Temperatura do Xsara picasso 1.6 16v

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#1

Mensagem por avimaper » Dom Out 11, 2015 10:56 pm

Boa noite!

Sou novo no forum e agradeço por inumeras vezes conseguir resolver problemas no meu picasso somente lendo as soluções dos amigos. :154740:

Peço desculpas se ja existir a informação aqui ( procurei e não achei nem no google)... :65322:
Vou deixar esse relato para ajudar outros que tiverem o mesmo problema.

Meu carro fica muito tempo parado, so ligo no fim de semana. Um belo dia fui ligar a nave e apos alguns minutos o aviso de motor fervendo começou a apitar, fez isso durantes uns 3 segundos depois passou para a temperatura normal (3 pontos, ja pensei que poderia ser o sensor pois mudou a temperatura do maximo pro normal muito rapido). Apos rodar mais um pouco percebi que o marcador ficava oscilando entre 4 a 5 pontos e o compressor do ar condicionado ficava armando e desarmando mesmo com a ventoinha no maximo ( ela não saia do maximo).

Pesquisei bastante aqui no Forum , na internet e não achei nenhuma informação que batesse perfeitamente com meu problema. Apos pesquisas decidi compra um termostato e bomba dagua ( vou trocar kit de distribuição e ja vou trocar a bomba dagua pra não ter que abrir a tampa do motor de novo caso a bomba de pau, por isso comprei a bomba). Fui observando o comportamento do carro e o mesmo defeito se apresentava ( o engraçado era que o carro dava alarme de que tava fervendo uma vez só, depois não dava mais), decidi medir o sensor de temperatura pra ver se estava ok, achei 3,5khoms, como não achei nenhuma literatura que me informasse se o sensor estava bom, acabei comprando outro novo ( resistencia do novo de 3,95khoms). Troquei o sensor , porem, o defeito meio que persistiu, o carro passou a marcar 4 pontos de temperatura apos esquentar e a ventoinha o tempo todo no maximo. 978798.gif
Apos a um dia tomei coragem e troquei o termostato ( facil de trocar), o carro ta show! Ar condicionado ok e temperatura a 3 pontos no painel e nao sai disso.

Deixo ai meu relato de defeito caso alguem passe pelo mesmo, o termostato estava ruim ( acho que estava travando fechada e o sensor tambem estava ruim)!
desculpem o portugues... ignorei alguns acentos por pressa.... : :


Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Out 12, 2015 11:32 am

A válvula termostática aprontou com vc, né? Felizmente eu nunca tive problema de válvula travada fechada, a minha tava é abrindo a 70ºC quando o certo, no motor 2.0, é abrir a 89ºC.

Valeu por compartilhar sua experiência é assim que o fórum cresce.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#3

Mensagem por avimaper » Seg Out 12, 2015 11:59 am

[quote name='rgdl' date='Oct 12 2015, 11:32 AM' post='31024']
A válvula termostática aprontou com vc, né? Felizmente eu nunca tive problema de válvula travada fechada, a minha tava é abrindo a 70ºC quando o certo, no motor 2.0, é abrir a 89ºC.

Valeu por compartilhar sua experiência é assim que o fórum cresce.
[/quote]

Amigão trabalho com geradores e motores em geral, e tambem nunca vi termostato ficar travando fechado!!! :827520: ( fui premiado!!!). Diversos amigos estavam ceticos quando informei do problema, não vejo outra explicação para a temperatura ficar subindo.

Compartilhando mais alguns detalhes:

O termostato do motor 1.6 16v 2007 tambem trabalha com 89C°.
O sensor de temperatura e o da marca MTE codigo 4079 Cod citroen: 1338A7.

Estranhamente a valvula e o sensor que estavam no meu carro são da marca MTE porem não encontrei as peças pelo codigo que apresentavam ( elas estavam com o codigo 0685, e não encontrei em lugar nenhum).
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Ter Out 13, 2015 10:33 am

Cara eu já vi desse tipo de coisa, recentemetne troquei o meu radiador e o código que está no original não tem no catalogo da Valeo do Brasil e nem no catálogo da Valeo no exterior.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
JCARENHA
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Fev 14, 2015 3:11 am
Nome: JCARENHA

#5

Mensagem por JCARENHA » Ter Out 20, 2015 11:21 pm

Boa Noite

A minha andava e não passava de 3 pontos....quando na estrada...ficava em dois pontos.....até que um belo dia a valvula termostatica quebrou na carcaça e vazou agua....por sorte estava na garagem

Troquei e gora a temperatura estabiliza bem mais rapido e mantem....
brfull
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jun 16, 2015 8:45 pm
Nome: Weliton

#6

Mensagem por brfull » Ter Dez 01, 2015 12:04 pm

Meus caros, vou aproveitar esse tópico pois estou com problema parecido. Também costumo usar a Picasso nos finais de semana e ocasionalmente durante a semana. Ultimamente percebi que quase sempre quando ando um pouco mais(90km +ou-) quando chego em casa o eletroventilador sempre é acionado. Fazendo algumas análises com o Elm327 percebi que o eletroventilador costuma armar com pouco mais de 100º C e desliga com 84º/85º C. Ocorre que nem sempre ele é acionado, às vezes está com 98º C e ainda não foi acionado. Minhas dúvidas são:

*Motor 1.6

1) Quais as temperaturas de trabalho da válvula termostática? Quando abre e quando fecha?
2) Qual a temperatura de trabalho do eletroventilador? Quando é acionado e quando desliga?
3) Vi nos comentários anteriores vocês falando de termostato e sensor de temperatura, sensor de temperatura = vávula termostática? Termostato seria o que?

Desculpem meu fraco conhecimento, estou procurando aprender para tentar resolver os problemas por conta própria. Desde já agradeço a ajuda dos senhores.
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#7

Mensagem por avimaper » Ter Dez 01, 2015 1:34 pm

[quote name='Weliton' date='Dec 1 2015, 12:04 PM' post='31626']
Meus caros, vou aproveitar esse tópico pois estou com problema parecido. Também costumo usar a Picasso nos finais de semana e ocasionalmente durante a semana. Ultimamente percebi que quase sempre quando ando um pouco mais(90km +ou-) quando chego em casa o eletroventilador sempre é acionado. Fazendo algumas análises com o Elm327 percebi que o eletroventilador costuma armar com pouco mais de 100º C e desliga com 84º/85º C. Ocorre que nem sempre ele é acionado, às vezes está com 98º C e ainda não foi acionado. Minhas dúvidas são:

*Motor 1.6

1) Quais as temperaturas de trabalho da válvula termostática? Quando abre e quando fecha?
2) Qual a temperatura de trabalho do eletroventilador? Quando é acionado e quando desliga?
3) Vi nos comentários anteriores vocês falando de termostato e sensor de temperatura, sensor de temperatura = vávula termostática? Termostato seria o que?

Desculpem meu fraco conhecimento, estou procurando aprender para tentar resolver os problemas por conta própria. Desde já agradeço a ajuda dos senhores.
[/quote]

Ola, vou tentar responder algumas de suas perguntas:

1) Valvula termostatica é o mesmo que Termostato, no nosso caso, motor 1.6, ela abre com 89° e libera o liquido arrefecedor do bloco do motor para o radiador e assim (a grosso modo) ela vai mantendo a temperatura do motor.

2) Sensor de temperatura é um sensor de conector verde que pega na carcaça onde se conecta o termostato.

Recomendo que vc procure no google como funciona um sistema de arrefecimento para motores refrigerados por liquido, pois, todas as marcas tem o mesmo principio, variando somente alguns detalhes.
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Ter Dez 01, 2015 4:19 pm

Como o colega respondeu as perguntas 1 e 3 vou responder a 2 dentro do que conheço.

Eu conheço bem em relação ao motor 2.0, mas creio que o que vou dizer se aplica ao 1.6 também já que a temperatura mínima de trabalho é 89ºC em ambos os casos.

O eletroventilador é acionado na velocidade baixa quando a temperatura chega próxima aos 100°C, normalmente aos 97/98°C e desarma quando a temperatura chega na temperatura de trabalho da válvula termostática 89°C. Ele só é acionado quando o carro se encontra no trânsito da cidade. Na estrada ele não é acionado porque o vento frontal é suficiente para resfriar o liquido de arrefecimento.

A velocidade alta da ventoinha só é armada em duas situações: 1 - Quando o ar condicionado é ligado; 2 - Quando há risco de superaquecimento do motor e só.

Disso podemos tirar as seguintes conclusões:

1 - se na estrada o medidor de temperatura fica com dois traços verdes ou menos sua válvula termostática está ruim e precisa ser substituída (travada aberta ou abrindo em temperatura abaixo de 89°C);
2 - se vc estiver na estrada e parar e a ventoinha estiver armada seu sistema de arrefecimento precisa de atenção urgente;
3 - O mesmo se a ventoinha armar no máximo sem que vc tenha ligado o ar condicionado.

Problemas no sistema podem ser de vários tipos, desde válvula termostática até radiador entupido, passando por vazamentos, bomba, e etc... tem que levar no mexanico para ver.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
brfull
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jun 16, 2015 8:45 pm
Nome: Weliton

#9

Mensagem por brfull » Ter Dez 01, 2015 4:39 pm

[quote name='rgdl' date='Dec 1 2015, 03:19 PM' post='31632']
Como o colega respondeu as perguntas 1 e 3 vou responder a 2 dentro do que conheço.

Eu conheço bem em relação ao motor 2.0, mas creio que o que vou dizer se aplica ao 1.6 também já que a temperatura mínima de trabalho é 89ºC em ambos os casos.

O eletroventilador é acionado na velocidade baixa quando a temperatura chega próxima aos 100°C, normalmente aos 97/98°C e desarma quando a temperatura chega na temperatura de trabalho da válvula termostática 89°C. Ele só é acionado quando o carro se encontra no trânsito da cidade. Na estrada ele não é acionado porque o vento frontal é suficiente para resfriar o liquido de arrefecimento.

A velocidade alta da ventoinha só é armada em duas situações: 1 - Quando o ar condicionado é ligado; 2 - Quando há risco de superaquecimento do motor e só.

Disso podemos tirar as seguintes conclusões:

1 - se na estrada o medidor de temperatura fica com dois traços verdes ou menos sua válvula termostática está ruim e precisa ser substituída (travada aberta ou abrindo em temperatura abaixo de 89°C);
2 - se vc estiver na estrada e parar e a ventoinha estiver armada seu sistema de arrefecimento precisa de atenção urgente;
3 - O mesmo se a ventoinha armar no máximo sem que vc tenha ligado o ar condicionado.

Problemas no sistema podem ser de vários tipos, desde válvula termostática até radiador entupido, passando por vazamentos, bomba, e etc... tem que levar no mexanico para ver.
[/quote]
Valew pelas respostas rgdl e avimaper.
rgdl, fiquei com dúvida em relação ao que você falou na conclusão 1. Na estrada o fluxo de ar que entra faz o motor esfriar naturalmente sem o uso do eletroventilador, consequentemente a temperatura vai diminuir um pouco. Se o normal são 3, creio que 2 barrinhas tambem seja relativamente normal em períodos curtos. Estou errado?

Já vi um usuário relatar aqui e de certa forma concordo com ele que a temperatura de trabalho desse motor 1.6 é relativamente alta se comparada com outros motores. Tb tenho um Sandero em casa e a temperatura nunca chegou nos 100º C, e olha que já peguei engarrafamentos terríveis.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Ter Dez 01, 2015 5:01 pm

Está errado.. Pois a função da valvula termostatica não é de manter o motor resfriado.. E sim de manter na temperatura de trabalho.

Ou seja.. Ela serve tanto pra aquecer rapidamente o motor até sua faixa de trabalho, mantendo a circulação fechada e assim aquecendo rapidamente o motor.. Quanto resfriando quando esta acima da faixa.

Ela nao abre e fecha abruptamente.. E sim gradativamente.

Uma válvula boa faz a temperatura subir pra 3 pontos em menos de 3 minutos e mantem assim rm qualquer situacao.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Ter Dez 01, 2015 5:04 pm

Sim está errado, e vou te explicar por que.

Quando o marcador está com duas barras verdes significa que a temperatura está abaixo dos 89°C que é a temperatura mínima de trabalho.

Veja, os motores atuais são feitos para trabalhar em alta temperatura por causa do controle de gases poluentes e toda a engenharia do motor é feita pensando nisso.

Então, quando o marcador está com duas barras verdes a temperatura está em torno dos 70°C (pelo menos no 2.0 é assim) e a essa temperatura o motor passa a trabalhar "preso" já que o bloco do motor não vai atingir a dilatação ideal.

Isso ocasiona desgaste prematuro das camisas dos pistões e dos próprios pistões destruindo o motor (retifica a vista).

Andar um ou dois quilômetros assim não faz mal nenhum, até porque a válvula termostática existe justamente para garantir que a temperatura de trabalho seja rapidamente atingida e se mantenha durante o uso do motor.

Mas imagina vc fazendo uma viagem de 300km com o carro nesse estado? seu motor não vai durar nadinha. Então, ficou com duas barras é certo que a válvula termostática está ruim e precisa ser trocada urgente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#12

Mensagem por avimaper » Ter Dez 01, 2015 5:35 pm

[quote name='avimaper' date='Dec 1 2015, 01:34 PM' post='31627']
[quote name='Weliton' date='Dec 1 2015, 12:04 PM' post='31626']
Meus caros, vou aproveitar esse tópico pois estou com problema parecido. Também costumo usar a Picasso nos finais de semana e ocasionalmente durante a semana. Ultimamente percebi que quase sempre quando ando um pouco mais(90km +ou-) quando chego em casa o eletroventilador sempre é acionado. Fazendo algumas análises com o Elm327 percebi que o eletroventilador costuma armar com pouco mais de 100º C e desliga com 84º/85º C. Ocorre que nem sempre ele é acionado, às vezes está com 98º C e ainda não foi acionado. Minhas dúvidas são:

*Motor 1.6

1) Quais as temperaturas de trabalho da válvula termostática? Quando abre e quando fecha?
2) Qual a temperatura de trabalho do eletroventilador? Quando é acionado e quando desliga?
3) Vi nos comentários anteriores vocês falando de termostato e sensor de temperatura, sensor de temperatura = vávula termostática? Termostato seria o que?

Desculpem meu fraco conhecimento, estou procurando aprender para tentar resolver os problemas por conta própria. Desde já agradeço a ajuda dos senhores.
[/quote]

Ola, vou tentar responder algumas de suas perguntas:

1) Valvula termostatica é o mesmo que Termostato, no nosso caso, motor 1.6, ela abre com 89° e libera o liquido arrefecedor do bloco do motor para o radiador e assim (a grosso modo) ela vai mantendo a temperatura do motor.

2) Sensor de temperatura é um sensor de conector verde que pega na carcaça onde se conecta o termostato.

Recomendo que vc procure no google como funciona um sistema de arrefecimento para motores refrigerados por liquido, pois, todas as marcas tem o mesmo principio, variando somente alguns detalhes.
[/quote]

Enfim, a melhor forma de saber com certeza qual valvula ou sensor usar, é vc pegar o numero de chassi do seu carro, ir no site <a href="http://service.citroen.com/pages/index.jsp" target="_blank">http://service.citroen.com/pages/index.jsp</a> ( tem que se cadastrar, mas é rapido), la vc vai achar o part number correto da peça que vc precisar e ai vai ficar mais facil de vc encontrar a peça correta ( tive uma certa dificuldade pra achar o meu termostato e sensor de temperatura, pois, nos motores 1.6 tem mais de uma versão da valvula e do sensor.)
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Ter Dez 01, 2015 5:45 pm

Procurei no site <a href="http://www.qclt.com" target="_blank">http://www.qclt.com</a> detalhes do motor 1.6 (TU5JP4) mas não tem a parte de arrefecimento.

Então vou postar a do 2.0 (EW10J4), a parte de arrefecimento começa no item 10, atente especialmente para o item 10 - 2 - TERMOSTATO, lá explica o principio de funcionamento da válvula termostática que acredito ser semelhante nos 1.6.

<a href="http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... bbm7ka.htm" target="_blank">http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... 7ka.htm</a>
Editado pela última vez por rgdl em Ter Dez 01, 2015 5:46 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#14

Mensagem por renan97ar » Ter Dez 01, 2015 6:35 pm

Editado pela última vez por renan97ar em Ter Dez 01, 2015 6:38 pm, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
brfull
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jun 16, 2015 8:45 pm
Nome: Weliton

#15

Mensagem por brfull » Ter Dez 01, 2015 8:06 pm

Obrigado a todos pelas dicas.

rgdl, encontrei a página referente ao motor 1.6, nessa página que você indicou. O item do sistema de arrefecimento é o 9.

Só colocar "TU5JP4 site:www.qclt.com/" na pesquisa do Google.

Tem, inclusive, um índice com as informações dos motores:
<a href="http://www.qclt.com/html/标致307_607维修手册/ ... po/t53.htm" target="_blank">http://www.qclt.com/html/标致3...info/po/t53.htm</a>
Editado pela última vez por brfull em Ter Dez 01, 2015 8:10 pm, em um total de 1 vez.
Responder