, a começar pelo "vendedor" :978798: :978798: :978798: , comprei este carro numa garagem como se fosse 1.6 e na verdade o carro é 2.0, atentei-me por olhar no documento e a cavalaria dele é de 138cv, ou seja, o carro é 2.0.
E descobri que o carro tem computador de bordo sim, porém ele estava tampado com uma fita adesiva, vi num forum como desmontar o painel de consegui arrancar esta fita adesiva, logo notei que o painel esta me avisando de um defeito no AIRBAG. A minha dúvida é, pode ser um simples defeito? Pode ser que o carro foi batido e assionou os airbag e simplesmente nao arrumaram??? So na concessionaria pra descobrir isso??

Obrigado a todos que me responderam
[/quote]


Carlos, eu nunca sequer ouvi falar sobre essa Gambiarra de tampar o CB. Já vi os caras tirarem as lampadinhas da injeção, e até de outras luzes espia, mas o CB inteiro foi demais. Um carro desse jeito, te aconselho a devolver pra ontem. Vai te dar dor de cabeça na certa daqui alguns KM. Pro antigo dono ou estacionamento fazer isso, a coisa deve estar feia mesmo. Pode ser só o conector ou mal contato? Até pode...Mas falo por mim, eu nunca ficaria tranquilo. Espero que resolva da melhor forma. Boa Sorte!
Responder