junta tampa de valvulas em bh ou net

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#1

Mensagem por voraz » Qua Jun 03, 2015 12:56 am

Galera meu carro ta vazando na tampa de valvulas ,comprei meu picasso 2001/2002,exclusive 2.o 16v.se alguém souber onde comprar fora da concessionária ou na mesma em bh.as concessionárias estão fechando tuco .se tiver código peugeot ajuda tambéme qual torque para apertar se der pra faser a troca em casa.vlw.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qua Jun 03, 2015 9:25 am

O código Citroën é o mesmo do Peugeot, pode fornecer o código que eles acham a peça facinho.

Para saber o código faça seu cadastro no <a href="http://service.citroen.com" target="_blank">service.citroen.com</a> e coloque o número do chassis do seu carro no campo vin/vis.

Em motor procure o item cabeçote e depois clique no item cabeçote dos cilindros - tampa.

Vai abrir uma nova janela com a vista explodida do cabeçote o a referencia de cada item.

No meu 2005 os códigos são 0249A4 para a junta da tampa com a entrada de óleo, e 0249A5 para a junta sem a entrada de óleo. Mas como o seu Picasso é 2001/2002 o código pode ser diferente, então verifique primeiro.

Já o torque de aperto eu tenho alguns, mas tem que saber a identificação do motor. Se o seu motor for RFN não tenho. Veja as cinco letras juntas que tem no número do chassis e me diga as três ultimas, elas dizem a qual família seu motor pertence.

Só para constar tipo de motor e família de motor são duas coisas diferentes. Nos Xsara Picasso 2.0 foi usada o tipo de motor EW10, mas dentro do EW10 tem sub tipos diferente como EW10-A, EW10-J4, etc... dentro desses tipos tem famílias como a 6FZ e a RFN.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Jun 03, 2015 9:38 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#3

Mensagem por Munhoz » Qua Jun 03, 2015 10:41 am

essa junta costuma ser barata na concessionária
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#4

Mensagem por voraz » Qua Jun 03, 2015 5:23 pm

rgdl o motor e o mesmo olhei pelo chassi,arrumei um torquimetro,mais um parafuso quando fui apertar quebrou e ficou o pedaço rosqueaqdo no cabeçote e facil de tirar? o anel do trocador de calor ta vazando pois esta pingando por cima do filtro ou pode ser o proprio filtro.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Qua Jun 03, 2015 9:50 pm

Nossa.. vc conseguiu arrebentar o parafuso? Deve ter usado uma força animal hehe..

Ali na tampa nao precisa mais que uns 2kg de força pois tem a junta. Eu ja troquei as duas.

Se ficou uma ponta de parafuso pra fora é mais facil.. arruma uma microretifica tioo dremel e faz uma fenda na sobra.

Agora se ficou pra dentro.. ai complica.. vc teria que arrubar uma broca de aço rapido nova bem fina e furar bem no centro.. e entao usar um saca parafuso estriado de tamanho apropriado pro furo.

Tem que ver direitinho por onde vaza.. talvez possa ser pela vedação do filtro mesmo.

A regra é. . Pra tirar o filtro.. usa o saca filtro. Pra colocar é o aperto maximo que conseguir com a mao sem ferramenta.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#6

Mensagem por voraz » Qui Jun 04, 2015 4:34 pm

[quote name='André M' date='Jun 3 2015, 09:50 PM' post='29137']
Nossa.. vc conseguiu arrebentar o parafuso? Deve ter usado uma força animal hehe..

Ali na tampa nao precisa mais que uns 2kg de força pois tem a junta. Eu ja troquei as duas.

Se ficou uma ponta de parafuso pra fora é mais facil.. arruma uma microretifica tioo dremel e faz uma fenda na sobra.

Agora se ficou pra dentro.. ai complica.. vc teria que arrubar uma broca de aço rapido nova bem fina e furar bem no centro.. e entao usar um saca parafuso estriado de tamanho apropriado pro furo.

Tem que ver direitinho por onde vaza.. talvez possa ser pela vedação do filtro mesmo.

A regra é. . Pra tirar o filtro.. usa o saca filtro. Pra colocar é o aperto maximo que conseguir com a mao sem ferramenta.
[/quote]


vlw André,parafuso depois vou olhar,mais o problema e no anel do trocador de calor mesmo onde acho este anel ou serve de algum filtro ja vi pessoas falarem que dá,alguem arisca ae.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qui Jun 04, 2015 5:28 pm

Cara sempre use parafusos novos, se não tiver jeito só dá para aproveitar se tiver no máximo 147 mm (o padrão é 144mm).

Os torques de aperto para motor RFN são:

Pré aperto 15Nm
Aperto 50Nm
Desapertar uma volta completa
Reapertar 20Nm
Aplicar aperto angular de 285 graus

Aperto do centro para fora, so to na dúvida se é no sentido horário ou não, mas acho que isso não importa tanto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Qui Jun 04, 2015 8:53 pm

[quote name='rgdl' date='Jun 4 2015, 05:28 PM' post='29145']
Cara sempre use parafusos novos, se não tiver jeito só dá para aproveitar se tiver no máximo 147 mm (o padrão é 144mm).

Os torques de aperto para motor RFN são:

Pré aperto 15Nm
Aperto 50Nm
Desapertar uma volta completa
Reapertar 20Nm
Aplicar aperto angular de 285 graus

Aperto do centro para fora, so to na dúvida se é no sentido horário ou não, mas acho que isso não importa tanto.
[/quote]

rgdl.. o parafuso que ele arrebentou acho que foi o da tampa de plastico dos comandos.. e nao o da gaiola do cabeçote hehe..

cara, compra a vedação na citroen mesmo.. custa 17 reais.. original.. é outra coisa.

o codigo é 110419 se o seu motor for 2.0 16v
Editado pela última vez por Miau em Qui Jun 04, 2015 8:57 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#9

Mensagem por voraz » Sex Jun 05, 2015 6:08 pm

[quote name='André M' date='Jun 4 2015, 08:53 PM' post='29148']
[quote name='rgdl' date='Jun 4 2015, 05:28 PM' post='29145']
Cara sempre use parafusos novos, se não tiver jeito só dá para aproveitar se tiver no máximo 147 mm (o padrão é 144mm).

Os torques de aperto para motor RFN são:

Pré aperto 15Nm
Aperto 50Nm
Desapertar uma volta completa
Reapertar 20Nm
Aplicar aperto angular de 285 graus

Aperto do centro para fora, so to na dúvida se é no sentido horário ou não, mas acho que isso não importa tanto.
[/quote]

rgdl.. o parafuso que ele arrebentou acho que foi o da tampa de plastico dos comandos.. e nao o da gaiola do cabeçote hehe..

cara, compra a vedação na citroen mesmo.. custa 17 reais.. original.. é outra coisa.

o codigo é 110419 se o seu motor for 2.0 16v
[/quote]


Apertei e ficou bom se vazar,vou comprar a junta nova.hehe
Responder