Troca dos pistões após superaquecimento

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glauder
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#1

Mensagem por glauder » Dom Ago 09, 2015 11:49 am

boa tarde caros amigos do ccdob;

Meu veiculo é um Xsara Picasso 2.0 Exclusive 2002/2003.

Após um problema com a bomba dagua, o carro sofreu superaquecimento, e com isso queimou-se a junta do cabecote

Foi feita a retifica do cabecote, assim como troca da bomba dagua e juntas.

Mas depois desse ocorrido, senti o carro com um barulho de clecleclec e perca de potencia

Ao levar a um mecanico de con
fianc a o mesmo constatou que meu veiculo esta com batida de saia de pistao.

Ele me pediu as seguintes pecas para realizar o servico; jogo de pistoes e aneis, bronzina de biela,juntas,oleo e filtro.

Minhas duvidas são;

1) Meu veiculo utiliza bucha de pino de pistao? conhecida como bucha de biela?

2) A perda de potencia tem a ver com esse problema ?
2
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rgdl
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#2

Mensagem por rgdl » Dom Ago 09, 2015 4:55 pm

Sobre a bucha de pino de pistão não sei, mas problema de compressão de cilindro acarreta sim perda de potência. acarreta também aumento de consumo e superaquecimento.

Mas tem que testar a taxa de compressão, que não pode ser menor que 155 psi.

O chato desse teste é que ele não indica exatamente onde é o problema que pode estar nas válvulas, na junta ou no pistão.

Tem um outro teste que se faz que é até melhor para saber se de onde é o problema que é o teste de vazão de cilindro.
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#3

Mensagem por fabinhovioleiro » Dom Ago 09, 2015 8:11 pm

Seu mecânica vai fazer a parte de baixo do seu motor,
potencia não influi em bater pino de pistao
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

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Miau
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#4

Mensagem por Miau » Dom Ago 09, 2015 8:24 pm

é assim..

o que da força no motor é a pressão positiva gerada dentro do cilindro na hora da ignição da mistura que foi comprimida lá dentro.. pois há uma expansão rápida lá.. e essa energia empurra o pistão pra baixo justamente por não encontrar outra forma de sair..

acontece que tudo tem formas de retenção pra evitar que essa energia escape por outros lados..

nas válvulas.. a sede de válvula bem alinhada com a válvula evita que escape energia por ali..

e o pistão, como é uma parte móvel, precisa de anéis de segmento pra criar vedação e também diminuir a quantidade de material em atrito com a saia do pistão, que é um revestimento que tem dentro do cilindro por onde o pistão percorre seu curso.

o que seu mecânico sugere é que ou os anéis, ou a saia.. ou ambos, estão com folga.. ou seja.. ao invés do pistão deslizar na saia.. ele desliza vibrando por causa da folga.. o que ocasiona no barulho.. e por essa folga.. grande parte da energia da explosão escapa por ali.. pela lateral do pistão.

energia que escapa não é convertida em potencia transmitida ao eixo virabrequim.. dai a perda de potencia sentida.

mas o mecânico tem que ser muitooo bom pra identificar que o pistão ta batendo na saia só de ouvido.

o correto é testar a vazão dos cilindro com equipamento próprio pra isso.

funciona assim.. o cilindro em teste é colocado na posição PMS.. então é injetado tantos bar/psi nele constantemente.. um manômetro indica a quantidade de pressão constante que entra.. e outro manômetro indica a pressão que persiste em razão a da injetada. Se o cilindro vaza.. a pressão persistente fica baixa e é ai que se identifica que aquele cilindro está vazando.
Editado pela última vez por Miau em Dom Ago 09, 2015 8:27 pm, em um total de 1 vez.
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#5

Mensagem por glauder » Seg Ago 10, 2015 8:51 am

[quote name='André M' date='Aug 9 2015, 08:24 PM' post='30244']
é assim..

o que da força no motor é a pressão positiva gerada dentro do cilindro na hora da ignição da mistura que foi comprimida lá dentro.. pois há uma expansão rápida lá.. e essa energia empurra o pistão pra baixo justamente por não encontrar outra forma de sair..

acontece que tudo tem formas de retenção pra evitar que essa energia escape por outros lados..

nas válvulas.. a sede de válvula bem alinhada com a válvula evita que escape energia por ali..

e o pistão, como é uma parte móvel, precisa de anéis de segmento pra criar vedação e também diminuir a quantidade de material em atrito com a saia do pistão, que é um revestimento que tem dentro do cilindro por onde o pistão percorre seu curso.

o que seu mecânico sugere é que ou os anéis, ou a saia.. ou ambos, estão com folga.. ou seja.. ao invés do pistão deslizar na saia.. ele desliza vibrando por causa da folga.. o que ocasiona no barulho.. e por essa folga.. grande parte da energia da explosão escapa por ali.. pela lateral do pistão.

energia que escapa não é convertida em potencia transmitida ao eixo virabrequim.. dai a perda de potencia sentida.

mas o mecânico tem que ser muitooo bom pra identificar que o pistão ta batendo na saia só de ouvido.

o correto é testar a vazão dos cilindro com equipamento próprio pra isso.

funciona assim.. o cilindro em teste é colocado na posição PMS.. então é injetado tantos bar/psi nele constantemente.. um manômetro indica a quantidade de pressão constante que entra.. e outro manômetro indica a pressão que persiste em razão a da injetada. Se o cilindro vaza.. a pressão persistente fica baixa e é ai que se identifica que aquele cilindro está vazando.
[/quote]
muito boa explicacao
na verdade o mecanico é bom. Ele acelera e desacelera rapidamente para ouvir o claclaclacla. esse barulho é mais alto quando o veiculo esta frio e atenua se ao aquecer, sugirando uma dilatacao e diminuicao da folga da saia de pistao em relacao a camisa.

estou bem convencido que o problema seja esse, apenas me restando a duvida da bucha de biela, se é presente no meu veiculo , e se nao, como é colocado?

obrigado a todos
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#6

Mensagem por Miau » Seg Ago 10, 2015 9:46 am

simples.. acesse o service citroen.. coloque seu VIN lá e verifique as partes do bloco do motor.. lá vai constar todas as peças.. e até preços
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