Duvida sobre óleo

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#16

Mensagem por rgdl » Sex Set 25, 2015 2:22 pm

Batalha essa questão da temperatura ambiente é, se não me engano, a média e não a temperatura instantânea. Por exemplo, no Rio de Janeiro é comum fazer mais de 40°C, especialmente no verão, mas a temperatura média aqui gira em torno dos 28ºC, isto porque no inverno é comum ter temperaturas de 16/18°C. Por isso um óleo 40 (não é W40, pois o W se refere ao número que está antes dele) aqui atende perfeitamente.

Por outro lado Batalha, o mesmo manual determina como imprescindível o uso de óleos sintéticos ou semissintéticos, é bem complicado achar um óleo 15W50 ou 20W50 com base sintética.
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#17

Mensagem por Miau » Sex Set 25, 2015 3:30 pm

Ainda mais 16v.. Colocar mineral é pedir pra ter problema.

E novamente eu digo... A qualidade do óleo não é medida no api... Isso é tipificacao

A qualidade está na marca mesmo... Eu não recomendo de jeito algum óleos da shell

Ainda mais se for semi... Pois semi não quer dizer 50/50 e sim que tem misturado.. Aí cada fabricante faz sua mistura

Um dos melhores que já vi em pesquisa é o castrol magnatec sintetico
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#18

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Set 25, 2015 3:54 pm

[quote name='rgdl' date='Sep 25 2015, 03:22 PM' post='30866']
Batalha essa questão da temperatura ambiente é, se não me engano, a média e não a temperatura instantânea. Por exemplo, no Rio de Janeiro é comum fazer mais de 40°C, especialmente no verão, mas a temperatura média aqui gira em torno dos 28ºC, isto porque no inverno é comum ter temperaturas de 16/18°C. Por isso um óleo 40 (não é W40, pois o W se refere ao número que está antes dele) aqui atende perfeitamente.

Por outro lado Batalha, o mesmo manual determina como imprescindível o uso de óleos sintéticos ou semissintéticos, é bem complicado achar um óleo 15W50 ou 20W50 com base sintética.
[/quote]

Certo RGDL. Penso que seja importante estar preparado para o momento de maior temperatura.
Coloquei W40 me referindo ao final mesmo, me referindo à variedade de numeros que possam vir antes.

Entendo que a Citroen aconselhe óleo sintético ou semi sintético por ser a consignatária das garantias de fábrica...ou seja...ela não pode deixar margem acima da sua própria indicação de óleo, ela tem que indicar lá no topo !!!

Observe a referencia que fiz ao padrão SL. No manual há referencia ao padrão SJ e SL.
PEsquisando, gostei deste semisintético aqui ó:

O Shell Helix HX6 15w40, atende às seguintes especificações: API SN; ACEA A3/B3.
E, ao contrário de certos lubrificantes para motores da concorrência, o Shell Helix HX6 Flex foi aprovado no novo teste de retenção de emulsão E-85.

Tô ganhando comissão não, mas minha experiencia com lubrificantes da Shell é muito boa!!! Nunca precisei fazer motor, e dos carros que tive nunca precisei descarbonizar.
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#19

Mensagem por matteo » Sáb Set 26, 2015 2:42 am

Concordo com nosso colega BATALHA no que diz respeito ao óleo com número de viscosidade a quente ser melhor se for maior. Pois como já citei aqui em outras ocasiões quanto maior for esse número, mais eficiente será o óleo trabalhando em altas temperaturas, sem oxidar e nem se degradar. Claro que não significa que colocaria em meu carro por exemplo um óleo mineral 20w50. Mesmo com final 50, se trata de uma viscosidade muito alta (20w) a frio e de composição mineral que certamente não atende as normas do motor do picasso.
Como mencionou nosso caríssimo RGDL a viscosidade a quente 40 atende bem aqui no Brasil. Se encontrasse um óleo, por exemplo, 5w50 sintético, com certeza compraria, afinal é uma faixa ainda mais ampla que aquela que uso atualmente, 5w40 que já não é ruim, absolutamente.
Editado pela última vez por matteo em Sáb Set 26, 2015 2:44 am, em um total de 1 vez.
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#20

Mensagem por Munhoz » Seg Set 28, 2015 10:56 am

Matteo, tem um óleo 0w60, custa baratinho... hahaha
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#21

Mensagem por matteo » Seg Set 28, 2015 2:45 pm

Ahahahahaha....caraca, aí tu radicalizou. Rapaz, trabalhei muito tempo com lubrificação automotiva, mas devo confessar que não conhecia até então essa faixa de viscosidade, deve ser um azeitinho de 1ª . Conhecia até o momento o castrol EDGE 0w40. Com certeza esse que vc mencionou, é indicado para motos e carros de alto desempenho não é? E no que diz respeito a temperatura de trabalho, ele vai bem tanto na antártida como no sahara...ehehehehe.
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#22

Mensagem por Munhoz » Seg Set 28, 2015 5:05 pm

exatamente, vi usando num Nissan GTR.. hahaha
até queria usar um 10w50 no vts mas também é caro, coisa de 50~60 o litro
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#23

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Set 30, 2015 3:26 pm

[quote name='Munhoz' date='Sep 28 2015, 06:05 PM' post='30910']
exatamente, vi usando num Nissan GTR.. hahaha
até queria usar um 10w50 no vts mas também é caro, coisa de 50~60 o litro
[/quote]


esse 0W60 aí o pessoal do Paris/Dakar usa!!!
Top óleo!
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#24

Mensagem por friba.rj » Dom Jan 17, 2016 10:42 pm

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[quote name='rgdl' date='Sep 25 2015, 03:22 PM' post='30866']
(...)
Por exemplo, no Rio de Janeiro é comum fazer mais de 40°C, especialmente no verão, mas a temperatura média aqui gira em torno dos 28ºC, isto porque no inverno é comum ter temperaturas de 16/18°C.  Por isso um óleo 40 (não é W40, pois o W se refere ao número que está antes dele) aqui atende perfeitamente.
(...)[/quote][code] 
Eu moro a apenas 100kms de distância da sua casa (Nova Friburgo - Niterói), mas aqui faz a menor temperatura do Brasil em vários dias do ano (no outono/inverno/primavera, faz menos de 10º C com certa frequência; no início de 2016, fez 9º C, em pleno verão), o que é impensável para vocês Papa-Goiabas.
Isso quer dizer que eu preciso usar no meu carro um óleo com baixa viscosidade em temperaturas frias, em razão, principalmente, da partida a frio pela manhã, que é quando o motor sofre mais. Além disso, na maior parte das vezes, faço percursos de até 30 minutos.
Mas aqui também faz muito calor, com temperaturas acima de 30º no verão.
Então, simplesmente, não dá pra dizer qual óleo seria o melhor sem saber das condições climáticas do local de circulação do veículo.
É isso mesmo ou entendi errado?
No meu caso, seria bom passar a utilizar um óleo 10W40? Ou já poderia partir para um sintético 5W40 ou mesmo 5w30? O que acha?

Código: Selecionar todos

[quote name='André M' date='Sep 25 2015, 04:30 PM' post='30869']
(...)
E novamente eu digo... A qualidade do óleo não é medida no api... Isso é tipificacao 

A qualidade está na marca mesmo... Eu não recomendo de jeito algum óleos da shell
(...)
[/quote][code] 

Código: Selecionar todos

[quote name='BATALHA' date='Sep 25 2015, 04:54 PM' post='30873']
(...)
PEsquisando, gostei deste semisintético aqui ó:

 [u]O Shell Helix HX6 [/u][b]  15w40, atende às seguintes especificações: [/b]API SN; ACEA A3/B3[u]. 
E, ao contrário de certos lubrificantes para motores da concorrência, o Shell Helix HX6 Flex foi aprovado no novo teste de retenção de emulsão E-85.

Tô ganhando comissão não, mas minha experiencia com lubrificantes da Shell é muito boa!!!  Nunca precisei fazer motor, e dos carros que tive nunca precisei descarbonizar.
[/quote]
[code] 
André M, qual o motivo para não recomendar os óleos da Shell?
Essa não recomendação também vale para os produtos mais recentes?
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#25

Mensagem por Miau » Dom Jan 17, 2016 11:26 pm

Muitas leituras e conversas com mecanicos
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#26

Mensagem por rgdl » Dom Jan 17, 2016 11:40 pm

Claudio, eu bem sei como é frrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiio por ai kkkkk

Eu usaria óleo 10W40, sintético ou semi sintético, vai atender bem no frio e quando vc fizer uma viagem par lugar mais quente vc também ficará despreocupado.

Evite o 5W30, pois é fino demais para nossas naves.

E lembre, o óleo que vc escolher tem que atender as especificações ACEA A3/B3 e API SJ, não compre óleo somente olhando a viscosidade, ok?
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#27

Mensagem por friba.rj » Dom Jan 17, 2016 11:41 pm

Código: Selecionar todos

[quote name='André M' date='Jan 17 2016, 11:26 PM' post='32392']
Muitas leituras e conversas com mecanicos
[/quote][code]
E com relação à minha outra pergunta? Ela foi dirigida ao rgdl pelo fato de ele ter feito o comentário a respeito da temperatura do RJ, mas é lógico que a sua opinião é extremamente válida, especialmente pela sua experiência.

"Então, simplesmente, não dá pra dizer qual óleo seria o melhor sem saber das condições climáticas do local de circulação do veículo.
É isso mesmo ou entendi errado?
No meu caso, seria bom passar a utilizar um óleo 10W40? Ou já poderia partir para um sintético 5W40 ou mesmo 5w30? O que acha?"

Estava pensando no "ELF Tottal Evolution 900 SXR 5W30 (API SL, sintético)" ou no "Selenia Perform 5W40 (API SM, sintético)", que possuem preço abaixo de R$ 25,00.
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#28

Mensagem por Miau » Seg Jan 18, 2016 7:45 am

Eu prefiro manter a especificação original 10w40 sendo sintetico.

No caso ainda considero o castrol magnatec 10w40 sintetico como um dos melhores oleos em termos de qualidade do produto.

Pago 28 no litro.
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#29

Mensagem por rgdl » Seg Jan 18, 2016 8:54 am

Claudio, eu já tinha respondido sua pergunta, então... como disse no seu lugar eu usaria o 10W40 sintético ou semissintético.

Não use o 5W30 porque ele é muito fino, eu já usei e ele se "evaporou" em pouco tempo de uso. É que nosso motor consome óleo ao longo do tempo, com esse óleo muito fino o consumo é maior.
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#30

Mensagem por friba.rj » Seg Jan 18, 2016 9:39 am

Eu perguntei ao André M porque queria vê-lo indicar um óleo que não fosse Castrol.
Acho que ele ganha comissão da Castrol e o Batalha ganha da Shell. Kkkkk

Brincadeira à parte, sua resposta e o meu comentário foram praticamente simultâneos. Só vi depois que postei. Mas é bom ter mais de uma experiência.
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