Sonda lambda em funcionamento???

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Sonda lambda em funcionamento???

#1

Mensagem por glauder » Qui Jun 11, 2015 2:39 pm

Boa tarde caros amigos do CCDOB

Estou brigando com minha XP 2.0 2003 16V a algum tempo em razão da pouca força ( baixo desempenho), mas não acusa nenhum problema no painel do veiculo.

Já troquei as velas, filtros, oleo, testei todos os sensores.

Porem a SONDA LAMBDA me deixou uma duvida.

Ao soltar o conector com o veiculo em funcionamento, o mesmo não apresentou nenhuma mudança de comportamento. :827520:



O CARRO NÃO DEVERIA MUDAR O COMPORTAMENTO CASO A SONDA ESTIVESSE OPERANTE?

A SONDA PODE ESTAR INOPERANTE? NÃO DEVERIA ACUSAR ERRO NO PAINEL?? :glare:


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#2

Mensagem por rgdl » Qui Jun 11, 2015 4:32 pm

A primeira coisa que deveria acontecer é dar defeito motor e acender a luz da injeção no painel.
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#3

Mensagem por glauder » Sex Jun 12, 2015 8:19 am

[quote name='rgdl' date='Jun 11 2015, 04:32 PM' post='29296']
A primeira coisa que deveria acontecer é dar defeito motor e acender a luz da injeção no painel.
[/quote]

o carro pode estar em Modo de seguranca?

Como resetar isso?
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#4

Mensagem por rgdl » Sex Jun 12, 2015 10:39 am

Cara o funcionamento da sonda é crítico nesse motor, se ela não está funcionando ou funcionando com parâmetros incorretos é certo dar mensagem de defeito motor no Computador de Bordo e acender a luz da injeção.

Se não tem a mensagem do CB e nem a luz de injeção acesa direto o defeito não é da sonda.

Mas se vc quiser ver mesmo isso a fundo ai só usando um scanner, um ELM327 já seria suficiente já que ele é capaz de analisar a sonda desse carro. Os valores tem que flutuar, subir e descer, não pode dar valores constantes.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jun 12, 2015 10:40 am, em um total de 1 vez.
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#5

Mensagem por Munhoz » Seg Fev 22, 2016 1:45 pm

Reportado de Euclides Marques:
Pessoal, Boa Tarde. Li com atenção todas as respostas aqui colocadas e após esta última levei meu carro para fazer uma verificação com Scanner. Meu Xsara Picasso apresenta falhas e consumo um pouco fora. Verificado pelo Scanner que nenhuma das duas sondas está oscilando, ou seja, a leitura é a mesma acelerando ou não. Os bicos estão ok e as velas normais. Cada sonda custa em torno de R$ 240,00 nas lojas de peças. Li diversos vídeos de pessoas que obtiveram sucesso limpando a ponta do sensor com escova de dente, detergente e vinagre ou a de um português que utilizou apenas álcool. Alguém já tentou isso ? Lembro que da última vez em que troquei o sensor já fazem quase dois anos e não acusava defeito motor e dava o mesmo problema de agora. Ao retirar o sensor, o antigo dono do carro tinha feito um gatilho absurdo que por sorte não deu curto.
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#6

Mensagem por rgdl » Seg Fev 22, 2016 3:46 pm

Marques, esquece esses vídeos do youtube e compre uma sonda lambda universal, vai pagar bem menos.
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#7

Mensagem por euclidesmarques » Qua Fev 24, 2016 8:12 pm

[quote name='rgdl' date='Feb 22 2016, 03:46 PM' post='32911']
Marques, esquece esses vídeos do youtube e compre uma sonda lambda universal, vai pagar bem menos.
[/quote]

Qual a localização das duas sondas ? Lembro de uma que troquei que fica proximo a sonda da direção hidraulica. Alguém têm mapa ou fotos da localização ?
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#8

Mensagem por Miau » Qua Fev 24, 2016 10:14 pm

se for motor gasolina, 1 sonda.. fica localizada antes do catalizador

se for flex, fica uma antes do catalizador, e outra após catalizador
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#9

Mensagem por euclidesmarques » Qui Fev 25, 2016 7:13 am

Estranho pq todo scanner , mesmo configurando em detalhes com chassi, modelo e ano do veiculo, identificam duas sondas. Meu carro é gasolina 2001. Eu também só tenho noticia dessa proximo a sonda da direcao.
Editado pela última vez por euclidesmarques em Qui Fev 25, 2016 11:19 am, em um total de 1 vez.
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#10

Mensagem por rgdl » Qui Fev 25, 2016 9:15 am

Sim, também já percebi isso, talvez porque a central de injeção tenha a possibilidade de conexão de duas sondas, mas como o André falou no 2.0 só tem uma e fica antes do catalisador.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Fev 25, 2016 9:37 am, em um total de 1 vez.
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#11

Mensagem por Miau » Qui Fev 25, 2016 9:57 am

os scanners "universais" não em como saber esses detalhes.. não tem como voce ter um banco de dados dentro de cada scanner contendo todos os detalhes de cada modelo de veiculo fabricado.. que dirá de cada VIN, pois seria um banco de dados ultra gigante.

eles são baseados em calculadores de injeção(módulo ou central)

quando voce escolhe um determinado modelo de veiculo no scanner, na verdade voce ta pré selecionando qual modelo de calculador de injeção o scanner vai conectar.

Já no caso do Lexia, que é especializado, ai sim, tem um banco de dados contendo os detalhes de cada modelo, de acordo com o VIN.
Editado pela última vez por Miau em Qui Fev 25, 2016 9:58 am, em um total de 1 vez.
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#12

Mensagem por euclidesmarques » Qui Fev 25, 2016 11:30 am

[quote name='André M' date='Feb 25 2016, 09:57 AM' post='32943']
os scanners "universais" não em como saber esses detalhes.. não tem como voce ter um banco de dados dentro de cada scanner contendo todos os detalhes de cada modelo de veiculo fabricado.. que dirá de cada VIN, pois seria um banco de dados ultra gigante.

eles são baseados em calculadores de injeção(módulo ou central)

quando voce escolhe um determinado modelo de veiculo no scanner, na verdade voce ta pré selecionando qual modelo de calculador de injeção o scanner vai conectar.

Já no caso do Lexia, que é especializado, ai sim, tem um banco de dados contendo os detalhes de cada modelo, de acordo com o VIN.
[/quote]

Perfeito. Dirrimiu minhas dúvidas. Interessante que as lojas compram esses scanners e quando verificam que a sonda não funciona, já colocam o orçamento de duas sondas e custando mais de R$ 300,00 cada.

E não é tão dificil trocar. O lance é ter acesso embaixo do carro. É aproveitar alguma troca de óleo e .... :)
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#13

Mensagem por Kadurj » Qua Mar 30, 2016 9:48 am

Bom dia amigos!! Levei o carro para fazer limpeza de bicos, tbi e troca do filtro de combustível pois o carro está falhando em retomadas em 2ª e 3ª marchas. Peguei o carro ontem, diminuíram mas não eliminaram as falhas.
O mecânico passou o scanner e acusou falha na sonda Lambda e também no canister.

E realmente de vez em quando quando ligo o carro a luz de injeção permanece acesa. Ando alguns quilometros, desligo e ligo o carro e a luz apaga.

Quanto a sonda, saberiam me dizer como compro? Não entendo nada disso.

Agradeço a ajuda dos amigos.

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#14

Mensagem por Miau » Qua Mar 30, 2016 11:05 am

entre no services citroen e com o VIN do seu carro, veja o modelo da sonda que vai nele. Então você pode procurar pelo mesmo modelo no mercadolivre.

mas já te aviso.. carro com kit gás pode dar falso diagnostico de scanner.. foi o carro foi mexido.. tem emulador.. é complicado.
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#15

Mensagem por Kadurj » Qua Mar 30, 2016 11:41 am

Ok Andre!! Obrigado.
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