qual oleo usar após 100 mil km
Galera estou na dúvida meu xsara está com 118 mil qual oleo usar o mesmo 10w40 ou subir para 15w40 sera que o motor não vai ficar mais barulhento com batido das valvulas o que me dizem.
Editado pela última vez por voraz em Sáb Jun 06, 2015 8:31 pm, em um total de 1 vez.
- Miau
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acho melhor usar o mesmo.. porem eu hj só uso da castrol magnatec 100% sintetico 10w40
Editado pela última vez por Miau em Dom Jun 07, 2015 10:22 am, em um total de 1 vez.
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[quote name='voraz' date='Jun 6 2015, 08:31 PM' post='29182']
Galera estou na dúvida meu xsara está com 118 mil qual oleo usar o mesmo 10w40 ou subir para 15w40 sera que o motor não vai ficar mais barulhento com batido das valvulas o que me dizem.
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Vamos da a opnião Galera bom que tiramos duvidas.
Galera estou na dúvida meu xsara está com 118 mil qual oleo usar o mesmo 10w40 ou subir para 15w40 sera que o motor não vai ficar mais barulhento com batido das valvulas o que me dizem.
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Vamos da a opnião Galera bom que tiramos duvidas.
- renan97ar
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Acho que barulhento não vai ficar, mas não vejo o porquê trocar. Não sei se é efeito placebo, mas na última troca foi colocado 5w30 sintético (cagada do meu pai, mas esse óleo também é recomendado no manual) e parece que o carro ficou mais solto e menos barulhento. Mas não sei se ficou mesmo ou é efeito placebo...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
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Olá amigo...
Se me permite uma opinião, permaneça no 10w. Esse negócio de engrossar o óleo qundo o motor atinge km elevado é lenda. Embora a diferença de viscosidade entre o 10w e o 15w seja mínima, um pouquinho mais fino ele é. Um dos momentos mais
críticos para o motor é a partida a frio, pois o óleo frio estará todo no carter e quanto mais grosso ele é, mais tempo levará para chegar a todas as partes do motor que requeen lubrificação, causando assim um desgaste prematuro do mesmo.
Se me permite uma opinião, permaneça no 10w. Esse negócio de engrossar o óleo qundo o motor atinge km elevado é lenda. Embora a diferença de viscosidade entre o 10w e o 15w seja mínima, um pouquinho mais fino ele é. Um dos momentos mais
críticos para o motor é a partida a frio, pois o óleo frio estará todo no carter e quanto mais grosso ele é, mais tempo levará para chegar a todas as partes do motor que requeen lubrificação, causando assim um desgaste prematuro do mesmo.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
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Gente, vamos ter cuidado ao falarmos sobre viscosidades.
Não dá para dizer que um óleo 10W40 e um óleo 15W40 tem desempenhos diferentes, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro ou no Ceará. Na pratica, nesses estados, pouco importa um ou outro. Mas em um estado como o Rio Grande do Sul pode ter bastante diferença.
É por que a viscosidade não é medida pelo motor quente e sim pelo motor frio. Na verdade na partida a frio.
15W ou 10W são medidas de partida a frio no inverno e o 40 é uma medida de partida a frio no verão.
Entenda inverno como o inverno europeu ou norte americano, coisa que só existe aqui nos estados do sul, então o inverno do Rio de Janeiro não vale.
Nos estados do Sul, especialmente em cidades muito frias é ideal usar um óleo 5W ao invés de um 15W, pois ele é mais viscoso no frio que o 15W.
Já nos estados mais quentes é ideal usar um óleo 30 ou 40, óleo 50 ou 60 só se vc estiver no deserto.
Então é assim, no Rio de Janeiro pouco importa se vc está usando um óleo 5w40, 10w40 ou 15w40, pois a viscosidade de partida a frio no verão é a mesma.
O que vai importar mesmo são outras coisas, como se o óleo tem base sintética, semissintética ou mineral, se atende as normas API e ACEA.
Esses parâmetros são os que realmente importam quando o óleo está quente dentro do motor, pois são parâmetros ligados a evaporação e oxidação do óleo, leia-se formação de borra.
Então vamos lembrar que no adesivo que tem no motor (pelo menos tem nos Xsara Picasso 2.0) está clara a indicação de que o óleo para colocar em nossas máquinas tem que atender, no mínimo, as normas API SJ e ACEA A3/B3.
Então para mim é assim, óleo tem que atender as especificações e ser barato e fácil de achar, eu não troco óleo em posto e levo o meu óleo para trocar na oficina, nada da oficina colocar o óleo que quer.
Sendo assim, eu passei a usar o Petronas Selenia 5W40 totalmente sintético, muito bom o óleo, barato, mas também muito chato de achar. Se numa emergência vc precisasse completar o mínimo que fosse não encontrava em lugar nenhum.
Ai eu mudei para o Lubrax Supera 5W40, também sintético, e aconteceu a mesma coisa, era ruim de achar até mesmo nos postos BR e quem tinha queria te estuprar e não vender o óleo.
Agora eu uso o Lubrax Tecno 15W40 de base semissintética, ele é API SN e ACEA A3-02, ele até supera na norma API a tende completamente a norma ACEA, é bom, barato e fácil de achar.
Não dá para dizer que um óleo 10W40 e um óleo 15W40 tem desempenhos diferentes, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro ou no Ceará. Na pratica, nesses estados, pouco importa um ou outro. Mas em um estado como o Rio Grande do Sul pode ter bastante diferença.
É por que a viscosidade não é medida pelo motor quente e sim pelo motor frio. Na verdade na partida a frio.
15W ou 10W são medidas de partida a frio no inverno e o 40 é uma medida de partida a frio no verão.
Entenda inverno como o inverno europeu ou norte americano, coisa que só existe aqui nos estados do sul, então o inverno do Rio de Janeiro não vale.
Nos estados do Sul, especialmente em cidades muito frias é ideal usar um óleo 5W ao invés de um 15W, pois ele é mais viscoso no frio que o 15W.
Já nos estados mais quentes é ideal usar um óleo 30 ou 40, óleo 50 ou 60 só se vc estiver no deserto.
Então é assim, no Rio de Janeiro pouco importa se vc está usando um óleo 5w40, 10w40 ou 15w40, pois a viscosidade de partida a frio no verão é a mesma.
O que vai importar mesmo são outras coisas, como se o óleo tem base sintética, semissintética ou mineral, se atende as normas API e ACEA.
Esses parâmetros são os que realmente importam quando o óleo está quente dentro do motor, pois são parâmetros ligados a evaporação e oxidação do óleo, leia-se formação de borra.
Então vamos lembrar que no adesivo que tem no motor (pelo menos tem nos Xsara Picasso 2.0) está clara a indicação de que o óleo para colocar em nossas máquinas tem que atender, no mínimo, as normas API SJ e ACEA A3/B3.
Então para mim é assim, óleo tem que atender as especificações e ser barato e fácil de achar, eu não troco óleo em posto e levo o meu óleo para trocar na oficina, nada da oficina colocar o óleo que quer.
Sendo assim, eu passei a usar o Petronas Selenia 5W40 totalmente sintético, muito bom o óleo, barato, mas também muito chato de achar. Se numa emergência vc precisasse completar o mínimo que fosse não encontrava em lugar nenhum.
Ai eu mudei para o Lubrax Supera 5W40, também sintético, e aconteceu a mesma coisa, era ruim de achar até mesmo nos postos BR e quem tinha queria te estuprar e não vender o óleo.
Agora eu uso o Lubrax Tecno 15W40 de base semissintética, ele é API SN e ACEA A3-02, ele até supera na norma API a tende completamente a norma ACEA, é bom, barato e fácil de achar.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jun 12, 2015 1:56 pm, em um total de 1 vez.
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As informações do nosso colega RGDL acima estão na sua maior parte corretas. Só não concordo com a afirmação de que o segundo número(40) é uma medida de partida a frio no verão e que o 5w é mais viscoso que o 15w. Abaixo esponho meu conceito e se porventura alguém discordar, pode se manifestar, afinal um dos objetivos do fórum é compartilhar conhecimentos.
Com relação à viscosidade, o que significa 5w40, 10w40 ou 15w40?
O primeiro número juntamente com a letra W de Winter(inverno) se refere a viscosidade e eficiência a frio, ou seja quanto menor for o número, menos viscoso(resistente ao escorrimento) é o óleo e consequentemente mais eficiente nas partidas a frio, que como citei anteriormente é um momento crítico para o motor, pois as partes móveis e altas do mesmo estão sem lubrificação. Portanto, quanto menos viscoso, melhor nessa situação, pois atingirá rapidamente as mesmas.
O segundo número, após o W se refere a capacidade de manter sua viscosidade e suas características de proteção ao motor, em altas temperaturas. Ou seja, quanto maior o número melhor o desempenho a quente.
Eu por exemplo uso o lubrax supera 5w40 em minha nave porque além de ter tecnologia 100% sintética, é rico em detergentes e dispersantes, supera as normas mais atuais e na viscosidade atinge uma faixa muito ampla, a frio e a quente.
Abraço a todos.
Com relação à viscosidade, o que significa 5w40, 10w40 ou 15w40?
O primeiro número juntamente com a letra W de Winter(inverno) se refere a viscosidade e eficiência a frio, ou seja quanto menor for o número, menos viscoso(resistente ao escorrimento) é o óleo e consequentemente mais eficiente nas partidas a frio, que como citei anteriormente é um momento crítico para o motor, pois as partes móveis e altas do mesmo estão sem lubrificação. Portanto, quanto menos viscoso, melhor nessa situação, pois atingirá rapidamente as mesmas.
O segundo número, após o W se refere a capacidade de manter sua viscosidade e suas características de proteção ao motor, em altas temperaturas. Ou seja, quanto maior o número melhor o desempenho a quente.
Eu por exemplo uso o lubrax supera 5w40 em minha nave porque além de ter tecnologia 100% sintética, é rico em detergentes e dispersantes, supera as normas mais atuais e na viscosidade atinge uma faixa muito ampla, a frio e a quente.
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Caro matteo, estamos aqui para aprender juntos. É sempre bom ter mais uma opinião e longe de mim me colocar como o dono da verdade.
O mais importante de meu post é a mensagem de que óleo não é só viscosidade, tem outras coisas q também devem ser vistas.
Renan so vale a pena se for de tecnologia sintética, se for mineral cai fora, já o filtro está num bom preço.
O mais importante de meu post é a mensagem de que óleo não é só viscosidade, tem outras coisas q também devem ser vistas.
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qual oleo usar após 100 mil km
olhando o manual do c4 2.0 at fala que pode usar 5 ou 10 ou 15, a km ainda esta baixa 40 mil estou usando 5
qual oleo usar após 100 mil km
boa noite
Com o 15w40 semi sintético troca-se com qual intervalo geralmente? 5 ou 10 mil km?
Obrigado
Com o 15w40 semi sintético troca-se com qual intervalo geralmente? 5 ou 10 mil km?
Obrigado
- Munhoz
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qual oleo usar após 100 mil km
Eu troco com 7
- rgdl
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qual oleo usar após 100 mil km
Teoricamente seria aos 10000 quilômetros, mas duvido que qualquer óleo sintético dure tanto. Eu, como o Munhoz, troco antes, no meu caso aos 8000km.
Agora, como sempre repiso, não pode colocar qualquer óleo, mesmo sintético. É que além da viscosidade correta tem que ter as certificações ACEA A3/B3 ou superior e API SJ ou superior.
Agora, como sempre repiso, não pode colocar qualquer óleo, mesmo sintético. É que além da viscosidade correta tem que ter as certificações ACEA A3/B3 ou superior e API SJ ou superior.
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- Miau
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qual oleo usar após 100 mil km
pois é.. parando pra pensar agora.. já repararam que o aviso de manutenção programada não aparece em intervalos de 10 mil? mas acho que de 7 mil.. vou até pesquisar mais a fundo isso.Munhoz escreveu:Eu troco com 7
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qual oleo usar após 100 mil km
galera antigamente eu usava o total 15w50 semi sintetico no meu c3 1.6 16v gasolina 2005 mas atualmente estou usando o motul 10w40 semi sintético supera as especificações exigidas pelo manual do fabricante , optei por utilizar o motul porque total esta muito difícil de encontrar aqui na minha cidade, então coloco sempre no paraguai (perto de casa) custa 25 reais o litro , poderia colocar tbm 5w40 sintético mas meu carro ja esta velhinho rodando sempre no semi-sintético , alem disso o 5w40 sintético da motul custa 35 reais o litro. enfim estou muito satisfeito com esse óleo VC pode rodar tranquilamente 10 mil km ou 1 ano com esse tipo de óleo mas teria de reduzir pela metade a troca usando um nacional tipo lubrax da vida, não compensa ! é o tal ditado o barato sai caro! infelismente é assim no brasil , segue a dica ...