3 pontinhos 4 pontinhos problema com ar condicionado
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Pessoal olha o problema que Tou passando com minha Picasso Exclusive 2.0 16v automática ano 2007. Meu ar condicionado tá uma novela. Eu ando com o carro normalmente com 3 pontinhos acesos de temperatura do carro, mas ao ligar o ar condicionado ele gela normal, porém passa um tempo noto que a temperatura fica 4 pontinhos acesos e dai o carro para de gelar o compressor desliga automaticamente e vem aquele ar quente, daí que vem a dúvida será problema no ar condicionado ou com a temperatura do carro? Recentemente eu troquei a válvula termostatica efetuei limpeza no radiador ficou excelente a temperatura sem ligar o ar não passa dos 3 pontinhos ventoinha acionando normalmente até aí não apresenta problema mas ao ligar o ar acontece o que relatei, alguém aí já passou por esse problema e pode me dar um caminho a seguir pra corrigir esse problema? Abraço a todos do fórum!!!!
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O certo é a ventoinha armar na velocidade máxima assim que ligar o ar condicionado. Veja se isso está acontecendo. Se tiver provavelmente seu radiador está necessitando de uma limpeza urgente.
Já tive esse problema, no meu caso era o radiador completamente entupido, tive que varetar o bendito.
Já tive esse problema, no meu caso era o radiador completamente entupido, tive que varetar o bendito.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Set 19, 2015 10:13 am, em um total de 1 vez.
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[quote name='renan97ar' date='Sep 19 2015, 02:53 AM' post='30779']
Vê se a sua ventoinha arma quando liga o ar. Além disso, repare se ela arma numa velocidade mais baixa ou só quando o carro esquenta e ela já dispara na velocidade total.
[/quote]
Então liguei o carro hj de manhã é assim que liguei o ar ela ligou, pra mim numa velocidade normal não me pareceu forcada não desliguei o ar ela continuou ligada na mesma velocidade!!!!
[quote name='rgdl' date='Sep 19 2015, 11:12 AM' post='30783']
O certo é a ventoinha armar na velocidade máxima assim que ligar o ar condicionado. Veja se isso está acontecendo. Se tiver provavelmente seu radiador está necessitando de uma limpeza urgente.
Já tive esse problema, no meu caso era o radiador completamente entupido, tive que varetar o bendito.
[/quote]
Ela liga mais creio que na velocidade normal não me pareceu estar ao máximo pois quando desliguei o ar mantendo o motor funcionando ela não mudou a velocidade, quanto a limpeza eu fiz recente como citei eu troquei a válvula termostatica e aproveitei e mandei varetar e limpar o radiador!!!! Hj sai com o carro com o ar ligado andei uns 14km na cidade e gelou perfeitamente dai de repente vem aquele ar quente e é olhar pro painel tá lá as benditas 4 luzes acesa da temperatura!!!!!!!
Vê se a sua ventoinha arma quando liga o ar. Além disso, repare se ela arma numa velocidade mais baixa ou só quando o carro esquenta e ela já dispara na velocidade total.
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Então liguei o carro hj de manhã é assim que liguei o ar ela ligou, pra mim numa velocidade normal não me pareceu forcada não desliguei o ar ela continuou ligada na mesma velocidade!!!!
[quote name='rgdl' date='Sep 19 2015, 11:12 AM' post='30783']
O certo é a ventoinha armar na velocidade máxima assim que ligar o ar condicionado. Veja se isso está acontecendo. Se tiver provavelmente seu radiador está necessitando de uma limpeza urgente.
Já tive esse problema, no meu caso era o radiador completamente entupido, tive que varetar o bendito.
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Ela liga mais creio que na velocidade normal não me pareceu estar ao máximo pois quando desliguei o ar mantendo o motor funcionando ela não mudou a velocidade, quanto a limpeza eu fiz recente como citei eu troquei a válvula termostatica e aproveitei e mandei varetar e limpar o radiador!!!! Hj sai com o carro com o ar ligado andei uns 14km na cidade e gelou perfeitamente dai de repente vem aquele ar quente e é olhar pro painel tá lá as benditas 4 luzes acesa da temperatura!!!!!!!
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Cara acho que sua ventoinha não está armando no máximo, é que quando ela arma no máximo faz um barulhão.
Veja, a ventoinha tem duas velocidades, uma baixa que arma quando a temperatura da água chega a 98°C e a máxima que arma quando a ar tá ligado ou quando há risco de superaquecimento.
Faça o seguinte, ligue o motor e espere ele aquecer até armar a ventoinha, repare na velocidade e no som. Na baixa ela roda devagar e quase não faz barulho. Ligue o ar, ela tem que aumentar a velocidade e fazer um barulho audível de dentro do carro. Se permanecer na baixa, é provável que o rele ou resistência da alta estejam queimados.
Veja, a ventoinha tem duas velocidades, uma baixa que arma quando a temperatura da água chega a 98°C e a máxima que arma quando a ar tá ligado ou quando há risco de superaquecimento.
Faça o seguinte, ligue o motor e espere ele aquecer até armar a ventoinha, repare na velocidade e no som. Na baixa ela roda devagar e quase não faz barulho. Ligue o ar, ela tem que aumentar a velocidade e fazer um barulho audível de dentro do carro. Se permanecer na baixa, é provável que o rele ou resistência da alta estejam queimados.
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[quote name='rgdl' date='Sep 20 2015, 12:59 AM' post='30790']
Cara acho que sua ventoinha não está armando no máximo, é que quando ela arma no máximo faz um barulhão.
Veja, a ventoinha tem duas velocidades, uma baixa que arma quando a temperatura da água chega a 98°C e a máxima que arma quando a ar tá ligado ou quando há risco de superaquecimento.
Faça o seguinte, ligue o motor e espere ele aquecer até armar a ventoinha, repare na velocidade e no som. Na baixa ela roda devagar e quase não faz barulho. Ligue o ar, ela tem que aumentar a velocidade e fazer um barulho audível de dentro do carro. Se permanecer na baixa, é provável que o rele ou resistência da alta estejam queimados.
[/quote]
Realmente acredito que a minha ventoinha esteja numa velocidade só e deve ser isso o problema vou no Mecanico ou em especialista em ar condicionado?
[quote name='fabinhovioleiro' date='Sep 20 2015, 08:52 PM' post='30802']
Resistencia da ventoinha ou sensor de temperatura o radiador
[/quote]
Vou me guiar por isso mesmo vou levar pra ver só tenho uma dúvida levo no Mecanico ou especilista em ar condicionado???
Cara acho que sua ventoinha não está armando no máximo, é que quando ela arma no máximo faz um barulhão.
Veja, a ventoinha tem duas velocidades, uma baixa que arma quando a temperatura da água chega a 98°C e a máxima que arma quando a ar tá ligado ou quando há risco de superaquecimento.
Faça o seguinte, ligue o motor e espere ele aquecer até armar a ventoinha, repare na velocidade e no som. Na baixa ela roda devagar e quase não faz barulho. Ligue o ar, ela tem que aumentar a velocidade e fazer um barulho audível de dentro do carro. Se permanecer na baixa, é provável que o rele ou resistência da alta estejam queimados.
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Realmente acredito que a minha ventoinha esteja numa velocidade só e deve ser isso o problema vou no Mecanico ou em especialista em ar condicionado?
[quote name='fabinhovioleiro' date='Sep 20 2015, 08:52 PM' post='30802']
Resistencia da ventoinha ou sensor de temperatura o radiador
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Vou me guiar por isso mesmo vou levar pra ver só tenho uma dúvida levo no Mecanico ou especilista em ar condicionado???
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Creio que tanto faz, pois ambos poderão ver se a ventoinha está armando no máximo ou não.
Mas certamente seu problema não é no sistema de ar condicionado, seu problema é no sistema de arrefecimento, isto é, no funcionamento irregular da ventoinha.
A resistência as vezes dá para consertar, pois na maioria das vezes o que ocorre é a queima de um fusível que tem na própria resistência. Já o relê acho que não tem reparo, só comprando outro mesmo.
Agora deixa eu te explicar porque seu ar para de funcionar quando tem 4 pontos no marcador de temperatura.
Embora isso possa te fazer pensar que seja um problema do ar na verdade não é. É o sistema de segurança do ar e do carro funcionando.
É que o condensador do ar condicionado fica bem a frente do radiador e de cara para a ventoinha. Ele é responsável por liquefazer o fluido refrigerante (gás) de modo que ele volte líquido para o evaporador, o fluido não pode voltar na forma de gás em hipótese alguma no evaporador sob pena de danificar todo o sistema pelo excesso de pressão.
Nesse processo há a liberação de calor e muito calor, é por isso que o condensador se parece com um radiador e também é esta a razão da ventoinha armar no máximo, justamente para esfriar o fluido garantindo que o sistema funcione corretamente.
Só que, quando a ventoinha não está funcionando corretamente o há o aumento da temperatura no condensador e o aumento na pressão do fluido quando isso ocorre um sensor de pressão do fluido desarma o ar condicionado.
Porque então sobe a temperatura do motor? Simples, como o condensador está antes do radiador o ar passa nele antes de ir para o radiador, então o radiador receberá ar quente no lugar de ar fresco degradando o funcionamento do sistema de refrigeração.
Agora, mesmo que não haja aumento de pressão no sistema do ar condicionado ele é cortado mesmo assim, mas ai não pelo sensor de pressão mas pela central do carro que identifica o aumento da temperatura.
Resumindo, o ar condicionado está ligado ao sistema de refrigeração do motor e para que tudo funcione bem ambos tem que estar em dia.
Apanhei muito para aprender isso, mas depois de duas juntas de cabeçote queimadas e um compressor estourado... agora passo isso para que ninguém passe por isso.
Mas certamente seu problema não é no sistema de ar condicionado, seu problema é no sistema de arrefecimento, isto é, no funcionamento irregular da ventoinha.
A resistência as vezes dá para consertar, pois na maioria das vezes o que ocorre é a queima de um fusível que tem na própria resistência. Já o relê acho que não tem reparo, só comprando outro mesmo.
Agora deixa eu te explicar porque seu ar para de funcionar quando tem 4 pontos no marcador de temperatura.
Embora isso possa te fazer pensar que seja um problema do ar na verdade não é. É o sistema de segurança do ar e do carro funcionando.
É que o condensador do ar condicionado fica bem a frente do radiador e de cara para a ventoinha. Ele é responsável por liquefazer o fluido refrigerante (gás) de modo que ele volte líquido para o evaporador, o fluido não pode voltar na forma de gás em hipótese alguma no evaporador sob pena de danificar todo o sistema pelo excesso de pressão.
Nesse processo há a liberação de calor e muito calor, é por isso que o condensador se parece com um radiador e também é esta a razão da ventoinha armar no máximo, justamente para esfriar o fluido garantindo que o sistema funcione corretamente.
Só que, quando a ventoinha não está funcionando corretamente o há o aumento da temperatura no condensador e o aumento na pressão do fluido quando isso ocorre um sensor de pressão do fluido desarma o ar condicionado.
Porque então sobe a temperatura do motor? Simples, como o condensador está antes do radiador o ar passa nele antes de ir para o radiador, então o radiador receberá ar quente no lugar de ar fresco degradando o funcionamento do sistema de refrigeração.
Agora, mesmo que não haja aumento de pressão no sistema do ar condicionado ele é cortado mesmo assim, mas ai não pelo sensor de pressão mas pela central do carro que identifica o aumento da temperatura.
Resumindo, o ar condicionado está ligado ao sistema de refrigeração do motor e para que tudo funcione bem ambos tem que estar em dia.
Apanhei muito para aprender isso, mas depois de duas juntas de cabeçote queimadas e um compressor estourado... agora passo isso para que ninguém passe por isso.
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[quote name='rgdl' date='Sep 21 2015, 09:35 AM' post='30810']
Creio que tanto faz, pois ambos poderão ver se a ventoinha está armando no máximo ou não.
Mas certamente seu problema não é no sistema de ar condicionado, seu problema é no sistema de arrefecimento, isto é, no funcionamento irregular da ventoinha.
A resistência as vezes dá para consertar, pois na maioria das vezes o que ocorre é a queima de um fusível que tem na própria resistência. Já o relê acho que não tem reparo, só comprando outro mesmo.
Agora deixa eu te explicar porque seu ar para de funcionar quando tem 4 pontos no marcador de temperatura.
Embora isso possa te fazer pensar que seja um problema do ar na verdade não é. É o sistema de segurança do ar e do carro funcionando.
É que o condensador do ar condicionado fica bem a frente do radiador e de cara para a ventoinha. Ele é responsável por liquefazer o fluido refrigerante (gás) de modo que ele volte líquido para o evaporador, o fluido não pode voltar na forma de gás em hipótese alguma no evaporador sob pena de danificar todo o sistema pelo excesso de pressão.
Nesse processo há a liberação de calor e muito calor, é por isso que o condensador se parece com um radiador e também é esta a razão da ventoinha armar no máximo, justamente para esfriar o fluido garantindo que o sistema funcione corretamente.
Só que, quando a ventoinha não está funcionando corretamente o há o aumento da temperatura no condensador e o aumento na pressão do fluido quando isso ocorre um sensor de pressão do fluido desarma o ar condicionado.
Porque então sobe a temperatura do motor? Simples, como o condensador está antes do radiador o ar passa nele antes de ir para o radiador, então o radiador receberá ar quente no lugar de ar fresco degradando o funcionamento do sistema de refrigeração.
Agora, mesmo que não haja aumento de pressão no sistema do ar condicionado ele é cortado mesmo assim, mas ai não pelo sensor de pressão mas pela central do carro que identifica o aumento da temperatura.
Resumindo, o ar condicionado está ligado ao sistema de refrigeração do motor e para que tudo funcione bem ambos tem que estar em dia.
Apanhei muito para aprender isso, mas depois de duas juntas de cabeçote queimadas e um compressor estourado... agora passo isso para que ninguém passe por isso.
[/quote]
É amigo acho que é bem isso mesmo, semana que vem irei verificar esse problema no carro ja liguei pro mecânico e agendei com ele, muito obrigado pelas excelentes dicas de todos!!!! Forte abraço!!!!
Creio que tanto faz, pois ambos poderão ver se a ventoinha está armando no máximo ou não.
Mas certamente seu problema não é no sistema de ar condicionado, seu problema é no sistema de arrefecimento, isto é, no funcionamento irregular da ventoinha.
A resistência as vezes dá para consertar, pois na maioria das vezes o que ocorre é a queima de um fusível que tem na própria resistência. Já o relê acho que não tem reparo, só comprando outro mesmo.
Agora deixa eu te explicar porque seu ar para de funcionar quando tem 4 pontos no marcador de temperatura.
Embora isso possa te fazer pensar que seja um problema do ar na verdade não é. É o sistema de segurança do ar e do carro funcionando.
É que o condensador do ar condicionado fica bem a frente do radiador e de cara para a ventoinha. Ele é responsável por liquefazer o fluido refrigerante (gás) de modo que ele volte líquido para o evaporador, o fluido não pode voltar na forma de gás em hipótese alguma no evaporador sob pena de danificar todo o sistema pelo excesso de pressão.
Nesse processo há a liberação de calor e muito calor, é por isso que o condensador se parece com um radiador e também é esta a razão da ventoinha armar no máximo, justamente para esfriar o fluido garantindo que o sistema funcione corretamente.
Só que, quando a ventoinha não está funcionando corretamente o há o aumento da temperatura no condensador e o aumento na pressão do fluido quando isso ocorre um sensor de pressão do fluido desarma o ar condicionado.
Porque então sobe a temperatura do motor? Simples, como o condensador está antes do radiador o ar passa nele antes de ir para o radiador, então o radiador receberá ar quente no lugar de ar fresco degradando o funcionamento do sistema de refrigeração.
Agora, mesmo que não haja aumento de pressão no sistema do ar condicionado ele é cortado mesmo assim, mas ai não pelo sensor de pressão mas pela central do carro que identifica o aumento da temperatura.
Resumindo, o ar condicionado está ligado ao sistema de refrigeração do motor e para que tudo funcione bem ambos tem que estar em dia.
Apanhei muito para aprender isso, mas depois de duas juntas de cabeçote queimadas e um compressor estourado... agora passo isso para que ninguém passe por isso.
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É amigo acho que é bem isso mesmo, semana que vem irei verificar esse problema no carro ja liguei pro mecânico e agendei com ele, muito obrigado pelas excelentes dicas de todos!!!! Forte abraço!!!!
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Eu estava com um problema parecido. Ao ligar o AR Condicionado, em dias mais quentes o carro começava a subir a temperatura.
No final das contas era o bendito Radiador que estava entupido. A falha na circulação gerava ineficiência ao resfriar o carro e justamente quando se usa o AR que exige mais do sistema a temperatura se elevava...
No final das contas era o bendito Radiador que estava entupido. A falha na circulação gerava ineficiência ao resfriar o carro e justamente quando se usa o AR que exige mais do sistema a temperatura se elevava...
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Peguei o carro no final da tarde de hj!!! Foi efetuado o reparo na ventoinha e troca do termostato, ele aproveitou e checou o gás que estava filé e tirou um barulho no ventilador do canal de ar traseiro, sai da oficina sem 300Dilmas que foi o total do valor cobrado entre mão de obras e peças, pjá ao ligar o ar na escutei o barulho forçado da ventoinha o percurso que fiz até casa deixei nos 14 graus e não apresentou mais aquecimento!!! Obrigado a todos que responderam me ajudaram bastante obrigado amigos!!!!
Editado pela última vez por carlossantos em Qua Nov 11, 2015 1:18 am, em um total de 1 vez.