Temperatura do Xsara picasso 1.6 16v

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avimaper
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#16

Mensagem por avimaper » Sáb Jan 23, 2016 4:38 pm

Ola Pessoal! A um tempo atras precisei trocar o termostato e aproveitei e troquei o sensor de temperatura, e ai que veio o problema, meu carro passou a ficar desarmando o compressor de ar condicionado em engarrafamentos e saidas de quebra molas. Em analise de qual sensor colocar no carro, vi no citroen service que o meu era o 1338A7 e foi o sensor que comprei e instalei, este sensor tem cerca de 4 Khoms. O sensor que estava no meu carro é um sensor fabricado na França de marca DAV ( em outro relato eu disse que era thomson mas não é) e mede cerca de 3,5 khoms. Hoje eu retirei o sensor da thomson e instalei o sensor da DAV para fazer um teste, meu ar condicionado voltou a trabalhar normalmente.

Ja vi que se esse sensor da DAV der pau eu vou ficar na pista sem A/C, meu carro é 2007 1.6. Será que o sensor do 2.0 tem a resistencia de 3,5khoms compativel com o meu? Será que tem algo haver eu pensar que esses 500homs fazem diferença? Sera que eu comprei o sensor da thomson ja com defeito ( ele marca temperatura com 3 pontos no painel) ?

Agradeço a ajuda de todos.


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#17

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 23, 2016 5:08 pm

Esses 500homs fazem diferença sim, suponho eu que o tipo de termistor usado nesse sensor é do tipo NTC, que diminui a resistência com o aumento da temperatura, ele é tipo de termistor mais chato de trabalhar, mas é o mais usado.

Ele é muito sensível, então se o sistema está ajustado para um termistor de 4k não vai trabalhar direito com um termistor de 3,5k e vice versa.
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#18

Mensagem por avimaper » Sáb Jan 23, 2016 5:11 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 23 2016, 05:08 PM' post='32502']
Esses 500homs fazem diferença sim, suponho eu que o tipo de termistor usado nesse sensor é do tipo NTC, que diminui a resistência com o aumento da temperatura, ele é tipo de termistor mais chato de trabalhar, mas é o mais usado.

Ele é muito sensível, então se o sistema está ajustado para um termistor de 4k não vai trabalhar direito com um termistor de 3,5k e vice versa.
[/quote]
Pois é, agora ferrou!!! Eu vou ficar comprando sensor ate achar um de 3,5? :465974: :465974:

Me da uma ideia do que fazer?
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#19

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 23, 2016 5:43 pm

Mas seu carro não é 1.6 16V? até onde sei os sensores são diferentes de tal maneira que não dá para usar o do 2.0 no 1.6. É que o sensor do 2.0 é de rosquear.

Eu nunca fiz o teste para saber a resistência desse termistor.
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#20

Mensagem por avimaper » Sáb Jan 23, 2016 5:53 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 23 2016, 05:43 PM' post='32510']
Mas seu carro não é 1.6 16V? até onde sei os sensores são diferentes de tal maneira que não dá para usar o do 2.0 no 1.6. É que o sensor do 2.0 é de rosquear.

Eu nunca fiz o teste para saber a resistência desse termistor.
[/quote]

Mais uma MMM bem grande, meu carro é 1.6, porem, pelo que vejo, ele ta usando todo o sistema do 2.0. O proprio citroen service sinaliza isso, o termostato do meu carro é igual ao do 2.0, a carcaça onde pega o termostato é metalica e o sensor é de rosquear. E agora Jose? Outra que eu fiquei sabendo a um tempo atras, é que a minha ventoinha tambem é a usada no 2.0( é a que usa um plug para conexão do cabo de força e tem 500w, a do 1.6 normalmente o cabo de força da ventoinha sai direto do motor e a potencia é menor).

To ficando meio bolado....
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#21

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 23, 2016 6:03 pm

É... essa eu também não entendi, mas fazer o que? se o seu sensor é mesmo do 2.0 então é ele mesmo que vc tem que usar.

Agora, seguinte, pode ser que a peça que vc comprou não seja boa, eu comprei um sensor que mal durou 10 meses e me deixou na mão justamente numa viagem para São Paulo lá na altura de Qluz.

Então, pode ser que o seu sensor novo, assim como o meu, não esteja bom.
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#22

Mensagem por avimaper » Sáb Jan 23, 2016 6:13 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 23 2016, 06:03 PM' post='32515']
É... essa eu também não entendi, mas fazer o que? se o seu sensor é mesmo do 2.0 então é ele mesmo que vc tem que usar.

Agora, seguinte, pode ser que a peça que vc comprou não seja boa, eu comprei um sensor que mal durou 10 meses e me deixou na mão justamente numa viagem para São Paulo lá na altura de Qluz.

Então, pode ser que o seu sensor novo, assim como o meu, não esteja bom.
[/quote]


É, eu fui no service citroen , coloquei o numero do meu chassi e o danado do site me deu o PN= 1338A7 que convertendo para MTE daria o 4079. So me resta comprar o MTE 4110 que o indicado para motor 2.0 ou realmente o sensor esta ruim...

Obrigado pela atenção, precisar de algo estamos ai.
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Re: Temperatura do Xsara picasso 1.6 16v

#23

Mensagem por ismemario » Qua Dez 22, 2021 2:46 pm

Boa Tarde Pessoal,
sei que o tópico é antigo, mas o problema não. Estou buscando aprender com o fórum e descobri uma coisa que resolvi compartilhar com vocês.
Sobre a válvula termostática, no catálogo da MTE é possível ver a temperatura de abertura e fechamento de cada uma delas pelo código da peça.

No motor tu5jp4 que é o popular 1.6 16v o número do peça é VT370.89 e isso nos diz que ela começa a abrir aos 70 e está totalmente aberta aos 89.
Já no motor do peugeot 106 o código da peça é VT365.89 começa a abrir aos 65 e 100% aberta aos 89.

também vi que o pessoal pode confundir o funcionamento da válvula achando que são duas posições, o que não é verdade. O movimento de abertura é linear.
giovane s
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Re: Temperatura do Xsara picasso 1.6 16v

#24

Mensagem por giovane s » Qua Dez 22, 2021 9:28 pm

ismemario escreveu:
Qua Dez 22, 2021 2:46 pm
Boa Tarde Pessoal,
sei que o tópico é antigo, mas o problema não. Estou buscando aprender com o fórum e descobri uma coisa que resolvi compartilhar com vocês.
Sobre a válvula termostática, no catálogo da MTE é possível ver a temperatura de abertura e fechamento de cada uma delas pelo código da peça.
Legal a dica.
Fui conferir e finalmente saiu a atualização para 80 graus dos 2.0 da PSA.
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