CARRO ESQUENTA E PERDE POTENCIA E MOTOR RATEANDO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Everaldo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Out 27, 2011 4:04 pm
Nome: Everaldo São Gonçaloi

#1

Mensagem por Everaldo » Qui Mai 28, 2015 7:50 am

Prezados

Sou proprietário de Xsara 2003 que está com um problema que ainda não foi diagnósticado corretamente:
o carro está:
1)com ignição "forçada", demorando muito a pegar
2)Enquanto frio as acelerações e retomadas estão normais
3)quando esquenta começa a perder força a aceleração oscila e o motor parece ratear como se diz aqui no RJ

já foi feito:
troca da bobina de ignição(não melhorou)
descabonização do motor limpeza de bicos e velas, troca do cabo de velas

Quando isto é feito melhora por algumas semanas, mas depois retorna a estaca zero, para finalizar está soltando fumaça branca do escamento.

Alguém já teve algum problema neste sentido e que possa me orientar?

Everaldo Brum - RJ
Xsara 2003


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Qui Mai 28, 2015 8:24 am

cabos de velas? que eu lembre a bobina vai direto nas velas.. não tem cabo.

se solta fumaça branca.. mas branca mesmo.. então tem água com aditivo sendo queimada no cilindro. não reparou se o nível de água do reservatório baixa?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Qui Mai 28, 2015 10:29 am

Já tive exatamente esses problemas e era água entrando no cilindro, meu drama continua mas melhorou bastante depois que fiz algumas coisas.

Veja o que o colega André indicou, pois acontecia no meu.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Everaldo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Out 27, 2011 4:04 pm
Nome: Everaldo São Gonçaloi

#4

Mensagem por Everaldo » Qui Mai 28, 2015 3:07 pm

A fumaça é branca mesmo, mas depois a fumaça para e fica normal, tive algumas respostas que se trata do Sensor de Detonação que por estar defeituoso faz uma leitura errada e informa a central de forma também erronea detonação em atraso ou antecipada na camara afetando os cilindros, isso procede???


Everaldo Brum
Xsara 2003 - RJ
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Qui Mai 28, 2015 4:22 pm

até pode ser.. mas acho que voce ouviria bater pino

mas em relação a fumaça branca.. o nivel de agua nao abaixa nao?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qui Mai 28, 2015 6:02 pm

Na boa, sensor de detonação faz bater pino, fumaça branca é água na admissão não tem erro.

Depois que coloquei corretamente a junta do cavalo d'água parou de entrar agua na admissão e parou a fumaça branca.

Se tiver baixando o nível de água não vai ter erro, está entrando agua no pistão.

Isso pode ser apenas um selo do cabeçote vazando, ai nesse caso a TBI vai estar molhada (era meu caso) ou na pior das hipóteses a junta do cabeçote foi para o espaço e a água tá entrando por ali.

Em ambos os casos vc corre o risco de calço hidráulico.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Everaldo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Out 27, 2011 4:04 pm
Nome: Everaldo São Gonçaloi

#7

Mensagem por Everaldo » Seg Jun 01, 2015 5:58 am

Prezados

Fiz limpeza dos bicos e velas, pois acusou que um dos bicos estavam enviando menos combustivel e vela da posição estava encharcada de gasolina, o carro cessou o problema por apenas uma hora, e voltou a oscilar e ratear.
Hoje meu mecanico irá mais a fundo verificando se realmente há a entrada de água no cilindro ou se junta foi para espaço.

De todo modo após a verificação reportarei aqui para quer outros possam ter noção no problema com nave.


Everaldo - SG
Xsara Picasso 2003
Everaldo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Out 27, 2011 4:04 pm
Nome: Everaldo São Gonçaloi

#8

Mensagem por Everaldo » Seg Jun 01, 2015 8:20 am

Apenas para ratificar a fumaça sai somente ao ligar o carro após isso, a descarga fica normal.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#9

Mensagem por renan97ar » Seg Jun 01, 2015 4:17 pm

Só pode ser água indo pros pistões. O que parece é que quando você desliga o carro, o sistema está pressurizado e a água vai para dentro do motor. Quando você vai ligar, ele liga difícil, pois ta com água lá dentro. A agua sai, e o motor funciona, mas quando o sistema cria pressão ela volta a entrar e encharca as velas, repetindo o ciclo.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Everaldo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Out 27, 2011 4:04 pm
Nome: Everaldo São Gonçaloi

#10

Mensagem por Everaldo » Ter Jun 02, 2015 9:29 am

Renan

Obrigado pela ajuda!

O que fico estranhando é que quando o carro está frio, ligo, a aceleração está normal, parece que o carro está cheio de potencia, a fumaça branca cessa, mas com o decorrer de uso ele começa a ratear...o motor a tremer e aceleração fica fraca e o consumo dobra!

Outro pormenor é que a água não está baixando de nivel, mas o óleo sim!

Meu mecânico também está achando que é água no cilindro, pedi a ele antes de tomarmos a decisão de abrir o motor, que fizesse uma checagem, no cavalo dágua, válvula termostática, nas mangueiras para verificar se a entrada de água está em uma destas opções.

Como já mencionei fiz a limpeza dos bicos e um deles, no scanner estava acusando pouca injeção de combustível e a vela correspondente estava encharcada de gasolina, e não houve nenhum tipo de erro acusado.

como vê são muitas falhas e o diagnóstico fica dificil, talvez possa ser o próprio bico, já que ele é uma válvula e também pode estar "queimado", mas com o motor rateando....

Assim que puder e o mecânico verificar, reporto para que todos possam conhecer o defeito e como foi resolvido.

Everaldo São Gonçalo
Xsara 2003
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#11

Mensagem por Miau » Ter Jun 02, 2015 9:33 am

bom.. antes de abrir o motor.. o certo é testar a compressão dos cilindros e a vazão também, existem duas ferramentas para tal.. isso é critico pra se diagnosticar vazamento pela junta, válvulas ou anéis e não abrir o motor a toa.

fora isso.. seria interessante colocar esses bicos numa maquina pra testar vazão, estanqueidade e equalização, e se possivel fazer o teste umas 5 vezes pra ver se com o tempo de trabalho, aparece o problema.

tem que ir pelo mais barato.. abrir motor é fogo, só mesmo se for necessário.

velas, indico usar as originais que são bem baratas.
Editado pela última vez por Miau em Ter Jun 02, 2015 9:36 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#12

Mensagem por renan97ar » Ter Jun 02, 2015 8:27 pm

Everaldo, agora que você disse isso, pode ser algum bico... Digo isso pq seus sintomas estão parecendo com os da minha. Quando frio vai bem, mas esquenta e começa a falhar. Aqui tenho certeza que é bico, pois o lexia mostra o bico 4 com avaria fugidia. E o pior que ao realizar o teste dele ele não acusa erro. Só não solta fumaça branca, mas fica falhando e perde muita força, além do consumo ir pras alturas. Só que aqui o defeito vai e volta, ela fica boa, falha, volta a ficar boa... Só não arrumei ainda por falta de tempo, e como uso muito pouco o carro, acaba sempre ficando pra depois.

Outra coisa que não sei se varia de acordo com o ano, mas as velas originais da minha (2003) são as eyquem de 1 eletrodo. Custaram ha uns 2 anos uns R$60.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#13

Mensagem por Munhoz » Qua Jun 03, 2015 10:39 am

Já tive problema com bico no VTS. Frio funcionava redondo, esquentava começava a falhar.
É a bobina dentro do bico abrindo o bico.. rsrs
da para fazer um teste medindo a resistência do bico com um multimetro

Para resolver, só trocando
Responder