Ar Condicionado - Problemas e Dúvidas
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- Sem Habilitação
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- Nome: sbelda
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Olá, pessoal.
Minha nave é 2004/2004 2.0, sempre fiz as manutenções necessárias, no entanto, há uma semana eu tive um problema com a ventoinha, parou de funcionar e, no computador de bordo, deu o alerta de "temperatura do motor".
Parei imediatamente e esperei esfriar, chamei o guincho e fui à oficina.
Lá, os mecânicos diagnosticaram um problema com o ar condicionado, que realmente parou de funcionar.
Após diagnóstico, eles disseram ser necessário consertar uma peça (não lembro o nome) no ar condicionado e recuperar a ventoinha (o motorzinho).
Feito isto, no dia seguinte fui buscar o carro, e realmente, já estava funcionando, tudo ok, no entanto, venho notando que o ar dianteiro não está gelando como antes, aliás, no calor daqui de Campo Grande (MS), não está gelando nada (o dianteiro).
Sábado pela manhã vou voltar lá na oficina, mas gostaria de saber se alguém já poderia me adiantar alguma opinião do que poderia ser o problema.
Um abraço à todos.
Minha nave é 2004/2004 2.0, sempre fiz as manutenções necessárias, no entanto, há uma semana eu tive um problema com a ventoinha, parou de funcionar e, no computador de bordo, deu o alerta de "temperatura do motor".
Parei imediatamente e esperei esfriar, chamei o guincho e fui à oficina.
Lá, os mecânicos diagnosticaram um problema com o ar condicionado, que realmente parou de funcionar.
Após diagnóstico, eles disseram ser necessário consertar uma peça (não lembro o nome) no ar condicionado e recuperar a ventoinha (o motorzinho).
Feito isto, no dia seguinte fui buscar o carro, e realmente, já estava funcionando, tudo ok, no entanto, venho notando que o ar dianteiro não está gelando como antes, aliás, no calor daqui de Campo Grande (MS), não está gelando nada (o dianteiro).
Sábado pela manhã vou voltar lá na oficina, mas gostaria de saber se alguém já poderia me adiantar alguma opinião do que poderia ser o problema.
Um abraço à todos.
Editado pela última vez por Sergio Costa em Qua Set 02, 2015 3:10 pm, em um total de 1 vez.
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- Sem Habilitação
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- Nome: toncovitch
[quote name='sbelda' date='Sep 2 2015, 03:09 PM' post='30561']
Olá, pessoal.
Minha nave é 2004/2004 2.0, sempre fiz as manutenções necessárias, no entanto, há uma semana eu tive um problema com a ventoinha, parou de funcionar e, no computador de bordo, deu o alerta de "temperatura do motor".
Parei imediatamente e esperei esfriar, chamei o guincho e fui à oficina.
Lá, os mecânicos diagnosticaram um problema com o ar condicionado, que realmente parou de funcionar.
Após diagnóstico, eles disseram ser necessário consertar uma peça (não lembro o nome) no ar condicionado e recuperar a ventoinha (o motorzinho).
Feito isto, no dia seguinte fui buscar o carro, e realmente, já estava funcionando, tudo ok, no entanto, venho notando que o ar dianteiro não está gelando como antes, aliás, no calor daqui de Campo Grande (MS), não está gelando nada (o dianteiro).
Sábado pela manhã vou voltar lá na oficina, mas gostaria de saber se alguém já poderia me adiantar alguma opinião do que poderia ser o problema.
Um abraço à todos.
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Falta de gaz, provavelmente vazou durante a manutenção,!
Olá, pessoal.
Minha nave é 2004/2004 2.0, sempre fiz as manutenções necessárias, no entanto, há uma semana eu tive um problema com a ventoinha, parou de funcionar e, no computador de bordo, deu o alerta de "temperatura do motor".
Parei imediatamente e esperei esfriar, chamei o guincho e fui à oficina.
Lá, os mecânicos diagnosticaram um problema com o ar condicionado, que realmente parou de funcionar.
Após diagnóstico, eles disseram ser necessário consertar uma peça (não lembro o nome) no ar condicionado e recuperar a ventoinha (o motorzinho).
Feito isto, no dia seguinte fui buscar o carro, e realmente, já estava funcionando, tudo ok, no entanto, venho notando que o ar dianteiro não está gelando como antes, aliás, no calor daqui de Campo Grande (MS), não está gelando nada (o dianteiro).
Sábado pela manhã vou voltar lá na oficina, mas gostaria de saber se alguém já poderia me adiantar alguma opinião do que poderia ser o problema.
Um abraço à todos.
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Falta de gaz, provavelmente vazou durante a manutenção,!
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Sbelda, que tipo de ventoinha foi colocada no seu carro?
Veja, a ventoinha correta é a de 500W com soquete no motor da ventoinha. Tem que tomar cuidado por que a ventoinha do 206 encaixa no lugar e é fisicamente idêntica mas tem potência e soquete diferente. Verifique isso.
Outra, o sistema de ar condicionado depende muito do sistema de refrigeração, mais especificamente da ventoinha. O condensador fica de cara para a ventoinha não é a toa, quando ligamos o ar a ventoinha arma no máximo para garantir que o fluido refrigerante voltará ao estado liquido no condensador garantindo o perfeito funcionamento do sistema do ar.
Porém, como isso libera calor, acaba por diminuir o desempenho do sistema de arrefecimento, então toda vez que o motor superaquece ou fica com temperatura maior que o normal a central corta o ar condicionado garantido que o ar fresco da ventoinha vá direto para o radiador.
Então eu sugiro que vc dê, primeiro uma boa revisada no sistema de arrefecimento, veja com um scaner (o ELM327 que se compra barato no ML serve) se a temperatura do seu motor está ok. tipicamente esse motor funciona a 89/90ºC sendo que ventoinha arma na velocidade mínima quando a temperatura chega a 97/98ºC e desarma em 90/92ºC. Na estrada com vento "na cara" a temperatura dificilmente soba a cima de 89ºC que é a temperatura de abertura da Válvula termostática.
Com ar ligado o comportamento muda um pouco mas dificilmente sobe acima de 95ºC e na estrada mantém o mesmo comportamento do ar desligado.
Se seu motor está atingindo temperaturas acima de 100ºC na cidade tem algum problema no sistema, que pode ser bomba d'água cansada até radiador entupido ou então a ventoinha não é a recomendada.
Agora o ar... se seu sistema de arrefecimento estiver funcionando perfeito leve numa oficina especializada em ar condicionado e peça para verificar se há vazamentos no sistema do ar condicionado. É comum vazar fluido refrigerante pelas válvulas de entrada de fluido. Normalmente, quando há vazamento de fluido é comum o ar não esquentar na frente mas gelar atrás.
Veja, a ventoinha correta é a de 500W com soquete no motor da ventoinha. Tem que tomar cuidado por que a ventoinha do 206 encaixa no lugar e é fisicamente idêntica mas tem potência e soquete diferente. Verifique isso.
Outra, o sistema de ar condicionado depende muito do sistema de refrigeração, mais especificamente da ventoinha. O condensador fica de cara para a ventoinha não é a toa, quando ligamos o ar a ventoinha arma no máximo para garantir que o fluido refrigerante voltará ao estado liquido no condensador garantindo o perfeito funcionamento do sistema do ar.
Porém, como isso libera calor, acaba por diminuir o desempenho do sistema de arrefecimento, então toda vez que o motor superaquece ou fica com temperatura maior que o normal a central corta o ar condicionado garantido que o ar fresco da ventoinha vá direto para o radiador.
Então eu sugiro que vc dê, primeiro uma boa revisada no sistema de arrefecimento, veja com um scaner (o ELM327 que se compra barato no ML serve) se a temperatura do seu motor está ok. tipicamente esse motor funciona a 89/90ºC sendo que ventoinha arma na velocidade mínima quando a temperatura chega a 97/98ºC e desarma em 90/92ºC. Na estrada com vento "na cara" a temperatura dificilmente soba a cima de 89ºC que é a temperatura de abertura da Válvula termostática.
Com ar ligado o comportamento muda um pouco mas dificilmente sobe acima de 95ºC e na estrada mantém o mesmo comportamento do ar desligado.
Se seu motor está atingindo temperaturas acima de 100ºC na cidade tem algum problema no sistema, que pode ser bomba d'água cansada até radiador entupido ou então a ventoinha não é a recomendada.
Agora o ar... se seu sistema de arrefecimento estiver funcionando perfeito leve numa oficina especializada em ar condicionado e peça para verificar se há vazamentos no sistema do ar condicionado. É comum vazar fluido refrigerante pelas válvulas de entrada de fluido. Normalmente, quando há vazamento de fluido é comum o ar não esquentar na frente mas gelar atrás.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Eu acho que tem uma válvula no duto de ar quente que deve estar travando ou não fechando direito.. Digo isso pois o meu mesmo com ar desligado, as vezes sinto um bafo quente saindo pelos difusores frontais.
Além disso o ar ligado só no vento vem um pouco morno.
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Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
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Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
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- renan97ar
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Sair ar morno na Picasso é algo meio comum. Mas se depois de ter consertado e ventoinha o ar não estar gelando, pode ser que a ventoinha não esteja com a capacidade de resfriamento igual era antes. Por experiência própria, consertar ventoinha não vale a pena. Tivemos de fazer isso anos atrás em um Santana, pois ela tinha queimado. Tive de gastar duas vezes, uma com o conserto e depois com uma nova, já que a "consertada" não refrigerava nada perto da nova...
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- rgdl
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Mas André, esse pressostato existe mas ele não desarma o compressor quando existe fluido mas ele está com pressão menor que o que deveria.
Já tive esse problema, tinha fluido por isso o compressor armava, mas não gelava por não ter fluido suficiente. Curiosamente gelava no de trás.
Por fim tive que trocar o compressor e acertar as válvulas de entrada de fluido.
Já tive esse problema, tinha fluido por isso o compressor armava, mas não gelava por não ter fluido suficiente. Curiosamente gelava no de trás.
Por fim tive que trocar o compressor e acertar as válvulas de entrada de fluido.
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