dúvida sobre C4 Grand Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

#1

Mensagem por aleadinolfi » Ter Out 13, 2015 3:07 pm

Boa tarde a todos.

Entrei recentemente no forum. Meu nome é Alessandro e no momento tenho um Corolla 2007/2008. Entrei no Forum porque pode ser que em breve eu tenha de trocar meu carro por um de 7 lugares :271534: e o C4 Grand Picasso é uma das opções que tenho em vista (ano de 2009 a 2011). A outra seria uma Doblò. No mais, os outros carros ou são caros demais, ou mais antigos do que procuro (Grand Scenic), ou ainda, não possuem Isofix, nem cinto de 3 pontos em todos os lugares (Livina, Zafira, Spin) , o que na minha opinião é inaceitável :827520: para um veículo com uma proposta familiar. Então, gostaria de saber um pouco mais da C4 Picasso.

Num primeiro contato, sem dúvida é uma nave :514495: . Ainda não tive a oportunidade de dirigir uma, mas em termos de conforto, espaço interno e itens de conveniência, me parece superior ao meu Corolla, que já considero um excelente carro. Me parece também que compará-la com uma Doblò nestes aspectos é covardia.

Consumo é algo que me preocupa, mas acho que em se tratando de um carro deste porte, o consumo vai ser maior, independentemente do que eu escolher. A respeito, o C4 Grand Picasso é flex ou gasolina?

Por outro lado, me preocupa um pouco os relatos que ouço sobre manutenção do carro. Vi nos fóruns relatos sobre panes de câmbio automático, de reparo bem caro :65322: . Também vi relatos de superaquecimento, queima de junta do cabeçote e mistura de óleo e água pelo trocador de calor do óleo. Todos são defeitos que eu não esperaria em um carro bem mantido com menos de 100 mil Km. Porém, também já ouvi quem falasse cobras e lagartos de carros da Fiat, mas tive 3, cuidei bem da manutenção e não tive problema grave em nenhum deles, incluindo um Punto que vendi com quase 120 mil Km.

Como disse, tenho um Corolla. Está com mais de 180 mil Km e até agora o que tive de fazer de mais sério foi troca de embreagem (é manual) e troca da boia de combustível, fora, é claro, a manutenção periódica. O carro me deu muito pouca despesa de manutenção. Ainda acho que a forma mais barata de manter um carro é com a manutenção em dia.

É aí que gostaria de saber com vocês. Como é para manter um Grand Picasso? Como é o custo das peças? Dá para encontrar mecânico que saiba fazer as revisões? Se usar sempre fluido de arrefecimento (tem muita gente que completa com água e não sabe porque dá problema depois), dá para escapar destes problemas de arrefecimento? E o câmbio, se trocar óleo no prazo, dá para fugir do problema? Ou ainda, como aconteceu com carros de outro fabricante (se não me engano, o Mitsubishi Lancer), há algum kit de cooler para câmbio automático que possa ser instalado para aguentar as condições de rodagem do Brasil?

Falou, abraço.


Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Out 13, 2015 4:21 pm

Bem vindo.

Você tocou no ponto certo, mantendo a manutenção em dia a chance de dar problema é reduzida drasticamente.

O problema de misturar água e óleo pelo trocador é justamente pela falta de manutenção no sistema de arrefeciemento. O pessoal coloca água de torneira sem aditivo e o cloro vai corroendo o alumínio do trocador.

Todos o mecânicos que converso sobre esse câmbio nenhum considera cara a manutenção. gasta em torno de 4000 para fazer todo e acha peça em abundância. Coisa que não acontece com outros câmbios. Trocando o óleo preventivamente dura bastante.

No mais é só aguardar o pessoal mais experiente que vão te dar mais informações.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Ter Out 13, 2015 5:25 pm

Tem uma porém no cambio dos C4 Picasso, se não me engano eles estão vindo com o AT8, que é a nova versão do AL4. Esses AT8 tem dado beeeeem menos problema que o AL4 original.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

#4

Mensagem por aleadinolfi » Ter Out 13, 2015 7:37 pm

[quote name='Munhoz' date='Oct 13 2015, 04:21 PM' post='31044']
Bem vindo.

Você tocou no ponto certo, mantendo a manutenção em dia a chance de dar problema é reduzida drasticamente.

O problema de misturar água e óleo pelo trocador é justamente pela falta de manutenção no sistema de arrefeciemento. O pessoal coloca água de torneira sem aditivo e o cloro vai corroendo o alumínio do trocador.

Todos o mecânicos que converso sobre esse câmbio nenhum considera cara a manutenção. gasta em torno de 4000 para fazer todo e acha peça em abundância. Coisa que não acontece com outros câmbios. Trocando o óleo preventivamente dura bastante.

No mais é só aguardar o pessoal mais experiente que vão te dar mais informações.
[/quote]

Obrigado pela resposta, Munhoz.

Imaginei que o problema de arrefecimento pudesse ser meio por aí... Ainda mais com tanto frentista prestativo pronto para completar a água do radiador... :978798:

Quanto ao câmbio, ainda acho uma depesa de 4 mil reais um tanto assustadora :65322: . Já ouvi vários relatos sobre este tipo de problema, mas nenhum de pessoa conhecida que tenha veículo da marca. Já vi comentário no forum dizendo que como o câmbio não foi bem tropicalizado, o óleo teria de ser trocado em um intervalo menor, pois aquecia além do normal. Se eu comprar um C4 Grand Picasso, é algo que eu tentaria fugir desde cedo. Para mim, câmbio e motor, se bem mantidos, não é para dar problema nenhum antes dos 200mil Km. A pergunta seria: pra evitar problema, basta fazer direitinho as trocas de óleo, ou precisa de mais alguma coisa?

Abraço.

[quote name='rgdl' date='Oct 13 2015, 05:25 PM' post='31046']
Tem uma porém no cambio dos C4 Picasso, se não me engano eles estão vindo com o AT8, que é a nova versão do AL4. Esses AT8 tem dado beeeeem menos problema que o AL4 original.
[/quote]

Sim, rgdl, mas este AT8 é só nos mais novos certo? Imagino que as C4 Grand Picasso ano 2009 a 2011 venham todas com AT de 4 marchas...

Falou, obrigado.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#5

Mensagem por Leonardolive » Ter Out 13, 2015 7:56 pm

Esse modelo com câmbio AT8 não foi lançado aqui pro Brasil. Logo chegarão os novos modelo 2016, mas não sei se confirmaram se vão trazer a Grand também. A versão da C4 mais completa chegará por R$142.800,00. Imagina a Grand...

<a href="http://www.autossegredos.com.br/2015/10 ... 4-picasso/" target="_blank">http://www.autossegredos.com.br/2015/10 ... icasso/</a>
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

#6

Mensagem por aleadinolfi » Ter Out 13, 2015 8:00 pm

[quote name='rgdl' date='Oct 13 2015, 05:25 PM' post='31046']
Tem uma porém no cambio dos C4 Picasso, se não me engano eles estão vindo com o AT8, que é a nova versão do AL4. Esses AT8 tem dado beeeeem menos problema que o AL4 original.
[/quote]

A menos que eu esteja enganado, rgdl, os modelos até 2011 vem com o AL4, certo?

Abraço.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#7

Mensagem por renan97ar » Ter Out 13, 2015 9:08 pm

Amigo, infelizmente todas vieram com o "famoso" AL4. Procure um carro com histórico de manutenções, e que o dono anterior tenha sido extremamente chato com manutenções. Um carro com maior km muitas vezes não quer dizer que está pior que um com menor km, ainda mais se o de menor km ter sido usado em cidades com trânsito intenso e sofrendo com o calor (que é o principal inimigo desse câmbio). A nossa c4 picasso tem 105 mil km e o câmbio não patina, nem da trancos e espero que continue assim kkkkkk. Sobre um kit tropicalização, até existem pessoas que fazem adaptações, mas não tem nada que seja uma solução pronta ainda.

Ela não é flex, mas o consumo não chega a assustar. Levando na boa sem a/c dá pra fazer 14 na estrada tranquilamente.

Sobre manutenção, é um carro bem tranquilo na minha opinião. Vários carros da citroen e peugeot compartilham o mesmo powertrain e peças de suspensão, então tem uma boa oferta de peças no mercado (tanto peças originais como paralelas de boas marcas). Se tiver com manutenção em dia, é carro pra muitos e muitos km (já vi relato de c4 pallas com câmbio al4 chegando nos 220 mil km e dá só alegrias pro dono).

Um último conselho que te dou é: busque muitos carros desses... Ambas as picassos que temos, teve uma (no caso duas) novela(s) por trás antes de comprar. Acho que vimos uns 10 carros no mínimo antes de encontrar um carro filé.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

#8

Mensagem por aleadinolfi » Qua Out 14, 2015 5:34 pm

Pois é, estou procurando saber um pouco mais sobre este câmbio AL4. Vi alguns filmes no youtube sobre a manutenção desta caixa e pelo que entendi, em todos os eventos de problema, o fluido da caixa saía bem queimado, preto. Pelo que entendi, a deterioração do fluido era a causa das falhas das solenóides.

Vi em algum lugar (quem tiver o manual do carro pode confirmar se estou certo), que no manual do carro não está especificado prazo de troca do fluido, ao passo que a fabricante da caixa recomenda troca a cada 80 mil Km. Como disse, não tenho como confirmar se estas informações estão corretas. Vocês sabem qual o prazo de troca?

Como vi relatos de carro com menos de 70 mil Km com problema de solenóide, 80 mil Km pode até ser muito, dadas as condições de temperatura no Brasil.

Também vi relatos que afirmavam que com falha na solenóide a caixa trava em 3a, o que permite andar, mas se andar por muito tempo com falha aí vai moer o câmbio. :212469:

No final das contas, ficou pra mim um feeling que se trocar o fluido da caixa a cada 50 mil Km, a coisa deve ser mais tranquila. O que vcs acham?

Abraço.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#9

Mensagem por renan97ar » Qua Out 14, 2015 9:09 pm

A recomendação da Citroen é nunca trocar o óleo.

Há uns dias tive de levar a c4 picasso pra atualizar o software do câmbio (deixa o carro mais solto, trocando as marchas mais cedo), e fiquei acompanhando com o técnico o procedimento. Papo vai papo vem ele disse que não recomenda trocar o óleo, pois a caixa tem um contador de horas e adapta o modo de funcionamento do câmbio através dessa contagem. Se você troca o óleo e zera o contador, a central vai operar como se fosse um câmbio inteiro novo, e é nessa que pode ocorrer maiores problemas.

Inclusive, se você chegar numa concessionária Citroen e pedir pra trocar o óleo e/ou solenóides, eles fazem você assinar um termo que isenta a concessionária de qualquer problemas que ocorrerem depois do procedimento...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Qui Out 15, 2015 12:49 am

Realmente, o AT8 foi lançado, inclusive aqui Brasil, a partir de 2012. Então os C4 Picasso anteriores a esse ano vem todos com o bendito AL4 sem modificações.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#11

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qui Out 15, 2015 4:06 pm

boa tarde Aleadinolfi
Passei pelo mesmo processo de avaliação, minha necessidade de carro com 7 lugares que encaixasse dentro do meu orçamento, através do meu irmão, já conhecia Zafira e Carens (KIA, muito bom carro, porem medo de peça mais que a c4) e a xsara picasso, o foco era Zafira por ser nacional e pela má fama da Citroen (eu mesmo tive problema de assistência com a Xpicasso do meu irmão), porém quando encontrava uma inteira o preço estava acima da tabela, comecei então pesquisar e sempre achei bonita C4, então comecei avaliar ela, a Mit GRANDIS que tb tem opção 7 lugares e algumas Toyota SW4 diesel até 2003 que possui versão 7 lugares (meu sonho de consumo, mas impedindo pelo valor do seguro aqui em SP).
Pesou a favor da C4, foi a questão de segurança, quantidade de air bag 7 contra 2 da Zafira, espero não usar, mas toda ajuda é valida numa infelicidade, seguro o mesmo que eu pagaria na Zafira, tecnologia embarcada muito superior aos nacionais, conforto, fixação ISOFIX para cadeira de criança, alem da estética que minha mulher não le isso aqui, pois chama atenção na rua. rsrsrsrs.

Vou dar minha impressão sobre o carro, respeito os comentários que foi postado aqui e em outros posts, alguns concordo ou outro nem tanto, também ainda estou aprendendo com o carro faz um ano e 3 meses com o carro.
Comprei o carro através de internet no nordeste com um bom desconto em relação ao preço praticado aqui em SP e mais ainda o da tabela, tive a facilidade de ter parente proximo da região que confiei na avaliação dele. Tinha a consciência que o risco era totalmente meu, o carro estava com 100.000km, se leu os tópicos aqui do fórum, já deve ter lido o meu relato.
O carro nunca teve troca de óleo do cambio, não apresenta tranco no cambio, a manutenção periódica pelo antigo dono foi realizada em css.
Hoje o carro está com 133.000Km, e alguns arranhões de garagem (carro fica com minha esposa kkkk).
Para esse carro peça de reposição, tem facilidade na internet, mas nem tanto em autopeça, portanto tem que sempre estar um passo a frente nas manutenções, se planejar bem a aquisição de peça em autopeça ou CSS, (as vezes é mais barato na CSS) para não ficar com o carro parado em oficina.

CUSTO DE PEÇA.
tirando uma ou outra particularidade me baseio pelo meu VW POLO 2006, não dá muita diferença de preço nas peças.

CONSUMO.
Já escrevi o teste que fiz com ela quanto a consumo aqui em um tópico da XPicasso, mas segue resumo
trajeto curto em cidade com minha esposa 5,5 a 6,2km/l
Trajeto medio em cidade (30km de manhã e 30 a tarde) comigo em transito de médio a pesado (av. dos Bandeirantes e marginal pinheiros) quem é de Sp sabe o que estou falando entre 7a 8 km/l.
Conclusão depende do estilo de dirigir de cada um.
Estrada, já detalhei em post anterior, mas num resumo 11km/l a uma média de 105km/h (100 a 120km/h).

PROBLEMA.
- Troca dos 4 discos e pastilha de freio (tive problema em uma viagem um cilindro da roda traseira travada, a carga ficou em uma unica pastilha gerando desgaste prematuro e teve atrito metal-metal), como tiver trocar, mandei deixar tudo novo, comprei disco e pastilha em autopeça, encontrei marcas diferentes, nas traseira tive problema com disco empenado, a autopeça trocou sem questionamento e até de marca. MANUTENÇÃO CORRETIVA/PERIÓDICA
- Trava da porta do motorista, só travava na chave, comprei a peça em desmanche e eu mesmo troquei, já adquirir assim. MANUTENÇÃO CORRETIVA
- Cabos elétricos dentro do farol, fui inspecionar e observei que a isolação estava ressecada, levei em auto elétrico, pedi para ele trocar, ele não trocou, "refez" a isolação com fita isolante (ja relatei aqui tb) para isso teve que desmontar os faróis, tempos depois tive problema em modulo de controle do cambio que fica localizado abaixo de um dos faróis, levei em uma oficina independente especializada em PSA e para minha surpresa a carcaça do modulo estava quebrada como peguei chuva entrou água, resumo, quando montaram o farol devem ter batido alguma coisa ou ferramenta na carcaça do modulo com a chuva entrou água e deu curto, peça mais mão de obra 1400 reais se não me engano. Essa sim senti no bolso. MANUTENÇÃO CORRETIVA
- troca do Kit correia, com esticador e tensor. MANUTENÇÃO PERIÓDICA
- amortecedor do porta mala, já estava cansado e abaixando, css mais barata que autopeça. MANUTENÇÃO PERIÓDICA.
- Coxim superior. MANUTENÇÃO CORRETIVA
- Pneu, oportunidade
- óleo motor, filtro de óleo, filtro de ar, a cada 8.000km usando 10W40 semi-sintetico SN, ou se o atingi o nivel minimo da vareta, como todos sabemos é admissivel baixar até 1l a cada 1000km, troquei ontem por sinal, faltava ainda 700km para a troca mas já estava no limite inferior da vareta.

PRÓXIMA MANUTENÇÕES PLANEJADAS.
- Troca dos amortecedores, a traseira está molenga e na dianteira vou analisar melhor na hora da troca de coloco do PUIG 3008 mesma medida mas a frente fica segundo relatos alguns poucos centímetros mais alto, o que pra mim faz diferença na garagem do prédio que moro raspa toda vez que saio (terei que refazer a pintura e ajuste do parachoque depois).
- O GRANDE DILEMA, estou criando coragem para trocar o óleo do cambio, mais por comentários aqui do que por problema no carro, o óleo ja adquirir e tudo, vou manter o mesmo que está. MOBIL ATF LT 71141.

Não sei se já te responderam a respeito do arrefecimento, mas está equivocado, o fluido que fala de colocar água é o do motor, troca térmica óleo/água, cambio AL4 troca térmica óleo/ar ambiente pela própria carcaça da bomba
A bomba de óleo do CAMBIO, não está bem dimensionado para a troca térmica aqui no Brasil, (tropicalização), a Renault que usa o mesmo cambio e teve muita dor de cabeça com MEGANE e SCENIC. mudou para DUSTER, Sandero, Fluence, fez opção por não colocar a mesma bomba, desenvolveu uma própria de maior tamanho que consegue uma melhor troca térmica além da especificação do óleo, li relato que alguns adaptaram essa bomba renault no citroen, mas não li mais nada de como ficou, outro manteve a bomba e colocou em serie com trocador de calor externo (radiador) fixado perto da bomba, solução a meu ver boa, só fico reticente se o dimensionamento da original bomba supri essa perda de carga (NPSH) a mais e se o correto é colocar antes ou depois da bomba.
Solenoides, foi uma serie que saiu que apresentou problemas, mais localizado nas XPicasso, não ouvi relato nas C4Picasso
Rodolfo C4 Grand
Sandronst
Habilitado
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 4:13 pm
Nome: Sandro Nunes

#12

Mensagem por Sandronst » Sex Out 16, 2015 2:17 pm

[quote name='renan97ar' date='Oct 14 2015, 09:09 PM' post='31077']
A recomendação da Citroen é nunca trocar o óleo.

Há uns dias tive de levar a c4 picasso pra atualizar o software do câmbio (deixa o carro mais solto, trocando as marchas mais cedo), e fiquei acompanhando com o técnico o procedimento. Papo vai papo vem ele disse que não recomenda trocar o óleo, pois a caixa tem um contador de horas e adapta o modo de funcionamento do câmbio através dessa contagem. Se você troca o óleo e zera o contador, a central vai operar como se fosse um câmbio inteiro novo, e é nessa que pode ocorrer maiores problemas.

Inclusive, se você chegar numa concessionária Citroen e pedir pra trocar o óleo e/ou solenóides, eles fazem você assinar um termo que isenta a concessionária de qualquer problemas que ocorrerem depois do procedimento...
[/quote]

Renan97ar onde você levou para atualizar o software? e qual é o custo?

Grato
Sandro
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#13

Mensagem por renan97ar » Sex Out 16, 2015 2:30 pm

Sandro, levei na concessionária Nôtre Dame (Sorocaba-SP), e me cobraram 1h de serviço (R$180, doeu mas pelo o câmbio ficou mais solto...)
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Sex Out 16, 2015 3:14 pm

Já aumentaram pra 250 hehe

não sei se é culpa do dolar ou o que.. mas a CC daqui que praticava os preços de tabela, agora aumentou em 50% tudo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

#15

Mensagem por aleadinolfi » Sex Out 16, 2015 5:18 pm

Rodolfo, 1 ano e 3 meses com o carro já dá um aprendizado bem razoável. Com certeza tenho bastante a aprender com a tua experiência.

Quanto à questão do fluido de arrefecimento, estava me referindo a outro problema que foi comentado no forum, sobre queima de junta de cabeçote, superaquecimento e mistura de água e óleo no motor. Para mim, ficou claro que se o reservatório for sempre completado com o fluido adequado (e não com água da torneira), dá para escapar deste problema. Aliás, isto vale para todos os carros hoje em dia, não apenas para o C4.

Muito interessante as considerações sobre o câmbio. Não sabia que tinha gente adaptando a bomba da Renault, nem instalando trocadores de calor. Este é um assunto interessante, pois os câmbios automáticos do Lancer chegaram a ter problemas no início e a solução foi justamente a instalação de trocador de calor.

Sandro, achei estranha a recomendação de não trocar o óleo, ainda mais depois de ter visto no youtube filmes onde o óleo sai completamente sujo, queimado e deteriorado. Até posso concordar que a troca de um óleo muito ruim pode levar a problemas, pois o óleo novo pode soltar fragmentos que entupam o sistema, mas neste caso, o problema não foi a troca de óleo em si, mas esta ter acontecido tarde demais. Vou ver se consigo achar um manual do carro para ver o que dizem, mas isto me cheira mais a concessionária tentando tirar o corpo fora.

Falou, abraço.
Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
Responder