Duvida Cambio Automatico

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rgdl
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#16

Mensagem por rgdl » Seg Set 21, 2015 9:57 am

[quote name='André M' date='Sep 20 2015, 07:07 PM' post='30801']
eu acho que se não fizer a troca total de fluido desse cambio com 50 mil km, visto que vem com dexron III verdade é que no quesito conforto.. e até de facilidade de manutenção.. esse cambio é excelente..
[/quote]
Realmente, eu ouvi isso de dois mecânicos. Um tarimbado na manutenção de câmbios automáticos e outro tarimbado na linha francesa.

Ambos disseram que de todos os câmbios esse é o melhor por que se ele der defeito é de fácil manutenção e é fácil encontrar peças de reposição, sejam elas originais ou não.

Eu já vou fazer uma troca parcial de óleo agora e uma total quando tiver com 50.000 km desde a reforma, só estou esperando chegar meu scanner para poder zerar o contador quando fizer as trocas e monitorar a temperatura na troca.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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#17

Mensagem por wionax » Seg Set 21, 2015 11:25 pm

Show!!!

Agora, pra que serve esse zeragem do contador? Não entendi.
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#18

Mensagem por Munhoz » Seg Set 21, 2015 11:33 pm

o carro conta a KM para calcular o envelhecimento do óleo e compensar isso regulando a pressão nas eletroválvulas
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#19

Mensagem por Estevao » Seg Set 28, 2015 10:03 am

Warley, se não quiser gastar agora, drene um pouco do óleo e verifique a condição do mesmo... se estiver queimado e com limalha... sinto muito, mas é melhor abrir a caixa pois numa dessa você perde o conjunto de tambor... ai sim vai ficar caro a brincadeira...
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#20

Mensagem por RodolfoBertolucci » Seg Jun 27, 2016 10:46 pm

Boa noite pessoal, nesse fim de semana fiz a troca de óleo junto com o mecânico que faz a manutenção nos carros aqui de casa, segui o procedimento da Citroen :
https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sp=sharing
e o video do Thiago Rocha :
https://www.youtube.com/watch?v=ONMtWyUvDOs
Colocamos o carro no cavalete e tive o trabalho de verificar o nível na régua de pedreiro no sentido radial e axial, deixei o carro ligado até atingir a temperatura de 64ºC, desliguei o carro, tiramos o plug de nível e saiu uma quantidade pouca de óleo, não consegui medir o quanto saiu porque o mecânico logo solto o bujão de dentro (interno), deixamos escoar até parar de pingar mesmo.
O óleo que saiu foi coletado em um recipiente limpo, depois medimos o volume que saiu, 2,7 litros aproximadamente (aqui me deixou um ponto de interrogação no procedimento falava em torno de 3,0 litros).
Na hora de colocar o óleo, ficou a dúvida de quanto colocar, já que o procedimento fala em 3,0l mais meio para aferir nível, como teríamos que drenar meio, resolvi colocar 4 litros para "diluir um pouco mais o antigo que ficou no conversor", fiz redução do contador de desgaste do óleo (considerei 2,5l) no LEXIA.
Ligamos e a temperatura estava 50ºC deixei o carro funcionando, após atingir a temperatura de 60ºC comutei as marchas e como estava no cavalete, desabilitei o ESP e em D fui acelerando devagar e ganhando velocidade até passar por todas 4 marchas.
Liguei o ar condicionado para acionar a ventoinha e dar um refrigerada e baixar a temperatura para perto do 60ºC para começar a fazer o dreno, saiu em torno de 1,2l, todo o óleo que saiu do carro eu recolhi e coloquei em uma galão de água.
Dei uma volta após a troca do óleo, mas não foi longa, a percepção que tive que ficou mais silencioso, troca mais suave, minha esposa vai andar com o carro essa semana e pedi para ela sentir alguma diferença.
Como estou de folga do serviço, hoje peguei esse óleo que saiu e passei por um filtro de café reutilizável (polipropileno, achei a porosidade grande para o que eu quero fazer) para verificar se tinha algum particulado metálico, a olho nu não encontrei nada, ia fotografar para postar aqui mas tive a infelicidade do filtro cair no chão e agregar sujeira.
Liguei para um amigo do serviço que é especialista em confiabilidade de equipamento rotativo para conversar a respeito do que eu fiz, chegamos a seguinte conclusão, não pegaria particulado no que eu fiz, a não ser que o cambio estivesse muito danificado, uma vez que ele tem um filtro interno ou se ele estivesse saturado. Não vou gastar dinheiro com um filtro para passar novamente e ele me recomendou passar por um filtro de café novamente porém de papel e quando acabar minha folga vou levar e ele vai dar uma olhada pelo microscópio.
Acontecendo alguma novidade informo aqui.
Obs. coloquei MOBIL ATF LT, tenho mais um litro de óleo novo agora estou na dúvida se daqui a 30 dias se coloco esse 1l e dreno o excedente ou se compro mais 3 litros e faço mais uma troca.
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#21

Mensagem por luciano_klein » Qua Jun 29, 2016 4:00 pm

Rodolfo, qual o comportamento do seu Gran antes da troca?

O meu ta c 49.000 e não tem os sintomas que muitos relatam aqui, tenho medo de trocar o ATF e começar a dar problemas.

Comprei do primeiro proprietário, e c certeza ele nunca trocou o ATF, td sempre foi feito na concessionária.

O único "tranco" que sinto é quando ta muito frio aqui em Floripa, é na redução de 3 pra 2. Nada forte, só um solavanco como se tivesse soltado a embreagem de um carro manual engatado, entende.

Daí já to me ensaiando pra fazer a troca, orcei em 920 reais trocado com pentosim ou motul, incluso 8 litros, que pelo que vi da pra um enxágüe.
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#22

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qua Jun 29, 2016 7:45 pm

Luciano, sou o segundo dono dela, hoje ela está com 144.000Km peguei ela com quase 100.000Km, as manutenções com o antigo dono foram feitas todas em CCS (isso para mim não quer dizer muita coisa).
Segundo o ex-proprietario com ele nunca apresentou indicação de defeito no painel e comigo também não.
Já tinha comprado o óleo a um bom tempo para trocar e estava convencendo o mecânico que faz a manutenção nos carros aqui de casa a fazer a troca, ele estava receoso uma vez que em conversa dele com amigos que são especialistas em francês desaconselhava, coloquei o Móbil mesmo paguei 92,00 Reais à vista o litro no balcão (eles vendem no mercado livre chama-se Autopeça Noreika) .
Eu ando pouco com ela, no dia a dia ela fica com minha esposa e eu fico com o bom e velho Volkswagen Polo 2006 em viagem sim ando bem com ela e foi na última que depois de forçar um pouco a mais a velocidade em algumas ultrapassagem (160km/h) percebi um zunido diferente e decidi fazer a troca.
O meu sentimento é que se comparar o agora com o antes, posso falar que antes dava uns tranquinhos que agora não tem mais e o zunido diminuiu (mas ainda está presente).

Luciano eu aconselho fazer a troca, conversando e lendo bastante a respeito do óleo e do AL4, observei que a PSA lá fora (Europa) tem uma recomendação que a cada 60.000km tem que fazer a medição do nível com isso tem uma leve renovação parcial do óleo.
Dois pontos sobre esse óleo Móbil:
- na especificação técnica dele deixa bem claro que ele tem sim que se trocado, troca mais longa, mas tem que TROCAR!
- esse óleo é recomendado para regiões com baixa temperatura

http://mobil.cosan.com/sites/default/fi ... s_2013.pdf

Você vai abrir o câmbio ou vai fazer troca por recirculação?
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#23

Mensagem por Munhoz » Qua Jun 29, 2016 8:39 pm

Estou fazendo o al4 da minha xsara break e lendo as especificações dos ATF, optei pelo dexron VI que aguenta mais temperaturas do que o LT. Assim que estiver andando faço um tópico
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#24

Mensagem por rgdl » Qua Jun 29, 2016 10:59 pm

Esse óleo LT é muito caro e ultrapassado com a grana de 7 litros do LT dá para comprar uma caixa (12 unidades) do Renaultmatic D3 SYN, que embora também seja Dexron III, pelo menos, é totalmente sintético. Também dá para comprar mais de meia caixa (vem com 24 unidades) do ACdelco Dexron VI.

Depois que reformei meu cambio falei para o mecânico usar o Renaultmatic e retrucou dizendo que nem precisava pedir, porque ele é melhor que o LT 71141 e mais barato.

Outra, nenhum reparador sério que realmente seja especializado em cambio automático aceita essa atrocidade de dizer que não se troca óleo dessa caixa não se troca.
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#25

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qui Jun 30, 2016 8:44 am

Bom dia Munhoz, você mesmo esta fazendo a manutenção do câmbio?
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#26

Mensagem por rgdl » Qui Jun 30, 2016 4:58 pm

Acabo de chegar do bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro, eita lugar longe... quase duas horas de carro. Comprei o óleo Dexron VI genuíno GM a R$ 37,50 o litro na Duchão Lubrificantes. Mas esse preço é só se vc levar a caixa com 24 litros.

Como vou ter que trocar todo óleo com base em troca parcial vale a pena comprar a caixa.

Imagem Imagem

Agora, uma coisa que me deixou intrigado esse óleo não é totalmente sintético e sim semisintético, vejam o rótulo:

Imagem

Ah! sim também não é mais fabricado pela AC Delco e sim pela Cosan Lubrificantes que é a detentora da marca MOBIL.
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#27

Mensagem por Munhoz » Sáb Jul 02, 2016 2:54 pm

RodolfoBertolucci escreveu:Bom dia Munhoz, você mesmo esta fazendo a manutenção do câmbio?
Me expressei mal Rodolfo, quem está fazendo é o mecânico. Eu apenas comprei as peças na CCS, alias vou pegar a lista de peças e postar aqui com os códigos e preços.
rgdl escreveu: Agora, uma coisa que me deixou intrigado esse óleo não é totalmente sintético e sim semisintético, vejam o rótulo:
Rgdl, mesmo com a marca Acdelco já era a Cosan que fabricava. Pode ver em qualquer embalagem de Acdelco.
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#28

Mensagem por RodolfoBertolucci » Dom Jul 03, 2016 8:21 pm

@ Munhoz, valeu pela resposta, ficarei ancioso pela lista de peça e preços.

@ RGDL, o mecânico que faz o serviço aqui de casa, por não ser especialistas em franceses foi conversar com quem já trabalhou com essa linha e que falou para não fazer que poderia dar dor de cabeça pra ele com cliente , que poderia começar a dar tranco, por precaução por causa da KM e por ele não ter o scanner, mas não sabiam que eu tenho o LEXIA para monitorar a temperatura durante a troca e corrigir o contador de desgaste.

Bom como citei no meu post anterior o carro antes da troca em uma viagem que após forçar um pouco mais e depois que cheguei reparei um zunido (barulho) principalmente em baixa velocidade e em rotação entre 1500 a 2300 RPM, após a troca esse ruído diminui mas não parou.
Acho que tanto ler sobre defeito da caixa AL4, acho que já estou com síndrome, pois qualquer barulho que aparece no carro já acho que é o bendito que foi pro vinagre ainda mais com pelos relatos do que apresentaram defeito com uma quilometragem bem mais baixa que a minha que está com 144.000km.
Na sexta feira levei em uma oficina especializada em cambio automatico na Rua Bom Pastor em São Paulo, após aguardar o técnico desmontar uma caixa AL4, conversei com ele e expliquei o histórico do carro que ja relatei acima. Ele andou com o carro uns 15 minutos andando devagar, andando rápido, acelerando forte, devagar e bendito do barulho quase não fazia, ai eu dirigir e coloquei na condição que sempre ouvia, mas não apresentou o tanto com tinha relatado (murph) mas ele conseguiu ouvir também, Conclusão dele:
Para a quilometragem que está e sem nunca ter sofrido intervenção o cambio está muito bom, pois não apresenta tranco, dei uma forçadinha nas reduções, quando eu estava na direção e ele disse que isso não é tranco.
Se estivesse com desgaste excessivo aparecia os trancos forte, aviso no painel, patinação, erros diversos no CB, etc ...
O ruido que apresentou se tivesse que opinar algo falaria de rolamento desgastado, na hora lembrei que na viagem peguei muita chuva nas estradas do Mato Grosso do Sul apesar de ser asfalto tinha muita terra vermelha que faz aquela lama fina que o carro só ficou com o para-brisa limpo o espaço do limpador.
Na opinião dele seria o rolamento do semi eixo entre motor e cambio, para os amigos mais experiente em PSA, existe esse rolamento? Se é entre motor e cambio, não deveria ser isolado pela carcaça do conjunto? Outra coisa que ele citou foi para fazer um teste com jogando WD40 e andar e observar se o ruido diminuisse ou cessasse poderia programar a troca desse rolamento.

Algué já ouviu isso ?
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#29

Mensagem por rgdl » Dom Jul 03, 2016 9:33 pm

Que o barulho vir do rolamento do semieixo eu nunca ouvi, mas pode haver um fundo de verdade nisso. O rolamento que ele se refere fica no semieixo do lado direito e é o item 5 da imagem abaixo.

Imagem
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#30

Mensagem por RodolfoBertolucci » Dom Jul 03, 2016 9:45 pm

Valeu RGDL, vou dar uma ligada na css para ver o preço.
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