3 pontinhos 4 pontinhos problema com ar condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#16

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Nov 11, 2015 6:50 pm

Observando o desenho do sistema de ar condiiconado do Xsara Picasso no Service Citroen, vi que no digamos "radiador do ar cond" tem do lado direito um cartucho filtrante.....
Logo entendi que carros com mais de 5 anos sem limpar este cartucho ou troca-lo terão problemas de vazão com o líquido refrigerante justamente no momento mais quente do processo.

Infelizmente no manual de serviço, pagina 513 se não me engano, diz que retirar este cartucho implica em perda da carga de gás!!!

Mas eu vou atacar assim mesmo pois faz tempo que essa carga de gás trabalha!!!!


Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#17

Mensagem por rgdl » Qua Nov 11, 2015 7:02 pm

Batalha isso que vc chama de filtro é, na verdade, o secador responsável por retirar a humidade do fluído refrigerante.

O problema é que a partir de certo ano ele deixou de ser "trocável" , ou seja, quem tiver problema com o secador precisa trocar todo o condensador.

Mas, mesmo que ainda seja possível tocar o refil do secador, vc vai sim perder todo o fluido refrigerante. A não ser que vc leve numa oficina que tenha aquela máquina que reaproveita o fluido.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#18

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Nov 12, 2015 11:39 am

[quote name='rgdl' date='Nov 11 2015, 07:02 PM' post='31466']
Batalha isso que vc chama de filtro é, na verdade, o secador responsável por retirar a humidade do fluído refrigerante.

O problema é que a partir de certo ano ele deixou de ser "trocável" , ou seja, quem tiver problema com o secador precisa trocar todo o condensador.

Mas, mesmo que ainda seja possível tocar o refil do secador, vc vai sim perder todo o fluido refrigerante. A não ser que vc leve numa oficina que tenha aquela máquina que reaproveita o fluido.
[/quote]


Ótima dica RGDL !! Reaproveitar o gás R134 a !!

É verdade !! 'cartucho filtrante e desumidificador' é como está descrito no Manual, sendo a página 495 e não a que citei antes.

O manual é do ano de 2004 ! Podemos então ter certeza que os lançados em 2004 trocam o cartucho.

VAleu!!
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Qui Nov 12, 2015 11:39 am, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#19

Mensagem por rgdl » Qui Nov 12, 2015 3:19 pm

Batalha, pode até ser que os Xsara Picassos até 2004 tenha a possibilidade de troca do refil do secador, mas eu acho que a melhor maneira de saber se um carro tem ou não tem a possibilidade de trocar o refil do secador é entrar no <a href="http://service.citroen.com/" target="_blank">http://service.citroen.com/</a> e colocar o vin (numero do chassis) do carro.

Se o carro puder fazer a troca o refil vai aparecer como peça de reposição lá nos itens relacionados ao ar condicionado.

O meu, por exemplo, não tem, pois o refil não consta como peça de reposição, mas o meu é um 2005.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Nov 12, 2015 3:21 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sadrachss
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 1:03 pm
Nome: Sadrachss

#20

Mensagem por Sadrachss » Ter Dez 29, 2015 10:57 am

Bom dia a todos.
Primeiro peço desculpas por ressuscitar o tópico, mas estou com um problema parecido no meu Xsara.
Não arma o segundo estágio da ventoinha.
Levei em 3 eletricistas e os 3 condenaram o modulo e me nego a isso.
O carro é da minha esposa e ocorreu q estourou a mangueira do AC devido a alta pressão aliado a falta do segundo estágio.

Bom e lendo o tópico não consigo achar o defeito, pois não arma nem desplugando o sensor de temperatura do carro, o q deveria de fato acontecer é entrar direto no segundo estágio da ventoinha.

carlossontos, vc é de SP, se for poderia me indicar o local q resolveu o seu problema?

Alguém poderia me indicar um local q possa realmente tentar resolver esse problema e saiba o q está fazendo pois parece q ninguém sabe o q está fazendo só querem condenar o modulo.

Até então fazem os testes e aciona corretamente, se ligar um fusivel no lugar do rele ele aciona numa boa, espetado na CAN alguns aparelhos até acessam o modulo, mas não conseguem fazer funcionar o segundo estágio, disseram q para funcionar o segundo estágio ele aciona o primeiro para acionar o segundo.

Mas está tudo mto confuso, cada um faz um teste diferente e a conclusão é sempre a mesma. Modulo do carro condenado...


Obrigado
Editado pela última vez por Sadrachss em Ter Dez 29, 2015 10:58 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#21

Mensagem por Miau » Ter Dez 29, 2015 11:16 am

Ja viu se nao é a resistencia que fica atras do parachoque?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Sadrachss
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 1:03 pm
Nome: Sadrachss

#22

Mensagem por Sadrachss » Ter Dez 29, 2015 11:36 am

[quote name='André M' date='Dec 29 2015, 11:16 AM' post='32077']
Ja viu se nao é a resistencia que fica atras do parachoque?
[/quote]
Já foi testa até então, só aciona se colocar no lugar do rele um fusível.
Eu até agora não aceita o q estão me falando de ser o modulo do carro.
Estou quase indo comprar os reles e as resistências e eu mesmo trocar tudo.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#23

Mensagem por rgdl » Ter Dez 29, 2015 1:49 pm

Se eu fosse vc faria isso imediatamente, se colocando um fusível no lugar do relê passa a funcionar tudo indica que o problema é do relê mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sadrachss
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 1:03 pm
Nome: Sadrachss

#24

Mensagem por Sadrachss » Ter Dez 29, 2015 2:09 pm

Acabei de trocar as resistências... Continua igual.
Vou tentar os reles agora. Alguém sabe me informar qual o rele correto para se colocar?
Sim eu sou bem leigo nesse assunto.
Fui direto na Citroën comprar as resistências e paguei em cada uma R$70,00 mais barato q na Internet ainda.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

#25

Mensagem por Kadurj » Ter Dez 29, 2015 3:27 pm

Boa tarde! No meu acontece o mesmo mas só em altas temperaturas. E como moro no Rio de Janeiro, acontece direto. Quando chega ao 4º pontinho o ar é desligado automaticamente, quando abaixa pra três volta a ligar... Um saco.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#26

Mensagem por rgdl » Ter Dez 29, 2015 4:05 pm

Kadurj, também sou do Rio e posso te garantir que mesmo nesse calorão que está fazendo por aqui (ontem bateu 55°C de sensação térmica) tenho usado o ar condicionado direto sem que o medidor saia dos três pontos verdes.

Reveja seu sistema de refrigeração com urgência dando ênfase na ventoinha e no radiador.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sadrachss
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 1:03 pm
Nome: Sadrachss

#27

Mensagem por Sadrachss » Ter Dez 29, 2015 11:54 pm

Desmontei para ver os reles e tem 3 reles diferentes para complicar a minha vida, como não entendo bulufas disso, prefiro não arriscar e comprar errado e terminar de estragar a coisa o q ainda funciona uma parte.
Entrei no service da citroen para verificar a parte de reles e tem q pagar para ter acesso e como estava tarde não achei alguém pudesse me informar corretamente sobre isso.
Entre levar em mais Zés e ficar arriscando prefiro esperar achar o correto.

O AC estourou direto no condensador por esse motivo, não desarmou e aliado a excesso de pressão no sistema já sabem o susto q a minha esposa tomou e me ligou desesperada.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#28

Mensagem por rgdl » Qua Dez 30, 2015 9:06 am

Cara até onde sei o Service Citroën não é pago, mas vc precisa se cadastrar como se fosse um profissional da reparação, se não ele não aceita te cadastrar.

Embora sejam 3 reles dois são iguais, nas Picassos 2.0 são dois relês verdes de 35 amperes e um relê roxo de 45 amperes. Veja o esquema abaixo:

Imagem

Outra coisa que me chama a atenção no seu problema é que existe um sensor de pressão no sistema de ar-condicionado. A função dele é justamente cortar o sistema quando há um aumento na pressão, provavelmente ele está ruim porque não funcionou. Ele é o item que está destacado na imagem abaixo.

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sadrachss
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 1:03 pm
Nome: Sadrachss

#29

Mensagem por Sadrachss » Qua Dez 30, 2015 9:36 am

[quote name='rgdl' date='Dec 30 2015, 09:06 AM' post='32091']
Cara até onde sei o Service Citroën não é pago, mas vc precisa se cadastrar como se fosse um profissional da reparação, se não ele não aceita te cadastrar.

Embora sejam 3 reles dois são iguais, nas Picassos 2.0 são dois relês verdes de 35 amperes e um relê roxo de 45 amperes. Veja o esquema abaixo:

<a href="http://i.imgur.com/haciyLy.png" target="_blank">http://i.imgur.com/haciyLy.png</a>

Outra coisa que me chama a atenção no seu problema é que existe um sensor de pressão no sistema de ar-condicionado. A função dele é justamente cortar o sistema quando há um aumento na pressão, provavelmente ele está ruim porque não funcionou. Ele é o item que está destacado na imagem abaixo.

<a href="http://i.imgur.com/a6EKEbk.png" target="_blank">http://i.imgur.com/a6EKEbk.png</a>
[/quote]

Me cadastrei como profissional, mas algumas coisas pedem pagamento
Imagem

Bom, minha esposa pegou esse carro e quando ela chegou em casa logo de cara eu vi q ele foi batido de frente.
Como não conhecia mto a linha citroen não soube dizer o q havia sido trocado e logo começou a surgir os problemas nele.

Descobri q o radiador era novo quando mandei arrumar o AC e ele estava com o encanamento todo quebrado e o condensador ainda com a proteção.
Lá me informaram q o radiador não parecia ser o original dele, mas não podia afirmar, precisavam desmontar tudo e como ela estava com pressa e eu tb no dia deixei isso para lá, só arrumamos o AC e fomos embora. 1 mês depois ela me liga desesperada pq ouviu uma explosão na frente do carro e saiu uma "fumaça" chegando em casa fui ver e tinha um óleo esverdeado no para-choque e o cano do AC estava solto na frente e o AC não ligava mais, desde então ela não se preocupou mais com isso, agora começou a esquentar mais e ela começou a buzinar na minha orelha e sobrou para mim ir atrás resolver isso e ela está no bem bom rodando com meu carro. Percebi q não acionava o segundo estágio da ventoinha, levei em 2 eletricistas e ambos condenaram o modulo, ontem resolvi trocar a resistência do segundo estágio e não resolveu, mas lembrei q em do testes tirando o rele e colocando um fusível no lugar o segundo estágio aciona, então só pode ser o rele, pq mesmo ele dando o estalo, não quer dizer q ele está funcionando corretamente, sou bem leigo no assunto referente a eletrônica quem entende é meu irmão, mas ele está viajando, então eu vou fuçar até resolver isso.

Obrigado pelo esquema, vou agora procurar esses reles e trocar eles, se não for vou atrás de mais alguma coisa q pode ser. Essa ventoinha vai ter q funcionar corretamente de uma forma ou de outra.

:icon_smile_big:
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

#30

Mensagem por Kadurj » Qua Dez 30, 2015 10:12 am

Obrigado pela dica RGDL. Vou pedir para dar uma olhada nos itens citados. Será que também não está armando o 2º estágio? Parece que estou na mesma situação...
Responder