Xsara Picasso - Consumo médio pelo CB

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AlvaroBrasilia
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#16

Mensagem por AlvaroBrasilia » Qui Jul 23, 2015 9:53 am

xSara Picasso 2006

Versão: 2.0 EXE Manual
Gasolina: Maior parte do tempo comum, aditivada apenas quando esta o mesmo preço.

Cidade: 9.3/100l (Cerca de 40% de ar ligado)

Estrada s/ac: ?
Estrada c/ac: 8.7/100l (Bsb-Gyn +/- 240km, velocidade sempre acima de 120km/h + 4 adultos + 1 criança de 3 anos + Bagagem suficiente para uma semana desse povo todo + a bicicleta do meu pequeno e a metade dos brinquedos deles).


Francamente, como que vou me desfazer de um carro desse? Onde vou achar esse custo beneficio?


PatrickRJ
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#17

Mensagem por PatrickRJ » Dom Ago 09, 2015 1:43 pm

2005 2.0 Manual

Cidade s/a :
Cidade c/a: 17/100 - apenas o motorista rs

Estrada s/a: 7,5/100 - 4 adultos sem bagagem
Estrada c/a: 8,9/100 - 2 adulto e 1 bebe e multas bagagens rs

Ontem mesmo trabalhei com o carro, rodei 83km dentro da cidade, CB marcou 17/100, convertendo daria 5,4km/l sem falar que peguei um engarrafamento de quase 2h ficando praticamente PARADO, nessa parte do engarrafamento estava sem o ar ligado, pois ja era noite e o clima ja estava agradável.

Nao sei se meu carro tem como melhorar algo, to com ele a 7 meses, no inicio foi trocado velas, filtros de combustivel e o kit da correia. Sexta feira passada foi trocado a bomba dagua e filtro de ar e feita limpeza da TBI.
Editado pela última vez por PatrickRJ em Dom Ago 09, 2015 1:45 pm, em um total de 1 vez.
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#18

Mensagem por Miau » Dom Ago 09, 2015 2:34 pm

verifique o sistema do canister.. a tubulação costuma romper lá no duto de abastecimanto.. existe até um tópico falando disso.
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#19

Mensagem por tilex » Seg Ago 10, 2015 8:22 am

Voce ta vendo André, a media do 2.0 é 9KM/L, isso depende do pé do motorista, de como ele por exemplo : prevê que no final da rua ele vai parar e solta o pedal deixando o veiculo chegar pela inercia reduzindo consumo de combustivel e freios.

Apesar de Citroen não ser um dos mais economicos veiculos eu acredito nesse consumo do 2.0 na condição de veiculo com manutenção em dia e motorista sem pressa !!! :)
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Xsara Picasso - Consumo médio pelo CB

#20

Mensagem por rgdl » Seg Ago 10, 2015 9:36 am

Putz.... 17/100 o meu só atinge quando estou em alguma subida.

Mas o consumo no CB na cidade é muito dinâmico, não dá para apontar uma marca constante, pelo menos eu não consigo. O troço vai de 5,9/100 até 12,9/100 num sobe e desce que nunca mantém um ritmo constante.

Já na estrada dá, a foto abaixo é do consumo no CB sem uso de ar condicionado em uma reta plana com o carro a 100 km/h e estava dando 7,9/100.

Imagem
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#21

Mensagem por Miau » Seg Ago 10, 2015 9:51 am

mas então.. sem ar.. eu to conseguindo os 12.3/100 na cidade que dá media de 8km/L

justamente meu estilo de condução é de antecipar a necessidade ou não de acelerar ou manter acelerado.. raras as vezes que eu dou um pega prá capá..

claro que o carro quando tá ganhando aceleração, chega até uns 13/100.. mas depois que ganhou.. só encostando de leve.. o meu até cai pra uns 6 ~ 7/100.. mas na media fica nos 12/100

mas eu tenho certeza que quando eu arrumar meu cambio.. essa media vai ser com ar ligado.. e se desligado.. vai melhorar mais. aqui a cidade é maior parte plana.
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#22

Mensagem por PatrickRJ » Seg Ago 10, 2015 11:02 am

André, ja verifiquei meu canister, está realmente com a mangueira rompida, vou providenciar o reparo, vamos ver se vai melhorar algo rsrs.
Fora isso a mais alguma coisa q possa estar verificando ?
Editado pela última vez por PatrickRJ em Seg Ago 10, 2015 11:03 am, em um total de 1 vez.
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#23

Mensagem por Miau » Seg Ago 10, 2015 11:47 am

então.. o meu tb apresentava um consumo alto.. até conversei muito com o Tilex sobre isso..

eu vi que você fez alguns serviços e tal.. eu tb tinha feito.. mas usando peças paralelas..

depois acabei trocando as velas novamente.. estava usando NGK e passei a usar as BOSH originais compradas na Citroen modelo novo.. foi 80 reais o kit com 4

Também me desfiz do filtro de ar e combustível paralelo e pus genuínos comprados na citroen.. até foi barato.

uma limpeza daquelas no TBI..

o reparo do sistema do canister ali onde rompe a mangueira.. fiz perfeito.. sem 1 vazamento.. mas minha tubulação de abastecimento ta rachada rente ao bocal.. ficou faltando trocar isso.

ah sim.. na epoca tb limpei a valvula EGR..

verifiquei todos os sensores, resetei os auto adaptativos e ai o consumo foi de 14 15/100 para 12.3/100

e ainda vai melhorar depois que eu detonar esse cambio.. já to juntando verba pq as peças sao caras e só vai entrar peça original.
Editado pela última vez por Miau em Seg Ago 10, 2015 11:49 am, em um total de 1 vez.
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#24

Mensagem por Leonardolive » Seg Ago 10, 2015 1:17 pm

As vezes fico meio neurótico com as variações de consumo. O carro varia muito de tanque pra tanque. Acho que o mais provável é a mistura maior na gasolina do que problema no carro. Meu CB varia de 11~13/100L de um tanque pra outro em uso praticamente igual e pequenas variações. Pra um Xsara Picasso 2.0 16V AT acho muito bom pelo peso do carro e conforto proporcionado, afinal, tem muito sedã top e mais novo que o consumo é mais elevado.
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#25

Mensagem por PatrickRJ » Seg Ago 10, 2015 3:23 pm

[quote name='André M' date='Aug 10 2015, 11:47 AM' post='30263']
então.. o meu tb apresentava um consumo alto.. até conversei muito com o Tilex sobre isso..

eu vi que você fez alguns serviços e tal.. eu tb tinha feito.. mas usando peças paralelas..

depois acabei trocando as velas novamente.. estava usando NGK e passei a usar as BOSH originais compradas na Citroen modelo novo.. foi 80 reais o kit com 4

Também me desfiz do filtro de ar e combustível paralelo e pus genuínos comprados na citroen.. até foi barato.

uma limpeza daquelas no TBI..

o reparo do sistema do canister ali onde rompe a mangueira.. fiz perfeito.. sem 1 vazamento.. mas minha tubulação de abastecimento ta rachada rente ao bocal.. ficou faltando trocar isso.

ah sim.. na epoca tb limpei a valvula EGR..

verifiquei todos os sensores, resetei os auto adaptativos e ai o consumo foi de 14 15/100 para 12.3/100

e ainda vai melhorar depois que eu detonar esse cambio.. já to juntando verba pq as peças sao caras e só vai entrar peça original.
[/quote]

As velas nao me recordo qual marca comprei na epoca, tbm procuro sempre comprar peças originais (sempre q possivel rs).

Me explique melhor sobre essa valvula EGR ! Da pra limpar em casa ? Aonde fica e etc...

Ainda estou analisando como reparar a mangueira do canister, comprei 2 pedaços de mangueira, daquelas tipo de combustivel, será q resolve ?
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#26

Mensagem por rgdl » Seg Ago 10, 2015 4:34 pm

Válvula EGR só os motores 2.0 16V com 138 cv possuem, se não me engano de 2004 para cá.

Ela é responsável por encaminhar parte dos gases do escapamento para a admissão esquentando o ar que entra e garantindo com isso uma melhor queima do combustível e por isso maior economia e emissão de gases poluentes.

A peça é essa aqui

Imagem

Essa peça fica sobre o cavalo d'água que é a peça onde fica a válvula termostática.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Ago 10, 2015 4:36 pm, em um total de 1 vez.
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#27

Mensagem por PatrickRJ » Ter Ago 11, 2015 12:53 am

[quote name='rgdl' date='Aug 10 2015, 04:34 PM' post='30277']
Válvula EGR só os motores 2.0 16V com 138 cv possuem, se não me engano de 2004 para cá.

Ela é responsável por encaminhar parte dos gases do escapamento para a admissão esquentando o ar que entra e garantindo com isso uma melhor queima do combustível e por isso maior economia e emissão de gases poluentes.

A peça é essa aqui

Imagem

Essa peça fica sobre o cavalo d'água que é a peça onde fica a válvula termostática.
[/quote]

O que pode ser usado para limpeza dela ?
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#28

Mensagem por tilex » Ter Ago 11, 2015 8:30 am

Pessoal, nao estamos olhando o consumo instantaneo que é aquele que só marca acima de 30km/h, é o consumo medio que se tem que olhar.

A EGR pode ser limpa com querosene(deixe de molho somente a parte mecanica dela) e uma escovinha resolve.

Tem que verificar as conexoes do tubo de abastecimento, la costuma romper uma mangueira de respiro do tanque, e gasolina no ambiente evapora, imagine depois de parar o carro quente como a gasolina tambem fica quente! ela evapora em grandes quantidades por qualquer brecha que tiver.

Verifique nesse topico sobre isso :
<a href="index.php?showtopic=5287" target="_blank">index.php?showtopic=5287</a>


André, tem gente que me fala que não adianta arrumar o cambio pro consumo melhorar, só que ele contribui sim pra um consumo maior porque é só ver como ele funciona, ele precisa da pressão pra acionar as sintas que elas por sua vez se acontecer alguma coisa errada elas patinam provocando desgastes, depois disso o cambio nao tem mais a mesma tração que quando foi construido, e ISSO faz gastar mais combustivel sim.
Quando o meu tiver o cambio consertado eu vou provar isso !

Hoje no meu percurso diario esta fazendo 12.7L/100KM = 7,87Km/L (misto estrada/cidade).
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#29

Mensagem por JFERREI7 » Qui Ago 13, 2015 10:35 am

:) Bom dia a todos que me lêem.
Tenho um Xsara Picasso 2.0, 2007, câmbio mecânico. Zelo pelo veículo, usando na manutenção peças originais da mesma marca que consta o Manual. Fiz um trabalho, com paciência, em captar a média de consumo de combustível. Como sei que este veículo é semi-novo, me preocupei com a saúde do motor. Então, vamos lá, para algumas observações iniciais:
Motor 2.0 com 125000 km (proprietária anterior, mulher, que pouco usava veículo. Este era o 2º veículo dela e ficava na garagem);
Combustível escolhido: Shell V-Power Nitro +
Para as medições deve manter O TANQUE SEMPRE CHEIO E A PARTIR DAÍ INICIAR AS OBSERVAÇÕES.
O que observei ?
...Há muita diferença no consumo quando se usa ou não Ar Condicionado / Há diferença de posto para posto, usando a mesma bandeira e o mesmo produto (??) / Há diferença no mesmo posto de bomba para bomba (posição do gatilho, temperatura ambiente) / de acordo com o manual não exceder ao 3º desarme do gatilho devido ao Canister (então, se vc quer uma medição melhor use esta condição, manter o tanque cheio até o 3º desarme - Não ultrapasse).
O que concluí ?
...A média do consumo, guiando em velocidade não superior a 110 Km/h, sem AC, a média fica em 9,67 km/litro ou 10,3 litros/1000 km. ESTÁ DENTRO DO QUE O MANUAL INFORMA.
...Tive atenção para o leitor de combustível em cada led apagado do marcador para avaliar o nível de led a led (são 8 leds totais e o tanque seco até 0 3º desarme chegou a 55 litros de V-Power). Logo, tive uma avaliação de led a led apagado, porque a razão não é constante e sim uma curva decrescente). Não se pode fazer a conta dividindo 55/8 = 6,875 litros por led apagado. Esta informação não é correta.
...Existe diferença de posto a posto, bomba a bomba que influem este cálculo. Eu tenho na região de minha casa 5 postos Shell e vi que tem 2 que não entrarei lá tão cedo (devem estar batizando ou roubando, mesmo). Só há 1 de confiança que fica a 2,5 km e outro mais perto (1,8 km) para apuros.
TENHO UMA TABELA QUE FIZ NO EXCELL. SE ALGUÉM TIVER INTERESSE POSSO ENVIAR POR EMAIL.
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#30

Mensagem por Munhoz » Sex Ago 14, 2015 2:07 am

cara, to pra ver carro sensível assim como PSA viu..

Meu Xsara VTS também sente de posto pra posto e de aditivada pra aditivada.. a que rende mais é a vpower, ja tentei a grid da BR, ipiranga.. mas ele só se da bem com a vpower
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