Troca dos pistões após superaquecimento
boa tarde caros amigos do ccdob;
Meu veiculo é um Xsara Picasso 2.0 Exclusive 2002/2003.
Após um problema com a bomba dagua, o carro sofreu superaquecimento, e com isso queimou-se a junta do cabecote
Foi feita a retifica do cabecote, assim como troca da bomba dagua e juntas.
Mas depois desse ocorrido, senti o carro com um barulho de clecleclec e perca de potencia
Ao levar a um mecanico de con
fianc a o mesmo constatou que meu veiculo esta com batida de saia de pistao.
Ele me pediu as seguintes pecas para realizar o servico; jogo de pistoes e aneis, bronzina de biela,juntas,oleo e filtro.
Minhas duvidas são;
1) Meu veiculo utiliza bucha de pino de pistao? conhecida como bucha de biela?
2) A perda de potencia tem a ver com esse problema ?
2
h
Meu veiculo é um Xsara Picasso 2.0 Exclusive 2002/2003.
Após um problema com a bomba dagua, o carro sofreu superaquecimento, e com isso queimou-se a junta do cabecote
Foi feita a retifica do cabecote, assim como troca da bomba dagua e juntas.
Mas depois desse ocorrido, senti o carro com um barulho de clecleclec e perca de potencia
Ao levar a um mecanico de con
fianc a o mesmo constatou que meu veiculo esta com batida de saia de pistao.
Ele me pediu as seguintes pecas para realizar o servico; jogo de pistoes e aneis, bronzina de biela,juntas,oleo e filtro.
Minhas duvidas são;
1) Meu veiculo utiliza bucha de pino de pistao? conhecida como bucha de biela?
2) A perda de potencia tem a ver com esse problema ?
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- rgdl
- Zumbi
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- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
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Sobre a bucha de pino de pistão não sei, mas problema de compressão de cilindro acarreta sim perda de potência. acarreta também aumento de consumo e superaquecimento.
Mas tem que testar a taxa de compressão, que não pode ser menor que 155 psi.
O chato desse teste é que ele não indica exatamente onde é o problema que pode estar nas válvulas, na junta ou no pistão.
Tem um outro teste que se faz que é até melhor para saber se de onde é o problema que é o teste de vazão de cilindro.
Mas tem que testar a taxa de compressão, que não pode ser menor que 155 psi.
O chato desse teste é que ele não indica exatamente onde é o problema que pode estar nas válvulas, na junta ou no pistão.
Tem um outro teste que se faz que é até melhor para saber se de onde é o problema que é o teste de vazão de cilindro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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é assim..
o que da força no motor é a pressão positiva gerada dentro do cilindro na hora da ignição da mistura que foi comprimida lá dentro.. pois há uma expansão rápida lá.. e essa energia empurra o pistão pra baixo justamente por não encontrar outra forma de sair..
acontece que tudo tem formas de retenção pra evitar que essa energia escape por outros lados..
nas válvulas.. a sede de válvula bem alinhada com a válvula evita que escape energia por ali..
e o pistão, como é uma parte móvel, precisa de anéis de segmento pra criar vedação e também diminuir a quantidade de material em atrito com a saia do pistão, que é um revestimento que tem dentro do cilindro por onde o pistão percorre seu curso.
o que seu mecânico sugere é que ou os anéis, ou a saia.. ou ambos, estão com folga.. ou seja.. ao invés do pistão deslizar na saia.. ele desliza vibrando por causa da folga.. o que ocasiona no barulho.. e por essa folga.. grande parte da energia da explosão escapa por ali.. pela lateral do pistão.
energia que escapa não é convertida em potencia transmitida ao eixo virabrequim.. dai a perda de potencia sentida.
mas o mecânico tem que ser muitooo bom pra identificar que o pistão ta batendo na saia só de ouvido.
o correto é testar a vazão dos cilindro com equipamento próprio pra isso.
funciona assim.. o cilindro em teste é colocado na posição PMS.. então é injetado tantos bar/psi nele constantemente.. um manômetro indica a quantidade de pressão constante que entra.. e outro manômetro indica a pressão que persiste em razão a da injetada. Se o cilindro vaza.. a pressão persistente fica baixa e é ai que se identifica que aquele cilindro está vazando.
o que da força no motor é a pressão positiva gerada dentro do cilindro na hora da ignição da mistura que foi comprimida lá dentro.. pois há uma expansão rápida lá.. e essa energia empurra o pistão pra baixo justamente por não encontrar outra forma de sair..
acontece que tudo tem formas de retenção pra evitar que essa energia escape por outros lados..
nas válvulas.. a sede de válvula bem alinhada com a válvula evita que escape energia por ali..
e o pistão, como é uma parte móvel, precisa de anéis de segmento pra criar vedação e também diminuir a quantidade de material em atrito com a saia do pistão, que é um revestimento que tem dentro do cilindro por onde o pistão percorre seu curso.
o que seu mecânico sugere é que ou os anéis, ou a saia.. ou ambos, estão com folga.. ou seja.. ao invés do pistão deslizar na saia.. ele desliza vibrando por causa da folga.. o que ocasiona no barulho.. e por essa folga.. grande parte da energia da explosão escapa por ali.. pela lateral do pistão.
energia que escapa não é convertida em potencia transmitida ao eixo virabrequim.. dai a perda de potencia sentida.
mas o mecânico tem que ser muitooo bom pra identificar que o pistão ta batendo na saia só de ouvido.
o correto é testar a vazão dos cilindro com equipamento próprio pra isso.
funciona assim.. o cilindro em teste é colocado na posição PMS.. então é injetado tantos bar/psi nele constantemente.. um manômetro indica a quantidade de pressão constante que entra.. e outro manômetro indica a pressão que persiste em razão a da injetada. Se o cilindro vaza.. a pressão persistente fica baixa e é ai que se identifica que aquele cilindro está vazando.
Editado pela última vez por Miau em Dom Ago 09, 2015 8:27 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
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[quote name='André M' date='Aug 9 2015, 08:24 PM' post='30244']
é assim..
o que da força no motor é a pressão positiva gerada dentro do cilindro na hora da ignição da mistura que foi comprimida lá dentro.. pois há uma expansão rápida lá.. e essa energia empurra o pistão pra baixo justamente por não encontrar outra forma de sair..
acontece que tudo tem formas de retenção pra evitar que essa energia escape por outros lados..
nas válvulas.. a sede de válvula bem alinhada com a válvula evita que escape energia por ali..
e o pistão, como é uma parte móvel, precisa de anéis de segmento pra criar vedação e também diminuir a quantidade de material em atrito com a saia do pistão, que é um revestimento que tem dentro do cilindro por onde o pistão percorre seu curso.
o que seu mecânico sugere é que ou os anéis, ou a saia.. ou ambos, estão com folga.. ou seja.. ao invés do pistão deslizar na saia.. ele desliza vibrando por causa da folga.. o que ocasiona no barulho.. e por essa folga.. grande parte da energia da explosão escapa por ali.. pela lateral do pistão.
energia que escapa não é convertida em potencia transmitida ao eixo virabrequim.. dai a perda de potencia sentida.
mas o mecânico tem que ser muitooo bom pra identificar que o pistão ta batendo na saia só de ouvido.
o correto é testar a vazão dos cilindro com equipamento próprio pra isso.
funciona assim.. o cilindro em teste é colocado na posição PMS.. então é injetado tantos bar/psi nele constantemente.. um manômetro indica a quantidade de pressão constante que entra.. e outro manômetro indica a pressão que persiste em razão a da injetada. Se o cilindro vaza.. a pressão persistente fica baixa e é ai que se identifica que aquele cilindro está vazando.
[/quote]
muito boa explicacao
na verdade o mecanico é bom. Ele acelera e desacelera rapidamente para ouvir o claclaclacla. esse barulho é mais alto quando o veiculo esta frio e atenua se ao aquecer, sugirando uma dilatacao e diminuicao da folga da saia de pistao em relacao a camisa.
estou bem convencido que o problema seja esse, apenas me restando a duvida da bucha de biela, se é presente no meu veiculo , e se nao, como é colocado?
obrigado a todos
é assim..
o que da força no motor é a pressão positiva gerada dentro do cilindro na hora da ignição da mistura que foi comprimida lá dentro.. pois há uma expansão rápida lá.. e essa energia empurra o pistão pra baixo justamente por não encontrar outra forma de sair..
acontece que tudo tem formas de retenção pra evitar que essa energia escape por outros lados..
nas válvulas.. a sede de válvula bem alinhada com a válvula evita que escape energia por ali..
e o pistão, como é uma parte móvel, precisa de anéis de segmento pra criar vedação e também diminuir a quantidade de material em atrito com a saia do pistão, que é um revestimento que tem dentro do cilindro por onde o pistão percorre seu curso.
o que seu mecânico sugere é que ou os anéis, ou a saia.. ou ambos, estão com folga.. ou seja.. ao invés do pistão deslizar na saia.. ele desliza vibrando por causa da folga.. o que ocasiona no barulho.. e por essa folga.. grande parte da energia da explosão escapa por ali.. pela lateral do pistão.
energia que escapa não é convertida em potencia transmitida ao eixo virabrequim.. dai a perda de potencia sentida.
mas o mecânico tem que ser muitooo bom pra identificar que o pistão ta batendo na saia só de ouvido.
o correto é testar a vazão dos cilindro com equipamento próprio pra isso.
funciona assim.. o cilindro em teste é colocado na posição PMS.. então é injetado tantos bar/psi nele constantemente.. um manômetro indica a quantidade de pressão constante que entra.. e outro manômetro indica a pressão que persiste em razão a da injetada. Se o cilindro vaza.. a pressão persistente fica baixa e é ai que se identifica que aquele cilindro está vazando.
[/quote]
muito boa explicacao
na verdade o mecanico é bom. Ele acelera e desacelera rapidamente para ouvir o claclaclacla. esse barulho é mais alto quando o veiculo esta frio e atenua se ao aquecer, sugirando uma dilatacao e diminuicao da folga da saia de pistao em relacao a camisa.
estou bem convencido que o problema seja esse, apenas me restando a duvida da bucha de biela, se é presente no meu veiculo , e se nao, como é colocado?
obrigado a todos