BARULHO DE TUCHO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
vspinelli
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Out 22, 2014 2:11 pm
Nome: Vinicius Spinelli

#1

Mensagem por vspinelli » Ter Set 08, 2015 3:12 pm

Boa tarde!
Galera, tenho um xsara Picasso 2.0 16v GX 2001.
Precisei fazer o cabeçote do mesmo por que estava misturando agua no óleo, até isolei o trocador de calor pra ver se ele não estava com problema, mesmo assim continuou misturando agua no óleo, então parei o carro na oficina para fazer a substituição da junta e a retifica do cabeçote.
Sexta feira agora peguei o carro e identifiquei um barulho de tucho, voltei no mecânico e o questionei sobre isso, ele me disse que pode ser alguma sujeirinha nos canais dos tuchos e falou que posso continuar rodando com o carro e se não parar será necessário efetuar a troca dos tuchos.
Pesquei bastante no fórum e encontrei alguns casos falando que para carregar melhor os tuchos utilizar o flush para limpar qualquer tipo de resíduo e depois substituir o óleo 15w40 por um óleo 5w40. Comentei isso com o meu mecânico o mesmo disse o seguinte “o seu cabeçote foi retificado e jateado, não tem por que utilizar o flush, e o óleo 5w40 só deve ser utilizado em carros novos” ele também falou que existe a possibilidade de meu comando estar com folga.

Gostaria de saber a opinião de vocês!!!
VALEU!!!!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Ter Set 08, 2015 5:14 pm

Tem dado algum alerta de pressão do óleo, ou mesmo acendimentos aleatórios da luz do óleo no painel?

Quanto ao óleo seu mecânico falou uma besteira sem tamanho, mas esses caras são assim mesmo, não se importam em falar besteira para calar um cliente mais questionador.

Não existe óleo para motor novo ou velho, óleo é o indicado pelo fabricante não importa a idade do motor. Motor que está queimando óleo não precisa de óleo grosso precisa é de retifica.

No caso do Xsara Picasso e o motor Ew10 (2.0 16v) não há no manual uma viscosidade específica, o que há em alguns manuais mais novos é uma tabela de viscosidades de acordo com a temperatura média ambiente.

Já foi muito debatido aqui a questão de óleo para esse motor e a conclusão que se chegou é que o ideal é o 5W40 totalmente sintético que atenda as normas ACEA A3/B3 e API SJ, porém as viscosidades 10W40 e 15W40 totalmente ou semi sintético também são aceitáveis. Óleo mineral nem pensar, óleo muito grosso também.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
vspinelli
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Out 22, 2014 2:11 pm
Nome: Vinicius Spinelli

#3

Mensagem por vspinelli » Qua Set 09, 2015 7:11 am

O carro esta normal, não acende nenhuma luz de alerta de pressão.
Peguei o carro da oficina e não tinha andado com ele por muito tempo, ontem resolvi pegar pra andar :613179: e rodei uns 100 km, sempre prestando atenção no barulho :glare: , após ter rodado 50km o barulho diminuiu bastante, mais hoje de manha quando fui ligar estava fazendo barulho novamente mais logo que o carro esquentou o barulho diminuiu novamente.
Acredito que seja esse oleo 15w40 que estou usando. vou efetuar a troca esse final de semana e por um 10w40, oque acha?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Qua Set 09, 2015 7:26 am

seguinte.. o óleo que vem de fábrica é o total quartz 10W40 semi sintético, então presume-se que a viscosidade correta é 10W40, porém aceita-se usar 5W40 ou 15W40 também. Mas eu como sou chato pra caceta.. gosto de usar na especificação.

De todas as pesquisas que fiz.. o melhor óleo é o Castrol Magnatec 10W40 Sintético. JAMAIS usar oleo mineral.

agora sobre seus tuchos.. mudar para 5W / 10W ou 15W não vai mudar em nada se o problema for realmente nos tuchos.

podem ocorrer 3 situações referente a tucho..

- se bate com o carro frio, e continua batendo ou ameniza muito pouco depois de quente:

entupimento nos canais que alimentam o tucho ou tucho vazando pressão, impedindo de ser carregado ou os dois.

- se bate com o carro frio, e desaparece depois de quente:

canal que alimenta o tucho entupido.

- se bate somente depois de quente:

tucho vazando pressão.

porém.. vale ressaltar que existem até onde lembro, 3 barulhos no motor muito semelhantes a tucho batendo.

1 - o próprio tucho mesmo batendo

2 - bobina escapando centelha

3 - válvula batendo na sede

tem que identificar corretamente.
Editado pela última vez por Miau em Qua Set 09, 2015 7:27 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#5

Mensagem por Munhoz » Qua Set 09, 2015 8:50 am

o cabeçote está limpo mas se os tuchos forem usados..
não sei quais foram as circunstâncias mas o correto era ter trocado os tuchos acredito eu.
vspinelli
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Out 22, 2014 2:11 pm
Nome: Vinicius Spinelli

#6

Mensagem por vspinelli » Qua Set 09, 2015 10:15 am

Peguei o carro da oficina e não tinha andado com ele por muito tempo, ontem resolvi pegar pra andar e rodei uns 100 km, sempre prestando atenção no barulho , após ter rodado 50km o barulho diminuiu bastante, mais hoje de manha quando fui ligar estava fazendo barulho novamente mais logo que o carro esquentou o barulho diminuiu novamente.
Acredito que seja esse oleo 15w40 que estou usando. vou efetuar a troca esse final de semana e por um 10w40, oque acha?
Editado pela última vez por vspinelli em Qua Set 09, 2015 10:15 am, em um total de 1 vez.
fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#7

Mensagem por fabinhovioleiro » Sex Set 11, 2015 12:21 am

Muito difícil o óleo ter influência no mal funcionamento dos tuchos,
trocando o óleo não resolve o problema, se realmente for tucho.

O tipo do óleo para o motor, sempre será o recomendado pelo fabricante do veículo,
o óleo mais caro ou de viscosidade mais fina não significa ser o melhor para o seu motor.

Use o óleo recomendado e faça a troca correta, terá motor por longos e longos anos.
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
eduardoevasion
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Out 21, 2015 9:51 pm
Nome: eduevasion

#8

Mensagem por eduardoevasion » Qui Out 22, 2015 12:29 pm

[quote name='Vinicius Spinelli' date='Sep 8 2015, 04:12 PM' post='30628']
Boa tarde!
Galera, tenho um xsara Picasso 2.0 16v GX 2001.
Precisei fazer o cabeçote do mesmo por que estava misturando agua no óleo, até isolei o trocador de calor pra ver se ele não estava com problema, mesmo assim continuou misturando agua no óleo, então parei o carro na oficina para fazer a substituição da junta e a retifica do cabeçote.
Sexta feira agora peguei o carro e identifiquei um barulho de tucho, voltei no mecânico e o questionei sobre isso, ele me disse que pode ser alguma sujeirinha nos canais dos tuchos e falou que posso continuar rodando com o carro e se não parar será necessário efetuar a troca dos tuchos.
Pesquei bastante no fórum e encontrei alguns casos falando que para carregar melhor os tuchos utilizar o flush para limpar qualquer tipo de resíduo e depois substituir o óleo 15w40 por um óleo 5w40. Comentei isso com o meu mecânico o mesmo disse o seguinte “o seu cabeçote foi retificado e jateado, não tem por que utilizar o flush, e o óleo 5w40 só deve ser utilizado em carros novos” ele também falou que existe a possibilidade de meu comando estar com folga.

Gostaria de saber a opinião de vocês!!!
VALEU!!!!
[/quote]

Bom dia, troca esses tuchos, eles podem não estar segurando a pressão do óleo e vaza, o que ocasiona o barulho.

[quote name='Vinicius Spinelli' date='Sep 8 2015, 04:12 PM' post='30628']
Boa tarde!
Galera, tenho um xsara Picasso 2.0 16v GX 2001.
Precisei fazer o cabeçote do mesmo por que estava misturando agua no óleo, até isolei o trocador de calor pra ver se ele não estava com problema, mesmo assim continuou misturando agua no óleo, então parei o carro na oficina para fazer a substituição da junta e a retifica do cabeçote.
Sexta feira agora peguei o carro e identifiquei um barulho de tucho, voltei no mecânico e o questionei sobre isso, ele me disse que pode ser alguma sujeirinha nos canais dos tuchos e falou que posso continuar rodando com o carro e se não parar será necessário efetuar a troca dos tuchos.
Pesquei bastante no fórum e encontrei alguns casos falando que para carregar melhor os tuchos utilizar o flush para limpar qualquer tipo de resíduo e depois substituir o óleo 15w40 por um óleo 5w40. Comentei isso com o meu mecânico o mesmo disse o seguinte “o seu cabeçote foi retificado e jateado, não tem por que utilizar o flush, e o óleo 5w40 só deve ser utilizado em carros novos” ele também falou que existe a possibilidade de meu comando estar com folga.

Gostaria de saber a opinião de vocês!!!
VALEU!!!!
[/quote]

Bom dia, troca esses tuchos, eles podem não estar segurando a pressão do óleo e vaza, o que ocasiona o barulho.
Responder