Vazamento na carcaça da valvula termostatica

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
brfull
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jun 16, 2015 8:45 pm
Nome: Weliton

#16

Mensagem por brfull » Ter Nov 03, 2015 8:06 pm

Umas dicas..

Jamais abra a tampa da caixa de expansão com o carro quente... Pois o sistema geralmente está pressurizado e ao abrir a tampa e aliviar a pressão repentinamente... Você eleva a temperatura da água bruscamente e isso pode trincar partes do motor.

Jamais use água de torneira... Somente desmineralizada e deionizada..

Jamais use aditivo sintético ou a base de polimeros.. Somente use aditivo a base de etilenoglicol e organico.

Para tirar o ar... Solte a mangueira de retorno do radiador e complete o sistema até sair fluido sem ar pela saída do radiador.

Após isso reconecte.. E então procure no cavalo d'agua e nas mangueiras de ar quente um parafuso de sangria de ar.. Abra um por vez e ligue o motor... Vá completando e deixando sair o ar.. Quando não houver mais ar é só fechar tudo e acertar o nível na caixa de expansao.
Tenho vontade de eu mesmo fazer a limpeza do sistema de arrefecimento mas tenho dúvidas de onde devo fazer cada coisa. Seria pedir muito pedir pra você fazer um print do motor pelo Citroen Service e marcar onde estão esse(s) parafuso(s) de sangria de ar? Desde já gradeço.
Obs: Minha Picasso é 1.6
Editado pela última vez por brfull em Ter Nov 03, 2015 8:07 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#17

Mensagem por Miau » Ter Nov 03, 2015 9:19 pm

me passa o VIN que eu dou uma olhada.. pois o meu é 2.0 16v e é bem diferente.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#18

Mensagem por Miau » Qua Nov 11, 2015 7:35 am

é essa tampinha azul ai

Imagem

e tambem nessa mangueira de agua do aquecedor do climatizador.. tem essa tampa preta ai perto das bolinhas verdes..

Imagem
Editado pela última vez por Miau em Qua Nov 11, 2015 7:40 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#19

Mensagem por rgdl » Qua Nov 11, 2015 9:49 am

Ai André, essa é meio off topic mas agora que vc postou a foto da mangueira do ar quente eu lembrei de um detalhe, essa mangueira da foto é do Picasso mas não encaixa nos nossos. Parece piada mas é verdade.

É que nos Picassos Brasileiros existe um anel de metal nos conectores plásticos do radiador de água quente do ar condicionado. A trava da mangueira e a própria mangueira que vem de fábrica fica presa nesse anel metálico, porém essa solução não é usada em nenhum outro lugar, só aqui e só no Xsara Picasso, em todos os outros carros da linha Citroën as mangueiras são ligadas diretamente ao conector plástico sem qualquer anel metálico.

Eu troquei essas mangueiras, não comprei original, mas comprei uma paralela de qualidade feita pela Cauplas que fornece para montadoras na Argentina. Quando fui encaixar a mangueira não entrava, pois o bendito anel metálico não deixava. E cadê que o anel saia? Ele é preso por pressão no tubo plástico. :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball: Sem tirar o anel seria impossível colocar as mangueiras e eu proibi o mecânico de cortar o encaixe da mangueira.

Até que belo dia, depois de imaginar várias maneiras de tirar o maledito... eu simplesmente puxei e ele saiu. :65322: :65322: :65322:
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#20

Mensagem por Miau » Qua Nov 11, 2015 10:02 am

mas essa mangueira ai que eu postei é do 1.6

no caso a do meu que é 2.0 16v é diferente.. é igual essa da foto abaixo

Imagem
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#21

Mensagem por rgdl » Qua Nov 11, 2015 10:35 am

Eh! eh! foi essa mangueira mesmo que eu comprei... Aliás, comprei na Citroparts mesmo, via mercado livre.

Custou em torno de R$ 90,00 essa ai, comprei a outra que não tem o parafuso de sangria também que custou +/- o mesmo (essa mangueira sem o parafuso de sangria na Citroën custa R$ 567,00 :966283: :966283: ).

André, não encaixa, tem que tirar o maledito anel de metal do conector do ar quente.

Ah! sim, os Picassos 1.6 também não tem esse maledito anel.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
italoromano
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 28, 2017 7:35 am

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#22

Mensagem por italoromano » Ter Mar 28, 2017 7:38 am

Prezados, permitam-me reabrir o tópico, talvez alguém possa me esclarecer uma dúvida.

Levei minha C4 grand picasso 08/09 na concessionária para troca de óleo do AL4 de forma preventiva e troca de 2 suportes do motor que estavam danificados, e tudo corria bem até que no dia marcado para buscar o carro, recebo uma ligação informando que seria necessário a troca da "carcaça da válvula termostatica" que por estar danificada levaria o carro a vazar água.

Ocorre que meu carro não possuía nenhum vazamento desse tipo, nunca esquentou além da conta, e este serviço não foi mencionado quando me passaram o orçamento. Conversando com o consultor e inclusive com o mecânico, tive a impressão de que essa peça foi danificada no processo de remontagem/troca do líquido de arrefecimento.

O carro está com 125 mil km, e 12 carimbos de concessionária no manual de manutenção. Nunca tive necessidade de manutenção corretiva do carro.

Portanto, gostaria de saber se essa carcaça realmente oferece algum tipo de desgaste natural que justifique sua troca (não encontrei nada no manual nem na Internet), ou se realmente ela quebrou por imperícia do mecânico.

Estou realmente chateado com isso. Sempre fiz questão de fazer as manutenções em css, justamente para não ter que ficar me questionando este tipo de situação.



Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
italoromano
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 28, 2017 7:35 am

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#23

Mensagem por italoromano » Ter Mar 28, 2017 7:41 am

Segue a referida peça

Imagem

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#24

Mensagem por Miau » Ter Mar 28, 2017 7:52 am

Eu penso assim.. Se antes não vazava.. Eles tem que te entregar do mesmo jeito.. Se agora vaza, o defeito foi provocado.. Diferente de defeito encontrado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
italoromano
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 28, 2017 7:35 am

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#25

Mensagem por italoromano » Ter Mar 28, 2017 8:34 am

Justamente Miau. Segundo o mecânico, a peça, que já estava "podre", quebrou no processo de desmontagem para troca do líquido de arrefecimento...

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#26

Mensagem por Miau » Ter Mar 28, 2017 9:07 am

mas eu não entendo o por que de desmontar isso pra fazer troca de fluido.. não tem a menor necessidade.

pra troca de fluido, apenas se desacopla a mangueira durit inferior do radiador, e a de retorno da caixa de expansão.

sem falar que essa caixa de passagem(carcaça da válvula / cavalo dágua) custa bem caro.

Cara, é simples.. não fazia parte do orçamento.. não foi comunicado.. sequer cogitado.. não pague.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#27

Mensagem por rgdl » Ter Mar 28, 2017 12:14 pm

Eles devem ter tentado tirar o tubo metálico que passa por de traz do motor e que se liga nessa peça e vai até a bomba d'água, pois só assim se consegue vazar todo líquido. Tirar só a mangueira do pé do radiador ainda deixa fluido dentro do bloco.

Nesse processo eles devem ter danificado a peça, que sim, apodrece com o tempo.

Nos motores EW10 tem um bujão na lateral que pode ser aberto para vazar o fluido do bloco sem precisar tirar o tubo da bomba d'água que está ali justamente evitar esse procedimento de remover o tubo metálico.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Mar 29, 2017 10:16 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
italoromano
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 28, 2017 7:35 am

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#28

Mensagem por italoromano » Ter Mar 28, 2017 6:14 pm

Mas nesse caso, rgdl, já que tinha alternativa, é correto afirmar que teria que arcar com a peça? Por desgaste natural? Ou foi um erro de procedimento?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
italoromano
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 28, 2017 7:35 am

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#29

Mensagem por italoromano » Ter Mar 28, 2017 6:14 pm

Desde já agradeço imensamente a ajuda de todos

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Vazamento na carcaça da valvula termostatica

#30

Mensagem por rgdl » Qua Mar 29, 2017 10:20 am

Eu sei do bujão por que já li isso nesse site Motor EW10J4 Esvaziamento - Enchimento - Purga Circuito de Arrefecimento.

Agora não é uma leitura técnica oficial, embora eu acredite que tenha vindo de uma. O que vc pode questionar é porque foi necessário mexer na válvula se há o bujão de purga.

Lembrando mais uma vez que a válvula por ser plástica e estar sujeita a temperatura elevada e derivados de petróleo apodrece sim.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder