Vazamento na carcaça da valvula termostatica

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carlitosanches
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#1

Mensagem por carlitosanches » Sáb Set 19, 2015 4:48 pm

Ola pessoal, saudações! Peço ajuda num veredito. Percebi que meu carro começou a esquentar alem da conta, hoje, que fez um calor danado aqui em Campinas. Bom, esperei o carro (Xsara Picasso 2.0 16V 2004) esfriar, liguei-o novamente e fiquei de olho no motor. Tive a clara visão que ao começar a esquentar a agua, quando a valvula termostatica abriu, começou a vazar agua na carcaça dela, bem perto do sensor de temperatura. Qual seria o problema, seria a própria valvula, ou seria a carcaça ou seria a junta ou seria obrigatório trocar tudo? To procurando a carcaça para ver o preço, mas não acho de jeito nenhum na NET, só acho do 1.6. Palpitem a vontade por favor...Forte abraço a todos!


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matteo
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#2

Mensagem por matteo » Dom Set 20, 2015 12:10 am

Olá carlito, a minha é com motorização 1.6 e pude perceber na carcaça da válvula termostática pequeninas manchas de aditivo entre a mesma e o bloco do motor, o que me levou a concluir que a junta provavelmente esteja comprometida. Ainda é um vazamento insignificante, mas que pode virar uma torneira a qualquer momento. Conversando com um conhecido que trabalha na citroen, o mesmo me disse que tem que comprar o conjunto todo, carcaça com junta, valvula e sensor, o que achei um absurdo, pois creio que somente a troca da junta ja resolveria o problema. No Citroen-service aparece a junta de maneira independente com seu respectivo código, o que me leva a crer que ela pode sim ser comprada separadamente. Como disse um colega aqui do fórum, se tem o código individual provavelmente pode ser vendida só a referida peça. Abaixo tem o link da imagem da peça explodida e a lista com os códigos das peças. Pode verificar que tem duas juntas de vedação, a do bloco do motor (4) e a da valvula (7), pode ser que o problema esteja em uma delas... espero ter ajudado. Abraço!!


<a href="http://service.citroen.com/docapv/resou ... 090327.jpg" target="_blank">http://service.citroen.com/docapv/resou ... 327.jpg</a>





--------------------------------------------------------

01

1336 Q4
CAIXA SAÍDA ÁGUA MOTOR
---------------------------------------------------------
02

1306 29
PARAFUSO DRENO ÁGUA MOTOR
DIAM 6X100-18
---------------------------------------------------------
03

1339 78
JUNTA PARAFUSO DE PURGA
10X6,2
---------------------------------------------------------
04

1340 54
JUNTA CAIXA DE ÁGUA MOTOR
---------------------------------------------------------
05

1338 A0
PONTA TERMOSTATO INTEGRADO
89 DEG
---------------------------------------------------------
07

1340 58
JUNTA TERMOSTATO MOTOR
MONTAGEM VERNET-CALORSTAT

1340 60
MONTAGEM DAUPHINOIS-THOMSON
---------------------------------------------------------
70

6925 45
MUL PARAFUSO DE BASE
DIAM 6X100-25
---------------------------------------------------------
71

6930 96
MUL PRISIONEIRO
6X100-70-30-12
---------------------------------------------------------
72

6936 A0
PORCA BASE
6X100-6-10
---------------------------------------------------------
73

6925 P3
MUL PARAFUSO DE BASE
DIAM 6X100-70
Editado pela última vez por matteo em Dom Set 20, 2015 12:50 am, em um total de 1 vez.
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#3

Mensagem por carlitosanches » Ter Set 29, 2015 1:21 pm

Puxa Matteo, muito obrigado pela sua resposta e pela lista.
Agora estou com uma outra dúvida.
Fiquei perplexo, pois o vazamento simplesmente parou sozinho.
Sei que ele pode voltar a qualquer momento, mas alguém saberia dizer o que pode fazer um vazamento simplesmente tampar do nada? Pode a própria ferrugem acabar tampando um minusculo furinho? Estou com aditivo , mas não sei em que proporção.
Abraço a todos!
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#4

Mensagem por Leonardolive » Ter Set 29, 2015 2:48 pm

Boa tarde amigos,
Estou com o mesmo problema acima citado.
Na semana passada percebi que o nível da água constantemente tendia a cair até que na sexta passada o carro quase ferveu. piscou luz de óleo. Completei o óleo e cheguei no trabalho. Antes de ir pra casa enchi o reservatório de água e vim pra casa. Percebi o o ventilador ligou e não parou mais, como esfriou o tempo e choveu muito, creio que ajudou o carro a não ferver. Ao chegar em casa e colocar o carro na garagem percebi o barulho, tipo assobio de algo vazando pressurizadamente.
No outro dia e carro frio fui investigar até achar a mangueira de baixo que encaixa nessa peça com um microvazamento.
Removi, cortei um pedaço e religuei. Completei mais uma vez a agua e fui fazer um teste.
Mais uma vez o carro superaqueceu em menos de 1km rodado. Voltei pra garagem e não achei vazamento. Quando folguei a tampa do reservatório de arrefecimento, voltou um pouco de agua que estava bastante pressurizada. Deixei o carro de lado, e no outro dia resolvi procurar o defeito. Completei a agua outra vez e resolvi andar mais um pouco. Funcionamento perfeito sem fazer nada...
Fui e voltei do trabalho ontem e maravilha. funcionamento perfeito e ventoinha na alta apenas pouquíssimas vezes e por um curto período de tempo.
Hoje ao ir pro trabalho, aparentemente normal. Quase chegando do trabalho a temperatura começou a subir um pouco além do meio.
Se não é vazamento, o que pode ser? Pelo que vi a válvula termostática fica na saída superior, correto? Ela que pode estar travando não abrindo ou abrindo e não fechando?
Percebi ao tirar a mangueira de baixo pra verificar que tinha muita ferrugem no encaixe da peça, ou seja, já está bem comprometida.
Agora outro fato. A do meu Picasso é aparentemente de ferro e achei algumas no Mercadolivre, mas aparentemente de plástico. A dúvida é. Essa peça no carro de vcs é de Ferro ou de Plástico? Será que foi substituída justamente por conta de ferrugem? :966283:

Segue um exemplo de anúncio que tem a carcaça.
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 07-16v-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 16v-_JM</a>

A do C4 picasso tb é de plástico:
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v-2008-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 008-_JM</a>
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#5

Mensagem por matteo » Ter Set 29, 2015 5:22 pm

Cara, a do motor 2.0 não sei dizer, mas a minha que é motor 1.6 é de plástico.
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#6

Mensagem por rgdl » Ter Set 29, 2015 5:47 pm

A caixa de passagem de agua nos Xsara Picassos é plástica nos 2.0 até 2003 e nos 1.6 de qualquer ano. Ela é de metal nos 2.0 2004 em diante (motor EW10J4).

A válvula termostática propriamente dita é plástica em todos os modelos.

Vazamento de água é ruim, pois o superaquecimento ferra com a junta do cabeçote, ai é uma grana para consertar.

Encoste o carro e procure o vazamento, se sua caixa de passagem de água é metálica ele deve estar nas mangueiras. É comum elas irem para o espaço por contaminação de óleo.

Uma dica, a ventoinha no Xsara Picasso só arma no máximo quando o ar-condicionado está ligado ou quando há risco de superaquecimento. Se o sistema de arrefecimento está ok ela nunca vai armar no máximo com o ar desligado, pois a velocidade baixa dá conta.

A ventoinha ligando sempre no máximo diminui a vida útil da bendita e significa que o liquido do arrefecimento está acima dos 110°C isso não é para acontecer em hipótese alguma, pois no máximo a temperatura deve chegar a 97/98°C para armar a ventoinha no mínimo e a temperatura vai baixando rapidamente até chegar a 89/90°C que é quando ela desarma. Na estrada com vento pela frente a temperatura nunca sobe além de 89°C. Mesmo no verão é assim que tem que ser, se armar a máxima é melhor encostar e dar um tempo para o motor.

Veja isso logo.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Set 29, 2015 5:59 pm, em um total de 1 vez.
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#7

Mensagem por Leonardolive » Ter Set 29, 2015 7:28 pm

Então existe uma série de problemas.
A ventoinha do meu carro sempre arma na mesma velocidade. Não sabia que tinha duas...
Vazamento era apenas em uma mangueira. Agora não tem mais.
A minha é 2004/2005. Tá explicado então a carcaça ser de metal.

Resumindo, tenho dois defeitos. A minha ventoinha deveria armar na menor temperatura e provavelmente não está ligando, apenas na alta velocidade.
E o outro defeito provável seja na válvula que esteja travando seja aberta ou fechada visto que não sei exatamente como funciona, mas depois aparentemente volta a funcionar.

Vou levar no meu mecânico pra verificar.
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#8

Mensagem por rgdl » Qua Set 30, 2015 9:56 am

Para saber se a ventoinha está armando na baixa ou se está direto na alta é simples. Dá para fazer com ou sem scanner, mas com um scanner é melhor pq dá pra ver a evolução da temperatura.

Um scanner simples e barato do tipo ELM327 bluetooth já serve se vc tem um celular com o android tem vários aplicativos que reconhecem esse scanner.

Ligue o carro e com o scanner monitore a temperatura, quando ela chegar em +/-98°C a ventoinha tem que armar na velocidade baixa. O correto é a temperatura começar a baixar até 89°C. Se não armar aos 98°C então algum problema tem, não da ventoinha mas os suspeitos são o relê ou a resistência de baixa.

Sem scanner vai fazer a mesma coisa, porém quando tiver três pontos verdes no painel passe a observar a ventoinha ela tem que armar na baixa quando armar espere desligar e ligue o ar condicionado se a ventoinha armar na mesma velocidade então a baixa está ruim, mas se armar numa velocidade maior está tudo ok.

A válvula termostática é uma válvula que abre a medida que a temperatura aumenta. O motor 2.0 funciona a temperatura de 89°C então até essa temperatura ela tem que estar fechada fazendo a temperatura do liquido de arrefecimento aumente rapidamente, quando a temperatura começa a passar de 89°C ela começa a abrir permitindo que o liquido quente seja esfriado no radiador.

Ela pode travar fechada ou aberta, se travar fechada o motor superaquece sempre, creio que esse não é o seu caso. Mas na maioria das vezes ou ela abre em temperatura acima ou a abaixo dos 89°C o que é igualmente ruim.
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#9

Mensagem por Leonardolive » Qui Out 01, 2015 2:27 pm

Boa tarde @RGDL.
Dei uma fuçada hoje.
Verifiquei a questão da ventoinha e realmente ela só arma na alta velocidade.
Verifiquei que o reparo (Corte da mangueira furada e recolocação) ficou um pouco frouxa, e no exato momento que a válvula abre (Não está travada então!) acontecia um pequeno vazamento.
Retirei as mangueiras principais pra fazer uma limpeza e recoloquei.
Testei e sem vazamentos. Vim ao trabalho sem sustos.

Falta apenas ver a questão do eletro-ventilador que está com alguma falha por não acionar em baixa.

Tô começando a gostar de colocar a mão na massa, pena não ter muito tempo pra mexer, senão eu mesmo daria uma faxina no sistema de arrefecimento e outras coisas mais simples.
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#10

Mensagem por rgdl » Qui Out 01, 2015 3:13 pm

Eu gosto muito de fazer as coisas também, quando meu carro estava na oficina (a oficina é do meu irmão) eu ia lá para eu mesmo meter a mão na massa.

Quem colocou o radiador novo e várias mangueiras no lugar, além de efetuar a limpeza de várias peças, fui eu mesmo.

Hoje reparei que minha ventoinha não está desarmando quando a temperatura chega a 89°C, estava com o scanner ligado e pude ver isso claramente.

No começo o comportamento da temperatura foi o normal, sobe até os 97/98°C e começa descer até 89°C e depois volta a subir, o que significa que a ventoinha está armando e desarmando. Só que num dado momento a temperatura travou nos 89/90°C as vezes baixando para 87°C.

Quando cheguei no estacionamento a temperatura estava em 89ºC, sai e fui ver a ventoinha e a bendita estava armada direto. Não pode, isso encurta a vida útil dela.

Acho que o relê da baixa foi para o saco.

No seu caso tanto pode ser o relê quanto pode ser a resistência, mas é mais comum ser a resistência.

Mas vc quer uma dica, é o seguinte o que realmente queima na resistência é um fusível térmico, na foto a baixo vc vai ver uma peça rosa entre a resistência e a proteção de metal, é ele. Trocando ele a resistência volta a funcionar. Não é difícil de achar, é um fusível térmico comum em ferros de passar roupa ou sanduicheira tipo gril, então lojas de peças para eletrodomésticos tem.

Imagem
Editado pela última vez por rgdl em Qui Out 01, 2015 3:16 pm, em um total de 1 vez.
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#11

Mensagem por Leonardolive » Qui Out 01, 2015 3:32 pm

Vou a caça amanhã desse Relê, Resistência, Fusível.
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#12

Mensagem por JCARENHA » Ter Out 20, 2015 11:29 pm

Tive o mesmo problema.....quando comprei...uma pequena marca de aditivo na carcaça....fui alertado pelo rapaz da troca de oleo......um belo dia a torneira abriu

300 pilas....resolvido
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#13

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Out 21, 2015 11:09 am

[quote name='Leonardolive' date='Sep 29 2015, 03:48 PM' post='30916']
Boa tarde amigos,
Estou com o mesmo problema acima citado.
Na semana passada percebi que o nível da água constantemente tendia a cair até que na sexta passada o carro quase ferveu. piscou luz de óleo. Completei o óleo e cheguei no trabalho. Antes de ir pra casa enchi o reservatório de água e vim pra casa. Percebi o o ventilador ligou e não parou mais, como esfriou o tempo e choveu muito, creio que ajudou o carro a não ferver. Ao chegar em casa e colocar o carro na garagem percebi o barulho, tipo assobio de algo vazando pressurizadamente.
No outro dia e carro frio fui investigar até achar a mangueira de baixo que encaixa nessa peça com um microvazamento.
Removi, cortei um pedaço e religuei. Completei mais uma vez a agua e fui fazer um teste.
Mais uma vez o carro superaqueceu em menos de 1km rodado. Voltei pra garagem e não achei vazamento. Quando folguei a tampa do reservatório de arrefecimento, voltou um pouco de agua que estava bastante pressurizada. Deixei o carro de lado, e no outro dia resolvi procurar o defeito. Completei a agua outra vez e resolvi andar mais um pouco. Funcionamento perfeito sem fazer nada...
Fui e voltei do trabalho ontem e maravilha. funcionamento perfeito e ventoinha na alta apenas pouquíssimas vezes e por um curto período de tempo.
Hoje ao ir pro trabalho, aparentemente normal. Quase chegando do trabalho a temperatura começou a subir um pouco além do meio.
Se não é vazamento, o que pode ser? Pelo que vi a válvula termostática fica na saída superior, correto? Ela que pode estar travando não abrindo ou abrindo e não fechando?
Percebi ao tirar a mangueira de baixo pra verificar que tinha muita ferrugem no encaixe da peça, ou seja, já está bem comprometida.
Agora outro fato. A do meu Picasso é aparentemente de ferro e achei algumas no Mercadolivre, mas aparentemente de plástico. A dúvida é. Essa peça no carro de vcs é de Ferro ou de Plástico? Será que foi substituída justamente por conta de ferrugem? :966283:

Segue um exemplo de anúncio que tem a carcaça.
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 07-16v-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 16v-_JM</a>

A do C4 picasso tb é de plástico:
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v-2008-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 008-_JM</a>
[/quote]


Modesta opinião !! --> Quando você cortou a mangueira e reconectou acertou em cheio!! Mas não tirou o ar que já havia entrado antes pelo furo, daí porque o carro esquentou novamente!! Porém, quando você retornou para casa e abriu a tampa do reservatório, boa parte deste ar saiu no esguicho de água. Resta ainda com certeza, ar no sistema.
Ligue o motor e abra a tampa do reservatório de água. Não sei ainda onde está localizada, mas no radiador ou em alguma mangueira tem de haver uma pequena válvula de drenagem. abra está válvula deixando sair um pouco de água. Em seguida vá colocando um pouco de água no reservatório ( de preferência com mangueira, meio fechada bem fraca, sem jato forte de água) e observe a saida de ar pela válvula de drenagem...quando estiver saindo somente água mesmo, pare de colocar água no reservatório, feche a válvula de drenagem e feche a tampa do reservatório de água.

Quando colocamos água no sistema de arrefecimento, OBRIGATÓRIAMENTE temos que colocar o ADITIVO. Sem o aditivo as características minerais da água, atacam as vedações do sistema...daí os vazamentos.
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#14

Mensagem por Miau » Qua Out 21, 2015 12:01 pm

Umas dicas..

Jamais abra a tampa da caixa de expansão com o carro quente... Pois o sistema geralmente está pressurizado e ao abrir a tampa e aliviar a pressão repentinamente... Você eleva a temperatura da água bruscamente e isso pode trincar partes do motor.

Jamais use água de torneira... Somente desmineralizada e deionizada..

Jamais use aditivo sintético ou a base de polimeros.. Somente use aditivo a base de etilenoglicol e organico.

Para tirar o ar... Solte a mangueira de retorno do radiador e complete o sistema até sair fluido sem ar pela saída do radiador.

Após isso reconecte.. E então procure no cavalo d'agua e nas mangueiras de ar quente um parafuso de sangria de ar.. Abra um por vez e ligue o motor... Vá completando e deixando sair o ar.. Quando não houver mais ar é só fechar tudo e acertar o nível na caixa de expansao.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
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#15

Mensagem por Leonardolive » Qua Out 21, 2015 2:38 pm

Obrigado pelas dicas, mas na verdade o grande vilão foi a bendita ventoinha que não funcionava na velocidade mínima, ou seja, o carro sempre trabalhava superaquecido. Está no meu mecânico fazendo a revisão e o estrago nesse longo período de conserta /estraga/enrola de meu "ex-meCHânico" foi beem grande. Depois que a novela acabar dou mais detalhes.
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