Tampa do óleo do motor - Socorro!

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sergio.csta
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#1

Mensagem por sergio.csta » Dom Mai 17, 2015 11:37 am

Bom dia, pessoal!

De 2 dias para cá, sempre que ligo o ar condicionado da minha nave (Xsara Picasso 2.0 - 2004/2004), venho sentindo um cheiro estranho, parecido com óleo, dentro do carro.
Devido a isto, decidi não ligar o ar por esses dias.
Hoje cedo (domingo), ao abrir o capô do motor, levei um grande susto: no local onde se coloca o óleo do motor, a tampinha simplesmente sumiu, isso mesmo, desapareceu.
Em consequência disso, o motor está todo sujo de óleo, fato que muito me preocupou.
Fui verificar o nível na vareta, e está seco!
Hora, amanhã cedo vou levá-lo à oficina, mas estou apavorado.

Posso colocar um pouquinho de óleo para poder ir para a oficina?
A tampa que se soltou (e sumiu) é fácil de encontrar para comprar?
Vou ter que mandar lavar o motor, quais os cuidados que deverei ter?

Bem, é isso, caso alguém possa me orientar, eu agradeço muiiito.

Um abraço.

Sergio Costa


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Munhoz
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#2

Mensagem por Munhoz » Dom Mai 17, 2015 2:03 pm

Cara isso aconteceu com a Picasso do meu pai, mas foi por descuido na hora de coloar a tampa de volta. O dele não chegou a acabar o óleo..

Não ligue o motor!! Coloque óleo até o nível certo e ai sim pode dar a partida.
A tampa costuma ser barata na citroen ou na peugeot..
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renan97ar
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#3

Mensagem por renan97ar » Dom Mai 17, 2015 2:07 pm

Complete o óleo antes de tudo, pelo menos até a marca tolerável da vareta. A tampa certamente foi descuido na hora de colocar, ou ela já tava quebrada. Compre a original pra não ter mais dores de cabeça.

Sobre lavar o motor, eu sempre cubro a caixa de fusíveis e módulo de injeção, depois passo algum desengraxante e na hora de enxaguar, use um jato bem aberto. Depois seque bobina e outros componentes elétricos.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
sergio.csta
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#4

Mensagem por sergio.csta » Dom Mai 17, 2015 7:00 pm

[quote name='Munhoz' date='May 17 2015, 03:03 PM' post='28930']
Cara isso aconteceu com a Picasso do meu pai, mas foi por descuido na hora de coloar a tampa de volta. O dele não chegou a acabar o óleo..

Não ligue o motor!! Coloque óleo até o nível certo e ai sim pode dar a partida.
A tampa costuma ser barata na citroen ou na peugeot..
[/quote]


Munhoz,

Obrigado pelas dicas.
Com certeza, a primeira coisa que vou fazer é completar o nível do óleo.

Um abraço

[quote name='renan97ar' date='May 17 2015, 03:07 PM' post='28932']
Complete o óleo antes de tudo, pelo menos até a marca tolerável da vareta. A tampa certamente foi descuido na hora de colocar, ou ela já tava quebrada. Compre a original pra não ter mais dores de cabeça.

Sobre lavar o motor, eu sempre cubro a caixa de fusíveis e módulo de injeção, depois passo algum desengraxante e na hora de enxaguar, use um jato bem aberto. Depois seque bobina e outros componentes elétricos.
[/quote]


Olá renan97ar,

Agradeço pelas informações, estava mesmo preocupado com a questão dos componentes elétricos e eletrônicos.
Vou ter que levar em um java jato, pois no prédio em que moro não é permitido lavar, e aí é que mora o perigo, ou seja, terei que conversar e orientar bem a pessoa que for lavar o motor do meu carro.

Um abraço
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#5

Mensagem por rgdl » Ter Mai 19, 2015 10:37 am

Ela deve ter ficado solta e caido com a trepidação do motor. Essa tampa não é difícil de se achar no paralelo.

Nem pense em ligar o motor sem completar o óleo, observou se acendeu a luz do óleo? se não acendeu não deve ter tido maiores consequências.
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#6

Mensagem por Miau » Ter Mai 19, 2015 12:04 pm

se for motor 2.0 gasolina, essa tampa custa 33 dilmas na citroem\peogeot e seu codigo é 025869
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