CARRO ESQUENTA E PERDE POTENCIA E MOTOR RATEANDO
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Prezados
Sou proprietário de Xsara 2003 que está com um problema que ainda não foi diagnósticado corretamente:
o carro está:
1)com ignição "forçada", demorando muito a pegar
2)Enquanto frio as acelerações e retomadas estão normais
3)quando esquenta começa a perder força a aceleração oscila e o motor parece ratear como se diz aqui no RJ
já foi feito:
troca da bobina de ignição(não melhorou)
descabonização do motor limpeza de bicos e velas, troca do cabo de velas
Quando isto é feito melhora por algumas semanas, mas depois retorna a estaca zero, para finalizar está soltando fumaça branca do escamento.
Alguém já teve algum problema neste sentido e que possa me orientar?
Everaldo Brum - RJ
Xsara 2003
Sou proprietário de Xsara 2003 que está com um problema que ainda não foi diagnósticado corretamente:
o carro está:
1)com ignição "forçada", demorando muito a pegar
2)Enquanto frio as acelerações e retomadas estão normais
3)quando esquenta começa a perder força a aceleração oscila e o motor parece ratear como se diz aqui no RJ
já foi feito:
troca da bobina de ignição(não melhorou)
descabonização do motor limpeza de bicos e velas, troca do cabo de velas
Quando isto é feito melhora por algumas semanas, mas depois retorna a estaca zero, para finalizar está soltando fumaça branca do escamento.
Alguém já teve algum problema neste sentido e que possa me orientar?
Everaldo Brum - RJ
Xsara 2003
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cabos de velas? que eu lembre a bobina vai direto nas velas.. não tem cabo.
se solta fumaça branca.. mas branca mesmo.. então tem água com aditivo sendo queimada no cilindro. não reparou se o nível de água do reservatório baixa?
se solta fumaça branca.. mas branca mesmo.. então tem água com aditivo sendo queimada no cilindro. não reparou se o nível de água do reservatório baixa?
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Já tive exatamente esses problemas e era água entrando no cilindro, meu drama continua mas melhorou bastante depois que fiz algumas coisas.
Veja o que o colega André indicou, pois acontecia no meu.
Veja o que o colega André indicou, pois acontecia no meu.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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A fumaça é branca mesmo, mas depois a fumaça para e fica normal, tive algumas respostas que se trata do Sensor de Detonação que por estar defeituoso faz uma leitura errada e informa a central de forma também erronea detonação em atraso ou antecipada na camara afetando os cilindros, isso procede???
Everaldo Brum
Xsara 2003 - RJ
Everaldo Brum
Xsara 2003 - RJ
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Na boa, sensor de detonação faz bater pino, fumaça branca é água na admissão não tem erro.
Depois que coloquei corretamente a junta do cavalo d'água parou de entrar agua na admissão e parou a fumaça branca.
Se tiver baixando o nível de água não vai ter erro, está entrando agua no pistão.
Isso pode ser apenas um selo do cabeçote vazando, ai nesse caso a TBI vai estar molhada (era meu caso) ou na pior das hipóteses a junta do cabeçote foi para o espaço e a água tá entrando por ali.
Em ambos os casos vc corre o risco de calço hidráulico.
Depois que coloquei corretamente a junta do cavalo d'água parou de entrar agua na admissão e parou a fumaça branca.
Se tiver baixando o nível de água não vai ter erro, está entrando agua no pistão.
Isso pode ser apenas um selo do cabeçote vazando, ai nesse caso a TBI vai estar molhada (era meu caso) ou na pior das hipóteses a junta do cabeçote foi para o espaço e a água tá entrando por ali.
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Prezados
Fiz limpeza dos bicos e velas, pois acusou que um dos bicos estavam enviando menos combustivel e vela da posição estava encharcada de gasolina, o carro cessou o problema por apenas uma hora, e voltou a oscilar e ratear.
Hoje meu mecanico irá mais a fundo verificando se realmente há a entrada de água no cilindro ou se junta foi para espaço.
De todo modo após a verificação reportarei aqui para quer outros possam ter noção no problema com nave.
Everaldo - SG
Xsara Picasso 2003
Fiz limpeza dos bicos e velas, pois acusou que um dos bicos estavam enviando menos combustivel e vela da posição estava encharcada de gasolina, o carro cessou o problema por apenas uma hora, e voltou a oscilar e ratear.
Hoje meu mecanico irá mais a fundo verificando se realmente há a entrada de água no cilindro ou se junta foi para espaço.
De todo modo após a verificação reportarei aqui para quer outros possam ter noção no problema com nave.
Everaldo - SG
Xsara Picasso 2003
- renan97ar
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Só pode ser água indo pros pistões. O que parece é que quando você desliga o carro, o sistema está pressurizado e a água vai para dentro do motor. Quando você vai ligar, ele liga difícil, pois ta com água lá dentro. A agua sai, e o motor funciona, mas quando o sistema cria pressão ela volta a entrar e encharca as velas, repetindo o ciclo.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
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Renan
Obrigado pela ajuda!
O que fico estranhando é que quando o carro está frio, ligo, a aceleração está normal, parece que o carro está cheio de potencia, a fumaça branca cessa, mas com o decorrer de uso ele começa a ratear...o motor a tremer e aceleração fica fraca e o consumo dobra!
Outro pormenor é que a água não está baixando de nivel, mas o óleo sim!
Meu mecânico também está achando que é água no cilindro, pedi a ele antes de tomarmos a decisão de abrir o motor, que fizesse uma checagem, no cavalo dágua, válvula termostática, nas mangueiras para verificar se a entrada de água está em uma destas opções.
Como já mencionei fiz a limpeza dos bicos e um deles, no scanner estava acusando pouca injeção de combustível e a vela correspondente estava encharcada de gasolina, e não houve nenhum tipo de erro acusado.
como vê são muitas falhas e o diagnóstico fica dificil, talvez possa ser o próprio bico, já que ele é uma válvula e também pode estar "queimado", mas com o motor rateando....
Assim que puder e o mecânico verificar, reporto para que todos possam conhecer o defeito e como foi resolvido.
Everaldo São Gonçalo
Xsara 2003
Obrigado pela ajuda!
O que fico estranhando é que quando o carro está frio, ligo, a aceleração está normal, parece que o carro está cheio de potencia, a fumaça branca cessa, mas com o decorrer de uso ele começa a ratear...o motor a tremer e aceleração fica fraca e o consumo dobra!
Outro pormenor é que a água não está baixando de nivel, mas o óleo sim!
Meu mecânico também está achando que é água no cilindro, pedi a ele antes de tomarmos a decisão de abrir o motor, que fizesse uma checagem, no cavalo dágua, válvula termostática, nas mangueiras para verificar se a entrada de água está em uma destas opções.
Como já mencionei fiz a limpeza dos bicos e um deles, no scanner estava acusando pouca injeção de combustível e a vela correspondente estava encharcada de gasolina, e não houve nenhum tipo de erro acusado.
como vê são muitas falhas e o diagnóstico fica dificil, talvez possa ser o próprio bico, já que ele é uma válvula e também pode estar "queimado", mas com o motor rateando....
Assim que puder e o mecânico verificar, reporto para que todos possam conhecer o defeito e como foi resolvido.
Everaldo São Gonçalo
Xsara 2003
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bom.. antes de abrir o motor.. o certo é testar a compressão dos cilindros e a vazão também, existem duas ferramentas para tal.. isso é critico pra se diagnosticar vazamento pela junta, válvulas ou anéis e não abrir o motor a toa.
fora isso.. seria interessante colocar esses bicos numa maquina pra testar vazão, estanqueidade e equalização, e se possivel fazer o teste umas 5 vezes pra ver se com o tempo de trabalho, aparece o problema.
tem que ir pelo mais barato.. abrir motor é fogo, só mesmo se for necessário.
velas, indico usar as originais que são bem baratas.
fora isso.. seria interessante colocar esses bicos numa maquina pra testar vazão, estanqueidade e equalização, e se possivel fazer o teste umas 5 vezes pra ver se com o tempo de trabalho, aparece o problema.
tem que ir pelo mais barato.. abrir motor é fogo, só mesmo se for necessário.
velas, indico usar as originais que são bem baratas.
Editado pela última vez por Miau em Ter Jun 02, 2015 9:36 am, em um total de 1 vez.
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- renan97ar
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Everaldo, agora que você disse isso, pode ser algum bico... Digo isso pq seus sintomas estão parecendo com os da minha. Quando frio vai bem, mas esquenta e começa a falhar. Aqui tenho certeza que é bico, pois o lexia mostra o bico 4 com avaria fugidia. E o pior que ao realizar o teste dele ele não acusa erro. Só não solta fumaça branca, mas fica falhando e perde muita força, além do consumo ir pras alturas. Só que aqui o defeito vai e volta, ela fica boa, falha, volta a ficar boa... Só não arrumei ainda por falta de tempo, e como uso muito pouco o carro, acaba sempre ficando pra depois.
Outra coisa que não sei se varia de acordo com o ano, mas as velas originais da minha (2003) são as eyquem de 1 eletrodo. Custaram ha uns 2 anos uns R$60.
Outra coisa que não sei se varia de acordo com o ano, mas as velas originais da minha (2003) são as eyquem de 1 eletrodo. Custaram ha uns 2 anos uns R$60.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT