Xsara Picasso - Consumo médio pelo CB
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- Nome: Alvaro Luiz dos Santos
xSara Picasso 2006
Versão: 2.0 EXE Manual
Gasolina: Maior parte do tempo comum, aditivada apenas quando esta o mesmo preço.
Cidade: 9.3/100l (Cerca de 40% de ar ligado)
Estrada s/ac: ?
Estrada c/ac: 8.7/100l (Bsb-Gyn +/- 240km, velocidade sempre acima de 120km/h + 4 adultos + 1 criança de 3 anos + Bagagem suficiente para uma semana desse povo todo + a bicicleta do meu pequeno e a metade dos brinquedos deles).
Francamente, como que vou me desfazer de um carro desse? Onde vou achar esse custo beneficio?
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Gasolina: Maior parte do tempo comum, aditivada apenas quando esta o mesmo preço.
Cidade: 9.3/100l (Cerca de 40% de ar ligado)
Estrada s/ac: ?
Estrada c/ac: 8.7/100l (Bsb-Gyn +/- 240km, velocidade sempre acima de 120km/h + 4 adultos + 1 criança de 3 anos + Bagagem suficiente para uma semana desse povo todo + a bicicleta do meu pequeno e a metade dos brinquedos deles).
Francamente, como que vou me desfazer de um carro desse? Onde vou achar esse custo beneficio?
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2005 2.0 Manual
Cidade s/a :
Cidade c/a: 17/100 - apenas o motorista rs
Estrada s/a: 7,5/100 - 4 adultos sem bagagem
Estrada c/a: 8,9/100 - 2 adulto e 1 bebe e multas bagagens rs
Ontem mesmo trabalhei com o carro, rodei 83km dentro da cidade, CB marcou 17/100, convertendo daria 5,4km/l sem falar que peguei um engarrafamento de quase 2h ficando praticamente PARADO, nessa parte do engarrafamento estava sem o ar ligado, pois ja era noite e o clima ja estava agradável.
Nao sei se meu carro tem como melhorar algo, to com ele a 7 meses, no inicio foi trocado velas, filtros de combustivel e o kit da correia. Sexta feira passada foi trocado a bomba dagua e filtro de ar e feita limpeza da TBI.
Cidade s/a :
Cidade c/a: 17/100 - apenas o motorista rs
Estrada s/a: 7,5/100 - 4 adultos sem bagagem
Estrada c/a: 8,9/100 - 2 adulto e 1 bebe e multas bagagens rs
Ontem mesmo trabalhei com o carro, rodei 83km dentro da cidade, CB marcou 17/100, convertendo daria 5,4km/l sem falar que peguei um engarrafamento de quase 2h ficando praticamente PARADO, nessa parte do engarrafamento estava sem o ar ligado, pois ja era noite e o clima ja estava agradável.
Nao sei se meu carro tem como melhorar algo, to com ele a 7 meses, no inicio foi trocado velas, filtros de combustivel e o kit da correia. Sexta feira passada foi trocado a bomba dagua e filtro de ar e feita limpeza da TBI.
Editado pela última vez por PatrickRJ em Dom Ago 09, 2015 1:45 pm, em um total de 1 vez.
- tilex
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Voce ta vendo André, a media do 2.0 é 9KM/L, isso depende do pé do motorista, de como ele por exemplo : prevê que no final da rua ele vai parar e solta o pedal deixando o veiculo chegar pela inercia reduzindo consumo de combustivel e freios.
Apesar de Citroen não ser um dos mais economicos veiculos eu acredito nesse consumo do 2.0 na condição de veiculo com manutenção em dia e motorista sem pressa !!! :)
Apesar de Citroen não ser um dos mais economicos veiculos eu acredito nesse consumo do 2.0 na condição de veiculo com manutenção em dia e motorista sem pressa !!! :)
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Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
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- rgdl
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Xsara Picasso - Consumo médio pelo CB
Putz.... 17/100 o meu só atinge quando estou em alguma subida.
Mas o consumo no CB na cidade é muito dinâmico, não dá para apontar uma marca constante, pelo menos eu não consigo. O troço vai de 5,9/100 até 12,9/100 num sobe e desce que nunca mantém um ritmo constante.
Já na estrada dá, a foto abaixo é do consumo no CB sem uso de ar condicionado em uma reta plana com o carro a 100 km/h e estava dando 7,9/100.
Mas o consumo no CB na cidade é muito dinâmico, não dá para apontar uma marca constante, pelo menos eu não consigo. O troço vai de 5,9/100 até 12,9/100 num sobe e desce que nunca mantém um ritmo constante.
Já na estrada dá, a foto abaixo é do consumo no CB sem uso de ar condicionado em uma reta plana com o carro a 100 km/h e estava dando 7,9/100.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2016 9:02 am, em um total de 2 vezes.
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- Miau
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mas então.. sem ar.. eu to conseguindo os 12.3/100 na cidade que dá media de 8km/L
justamente meu estilo de condução é de antecipar a necessidade ou não de acelerar ou manter acelerado.. raras as vezes que eu dou um pega prá capá..
claro que o carro quando tá ganhando aceleração, chega até uns 13/100.. mas depois que ganhou.. só encostando de leve.. o meu até cai pra uns 6 ~ 7/100.. mas na media fica nos 12/100
mas eu tenho certeza que quando eu arrumar meu cambio.. essa media vai ser com ar ligado.. e se desligado.. vai melhorar mais. aqui a cidade é maior parte plana.
justamente meu estilo de condução é de antecipar a necessidade ou não de acelerar ou manter acelerado.. raras as vezes que eu dou um pega prá capá..
claro que o carro quando tá ganhando aceleração, chega até uns 13/100.. mas depois que ganhou.. só encostando de leve.. o meu até cai pra uns 6 ~ 7/100.. mas na media fica nos 12/100
mas eu tenho certeza que quando eu arrumar meu cambio.. essa media vai ser com ar ligado.. e se desligado.. vai melhorar mais. aqui a cidade é maior parte plana.
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André, ja verifiquei meu canister, está realmente com a mangueira rompida, vou providenciar o reparo, vamos ver se vai melhorar algo rsrs.
Fora isso a mais alguma coisa q possa estar verificando ?
Fora isso a mais alguma coisa q possa estar verificando ?
Editado pela última vez por PatrickRJ em Seg Ago 10, 2015 11:03 am, em um total de 1 vez.
- Miau
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então.. o meu tb apresentava um consumo alto.. até conversei muito com o Tilex sobre isso..
eu vi que você fez alguns serviços e tal.. eu tb tinha feito.. mas usando peças paralelas..
depois acabei trocando as velas novamente.. estava usando NGK e passei a usar as BOSH originais compradas na Citroen modelo novo.. foi 80 reais o kit com 4
Também me desfiz do filtro de ar e combustível paralelo e pus genuínos comprados na citroen.. até foi barato.
uma limpeza daquelas no TBI..
o reparo do sistema do canister ali onde rompe a mangueira.. fiz perfeito.. sem 1 vazamento.. mas minha tubulação de abastecimento ta rachada rente ao bocal.. ficou faltando trocar isso.
ah sim.. na epoca tb limpei a valvula EGR..
verifiquei todos os sensores, resetei os auto adaptativos e ai o consumo foi de 14 15/100 para 12.3/100
e ainda vai melhorar depois que eu detonar esse cambio.. já to juntando verba pq as peças sao caras e só vai entrar peça original.
eu vi que você fez alguns serviços e tal.. eu tb tinha feito.. mas usando peças paralelas..
depois acabei trocando as velas novamente.. estava usando NGK e passei a usar as BOSH originais compradas na Citroen modelo novo.. foi 80 reais o kit com 4
Também me desfiz do filtro de ar e combustível paralelo e pus genuínos comprados na citroen.. até foi barato.
uma limpeza daquelas no TBI..
o reparo do sistema do canister ali onde rompe a mangueira.. fiz perfeito.. sem 1 vazamento.. mas minha tubulação de abastecimento ta rachada rente ao bocal.. ficou faltando trocar isso.
ah sim.. na epoca tb limpei a valvula EGR..
verifiquei todos os sensores, resetei os auto adaptativos e ai o consumo foi de 14 15/100 para 12.3/100
e ainda vai melhorar depois que eu detonar esse cambio.. já to juntando verba pq as peças sao caras e só vai entrar peça original.
Editado pela última vez por Miau em Seg Ago 10, 2015 11:49 am, em um total de 1 vez.
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As vezes fico meio neurótico com as variações de consumo. O carro varia muito de tanque pra tanque. Acho que o mais provável é a mistura maior na gasolina do que problema no carro. Meu CB varia de 11~13/100L de um tanque pra outro em uso praticamente igual e pequenas variações. Pra um Xsara Picasso 2.0 16V AT acho muito bom pelo peso do carro e conforto proporcionado, afinal, tem muito sedã top e mais novo que o consumo é mais elevado.
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[quote name='André M' date='Aug 10 2015, 11:47 AM' post='30263']
então.. o meu tb apresentava um consumo alto.. até conversei muito com o Tilex sobre isso..
eu vi que você fez alguns serviços e tal.. eu tb tinha feito.. mas usando peças paralelas..
depois acabei trocando as velas novamente.. estava usando NGK e passei a usar as BOSH originais compradas na Citroen modelo novo.. foi 80 reais o kit com 4
Também me desfiz do filtro de ar e combustível paralelo e pus genuínos comprados na citroen.. até foi barato.
uma limpeza daquelas no TBI..
o reparo do sistema do canister ali onde rompe a mangueira.. fiz perfeito.. sem 1 vazamento.. mas minha tubulação de abastecimento ta rachada rente ao bocal.. ficou faltando trocar isso.
ah sim.. na epoca tb limpei a valvula EGR..
verifiquei todos os sensores, resetei os auto adaptativos e ai o consumo foi de 14 15/100 para 12.3/100
e ainda vai melhorar depois que eu detonar esse cambio.. já to juntando verba pq as peças sao caras e só vai entrar peça original.
[/quote]
As velas nao me recordo qual marca comprei na epoca, tbm procuro sempre comprar peças originais (sempre q possivel rs).
Me explique melhor sobre essa valvula EGR ! Da pra limpar em casa ? Aonde fica e etc...
Ainda estou analisando como reparar a mangueira do canister, comprei 2 pedaços de mangueira, daquelas tipo de combustivel, será q resolve ?
então.. o meu tb apresentava um consumo alto.. até conversei muito com o Tilex sobre isso..
eu vi que você fez alguns serviços e tal.. eu tb tinha feito.. mas usando peças paralelas..
depois acabei trocando as velas novamente.. estava usando NGK e passei a usar as BOSH originais compradas na Citroen modelo novo.. foi 80 reais o kit com 4
Também me desfiz do filtro de ar e combustível paralelo e pus genuínos comprados na citroen.. até foi barato.
uma limpeza daquelas no TBI..
o reparo do sistema do canister ali onde rompe a mangueira.. fiz perfeito.. sem 1 vazamento.. mas minha tubulação de abastecimento ta rachada rente ao bocal.. ficou faltando trocar isso.
ah sim.. na epoca tb limpei a valvula EGR..
verifiquei todos os sensores, resetei os auto adaptativos e ai o consumo foi de 14 15/100 para 12.3/100
e ainda vai melhorar depois que eu detonar esse cambio.. já to juntando verba pq as peças sao caras e só vai entrar peça original.
[/quote]
As velas nao me recordo qual marca comprei na epoca, tbm procuro sempre comprar peças originais (sempre q possivel rs).
Me explique melhor sobre essa valvula EGR ! Da pra limpar em casa ? Aonde fica e etc...
Ainda estou analisando como reparar a mangueira do canister, comprei 2 pedaços de mangueira, daquelas tipo de combustivel, será q resolve ?
- rgdl
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Válvula EGR só os motores 2.0 16V com 138 cv possuem, se não me engano de 2004 para cá.
Ela é responsável por encaminhar parte dos gases do escapamento para a admissão esquentando o ar que entra e garantindo com isso uma melhor queima do combustível e por isso maior economia e emissão de gases poluentes.
A peça é essa aqui
Essa peça fica sobre o cavalo d'água que é a peça onde fica a válvula termostática.
Ela é responsável por encaminhar parte dos gases do escapamento para a admissão esquentando o ar que entra e garantindo com isso uma melhor queima do combustível e por isso maior economia e emissão de gases poluentes.
A peça é essa aqui
Essa peça fica sobre o cavalo d'água que é a peça onde fica a válvula termostática.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Ago 10, 2015 4:36 pm, em um total de 1 vez.
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[quote name='rgdl' date='Aug 10 2015, 04:34 PM' post='30277']
Válvula EGR só os motores 2.0 16V com 138 cv possuem, se não me engano de 2004 para cá.
Ela é responsável por encaminhar parte dos gases do escapamento para a admissão esquentando o ar que entra e garantindo com isso uma melhor queima do combustível e por isso maior economia e emissão de gases poluentes.
A peça é essa aqui
Essa peça fica sobre o cavalo d'água que é a peça onde fica a válvula termostática.
[/quote]
O que pode ser usado para limpeza dela ?
Válvula EGR só os motores 2.0 16V com 138 cv possuem, se não me engano de 2004 para cá.
Ela é responsável por encaminhar parte dos gases do escapamento para a admissão esquentando o ar que entra e garantindo com isso uma melhor queima do combustível e por isso maior economia e emissão de gases poluentes.
A peça é essa aqui
Essa peça fica sobre o cavalo d'água que é a peça onde fica a válvula termostática.
[/quote]
O que pode ser usado para limpeza dela ?
- tilex
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Pessoal, nao estamos olhando o consumo instantaneo que é aquele que só marca acima de 30km/h, é o consumo medio que se tem que olhar.
A EGR pode ser limpa com querosene(deixe de molho somente a parte mecanica dela) e uma escovinha resolve.
Tem que verificar as conexoes do tubo de abastecimento, la costuma romper uma mangueira de respiro do tanque, e gasolina no ambiente evapora, imagine depois de parar o carro quente como a gasolina tambem fica quente! ela evapora em grandes quantidades por qualquer brecha que tiver.
Verifique nesse topico sobre isso :
<a href="index.php?showtopic=5287" target="_blank">index.php?showtopic=5287</a>
André, tem gente que me fala que não adianta arrumar o cambio pro consumo melhorar, só que ele contribui sim pra um consumo maior porque é só ver como ele funciona, ele precisa da pressão pra acionar as sintas que elas por sua vez se acontecer alguma coisa errada elas patinam provocando desgastes, depois disso o cambio nao tem mais a mesma tração que quando foi construido, e ISSO faz gastar mais combustivel sim.
Quando o meu tiver o cambio consertado eu vou provar isso !
Hoje no meu percurso diario esta fazendo 12.7L/100KM = 7,87Km/L (misto estrada/cidade).
A EGR pode ser limpa com querosene(deixe de molho somente a parte mecanica dela) e uma escovinha resolve.
Tem que verificar as conexoes do tubo de abastecimento, la costuma romper uma mangueira de respiro do tanque, e gasolina no ambiente evapora, imagine depois de parar o carro quente como a gasolina tambem fica quente! ela evapora em grandes quantidades por qualquer brecha que tiver.
Verifique nesse topico sobre isso :
<a href="index.php?showtopic=5287" target="_blank">index.php?showtopic=5287</a>
André, tem gente que me fala que não adianta arrumar o cambio pro consumo melhorar, só que ele contribui sim pra um consumo maior porque é só ver como ele funciona, ele precisa da pressão pra acionar as sintas que elas por sua vez se acontecer alguma coisa errada elas patinam provocando desgastes, depois disso o cambio nao tem mais a mesma tração que quando foi construido, e ISSO faz gastar mais combustivel sim.
Quando o meu tiver o cambio consertado eu vou provar isso !
Hoje no meu percurso diario esta fazendo 12.7L/100KM = 7,87Km/L (misto estrada/cidade).
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Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
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Att; Alex andro (Tilex)
:) Bom dia a todos que me lêem.
Tenho um Xsara Picasso 2.0, 2007, câmbio mecânico. Zelo pelo veículo, usando na manutenção peças originais da mesma marca que consta o Manual. Fiz um trabalho, com paciência, em captar a média de consumo de combustível. Como sei que este veículo é semi-novo, me preocupei com a saúde do motor. Então, vamos lá, para algumas observações iniciais:
Motor 2.0 com 125000 km (proprietária anterior, mulher, que pouco usava veículo. Este era o 2º veículo dela e ficava na garagem);
Combustível escolhido: Shell V-Power Nitro +
Para as medições deve manter O TANQUE SEMPRE CHEIO E A PARTIR DAÍ INICIAR AS OBSERVAÇÕES.
O que observei ?
...Há muita diferença no consumo quando se usa ou não Ar Condicionado / Há diferença de posto para posto, usando a mesma bandeira e o mesmo produto (??) / Há diferença no mesmo posto de bomba para bomba (posição do gatilho, temperatura ambiente) / de acordo com o manual não exceder ao 3º desarme do gatilho devido ao Canister (então, se vc quer uma medição melhor use esta condição, manter o tanque cheio até o 3º desarme - Não ultrapasse).
O que concluí ?
...A média do consumo, guiando em velocidade não superior a 110 Km/h, sem AC, a média fica em 9,67 km/litro ou 10,3 litros/1000 km. ESTÁ DENTRO DO QUE O MANUAL INFORMA.
...Tive atenção para o leitor de combustível em cada led apagado do marcador para avaliar o nível de led a led (são 8 leds totais e o tanque seco até 0 3º desarme chegou a 55 litros de V-Power). Logo, tive uma avaliação de led a led apagado, porque a razão não é constante e sim uma curva decrescente). Não se pode fazer a conta dividindo 55/8 = 6,875 litros por led apagado. Esta informação não é correta.
...Existe diferença de posto a posto, bomba a bomba que influem este cálculo. Eu tenho na região de minha casa 5 postos Shell e vi que tem 2 que não entrarei lá tão cedo (devem estar batizando ou roubando, mesmo). Só há 1 de confiança que fica a 2,5 km e outro mais perto (1,8 km) para apuros.
TENHO UMA TABELA QUE FIZ NO EXCELL. SE ALGUÉM TIVER INTERESSE POSSO ENVIAR POR EMAIL.
Tenho um Xsara Picasso 2.0, 2007, câmbio mecânico. Zelo pelo veículo, usando na manutenção peças originais da mesma marca que consta o Manual. Fiz um trabalho, com paciência, em captar a média de consumo de combustível. Como sei que este veículo é semi-novo, me preocupei com a saúde do motor. Então, vamos lá, para algumas observações iniciais:
Motor 2.0 com 125000 km (proprietária anterior, mulher, que pouco usava veículo. Este era o 2º veículo dela e ficava na garagem);
Combustível escolhido: Shell V-Power Nitro +
Para as medições deve manter O TANQUE SEMPRE CHEIO E A PARTIR DAÍ INICIAR AS OBSERVAÇÕES.
O que observei ?
...Há muita diferença no consumo quando se usa ou não Ar Condicionado / Há diferença de posto para posto, usando a mesma bandeira e o mesmo produto (??) / Há diferença no mesmo posto de bomba para bomba (posição do gatilho, temperatura ambiente) / de acordo com o manual não exceder ao 3º desarme do gatilho devido ao Canister (então, se vc quer uma medição melhor use esta condição, manter o tanque cheio até o 3º desarme - Não ultrapasse).
O que concluí ?
...A média do consumo, guiando em velocidade não superior a 110 Km/h, sem AC, a média fica em 9,67 km/litro ou 10,3 litros/1000 km. ESTÁ DENTRO DO QUE O MANUAL INFORMA.
...Tive atenção para o leitor de combustível em cada led apagado do marcador para avaliar o nível de led a led (são 8 leds totais e o tanque seco até 0 3º desarme chegou a 55 litros de V-Power). Logo, tive uma avaliação de led a led apagado, porque a razão não é constante e sim uma curva decrescente). Não se pode fazer a conta dividindo 55/8 = 6,875 litros por led apagado. Esta informação não é correta.
...Existe diferença de posto a posto, bomba a bomba que influem este cálculo. Eu tenho na região de minha casa 5 postos Shell e vi que tem 2 que não entrarei lá tão cedo (devem estar batizando ou roubando, mesmo). Só há 1 de confiança que fica a 2,5 km e outro mais perto (1,8 km) para apuros.
TENHO UMA TABELA QUE FIZ NO EXCELL. SE ALGUÉM TIVER INTERESSE POSSO ENVIAR POR EMAIL.