3 pontinhos 4 pontinhos problema com ar condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#31

Mensagem por rgdl » Qua Dez 30, 2015 10:51 am

Vixe, o carro bateu de frente... deve ter comprometido toda a tubulação do ar-condicionado e provavelmente eles reaproveitaram.

O radiador original é da Valeo e tem 27mm de espessura se o seu radiador for fino com algo em torno de 17mm de espessura então ele é paralelo. Isso não é ruim, eu uso um paralelo e funciona muito bem, tive que trocar o meu porque o original entupiu e depois de varetar ficou vazando.

Cara eu acho que não deve ser módulo não, deve ser o rele mesmo e um relê com defeito pode sim dar o clique e não ligar, basta que os contatos internos estejam muito desgastados.

Kadurj, para vc saber se está armando no segundo estágio é fácil, ligue o motor e o ar-condicionado a ventoinha tem que armar na alta. Na velocidade alta esse moto ventilador faz um barulho considerável, é audível de dentro do carro, então não dá para confundir.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Dez 30, 2015 10:53 am, em um total de 1 vez.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

#32

Mensagem por Kadurj » Qua Dez 30, 2015 12:05 pm

Ok! Vou fazer o teste.. Mas digo já que nunca percebi o barulho da ventoinha dentro do carro ao ligar o ar. Sei que liga pois ao abrir a porta dá pra ouvir, mas não sei se é no 2º estágio.

O que eu acho estranho nesse carro, é que se chego em casa no calor, com três pontos e desligo o carro, a ventoinha desliga junto. Os outros carros que tive a ventoinha ficava ligada por alguns bons segundos e depois desligava.

Isso é normal??
Editado pela última vez por Kadurj em Qua Dez 30, 2015 12:06 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#33

Mensagem por rgdl » Qua Dez 30, 2015 12:29 pm

Seu carro é 1.6 ou 2.0? É que a ventoinha do 2.0 é mais potente, tem 500w dai fazer um barulhão na alta.

Até pode acontecer da ventoinha ficar funcionando por um tempo, inclusive isso está no manual. Mas comigo isso só acontecia na época que estava tendo problemas com o sistema de arrefecimento, depois que ajeitei nunca mais ela ficou armada depois de desligar o carro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#34

Mensagem por avimaper » Sex Jan 01, 2016 1:33 pm

[quote name='rgdl' date='Nov 12 2015, 03:19 PM' post='31476']
Batalha, pode até ser que os Xsara Picassos até 2004 tenha a possibilidade de troca do refil do secador, mas eu acho que a melhor maneira de saber se um carro tem ou não tem a possibilidade de trocar o refil do secador é entrar no <a href="http://service.citroen.com/" target="_blank">http://service.citroen.com/</a> e colocar o vin (numero do chassis) do carro.

Se o carro puder fazer a troca o refil vai aparecer como peça de reposição lá nos itens relacionados ao ar condicionado.

O meu, por exemplo, não tem, pois o refil não consta como peça de reposição, mas o meu é um 2005.
[/quote]

Boa tarde amigo RGDL!!

Agora vc me assustou!! Vou te dizer porque: A minha ventoinha esta com problema, quando ligo o ar condicionado ela funciona normal, porem , quando desligo o ar ela fica batendo no "mancal", dei uma olhada por baixo e a helice esta desalinha, ocasionando as batidas em baixa rotação. Estive dando uma olhada no service citroen e quando coloco meu VIN o bendito do eletroventilador não aparece como peça de reposicção!!! :icon_smile_shock: :icon_smile_shock:

Enfim, olhando no service citroen percebi que a helice e presa por um parafuso no motor eletrico, te pergunto: Vc ja desmontou a frente do carro e essa ventoinha? pode me dar umas dicas? sera que é so o parafuso da helice que ficou frouxo fazendo ela ficar desalinhada? Podes ajudar?
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#35

Mensagem por rgdl » Sex Jan 01, 2016 2:13 pm

Olha, eu já tive esse problema e era a ventoinha mesmo que foi para o saco, embora o parafuso também possa soltar.

Para saber se é o parafuso basta colocar a mão, é um pouco apertado mas dá. Se o parafuso estiver solto vc vai notar ele para fora

Se não tiver para fora compre uma ventoinha nova e troque com urgência, pois os mancais estão quebrados e ela pode parar de funcionar a qualquer momento.

Comigo parou de funcionar no dia que comprei a nova, estava indo para a oficina trocar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
carlossantos
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Jan 29, 2015 12:37 pm
Nome: carlossantos
Contato:

#36

Mensagem por carlossantos » Sex Jan 01, 2016 2:36 pm

Caro amigos no meu caso Tbm era o problema no motor da ventoinha efetuou o reparo na mesma o ar está funcionando perfeito quanto à sua pergunta caro amigo Sadrachss sou de Campo Grande Mato Grosso do sul e mandei arrumar numa oficina que mexe só com ar mas não foi fácil não passei por 2 oficinas Tbm de ar condicionado e receitaram mexer alegando que Citroen é bucha até que achei essa oficina JR ar concicionado que efetuou o reparo!!!!
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#37

Mensagem por avimaper » Sex Jan 01, 2016 2:38 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 1 2016, 02:13 PM' post='32105']
Olha, eu já tive esse problema e era a ventoinha mesmo que foi para o saco, embora o parafuso também possa soltar.

Para saber se é o parafuso basta colocar a mão, é um pouco apertado mas dá. Se o parafuso estiver solto vc vai notar ele para fora

Se não tiver para fora compre uma ventoinha nova e troque com urgência, pois os mancais estão quebrados e ela pode parar de funcionar a qualquer momento.

Comigo parou de funcionar no dia que comprei a nova, estava indo para a oficina trocar.
[/quote]

<a href="http://service.citroen.com/docpr/affich ... ct=FCT0512" target="_blank">citroen service</a>

Vc saberia me explicar o que significa esse "Ate OPR 12382" e " desde OPR 12382"?
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
avimaper
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 7:25 pm
Nome: avimaper

#38

Mensagem por avimaper » Sex Jan 01, 2016 9:43 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 1 2016, 02:13 PM' post='32105']
Olha, eu já tive esse problema e era a ventoinha mesmo que foi para o saco, embora o parafuso também possa soltar.

Para saber se é o parafuso basta colocar a mão, é um pouco apertado mas dá. Se o parafuso estiver solto vc vai notar ele para fora

Se não tiver para fora compre uma ventoinha nova e troque com urgência, pois os mancais estão quebrados e ela pode parar de funcionar a qualquer momento.

Comigo parou de funcionar no dia que comprei a nova, estava indo para a oficina trocar.
[/quote]

Boa noite! prezado, em outro topico vc informou que comprou a ventoinha paralela e acabou achando uma pessoa que tinha a ventoinha original. Pode me informar se essa ventoinha paralela durou um bom tempo? pode me informar onde vc encontrou a pessoa que tinha a ventoinha original, sou de São Gonçalo e vi que vc é de Niterói e fica facil eu procurar essa pessoa.
Xsara Picasso GLX 1.6 2007
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#39

Mensagem por rgdl » Sex Jan 01, 2016 11:02 pm

Cara eu não sei o que é, ou melhor não sabia o que é esse número OPR, mas já vi que vc postou um tópico e já responderam satisfatoriamente nele.

Na verdade agora moro em São Gonçalo também, mas esse lance da ventoinha aconteceu faz muito tempo, para ser exato foi no final de 2014. Duvido que o cara ainda tenha a peça.

Mas eu coloquei numa oficina Em Jardim Catarina, entrando pela avenida Santa Catarina vindo pela RJ104 é a primeira rua à direita, Rua Eudino Eger, oficina J.pitz.

A ventoinha que coloquei é paralela, um modelo que embora tenha as mesmas medidas e números de pás não é do Xsara Picasso 2.0, é na verdade do C4 Picasso, pois tem soquete de encaixe e potência diferente.

Nas Xsara Picasso, seja 2.0 ou 1.6, o soquete de encaixe é direto no motor, não tem fio saindo do motor da ventoinha. Essa que comprei tem um fio com soquete no final que não é compatível com o soquete dos nossos, então tive que fazer uma adaptação.

Ela está funcionando perfeitamente até agora, mesmo tendo potência menor não estou sentindo falta dela.

Paguei, na época, 360,00 dilmas por ela e comprei numa daquelas lojas de autopeças que tem no Coelho.

Mas te aconselho a comprar uma no mercado livre, por causa do soquete.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sadrachss
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 1:03 pm
Nome: Sadrachss

#40

Mensagem por Sadrachss » Sáb Jan 02, 2016 2:48 pm

Eu não consigo achar os reles, já fui em 2 Citroens e em Peugeot, vou procurar uma tabela de reles paralelos, hj meu irmão volta e viagem e ele é engenheiro elétrico, trabalha com automação tb e trabalha com projetos eletrônicos, tenho 95% de certeza q consegue achar os paralelos para mim e se trocarmos e não funcionar vou fazer ele desmontar esse carro todo até isso funcionar.
Tinha achado um da DNI paralelo, mas não sabia dizer quantos pinos ele tem, então não comprei.

Vou continuar na batalha até resolver isso.

Assim q conseguir uma solução volto com uma resposta aqui.

Abraços
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#41

Mensagem por rgdl » Dom Jan 03, 2016 9:43 pm

Dificilmente vc vai encontrar esses relês para pronta entrega em qualquer concessionária, vai ter que encomendar.

Caso vc consiga um relê paralelo compatível posta a indicação, pois isso interessa muito.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sadrachss
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 1:03 pm
Nome: Sadrachss

#42

Mensagem por Sadrachss » Dom Jan 03, 2016 11:28 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 3 2016, 09:43 PM' post='32135']
Dificilmente vc vai encontrar esses relês para pronta entrega em qualquer concessionária, vai ter que encomendar.

Caso vc consiga um relê paralelo compatível posta a indicação, pois isso interessa muito.
[/quote]

Bom resolvi o problema já.

Como eu havia comentado antes. Não é pq o rele está "fechando / estralando" q está funcionando fiz o teste na bancada com o meu irmão e o problema estava no rele q controla os estágios.

Acabei colocando um rele comum mas de 40A (tenho um monte aqui q eu estava usando no fusca e olhando no esquema dele é idêntico) o código é outro devido ao suporte q ele tem para prender.
O q estava no carro não tinha marca nenhuma só indicação, coloquei um da DNI mesmo.
Amanhã eu pego o código dele para vc, mas já aviso q não é 45A como pede original, estou usando um de 40A
Vou encomendar na CCS os originais.

Mas vou abrir novamente a caixa de reles e te passo os q estão lá dentro.

Amanhã irei numa casa de radiador procurar os parafusos da ventoinha, vi q estão sem as borrachas para completar a Trama Mexicana.
Editado pela última vez por Sadrachss em Dom Jan 03, 2016 11:29 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#43

Mensagem por rgdl » Ter Jan 26, 2016 12:15 pm

E ai Sadrachss? Como terminou isso? Eu também estou com algum problema nos relês já que ele não está desarmando quando a temperatura aos 89°C.

Eu vi que a DNI tem alguns relês que são equivalentes.

Ela não tem um equivalente ao de 45A (relê azul) mas tem 0 DNI 0105 que é de 50A, só não sei se a largura dos terminais é compatível com o soquete.

Imagem

Aqui o produto no site da DNI

<a href="http://www.dni.com.br/grupo/index.php?p ... =1&lang=pt" target="_blank">http://www.dni.com.br/grupo/index.php?p ... lang=pt</a>

Já compatível com o de 35A (relê verde) o que encontrei foi o DNI 0139, porém ele é de 40A no circuito sempre desligado e 30A no circuito sempre ligado, pelo menos é o que mostra a foto, já que a descrição diz ser 40/10A e não 40/30A.

Imagem

<a href="http://www.dni.com.br/grupo/index.php?p ... =1&lang=pt" target="_blank">http://www.dni.com.br/grupo/index.php?p ... lang=pt</a>

Eu estou propenso a trocar todos os relês e comprar os vedes na concessionária já que são relativamente baratos e o de 45A eu estou querendo colocar o esse DNI0105, já que o relê azul está com preço sugerido de R$ 113,19.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sadrachss
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 1:03 pm
Nome: Sadrachss

#44

Mensagem por Sadrachss » Ter Jan 26, 2016 12:48 pm

Caros amigos, eu troquei todos os reles, mas não sei quais foram colocados, quem trocou foi meu irmão.
Arrumei o ar condicionado e fiquei de olhar para vcs e passar os reles q ele colocou no lugar dos originais, mas aconteceu o inesperado. Uma lotação 3 dias depois de ter mandado arrumar o ar condicionado, bateu no carro e me jogou contra o canteiro central. Assumiu a culpa, disse q iria acionar o seguro deles é blá, blá, blá, aquele lenga-lenga de sempre, não acionou, acabei acionando o meu e 2 dias depois do sinistro a Porto Seguro deu PT no carro da minha esposa.
Infelizmente vou ficar devendo as informações dos reles a vcs q me ajudaram a resolver o problema do AC.

rgdl, o primeiro rele posso afirmar q funciona pois lembro q meu irmão colocou esse no lugar do original 0105 lembro dele pq comprei um monte desses para colocar no fusca q tenho.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#45

Mensagem por rgdl » Ter Jan 26, 2016 1:29 pm

Poxa Sadrachss mas que coisa hein? Ainda bem que ficou tudo bem com vc e no final é isso que importa, porque carro a gente compra outro, mas a saúde e a vida não.

Se estourou o Airbag não tem jeito, toda seguradora dá PT.

Mas a informação que vc está me dando já tá boa de mais, pois os reles de 35 vou comprar na concessionária mesmo, só restava o de 45A, se esse substitui então tá valendo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder