oleo mineral no xsara picasso

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glauder
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oleo mineral no xsara picasso

#1

Mensagem por glauder » Dom Jun 07, 2015 10:25 am

Bom dia pessoal do CCDOB

Adquiri minha Xsara Picasso 2.0 2003 16V (125.000 km) a aproximadamente 40 dias.

O antigo dono prometeu a troca do oleo para me entregar o carro.

Ele me entregou o cupom fiscal da troca de oleo e filtro, porem no cupom fiscal só havia o código de barra do produto e a denominação 15W40 :glare:

Como o carro começou a apresentar barulho de batida de pino (TEC TEC) , tucho, rajada......então comecei a desconfiar do sensor de detonação, então eu pesquisei para saber qual era aquele oleo que ele havia colocado no carro para me entregar.

O oleo colocado foi esse : :978798: :icon_smile_8ball:

Imagem

O QUE RECOMENDAM QUE EU FAÇA? QUAL OLEO COLOCAR ?

QUAL PROCEDIMENTO DEVO TOMAR PARA ESSA TROCA???


voraz
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#2

Mensagem por voraz » Dom Jun 07, 2015 11:33 am

glauber estou com a mesma dúvida mais acho melhor ficar dom 10w40 que vem no veículo estão fica ae a dica.
mais se alguém acha que deve ser este 15w40 ou outras especificações fale o porque com isto podemos entender melhor nosso motores.
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Miau
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#3

Mensagem por Miau » Dom Jun 07, 2015 11:35 am

bom, pelo que sei, esse motor e praticamente qualquer motor 16 valvulas nao se da bem com oleos minerais..

inclusive quando voce mistura mineral com semi ou sintetico, da uma reação e cria borra.. quase q com certeza entupindo principalmente os tuchos... e ai começam os tec tecs..

isso aconteceu no meu.. erradamente um mecanico colocou oleo mineral e começou meu pesadelo.. tive que fazer uma limpeza sinistra no motor pra melhorar.

a dica é.. evite misturar tipos de oleos.. e vou até mais longe.. evite até mesmo misturar marcas.. o ideal é sempre usar o mesmo óleo desde o inicio.
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#4

Mensagem por glauder » Dom Jun 07, 2015 11:53 am

eu rodei somente 500 km com esse oleo mineral?

posso substituir esse oleo mineral pelo sintetico sem fazer limpeza?
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#5

Mensagem por Miau » Dom Jun 07, 2015 12:34 pm

poder voce pode.. mas sempre vai ficar contaminado.. e certamente já tem borra formada.

o legal mesmo é fazer uma limpeza do motor.. eu fiz um tópico mostrando como fiz. dá muito, muito trabalho.. e necessita um conhecimento em mecânica.
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#6

Mensagem por renan97ar » Dom Jun 07, 2015 12:35 pm

Melhor coisa é esgotar esse óleo, colocar semi sintético e depois partir para sintético. Assim as chances de dar borra são menores.
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#7

Mensagem por Miau » Dom Jun 07, 2015 12:55 pm

segue o topico que falei

<a href="index.php?showtopic=5251&hl=" target="_blank">index.php?showtopic=5251&hl=</a>
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#8

Mensagem por RodolfoBertolucci » Dom Jun 07, 2015 7:30 pm

Acredito que possa fazer somente a troca do óleo, deixe o carro ligado um tempo antes para aquecer bem para "afinar" e assim aumentar a fluidez dele, na minha opinião acho o processo de retirada pelo dreno melhor do que por aspiração, deixar ele escorrer bem, sem pressa. Trocar o filtro também, pois fica um volume considerado que poderá contaminar o óleo que colocou.
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#9

Mensagem por matteo » Seg Jun 08, 2015 2:49 am

Olá amigo, esse óleo é um dos melhores, ou talvez o melhor na categoria dos minerais, atualmente no mercado, no que refere a API. A viscosidade 15w40 também é equilibrada no que se refere a eficiência de trabalho em altas e baixas temperaturas, mas já existem outras melhores. Mas como está escrito na própria embalagem, ele oferece o essencial em termos de llimpeza, proteção e lubrificação e portanto não atende as exigências do motor do seu carro. No que se refere a viscosidade e API não vejo problemas, mas erraram em colocar um óleo de origem mineral. Deveriam ter,colocado,pelo menos semissintético.
A questão é: O antigo dono sempre usou esse óleo ou quiz economizar na troca dessa vez para te entregar o carro? Se ele sempre usou esse, pode ser que esteja com formação de borra,que se for muito alta, não é aconselhável a limpeza química (flush) porque além de não resolver, pode causar entupimentos na bomba d'Óleo, pescador e galerias em geral...etc.. Nesse caso,tem que abrir o motor para efetuar uma limpeza melhor manualmente. Mas se colocou só dessa vez, o problema é menor e a limpeza com flush pode resolver. As vezes é possível observar pelo bocal onde coloca óleo se tem formação de borra ou não.
Tenta descobrir o quanto antes qual é a situação e vê se dá para resolver somente com limpeza química que sai bem mais em conta. De preferência o flush da koube, que é muito eficiente, e depois coloca um óleo semissintético ou sintético. Espero ter ajudado, abraço e boa sorte!!
Editado pela última vez por matteo em Seg Jun 08, 2015 3:08 am, em um total de 1 vez.
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#10

Mensagem por friba.rj » Dom Abr 10, 2016 11:24 am

Miau escreveu: segue o topico que falei
Esse tópico seria o "Xsara Picasso - Tucho"?
Com a atualização do site, eu "perdi" todos os links que havia salvado.
Obrigado.
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#11

Mensagem por Miau » Dom Abr 10, 2016 1:04 pm

creio que sim, lá eu falei bastante sobre o tema
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#12

Mensagem por Donizeti de Mello » Qui Fev 22, 2018 10:41 am

Pessoal, seria errado da minha parte aceitar o óleo que o trocador quer colocar? Foi colocado na minha Xsara Picasso 2005 160000 km o 15w40 SL ( Ipiranga ). Acham que eu devo mudar de óleo ou passar a utilizar o que recomenda o manual? Peguei ela dia 09/02 pois queimou a junta do cabeçote e precisei retificar com troca do Kit de correia dentada, carcaça da bomba d'água e outras cositas... rsrs ( 2.700,00 a brincadeira )
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#13

Mensagem por rgdl » Qui Fev 22, 2018 2:57 pm

É o do fraco preto, né? Tira isso o mais rápido possível, nos motores dos Picassos só óleo sintético.

Esses motores tem uma temperatura de trabalho muito alta (maior que 90°C) óleo mineral nessas condições vai cozinhar e virar borra rapidamente.

O óleo para esses motores tem que atender as seguintes caracterisicas:

Tipo: Sintético ou Semissintético
Vicosidade: 05W40, 10W40 ou 15W40 (vai depender da região onde vc mora)
API: SJ ou superior
ACEA: A3/B3 ou superior

Obs: O óleo tem que ter TODAS as certificações (viscosidade, API e ACEA) se faltar uma não presta.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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#14

Mensagem por Donizeti de Mello » Sex Dez 28, 2018 11:09 am

Este óleo é o do frasco Azul - 15w40 - SL - Semissintético ( Não é mineral )- F1 Master Performance Ipiranga
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#15

Mensagem por rgdl » Sex Dez 28, 2018 2:38 pm

Nenhum óleo ipiranga tem certificaçao ACE, entao nao serve.
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