Coisas que a gente não pensa.. SOBRE AQUECIMENTO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Dom Jul 19, 2015 6:04 pm

Um dia destes eu tava na oficina onde meu amigo trabalha, batendo papo com ele.. e ai chegou um C4 lá com vazamento de fluido de arrefecimento.

O cara disse que tava vazando bastante e que ele tinha que ta enchendo toda vez o reservatório com água torneiral a cada usada de carro..

No que olhei, de cara já ví que era vazamento pelo duto de fluido que vem da bomba pra caixa de passagem(cavalo dagua) mas não falei nada pra não atrapalhar esse meu amigo né.

Pois bem.. dias depois passei lá novamente e era realmente o tubo que é de metal, que de tanta ferrugem, deu uns rasgos por onde vazava.

Trocado o tubo, testado o sistema colocando pressão e nada de vazar mais(com o motor desligado)

Dias depois volto lá e vejo novamente o C4 no elevador.. ai falei..

Ué.. voltou?

O mecânico disse.. a junta do cabeçote ta queimada.. vai ter q trocar.

Depois conversando com ele.. chegamos a seguinte conclusão.. o cliente desse C4 falou que as vezes a temperatura subia e ele parava o carro no aviso.. completava e tal e seguia..

só que tem uma coisa que a gente não percebe..

o sensor de temperatura mede a temperatura do fluido de arrefecimento, não do motor.. então se o fluido vaza.. o motor acaba ficando seco, inclusive o sensor também fica seco, sem contato com nada.. pra chegar o ponto do ar que tá dentro do motor aquecer a ponto de indicar no sensor que a suposta temperatura do suposto fluido que deveria estar ali subiu.. é porque o motor está muitooooo mais quente do que o sensor acha.. e ai com certeza a junta já era.

Então fica o aviso.. ta vazando fluido de arrefecimento? é resolver o quanto antes e evitar ao máximo usar o carro, pois se vazar a ponto do sensor ficar seco.. a leitura dele perde toda a confiabilidade.

Existe uns adesivos tipo selo interessantes que algumas retificas colam no motor, que tem umas bolinhas em sequencia, cada uma relacionada a uma temperatura.. quando atinge essa temperatura.. essa bolinha fica manchada permanentemente. Ele fazem isso pra invalidar a garantia do serviço caso tenha super aquecido o motor.

Imagem

Imagem

seria interessante achar umas dessas e colar no bloco pra gente mesmo ficar sabendo se deu cagada hehe
Editado pela última vez por Miau em Dom Jul 19, 2015 10:31 pm, em um total de 1 vez.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Dom Jul 19, 2015 8:53 pm

André obrigado por compartilhar isso conosco.
o lance do sensor tem fundamento sim, mas o cavalo é de metal e é um bom condutor térmico. Já ouvi relatos de motores Ford onde o sensor fica montado no plástico e um pouco afastado do motor, a junta queimava e no painal o ponteiro quase não mexia.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#3

Mensagem por renan97ar » Dom Jul 19, 2015 9:35 pm

Faz sentido mesmo. Sei que nos Ford com motor duratec (fusion, ranger gasolina, alguns focus) existe um sensor de temperatura no cabeçote, além do sensor de temperatura de água.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Dom Jul 19, 2015 10:24 pm

bom.. apesar do cavalo ser de metal.. lembra que tem uma junta entre o cavalo e o cabeçote que não tenho certeza se é de metal.. e ai já são 3 camadas distintas pra transmitir temperatura.. eu ainda acho que não dá pra confiar no sensor seco.

Sem falar que o cabeçote acho que é de alumínio.. que tem cerca da metade do coeficiente de condutibilidade térmica do bloco.

Também existe como instalar um sensor a parte no bloco.. =)
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Coisas que a gente não pensa.. SOBRE AQUECIMENTO

#5

Mensagem por rgdl » Seg Jul 20, 2015 9:17 am

Ajunta do cavalo d'água que vem no motor original e as juntas que vem nesses kits de juntas são de papelão, mas a junta que comprei na Concessionária é de metal.

Essa questão que o André está levantando é muito importante, pois vou ter que refazer meu cabeçote por problemas mal resolvidos no sistema de arrefecimento. Coisas que vão de mangueiras apodrecidas até cavalo d'água sem colocado sem junta.

Agora comprei mangueira do ar condicionado novas e a mangueira ramificada (a que sai dois dutos), as demais vou analisar o seu estado geral com o carro desmontado que fica mais fácil, mas o carro só sai da oficina se elas estiverem em condições de uso se não vai ficar até a nova chegar.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 22, 2016 2:43 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder