Aviso de defeito de freio de estacionamento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
James Luna
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mai 03, 2016 12:41 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

AVISO DE DEFEITO DE FREIO DE ESTACIONAMENTO

#31

Mensagem por James Luna » Seg Nov 07, 2016 2:17 pm

Olá pessoal,

Estou com um C4 Grand Picasso 2009 apresentando erro no estacionamento. apareceu uma vez quando estava dando ré. ai desliguei ele e parou por um mês... Hoje eu fui sair com ele e apareceu no caminho para o trabalho 3 vezes e sumiu. Eu verifiquei no painel se havia algum erro (caso mostra-se pela listra de avarias). Cheguei no estacionamento do trabalho tranquilamente e agora no almoço fui ligar o carro pra ver se apresentava alguma coisa.... e nada... a tarde vou embora e estou torcendo para que não apresente mais...

hum detalhe importante.... Eu :sad: lavei o motor ontem pela manhã com apenas um borrifador e Cif (desengordurante) o resultado foi muito bom pela lavagem... mas agora fiquei com esse susto na alma! eu cobri todas as partes do lado esquerdo do motor (onde fica a caixa de fusível, bateria e uma central perto da lanterna...

Vou viajar na quinta e agora estou comedo de ficar na estrada....

Se passar o Scanner identifica se o módulo esta ruim? ele passa todas as marchas e apresenta apenas erro de estacionamento... mas nenhum erro. o freio ate aciona e segura o carro normalmente.

Em anexo fotos do motor. Podem verificar que o lado dos módulos esta até meio sujo.. não quis forçar a limpeza e fiz so com um pano mesmo.
Anexos
Motor C4 Grand Picasso 09 01
Motor C4 Grand Picasso 09 01
Motor C4 Grand Picasso 09 02
Motor C4 Grand Picasso 09 02
Motor C4 Grand Picasso 09 03
Motor C4 Grand Picasso 09 03
Motor C4 Grand Picasso 09 04
Motor C4 Grand Picasso 09 04


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#32

Mensagem por Munhoz » Seg Nov 07, 2016 7:29 pm

James, ficou ótima a lavagem!
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#33

Mensagem por renan97ar » Ter Nov 08, 2016 9:11 pm

Bom, ficar na estrada acho difícil. A mensagem se deu enquanto você andava com o carro pois esse sistema faz o papel de auxiliar de rampa também. Ao parar, ele aciona os freios traseiros levemente, para o carro não descer enquanto você está em uma subida íngreme.

Seria legal passar o scanner sim, pois tem uma ideia melhor do problema. As vezes é mal contato no plug do motor do sistema...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
fernovaes
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Jul 05, 2015 9:51 pm
Nome: Fer Novaes
Modelos Citroën: C4 Picasso 2012

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#34

Mensagem por fernovaes » Sex Nov 18, 2016 9:23 am

Eu tenho 1 C4 Picasso 2009.
A minha as vezes eu dirigindo o carro na estrada aparece a mensagem Defeito freio ESP/ASR e o carro continua funcionando normalmente.
Ai na primeira parada que faço com ele que desligo e ligo o carro o aviso desaparece e ando com ele normalmente.

Já percebi que ocorre qdo uso mto o freio. Então pra mim isso está com cara de sensor. Mas como aqui tbem não existe oficina especializada vou esperar para trocar disco e pastilha de freio. Ai vou levar em uma Oficina em Ctba especializada.
Antigo: Renault Clio 2011
Atual: C4 Grand Picasso 2009 (pode até ser casamento eterno)
James Luna
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mai 03, 2016 12:41 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#35

Mensagem por James Luna » Sex Nov 18, 2016 10:45 am

Munhoz escreveu:James, ficou ótima a lavagem!
Valeu!!! Eu fiquei bobo com o poder do CIF e olha que so usei um pouquinho.
James Luna
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mai 03, 2016 12:41 pm
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#36

Mensagem por James Luna » Sex Nov 18, 2016 10:52 am

renan97ar escreveu:Bom, ficar na estrada acho difícil. A mensagem se deu enquanto você andava com o carro pois esse sistema faz o papel de auxiliar de rampa também. Ao parar, ele aciona os freios traseiros levemente, para o carro não descer enquanto você está em uma subida íngreme.

Seria legal passar o scanner sim, pois tem uma ideia melhor do problema. As vezes é mal contato no plug do motor do sistema...
Então... eu fiz a viagem e ocorreu tudo bem. com exceção que não tinha feito balanceamento no carro e tive que fazer na estrada. assim que ele deu 100km/h começou a trepidar o volante. depois de balanceado tudo "ok"! foi minha primeira viagem com ele e muito tranquilo!!!! fui no piloto automático praticamente 70% da viagem e apenas em curvas fiquei no controle da aceleração e muito eficaz o controle dele de estabilidade.

Em relação ao erro: eu apliquei WD40 nas rodas atrás próximos aos sensores e após religar ele no estacionamento ele não deu mais o erro. fui e voltei sem erro (media de 1400 KM rodados).

Eu achei que ele fez muito bem na estrada na média de km por litro= 12km/lts.
em São Paulo-SP so consigo no máximo 7km/lts.
Vania
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Nov 27, 2016 8:18 am
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso Exc 2.0 16v 2009

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#37

Mensagem por Vania » Dom Nov 27, 2016 2:20 pm

Problema no Cambio Automático Grand C4 Exc. 2.0 16v 2009

Pessoal meu carro começou apresentando um problema quando da passagem das marchas Quando movia a alavanca para D lia N, quando movia para P, tbém lia N e mandava colocar em P e aparecia a msg defeito no câmbio automático, defeito no freio de estacionamento. Quando desligava o carro e ligava novamente sumia a msg, outra vez não aparecia o P no painel, quando do carro parado, como se não estivesse acionado. Na dúvida eu apertava o botão P manual e daí a luz acendia. Ocorre que como esses problemas estavam aparecendo algumas vezes isso começou a me incomodar e levei o carro para a oficina, porém o mecânico ao fazer os testes, passando o computador, o câmbio simplesmente parou de funcionar, ou seja, o carro não sai mais do lugar, segundo o mesmo no computador aparece como erro permanente e o mesmo acredita que o problema pode estar no acionador automatico, como o mesmo ainda não chegou a um diagnóstico, alguém poderia ajudar com informações e resoluções de serviço similar?
vcancado
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Dez 14, 2016 12:30 pm
Modelos Citroën: C4 grand picasso exclusive

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#38

Mensagem por vcancado » Qua Dez 14, 2016 12:48 pm

Boa tarde, Marcos...
tenho um c4 grand picasso. Após trocar as solenoides e resolver o problema do cambio travando na 3 marcha, saindo da oficina, o carro começou a apresentar problemas ao engatar a ré. Segundo o mecânico, problemas no acionador da cx automatica, ref 2452c0. Você trocou o seu? Comprou nova ou usada?
Abraços.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#39

Mensagem por Miau » Qua Dez 14, 2016 2:01 pm

seu mecanico não deve ter calibrado o CMF adequadamente.. já que o mesmo mexeu no cambio.

tem que colocar a alavanca em N e zerar os ohms no CMF
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
leofbm
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
Nome: Leonardo
Localização: Cassilândia-MS
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#40

Mensagem por leofbm » Ter Jan 24, 2017 4:55 pm

Dantas87 escreveu:Saudações colegas, tenho um C4 Picasso 11/12 e me identifiquei com o tópico pois meu carro apresentou o aviso de "defeito de freio de estacionamento", ícones do "ABS" "OFF" "SERVICE" acesos e acendimento do botão "ESP". Aconteceu em plena viagem, estava tudo normal quando de repente o aviso sonoro junto com a mensagem no display ocorreu. Fiquei desesperado no meio do nada achando que tinha ficado sem freio, mas me acalmei e pude continuar a viagem normalmente apesar do aviso no display que desde então têm persistido (já tem cerca de um mês assim). Antes de levar na concessionária para fazer um diagnóstico pude ver aqui no fórum situações semelhantes ao meu problema (os mesmos "sintomas") e fiquei preocupado em ser um pepino grande, colegas informaram que teve problemas no câmbio que emperrava, outros que o carro não pegava... mas no meu caso o veículo têm funcionado normal, apesar das mensagens não aparenta nenhum problema no freio quando dirijo, nada no câmbio... "sintomas" mais leves apesar da mesma mensagem em comum com todos aqui no tópico. Fora de garantia e na falta de oficina na rua especializada em Citroen em específico no modelo desse carro que ninguém sabe mexer nele e pode até piorar o problema... o carro é cheio de firulas, quem têm sabe como é (uma simples lampada para achar na rua quase impossível... trocar bateria desse carro é uma novela diferente de qualquer outro...) levei essa semana para o diagnóstico na concessionária e como feedback me informaram que realmente não há problema no freio mas sim num "sensor" que fica na roda... esse sensor só é trocado junto com o kit o qual ele fica acoplado com o "cubo do disco". Sou leigo e gostaria de saber de alguém caso possa informar como é esse sensor, como funciona... se realmente comprovado esse mau contato não tem nenhum problema rodar com o veículo assim por mais algum tempo??? No resumo da ópera o sensor custa R$ 607,00 (só a peça) com a mão de obra da concessionária o valor total vai para R$ 1.125,00 (oh serviço caro!!!). O pior que como não conheço ninguém de confiança, nem oficina especializada fora na rua... estou meio que sem opção!!! Aliás a opção momentânea é deixar esse serviço mais para frente caso realmente não corra risco e problemas de rodar dessa forma...[attachmentid=933]
Mas a aí? resolveu o problema? era o sensor da roda mesmo?
O meu está apresentando estes sinais de erro também no painel e na autorizada também me disseram que é o sensor da roda traseira, do lado do carona, só que no meu caso me cobraram bem mais em conta, algo em torno de R$150,00 pelo sensor, não disseram nada que tinha que trocar o "kit completo"... a mão de obra que não sei ainda quanto vai ser, estou esperando chegar a peça na autorizada, talvez esse fds eu vou lá pra trocar... Depois conto se resolveu ou não.
Ah própósito achei no ML um vendedor que, supostamente tem esse sensor pra vender, novo, o preço também está na faixa dos R$150,00...
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#41

Mensagem por gjvialta » Sex Fev 03, 2017 5:55 pm

Dá uma lida nesse tópico viewtopic.php?f=29&t=6557, post viewtopic.php?p=37903#p37903

Pode ser que ajude!
Avatar do usuário
leofbm
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
Nome: Leonardo
Localização: Cassilândia-MS
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#42

Mensagem por leofbm » Qui Fev 23, 2017 3:11 pm

Obrigado gjvialta, vi o tópico que você indicou, muito bem mesmo, mas acredito que meu problema tenha sido somente o sensor da roda mesmo.

Fiz a troca há mais ou menos um mês, demorei a postar o resultado para ter mais certeza se o problema seria mesmo resolvido. Depois que fiz trocas já rodei uns 1500 km e o erro nunca mais apareceu. Fiz na CC mesmo a peça mais a mão de obra ficou em R$202,00, achei bem barato. Fiz a troca na Citroen de Caçador-SC, lá eles parecem bem honestos, não ficam inventando trocas desnecessárias de peças etc... recomendo
Vasquinho
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 1:58 pm
Modelos Citroën: C4 executive 2011

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#43

Mensagem por Vasquinho » Qui Abr 13, 2017 2:00 pm

excelente contribuição amigo! (x3)

Estou com o mesmo problema
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Aviso de defeito de freio de estacionamento

#44

Mensagem por gjvialta » Qui Abr 13, 2017 6:26 pm

leofbm escreveu:Obrigado gjvialta, vi o tópico que você indicou, muito bem mesmo, mas acredito que meu problema tenha sido somente o sensor da roda mesmo.

Fiz a troca há mais ou menos um mês, demorei a postar o resultado para ter mais certeza se o problema seria mesmo resolvido. Depois que fiz trocas já rodei uns 1500 km e o erro nunca mais apareceu. Fiz na CC mesmo a peça mais a mão de obra ficou em R$202,00, achei bem barato. Fiz a troca na Citroen de Caçador-SC, lá eles parecem bem honestos, não ficam inventando trocas desnecessárias de peças etc... recomendo
Olá, leofbm!

Grato pelo retorno, informando a sua experiência!
JeffersonMacedo
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Set 22, 2020 11:12 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v 2012

Re: Aviso de defeito de freio de estacionamento

#45

Mensagem por JeffersonMacedo » Ter Set 22, 2020 11:41 pm

Olá pessoal,(sou novo no fórum) não sei se o tópico ainda está ativo mas tenho uma dúvida relacionada ao mesmo problema da mensagem "defeito freio de estacionamento".
Na minha situação, após a mensagem de "defeito freio estacionamento" as luzes "SERVICE", ESP e Auto "P" off aparecem no painel, o carro continua funcionando normalmente, nenhuma mensagem relacionada a ABS, nenhuma alteração nas trocas de marchas ou desligamento aleatório do veículo, mas o auxiliar de rampa fica desativado. Sendo que quando desligo o carro e ligo novamente ele volta a funcionar normalmente até acontecer denovo.

Eu queria saber, o problema está relacionado há algum sensor?
Responder