QUAL NOME DESSA PEÇA? PRA QUE SERVE?

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glauder
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#1

Mensagem por glauder » Ter Mai 19, 2015 11:45 am

Olá amigos do clube

Recentemente adquiri minha Xsara Picasso 2.0 2003 e notei a falta de uma peça no motor.

No meu carro possui somente o furo com rosca.

Poderiam me dizer o nome dessa peça, pra que serve, no que influi?

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#2

Mensagem por Miau » Ter Mai 19, 2015 11:58 am

o nome dessa peça é adaptador..

do jeito que está ai, está correto.

porem ela não fica assim aberta.. nela vai conectado um tubo metalico (codigo 1628JG valor 200 dilmas) que coleta gases da exaustão controlados pela válvula EGR até o coletor de admissão.

é extremamente necessária para o calculo da injeção.. serve para aquecer o ar admitido quando o motor está frio e logicamente colaborar com a economia de consumo de combustível e emissão de gases.

a falta desse tubo deixará a entrada no coletor aberta admitindo ar falso e deixando o motor completamente instável e com mistura muito pobre

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e aqui vc ve ela conectada no coletor

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#3

Mensagem por renan97ar » Ter Mai 19, 2015 12:34 pm

Normal. Não sei o porque disso, mas as 2003 e mais antigas só vem com o buraco ali. Aqui já foi discutido a muito tempo atrás isso, e a nossa Picasso desde nova é assim.
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#4

Mensagem por glauder » Ter Mai 19, 2015 12:41 pm

[quote name='André M' date='May 19 2015, 11:58 AM' post='28963']
o nome dessa peça é adaptador..

do jeito que está ai, está correto.

porem ela não fica assim aberta.. nela vai conectado um tubo metalico (codigo 1628JG valor 200 dilmas) que coleta gases da exaustão controlados pela válvula EGR até o coletor de admissão.

é extremamente necessária para o calculo da injeção.. serve para aquecer o ar admitido quando o motor está frio e logicamente colaborar com a economia de consumo de combustível e emissão de gases.

a falta desse tubo deixará a entrada no coletor aberta admitindo ar falso e deixando o motor completamente instável e com mistura muito pobre

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e aqui vc ve ela conectada no coletor

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[/quote]
Obrigado mesmo amigo

A falta desse tubo tambem pode causar baixo rendimento? eu sinto minha xp fraca demais para um motor 2.0...
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#5

Mensagem por Miau » Ter Mai 19, 2015 12:48 pm

tudo que afeta a mistura, afeta o rendimento..

nas mais antigas, o coletor de admissão deve ter a entrada tapada por padrão, ai tem que observar, do contrario entra massa de ar nao calculada pelo sensor map do TBI e bagunça todo calculo de injeção
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#6

Mensagem por renan97ar » Ter Mai 19, 2015 12:52 pm

Pode ser que a fraqueza que você sinta seja dos 118cv que as mais antigas têm. Pelo menos eu não acho ela fraca, então seria interessante revisar alguns itens básicos da sua, como velas, filtros etc.
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#7

Mensagem por Miau » Ter Mai 19, 2015 12:54 pm

aqui tem a foto do coletor, no caso do modelo que usa o tubo.. só pra efeito de comparação pra mostrar onde é que o tubo vai..

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#8

Mensagem por glauder » Ter Mai 19, 2015 1:23 pm

[quote name='André M' date='May 19 2015, 12:54 PM' post='28969']
aqui tem a foto do coletor, no caso do modelo que usa o tubo.. só pra efeito de comparação pra mostrar onde é que o tubo vai..

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[/quote]

Exatamente isso André, localizei essa entrada no coletor da minha, e esta isolada (tampada).

Já aquela saída (da foto) que tem rosca, ao lado dos bicos injetores, está aberta.

Será que convém fechar aquela saída, onde vc disse que iria o "adaptador" ?

Obrigado pela sua atenção
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#9

Mensagem por Miau » Ter Mai 19, 2015 1:25 pm

nao, pode ficar aberta pois não deve ter comunicação.. acho que no seu caso nao tem valvula EGR e lá na sede dela deve ser isolado provavelmente.
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#10

Mensagem por glauder » Ter Mai 19, 2015 1:29 pm

[quote name='renan97ar' date='May 19 2015, 12:52 PM' post='28968']
Pode ser que a fraqueza que você sinta seja dos 118cv que as mais antigas têm. Pelo menos eu não acho ela fraca, então seria interessante revisar alguns itens básicos da sua, como velas, filtros etc.
[/quote]

Aconteceu algo muito interessante comigo a respeito do rendimento. O silencioso intermediario estava furado e o carro estava fraco. Ao trocar o silencioso, senti o carro muito esperto, como nunca imaginaria que ficasse.

Porem no outro dia cedo ao dar partida, senti a mesma fraqueza de sempre...e perdura até hoje.

O que pode ter acontecido?

[quote name='André M' date='May 19 2015, 01:25 PM' post='28971']
nao, pode ficar aberta pois não deve ter comunicação.. acho que no seu caso nao tem valvula EGR e lá na sede dela deve ser isolado provavelmente.
[/quote]
não tem valvula , tem um espaço onde provalvelmente ela se encaixaria e uma tampinha preta com parafuso no meio isolando qualquer entrada de ar
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#11

Mensagem por renan97ar » Ter Mai 19, 2015 1:32 pm

As únicas coisas que podem ter sido "mexidas" na hora de trocar o silencioso é a sonda e catalisador. Pode ser que a sua sonda esteja lendo incorretamente os valores, e a central esteja fazendo cálculo errado, ou o catalisador estar obstruído.
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#12

Mensagem por Miau » Ter Mai 19, 2015 1:37 pm

bom.. acho que ce tem que dar uma geral na parte da injeção..

rapaz ai é complicado..

a injeção tem muitos componentes..

acho que vc pode começar com troca de filtro de ar e combustivel pelos originais que são baratos..

limpeza do TBI ao estilo faça voce mesmo, onde voce só gasta com uma lata de car80

fora isso, é troca de velas(originais sai por 80 dilmas o kit), limpeza de bicos e verificação da equalização

como anda o consumo?
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#13

Mensagem por rgdl » Qua Mai 20, 2015 11:06 am

Se não me engano, somente os motores EW10J4 RFN 138 HP tem essa comunicação com a admissão, sendo que eles só foram adotados nas Picasso a partir de 2004, antes era uma variante diferente do EW10 com potencia menor 118 HP que não tinha isso.

Como seu Picasso é de 2003 não tem isso e nem precisa se preocupar.

Esse assunto já foi objeto de outro tópico com imagens veja : <a href="index.php?showtopic=2317" target="_blank">Tem um "buraco" no motor do meu Xsara Picasso</a>
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#14

Mensagem por glauder » Qua Mai 20, 2015 11:13 am

Obrigado a todos pela atenção. Como eu disse anteriormente, eu troquei o silencioso intermediario e o carro ficou excelente por 1 dia.
Creio mesmo que foi algo na sonda lambda.

Para tirar a sonda lambda para troca ou limpeza somente por baixo do carro?
Tem que remover o protetor de carter?

Obrigado
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#15

Mensagem por rgdl » Qua Mai 20, 2015 11:20 am

Se não me engano a sonda fica um pouco antes do catalisador e os conectores ficam próximo ao cilindro do freio.

Para ter acesso a sonda creio não precisar tirar o protetor.

Agora eu acho que não é sonda, porque quando a sonda tá com defeito e manda informação incorreta para a central de injeção, na mesma hora dá "defeito motor" no CB e acende a luz da injeção e vc não relatou isso.

Motor fraco pode ser um monte de coisa, desde motor fora do ponto, e olha que tem muito mecânico que não sabe colocar esse motor no ponto corretamente, até bico sujo.

Sugiro vc seguir a dica do André, troque os filtros, limpe e equalize os bicos, troque as velas, limpe a TBI, comece por ai.
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