Velocímetro, odômetro integral e parcial

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Jhonnycfm
Sem Habilitação
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Ago 16, 2015 8:40 pm
Nome: Jhonnycfm
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso GLS 2.0 16v -

#1

Mensagem por Jhonnycfm » Seg Set 07, 2015 9:48 pm

Capitães do xsara picasso boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Estou com meu xsara picasso a 2 meses e o meu carro hoje apresentou um defeito onde o velocimetro esta em 0 km e os odômetros parados, não marcam. Ja li um post aqui sobre esse mesmo problema, porem minha pergunta seria a seguinte:

1- Existe algum fusível responsável somente pelo sensor que comanda a velocidade e odômetros?

2- Existe algum cabo que faz essa contagem de km/h e quantos km percorridos ou ele é digital?

Desde já aguardo informações e agradeço atenção de todos. Bom começo de semana na terça, rsrs!

OBS: Se alguem tiver com algum passo a passo com fotos ou explicando mesmo como faço para trocar o sensor de velocidade me mandem por gentileza.

jhonnycfm@gmail.com

Xsara Picasso 2.0 16v - manual 05/06
Editado pela última vez por Jhonnycfm em Seg Set 07, 2015 10:00 pm, em um total de 1 vez.


Xsara Picasso GLX 2.0 16v 05/06 - Manual
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Ter Set 08, 2015 2:21 pm

1 - Não existe fusível, o sensor de velocidade é ligado direto ao módulo de injeção eletrônica então o fusível é do módulo;

2 - Não existe cabo, aliás creio que carro moderno nenhum usa esse sistema de cabo ligado a roda, o que existe é um sensor que fica acoplado ao cambio. É ele o responsável por medir a velocidade e a distância percorrida.

No seu caso, o que houve foi que o sensor de velocidade queimou. Não é incomum isso acontecer, já aconteceu com o meu há uns quatro anos atrás. É só trocar.

Se seu cambio for mecânico é fácil trocar mas se seu cambio for automático ai complica, pois só tem como acessar por baixo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Jhonnycfm
Sem Habilitação
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Ago 16, 2015 8:40 pm
Nome: Jhonnycfm
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso GLS 2.0 16v -

#3

Mensagem por Jhonnycfm » Ter Set 08, 2015 6:03 pm

[quote name='rgdl' date='Sep 8 2015, 02:21 PM' post='30627']
1 - Não existe fusível, o sensor de velocidade é ligado direto ao módulo de injeção eletrônica então o fusível é do módulo;

2 - Não existe cabo, aliás creio que carro moderno nenhum usa esse sistema de cabo ligado a roda, o que existe é um sensor que fica acoplado ao cambio. É ele o responsável por medir a velocidade e a distância percorrida.

No seu caso, o que houve foi que o sensor de velocidade queimou. Não é incomum isso acontecer, já aconteceu com o meu há uns quatro anos atrás. É só trocar.

Se seu cambio for mecânico é fácil trocar mas se seu cambio for automático ai complica, pois só tem como acessar por baixo.
[/quote]


Poxa que bom, meu carro é mecânico. Gostaria de incomodar mais um pouco rsrs como faço para acessar sem ser por baixo? Se souber como ou tiver algum link me manda por favor que eu mesmo vou trocar, fotografar e postar no ccdob, para outros que passarem pelo mesmo problema que eu tenha passo a passo mais didático!

Desde ja muito obrigado pela atenção!
Xsara Picasso GLX 2.0 16v 05/06 - Manual
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qua Set 09, 2015 9:43 am

Meu carro é automático, então não sei exatamente onde fica no manual. Porem já li que em outro tópico bem antigo que fala no cambio manual o sensor é acessível.

Procure por essa peça:

Imagem Imagem

Pode ser que ela esteja protegida por um defletor, pelo menos no meu cambio está, o que dificulta a visualização.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Set 09, 2015 9:45 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Jhonnycfm
Sem Habilitação
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Ago 16, 2015 8:40 pm
Nome: Jhonnycfm
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso GLS 2.0 16v -

#5

Mensagem por Jhonnycfm » Qua Set 09, 2015 10:39 pm

rgld agradeço a atenção e boa vontade para me ajudar. Sábado estarei trocando e fotografando e brevemente postarei um passo a passo para os picassos manuais. Grande abraço e obrigado!
Xsara Picasso GLX 2.0 16v 05/06 - Manual
Avatar do usuário
euclidesmarques
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Fev 22, 2016 12:10 pm
Nome: Euclides Marques
Localização: Niterói, RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Velocímetro, odômetro integral e parcial

#6

Mensagem por euclidesmarques » Qui Mai 05, 2016 12:00 pm

Oi Jhonny, achou a localização do sensor de velocidade ? Tem fotos ? Achou por dentro do cambio mesmo ou por baixo ?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Velocímetro, odômetro integral e parcial

#7

Mensagem por rgdl » Qui Mai 05, 2016 3:57 pm

Cara, tanto no automático quando no manual, ele fica em cima do diferencial o problema é o acesso. No automático é impossível acessar esse sensor por cima, já o manual dizem que é possível acessar por cima.

Veja o video abaixo, a partir de 6:00 minutos ele mostra exatamente onde fica.

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=WFrTGjCZSlA[/bbvideo]
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Velocímetro, odômetro integral e parcial

#8

Mensagem por Miau » Qui Mai 05, 2016 5:08 pm

eu já troquei pra um cliente de cambio manual.. achei até da valeo mesmo.. e só consegui acesso por baixo.. e foi muito complicado remover por causa da caixa de direção que fica no caminho.. por cima não consegui acesso.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder