3 pontinhos 4 pontinhos problema com ar condicionado

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carlossantos
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#1

Mensagem por carlossantos » Sex Set 18, 2015 11:01 pm

Pessoal olha o problema que Tou passando com minha Picasso Exclusive 2.0 16v automática ano 2007. Meu ar condicionado tá uma novela. Eu ando com o carro normalmente com 3 pontinhos acesos de temperatura do carro, mas ao ligar o ar condicionado ele gela normal, porém passa um tempo noto que a temperatura fica 4 pontinhos acesos e dai o carro para de gelar o compressor desliga automaticamente e vem aquele ar quente, daí que vem a dúvida será problema no ar condicionado ou com a temperatura do carro? Recentemente eu troquei a válvula termostatica efetuei limpeza no radiador ficou excelente a temperatura sem ligar o ar não passa dos 3 pontinhos ventoinha acionando normalmente até aí não apresenta problema mas ao ligar o ar acontece o que relatei, alguém aí já passou por esse problema e pode me dar um caminho a seguir pra corrigir esse problema? Abraço a todos do fórum!!!!


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#2

Mensagem por renan97ar » Sáb Set 19, 2015 1:53 am

Vê se a sua ventoinha arma quando liga o ar. Além disso, repare se ela arma numa velocidade mais baixa ou só quando o carro esquenta e ela já dispara na velocidade total.
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#3

Mensagem por rgdl » Sáb Set 19, 2015 10:12 am

O certo é a ventoinha armar na velocidade máxima assim que ligar o ar condicionado. Veja se isso está acontecendo. Se tiver provavelmente seu radiador está necessitando de uma limpeza urgente.

Já tive esse problema, no meu caso era o radiador completamente entupido, tive que varetar o bendito.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Set 19, 2015 10:13 am, em um total de 1 vez.
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#4

Mensagem por carlossantos » Sáb Set 19, 2015 11:10 am

[quote name='renan97ar' date='Sep 19 2015, 02:53 AM' post='30779']
Vê se a sua ventoinha arma quando liga o ar. Além disso, repare se ela arma numa velocidade mais baixa ou só quando o carro esquenta e ela já dispara na velocidade total.
[/quote]

Então liguei o carro hj de manhã é assim que liguei o ar ela ligou, pra mim numa velocidade normal não me pareceu forcada não desliguei o ar ela continuou ligada na mesma velocidade!!!!

[quote name='rgdl' date='Sep 19 2015, 11:12 AM' post='30783']
O certo é a ventoinha armar na velocidade máxima assim que ligar o ar condicionado. Veja se isso está acontecendo. Se tiver provavelmente seu radiador está necessitando de uma limpeza urgente.

Já tive esse problema, no meu caso era o radiador completamente entupido, tive que varetar o bendito.
[/quote]

Ela liga mais creio que na velocidade normal não me pareceu estar ao máximo pois quando desliguei o ar mantendo o motor funcionando ela não mudou a velocidade, quanto a limpeza eu fiz recente como citei eu troquei a válvula termostatica e aproveitei e mandei varetar e limpar o radiador!!!! Hj sai com o carro com o ar ligado andei uns 14km na cidade e gelou perfeitamente dai de repente vem aquele ar quente e é olhar pro painel tá lá as benditas 4 luzes acesa da temperatura!!!!!!!
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#5

Mensagem por rgdl » Sáb Set 19, 2015 11:59 pm

Cara acho que sua ventoinha não está armando no máximo, é que quando ela arma no máximo faz um barulhão.

Veja, a ventoinha tem duas velocidades, uma baixa que arma quando a temperatura da água chega a 98°C e a máxima que arma quando a ar tá ligado ou quando há risco de superaquecimento.

Faça o seguinte, ligue o motor e espere ele aquecer até armar a ventoinha, repare na velocidade e no som. Na baixa ela roda devagar e quase não faz barulho. Ligue o ar, ela tem que aumentar a velocidade e fazer um barulho audível de dentro do carro. Se permanecer na baixa, é provável que o rele ou resistência da alta estejam queimados.
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#6

Mensagem por fabinhovioleiro » Dom Set 20, 2015 7:52 pm

Resistencia da ventoinha ou sensor de temperatura o radiador
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#7

Mensagem por carlossantos » Dom Set 20, 2015 8:01 pm

[quote name='rgdl' date='Sep 20 2015, 12:59 AM' post='30790']
Cara acho que sua ventoinha não está armando no máximo, é que quando ela arma no máximo faz um barulhão.

Veja, a ventoinha tem duas velocidades, uma baixa que arma quando a temperatura da água chega a 98°C e a máxima que arma quando a ar tá ligado ou quando há risco de superaquecimento.

Faça o seguinte, ligue o motor e espere ele aquecer até armar a ventoinha, repare na velocidade e no som. Na baixa ela roda devagar e quase não faz barulho. Ligue o ar, ela tem que aumentar a velocidade e fazer um barulho audível de dentro do carro. Se permanecer na baixa, é provável que o rele ou resistência da alta estejam queimados.
[/quote]


Realmente acredito que a minha ventoinha esteja numa velocidade só e deve ser isso o problema vou no Mecanico ou em especialista em ar condicionado?

[quote name='fabinhovioleiro' date='Sep 20 2015, 08:52 PM' post='30802']
Resistencia da ventoinha ou sensor de temperatura o radiador
[/quote]


Vou me guiar por isso mesmo vou levar pra ver só tenho uma dúvida levo no Mecanico ou especilista em ar condicionado???
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#8

Mensagem por rgdl » Seg Set 21, 2015 9:35 am

Creio que tanto faz, pois ambos poderão ver se a ventoinha está armando no máximo ou não.

Mas certamente seu problema não é no sistema de ar condicionado, seu problema é no sistema de arrefecimento, isto é, no funcionamento irregular da ventoinha.

A resistência as vezes dá para consertar, pois na maioria das vezes o que ocorre é a queima de um fusível que tem na própria resistência. Já o relê acho que não tem reparo, só comprando outro mesmo.

Agora deixa eu te explicar porque seu ar para de funcionar quando tem 4 pontos no marcador de temperatura.

Embora isso possa te fazer pensar que seja um problema do ar na verdade não é. É o sistema de segurança do ar e do carro funcionando.

É que o condensador do ar condicionado fica bem a frente do radiador e de cara para a ventoinha. Ele é responsável por liquefazer o fluido refrigerante (gás) de modo que ele volte líquido para o evaporador, o fluido não pode voltar na forma de gás em hipótese alguma no evaporador sob pena de danificar todo o sistema pelo excesso de pressão.

Nesse processo há a liberação de calor e muito calor, é por isso que o condensador se parece com um radiador e também é esta a razão da ventoinha armar no máximo, justamente para esfriar o fluido garantindo que o sistema funcione corretamente.

Só que, quando a ventoinha não está funcionando corretamente o há o aumento da temperatura no condensador e o aumento na pressão do fluido quando isso ocorre um sensor de pressão do fluido desarma o ar condicionado.

Porque então sobe a temperatura do motor? Simples, como o condensador está antes do radiador o ar passa nele antes de ir para o radiador, então o radiador receberá ar quente no lugar de ar fresco degradando o funcionamento do sistema de refrigeração.

Agora, mesmo que não haja aumento de pressão no sistema do ar condicionado ele é cortado mesmo assim, mas ai não pelo sensor de pressão mas pela central do carro que identifica o aumento da temperatura.

Resumindo, o ar condicionado está ligado ao sistema de refrigeração do motor e para que tudo funcione bem ambos tem que estar em dia.

Apanhei muito para aprender isso, mas depois de duas juntas de cabeçote queimadas e um compressor estourado... agora passo isso para que ninguém passe por isso.
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#9

Mensagem por carlossantos » Qua Set 23, 2015 11:19 am

[quote name='rgdl' date='Sep 21 2015, 09:35 AM' post='30810']
Creio que tanto faz, pois ambos poderão ver se a ventoinha está armando no máximo ou não.

Mas certamente seu problema não é no sistema de ar condicionado, seu problema é no sistema de arrefecimento, isto é, no funcionamento irregular da ventoinha.

A resistência as vezes dá para consertar, pois na maioria das vezes o que ocorre é a queima de um fusível que tem na própria resistência. Já o relê acho que não tem reparo, só comprando outro mesmo.

Agora deixa eu te explicar porque seu ar para de funcionar quando tem 4 pontos no marcador de temperatura.

Embora isso possa te fazer pensar que seja um problema do ar na verdade não é. É o sistema de segurança do ar e do carro funcionando.

É que o condensador do ar condicionado fica bem a frente do radiador e de cara para a ventoinha. Ele é responsável por liquefazer o fluido refrigerante (gás) de modo que ele volte líquido para o evaporador, o fluido não pode voltar na forma de gás em hipótese alguma no evaporador sob pena de danificar todo o sistema pelo excesso de pressão.

Nesse processo há a liberação de calor e muito calor, é por isso que o condensador se parece com um radiador e também é esta a razão da ventoinha armar no máximo, justamente para esfriar o fluido garantindo que o sistema funcione corretamente.

Só que, quando a ventoinha não está funcionando corretamente o há o aumento da temperatura no condensador e o aumento na pressão do fluido quando isso ocorre um sensor de pressão do fluido desarma o ar condicionado.

Porque então sobe a temperatura do motor? Simples, como o condensador está antes do radiador o ar passa nele antes de ir para o radiador, então o radiador receberá ar quente no lugar de ar fresco degradando o funcionamento do sistema de refrigeração.

Agora, mesmo que não haja aumento de pressão no sistema do ar condicionado ele é cortado mesmo assim, mas ai não pelo sensor de pressão mas pela central do carro que identifica o aumento da temperatura.

Resumindo, o ar condicionado está ligado ao sistema de refrigeração do motor e para que tudo funcione bem ambos tem que estar em dia.

Apanhei muito para aprender isso, mas depois de duas juntas de cabeçote queimadas e um compressor estourado... agora passo isso para que ninguém passe por isso.
[/quote]

É amigo acho que é bem isso mesmo, semana que vem irei verificar esse problema no carro ja liguei pro mecânico e agendei com ele, muito obrigado pelas excelentes dicas de todos!!!! Forte abraço!!!!
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#10

Mensagem por Miau » Qui Set 24, 2015 7:27 am

rgdl já ta mestre em ar condicionado haha
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
carlossantos
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#11

Mensagem por carlossantos » Qui Set 24, 2015 8:29 am

[quote name='André M' date='Sep 24 2015, 07:27 AM' post='30839']
rgdl já ta mestre em ar condicionado haha
[/quote]


Conhecimento monstro kkkkkkkkkk
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#12

Mensagem por rgdl » Qui Set 24, 2015 9:26 am

De tanto apanhar tem que aprender.
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#13

Mensagem por carlossantos » Ter Nov 10, 2015 4:22 pm

Enfim deixei o carro hj pra manutenção do ar condicionado vamos ver como vai ficar, dai eu posto aqui pra galera!!! Ansioso!!!!
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#14

Mensagem por Leonardolive » Ter Nov 10, 2015 7:18 pm

Eu estava com um problema parecido. Ao ligar o AR Condicionado, em dias mais quentes o carro começava a subir a temperatura.
No final das contas era o bendito Radiador que estava entupido. A falha na circulação gerava ineficiência ao resfriar o carro e justamente quando se usa o AR que exige mais do sistema a temperatura se elevava...
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#15

Mensagem por carlossantos » Qua Nov 11, 2015 1:16 am

Peguei o carro no final da tarde de hj!!! Foi efetuado o reparo na ventoinha e troca do termostato, ele aproveitou e checou o gás que estava filé e tirou um barulho no ventilador do canal de ar traseiro, sai da oficina sem 300Dilmas que foi o total do valor cobrado entre mão de obras e peças, pjá ao ligar o ar na escutei o barulho forçado da ventoinha o percurso que fiz até casa deixei nos 14 graus e não apresentou mais aquecimento!!! Obrigado a todos que responderam me ajudaram bastante obrigado amigos!!!!
Editado pela última vez por carlossantos em Qua Nov 11, 2015 1:18 am, em um total de 1 vez.
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