qual oleo usar após 100 mil km

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voraz
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#1

Mensagem por voraz » Sáb Jun 06, 2015 8:31 pm

Galera estou na dúvida meu xsara está com 118 mil qual oleo usar o mesmo 10w40 ou subir para 15w40 sera que o motor não vai ficar mais barulhento com batido das valvulas o que me dizem.
Editado pela última vez por voraz em Sáb Jun 06, 2015 8:31 pm, em um total de 1 vez.


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#2

Mensagem por Miau » Sáb Jun 06, 2015 9:13 pm

acho melhor usar o mesmo.. porem eu hj só uso da castrol magnatec 100% sintetico 10w40
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#3

Mensagem por voraz » Sáb Jun 06, 2015 9:21 pm

[quote name='voraz' date='Jun 6 2015, 08:31 PM' post='29182']
Galera estou na dúvida meu xsara está com 118 mil qual oleo usar o mesmo 10w40 ou subir para 15w40 sera que o motor não vai ficar mais barulhento com batido das valvulas o que me dizem.
[/quote]

Vamos da a opnião Galera bom que tiramos duvidas.
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#4

Mensagem por renan97ar » Dom Jun 07, 2015 10:18 am

Acho que barulhento não vai ficar, mas não vejo o porquê trocar. Não sei se é efeito placebo, mas na última troca foi colocado 5w30 sintético (cagada do meu pai, mas esse óleo também é recomendado no manual) e parece que o carro ficou mais solto e menos barulhento. Mas não sei se ficou mesmo ou é efeito placebo...
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#5

Mensagem por matteo » Qui Jun 11, 2015 9:45 pm

Olá amigo...

Se me permite uma opinião, permaneça no 10w. Esse negócio de engrossar o óleo qundo o motor atinge km elevado é lenda. Embora a diferença de viscosidade entre o 10w e o 15w seja mínima, um pouquinho mais fino ele é. Um dos momentos mais
críticos para o motor é a partida a frio, pois o óleo frio estará todo no carter e quanto mais grosso ele é, mais tempo levará para chegar a todas as partes do motor que requeen lubrificação, causando assim um desgaste prematuro do mesmo.
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#6

Mensagem por rgdl » Sex Jun 12, 2015 11:35 am

Gente, vamos ter cuidado ao falarmos sobre viscosidades.

Não dá para dizer que um óleo 10W40 e um óleo 15W40 tem desempenhos diferentes, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro ou no Ceará. Na pratica, nesses estados, pouco importa um ou outro. Mas em um estado como o Rio Grande do Sul pode ter bastante diferença.

É por que a viscosidade não é medida pelo motor quente e sim pelo motor frio. Na verdade na partida a frio.

15W ou 10W são medidas de partida a frio no inverno e o 40 é uma medida de partida a frio no verão.

Entenda inverno como o inverno europeu ou norte americano, coisa que só existe aqui nos estados do sul, então o inverno do Rio de Janeiro não vale.

Nos estados do Sul, especialmente em cidades muito frias é ideal usar um óleo 5W ao invés de um 15W, pois ele é mais viscoso no frio que o 15W.

Já nos estados mais quentes é ideal usar um óleo 30 ou 40, óleo 50 ou 60 só se vc estiver no deserto.

Então é assim, no Rio de Janeiro pouco importa se vc está usando um óleo 5w40, 10w40 ou 15w40, pois a viscosidade de partida a frio no verão é a mesma.

O que vai importar mesmo são outras coisas, como se o óleo tem base sintética, semissintética ou mineral, se atende as normas API e ACEA.

Esses parâmetros são os que realmente importam quando o óleo está quente dentro do motor, pois são parâmetros ligados a evaporação e oxidação do óleo, leia-se formação de borra.

Então vamos lembrar que no adesivo que tem no motor (pelo menos tem nos Xsara Picasso 2.0) está clara a indicação de que o óleo para colocar em nossas máquinas tem que atender, no mínimo, as normas API SJ e ACEA A3/B3.

Então para mim é assim, óleo tem que atender as especificações e ser barato e fácil de achar, eu não troco óleo em posto e levo o meu óleo para trocar na oficina, nada da oficina colocar o óleo que quer.

Sendo assim, eu passei a usar o Petronas Selenia 5W40 totalmente sintético, muito bom o óleo, barato, mas também muito chato de achar. Se numa emergência vc precisasse completar o mínimo que fosse não encontrava em lugar nenhum.

Ai eu mudei para o Lubrax Supera 5W40, também sintético, e aconteceu a mesma coisa, era ruim de achar até mesmo nos postos BR e quem tinha queria te estuprar e não vender o óleo.

Agora eu uso o Lubrax Tecno 15W40 de base semissintética, ele é API SN e ACEA A3-02, ele até supera na norma API a tende completamente a norma ACEA, é bom, barato e fácil de achar.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jun 12, 2015 1:56 pm, em um total de 1 vez.
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#7

Mensagem por matteo » Sáb Jun 13, 2015 3:27 pm

As informações do nosso colega RGDL acima estão na sua maior parte corretas. Só não concordo com a afirmação de que o segundo número(40) é uma medida de partida a frio no verão e que o 5w é mais viscoso que o 15w. Abaixo esponho meu conceito e se porventura alguém discordar, pode se manifestar, afinal um dos objetivos do fórum é compartilhar conhecimentos.

Com relação à viscosidade, o que significa 5w40, 10w40 ou 15w40?

O primeiro número juntamente com a letra W de Winter(inverno) se refere a viscosidade e eficiência a frio, ou seja quanto menor for o número, menos viscoso(resistente ao escorrimento) é o óleo e consequentemente mais eficiente nas partidas a frio, que como citei anteriormente é um momento crítico para o motor, pois as partes móveis e altas do mesmo estão sem lubrificação. Portanto, quanto menos viscoso, melhor nessa situação, pois atingirá rapidamente as mesmas.

O segundo número, após o W se refere a capacidade de manter sua viscosidade e suas características de proteção ao motor, em altas temperaturas. Ou seja, quanto maior o número melhor o desempenho a quente.

Eu por exemplo uso o lubrax supera 5w40 em minha nave porque além de ter tecnologia 100% sintética, é rico em detergentes e dispersantes, supera as normas mais atuais e na viscosidade atinge uma faixa muito ampla, a frio e a quente.

Abraço a todos.
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#8

Mensagem por renan97ar » Dom Jun 14, 2015 3:13 pm

Aproveitar para tirar uma dúvida: óleo 15w30 pode na nave? Tinha uma boa promoção desse óleo da Castrol aqui no carrefour (R$17 o litro). E pra ajudar ainda tinha o filtro bosch para Picasso 2.0 a R$12
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#9

Mensagem por rgdl » Dom Jun 14, 2015 6:02 pm

Caro matteo, estamos aqui para aprender juntos. É sempre bom ter mais uma opinião e longe de mim me colocar como o dono da verdade.

O mais importante de meu post é a mensagem de que óleo não é só viscosidade, tem outras coisas q também devem ser vistas.

Renan so vale a pena se for de tecnologia sintética, se for mineral cai fora, já o filtro está num bom preço.
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#10

Mensagem por MIVA » Sáb Mai 14, 2016 12:24 pm

olhando o manual do c4 2.0 at fala que pode usar 5 ou 10 ou 15, a km ainda esta baixa 40 mil estou usando 5
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#11

Mensagem por Patric » Ter Mai 17, 2016 12:25 am

boa noite
Com o 15w40 semi sintético troca-se com qual intervalo geralmente? 5 ou 10 mil km?
Obrigado
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#12

Mensagem por Munhoz » Ter Mai 17, 2016 1:55 am

Eu troco com 7
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#13

Mensagem por rgdl » Ter Mai 17, 2016 9:01 am

Teoricamente seria aos 10000 quilômetros, mas duvido que qualquer óleo sintético dure tanto. Eu, como o Munhoz, troco antes, no meu caso aos 8000km.

Agora, como sempre repiso, não pode colocar qualquer óleo, mesmo sintético. É que além da viscosidade correta tem que ter as certificações ACEA A3/B3 ou superior e API SJ ou superior.
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#14

Mensagem por Miau » Ter Mai 17, 2016 11:23 am

Munhoz escreveu:Eu troco com 7
pois é.. parando pra pensar agora.. já repararam que o aviso de manutenção programada não aparece em intervalos de 10 mil? mas acho que de 7 mil.. vou até pesquisar mais a fundo isso.
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#15

Mensagem por cerezer » Sex Jan 26, 2018 12:12 pm

galera antigamente eu usava o total 15w50 semi sintetico no meu c3 1.6 16v gasolina 2005 mas atualmente estou usando o motul 10w40 semi sintético supera as especificações exigidas pelo manual do fabricante , optei por utilizar o motul porque total esta muito difícil de encontrar aqui na minha cidade, então coloco sempre no paraguai (perto de casa) custa 25 reais o litro , poderia colocar tbm 5w40 sintético mas meu carro ja esta velhinho rodando sempre no semi-sintético , alem disso o 5w40 sintético da motul custa 35 reais o litro. enfim estou muito satisfeito com esse óleo VC pode rodar tranquilamente 10 mil km ou 1 ano com esse tipo de óleo mas teria de reduzir pela metade a troca usando um nacional tipo lubrax da vida, não compensa ! é o tal ditado o barato sai caro! infelismente é assim no brasil , segue a dica ...
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