Duvida sobre óleo

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Jhonnycfm
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#1

Mensagem por Jhonnycfm » Ter Ago 25, 2015 10:24 pm

Primeiramente boa noite a todos os felizardos que tem esse maravilhoso carro. Gostaria de compartilhar uma duvida com vocês! Comprei esse carro tem umas 2 semanas, porem eu gostaria de saber qual óleo certo devo usar. Meu xsara é 2.0 16v 05/06 GXS ( isto mesmo GXS ). Eu comprei com 77600 km rodados, carro esta filé em tudo, porem gostaria de saber qual óleo certo usar pois ele veio usando o 25w60 semi-sintético porem meu mecânico orientou usar o 10w40 semi ou sintético. Amigos espero que me ajudem. Na opinião de quem tem o carro a mais tempo, devo continuar com o 25w60 para alta km mesmo estando com 77600 km ou devo colocar o 10w40 ou ate outro tipo de óleo? Desde já muito obrigado!



:613179:


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#2

Mensagem por Miau » Ter Ago 25, 2015 10:50 pm

o normal é 10W40 mesmo.. eu uso da castrol magnatec sintetico que é um dos melhores no mercado.

porém, misturar tipos e composições diferentes pode dar reação e criar borra.
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#3

Mensagem por Jhonnycfm » Ter Ago 25, 2015 11:06 pm

[quote name='André M' date='Aug 25 2015, 10:50 PM' post='30461']
o normal é 10W40 mesmo.. eu uso da castrol magnatec sintetico que é um dos melhores no mercado.

porém, misturar tipos e composições diferentes pode dar reação e criar borra.
[/quote]

Estou ciente, porem queria saber se eu continuar usando um óleo "grosso" que ja esta nele o 25w60 pode mais na frente ocasionar algum problema no motor. Se não for causar vou trocar usando o mesmo óleo. Se for dar algum problema eu vou passar um produto para diluir o antigo óleo e passar usar o outro. Minha unica duvida é sera que ó 25w60 que ja esta no carro vai ocasionar algum problema nos pistões, cabeçote etc no motor? ( por ser um oleo mais grosso e estou apenas com 78.100 agora )

obs: carro/motor ta filé sem fumaça nenhuma!
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#4

Mensagem por matteo » Qua Ago 26, 2015 12:03 am

Olá colega, primeiramente seja bem vindo ao CCDOB. Em relação a lubrificação, esse negócio de colocar óleo de alta viscosidade em motores com alta kilometragem- que não é seu caso - e até mesmo muitos mecânicos indicam, é mito. O motor a combustão interna tem um ligeiro consumo de óleo lubrificante considerado normal, pois suas folgas internas permitem que haja ligeira perda. São questões de ordem técnica nem sempre bem esclarecidas nas oficinas e que acabam por gerar grandes dúvidas para o usuário comum. Observado algum consumo no decorrer do uso do veículo, não deve ser taxado como "queima de óleo". Os fabricantes informam, no manual do proprietário, os níveis de consumo considerados como aceitáveis no uso diário, em função da aplicação do motor. Esse óleo 25w60 trabalha e suporta muito bem as altas temperaturas, (60) mas a longo prazo pode reduzir a vida útil de seu motor devido ao fato de ser muito viscoso a frio (25w) e nas partidas com o motor frio, que é um dos momentos mais críticos, o mesmo leva mais tempo para atingir as partes do motor que requerem lubrificação, fazendo que as peças móveis trabalhem por algum tempo sem a devida lubrificação. Minha dica é a mesma do colega André e de seu mecânico, que vc passe a usar o óleo indicado no manual do proprietário, que se não me engano no ano do seu carro é 10w40. O 15w40 e 5w40 também são viscosidades bem equilibradas. Seu motor estará mais protegido. Espero ter ajudado e seja feliz com sua nave!! :613179:
Editado pela última vez por matteo em Qua Ago 26, 2015 12:10 am, em um total de 1 vez.
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#5

Mensagem por rgdl » Qua Ago 26, 2015 9:19 am

Isso, sou mais um que apoia o André, o matteo e seu mecânico, 25w60 é grosso de mais, no longo prazo pode causar problemas.

Eu uso o 15w40 da BR com bom resultado. É barato, fácil de encontrar e atende a todas as especificações para o motor de nossas naves.

E só uma dica, não use qualquer tipo de aditivo tipo Bardahl B12 e similares, no meu, ao invés de proteger o motor essa desgraça acabou criando borra.

Agora, para evitar a formação de borra mencionada pelo André o ideal é vc fazer a troca agora e rodar bem pouco com esse óleo (só para que ele lave o óleo velho) e fazer uma nova troca. Sendo que o ideal é trocar o filtro em ambas as trocas.
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#6

Mensagem por Miau » Qua Ago 26, 2015 9:39 am

eu também evitaria de tentar fazer flush pra tirar o óleo antigo.. pois até se pode fazer isso mas tem que desmontar no minimo o cárter e a tampa dos comandos de válvulas.

e as razões para o que estou dizendo estão em um post de flush que eu fiz com o koube
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#7

Mensagem por Munhoz » Qua Ago 26, 2015 4:14 pm

esgota o óleo com ele quente, troca o filtro e põe óleo normal. Roda 4 mil km, troca de novo e boa.. é semi para sintético.. não vejo problema não
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#8

Mensagem por Jhonnycfm » Qua Ago 26, 2015 7:25 pm

Pessoal muito obrigado mesmoo, estava com essa dúvida cruel! Mas agora devido as atenções dadas pelos senhores ( matteo, rgdl, Andre M ETC) estou certo em trocar óleo para o 10w40. So mais uma duvida rsrs ( independente do preço o melhor seria o semi-sintético ou sintético)?

Obrigado capitães dessa grande e maravilhosa máquina!

:613179: :271534: :613179:
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#9

Mensagem por matteo » Qua Ago 26, 2015 11:12 pm

Com certeza o óleo de composição 100% sintética é melhor. :)
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#10

Mensagem por Miau » Qui Ago 27, 2015 6:12 am

Só não coloque shell
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#11

Mensagem por rgdl » Qui Ago 27, 2015 9:44 am

Os 100 % sintéticos são melhores, mais resistentes a formação de borra, mas também são mais caros.

Eu penso assim, óleo tem que ser bom e barato já que é um item que tem que ser trocado com certa regularidade. Como eu gosto de viajar e andar bastante com o carro em pouco tempo chego na quilometragem de troca então não dá para ficar gastando de mais com isso. Mas também não posso ser negligente e colocar qualquer óleo. Então o que procuro sempre é a melhor relação custo x benefício.

Eu usava o Petronas 5W40 100% sintético, ele atende todas as especificações para nosso motor e óleo de excelente qualidade e me custava menos de R$ 20,00 o litro na Ki-peças em Niterói. O problema é que ele é muito ruim de se achar, eu só achava nessa loja e mesmo assim parou de vender.

Uma vez fiquei na mão... não tinha esse óleo para vender em lugar nenhum e eu precisava fazer a troca porque já tinha alcançado o prazo de troca.

Ai tinha o Lubrax Supera 5W40 pelo mesmo preço, a qualidade dos óleos da BR é muito boa e esse atendia tudo e até superava as especificações, levei ele no lugar... na outra troca cadê ele? não tinha... fui nos postos da BR e ele estava por R4 40,00 o litro.... :966283: :966283: nesse preço o custo x benefício já era...

Foi ai que passei a usar o 15W40, este é barato, se acha em qualquer birosca e atende totalmente as especificações,para mim ele é o melhor custo x benefício atual.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Ago 27, 2015 9:48 am, em um total de 1 vez.
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#12

Mensagem por Jhonnycfm » Sáb Ago 29, 2015 11:15 pm

Capitães da naves, so mais uma duvida! 15w40 ou 15w50? Uns me indicaram esse, outros me indicaram o outro! E agora qual é o melhor pra meu caso tendo em vista que ele tem 78100 KM, somente gasolina 05/06 2.0 16v! Outra duvida se eu optar por um sintético posso escoar todo oleo semi-sintetico e depois colocar o sintetico sem nenhum produto de diluição? :65322:
Editado pela última vez por Jhonnycfm em Sáb Ago 29, 2015 11:19 pm, em um total de 1 vez.
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#13

Mensagem por rgdl » Dom Ago 30, 2015 10:26 am

Entre esses dois opte pelo 15W40. O ideal é fazer duas trocad com pouco tempo entre as duas.
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#14

Mensagem por Jhonnycfm » Dom Ago 30, 2015 11:34 am

[quote name='rgdl' date='Aug 30 2015, 10:26 AM' post='30508']
Entre esses dois opte pelo 15W40. O ideal é fazer duas trocad com pouco tempo entre as duas.
[/quote]

Show de bola, vou adiantar o mais rapido possivel esta questao para o 15w40 obrigadao rgdl e o resto da galera.

:514495: :icon_smile_blush:
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#15

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Set 25, 2015 11:58 am

Pessoal, o link abaixo é do "Livro de Bolso" ou Manual de serviços de modelos Citroen, disponibilizado pela própria Citroen.

<a href="http://service.citroen.com/dtt/CDP/donn ... 1_2004.pdf" target="_blank">http://service.citroen.com/dtt/CDP/donn ... 004.pdf</a>

NAs PÁGINAs 39 e 45 há as recomendações de óleo em função da temperatura ambiente da região aonde o carro está.
Observem que para regiões de clima quente/tropical, a recomendação da Citroen é óleo 15W50 !!!!!

Cuidado!!!

Óleo lubrificante do motor com final W40, está limitado a faixa de temperaturas ambientes entre 40 e 50ºC.
Ou seja: lubrificantes com final W50 protegem muito mais a longo prazo.

Uso Helix da shel ou Lubrax da Petrobrás, sempre com final W50. São de ótimo custo e superior ao padrão de norma SJ...

No Manual mostra que para carros nos Emirados Árabes (temperatura ambiente acima de 45 graus) a recomendação é para lubrificante 15W50.

15W50 e 20W50 são minhas preferências.
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