Picasso engasgando

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#1

Mensagem por renan97ar » Dom Abr 05, 2015 9:18 pm

E aí pessoal

Depois de muitos anos sem uma mínima falha, hoje a picasso anciã resolveu dar uma de difícil. Na estrada, sem mais nem menos, ela começou a engasgar. Essa semana usamos ela por alguns dias, e nenhum problema. Nenhuma luz acendeu, mas acelerando ela dava algumas falhadas. O que poderia ser isto na opinião de vocês? Vou trocar o filtro de combustível (nunca troquei nesses quase 80.000km, deve estar um nojo) para ver se para, mas não to muito confiante em ser ele. Velas foram trocadas a menos de 10.000km, junto com correias e limpeza de bicos.

Obrigado
Renan


Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Dom Abr 05, 2015 9:21 pm

pode ser gasolina batizada ou mesmo essa com mais mais etanol
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#3

Mensagem por renan97ar » Dom Abr 05, 2015 9:25 pm

André, to pensando nisso também, já que além de ser projetado para rodar com gasolina gringa, tá cheio de posto que batiza a gasolina. O que achei muito estranho é que começou após já ter rodado uns 100km com a gasolina que está no tanque, e o tanque estava com mais da metade do nível.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#4

Mensagem por renan97ar » Seg Abr 13, 2015 5:18 pm

Hoje aproveitei um tempo livre e fui na concessionária Notre Dame daqui de Sorocaba. Nunca tinha entrado nela, mas fiquei com boa impressão. O filtro tinha a pronta entrega, e o valor bem similar ao paralelo: R$20. Aproveitei e comprei 2, um pra cada Picasso. Agora só esperar o fim de semana para instalar e torcer para parar de falhar.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
PatrickRJ
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Fev 23, 2015 1:25 pm
Nome: PatrickRJ
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: C4 Hatch 1.6 2010

#5

Mensagem por PatrickRJ » Ter Abr 14, 2015 2:03 pm

O meu estava engasgando tbm ! Acontecia sempre com o carro em movimento e em certas velocidades em que eu nao estava pisando forte no acelerador, por ex: de 5ª a uma velocidade entre 65 a 75km\h ficava engasgando, mas qnd eu pisava e subia a velocidade parava. Troquei o filtro de combustivel, qnd o mecanico tirou a gasolina q tinha no filtro ela estava PRETA rs, sujeira pura, agora o carro ta uma beleza.

Antes do mecanico trocar eu falei do ocorrido e ele nao soube me explicar oq poderia ser, minha sorte foi ter comprado o filtro, foi minha primeira manutenção no carro, comprei tem 2 meses e so agora parei pra trocar o kit da correis rs, a correia estava na hora da morte tbm, qnd ele viu a correio ele falou que dei sorte rs, pois estava no limite. A correia ainda era a original de fabrica, nunca tinha sido trocada, comprei o carro com 109 mil km.
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#6

Mensagem por matteo » Ter Abr 14, 2015 4:39 pm

[quote name='renan97ar' date='Apr 13 2015, 05:18 PM' post='28543']
Hoje aproveitei um tempo livre e fui na concessionária Notre Dame daqui de Sorocaba. Nunca tinha entrado nela, mas fiquei com boa impressão. O filtro tinha a pronta entrega, e o valor bem similar ao paralelo: R$20. Aproveitei e comprei 2, um pra cada Picasso. Agora só esperar o fim de semana para instalar e torcer para parar de falhar.
[/quote]

Olá Renan, o negócio é trabalhar com eliminação dos itens suspeitos de estar provocando o defeito, começando sempre pelo mais barato obviamente, no seu caso o filtro de combustível. Minha nave estava apresentando um ruido de atrito de metal com metal a cada tranco, nas trocas de marcha ou arrancada, enfim em qualquer movimento do motor. Primeiro diagnóstico do mecânico foi Coxin do motor. Se eu tivesse ido na conversa dele tinha me lascado, morrendo numa grana boa e não resolvendo o problema. Pois o mesmo era justamente algo que eu suspeitava devido ao tipo de barulho. Na troca do escapamento com o proprietário anterior do carro, os caras fizeram uma gambiarra soldando o tubo que sai do coletor no silencioso intermediário, invès de usar uma peça inteira, e a solda com o tempo quebrou devido aos movimentos do motor provocando aquele rangido insuportável...saiu bem mais barato o conserto. Espero que o seu caso seja somente o filtro. Abraço!! :)
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#7

Mensagem por renan97ar » Ter Abr 14, 2015 5:58 pm

[quote name='PatrickRJ' date='Apr 14 2015, 02:03 PM' post='28548']
O meu estava engasgando tbm ! Acontecia sempre com o carro em movimento e em certas velocidades em que eu nao estava pisando forte no acelerador, por ex: de 5ª a uma velocidade entre 65 a 75km\h ficava engasgando, mas qnd eu pisava e subia a velocidade parava. Troquei o filtro de combustivel, qnd o mecanico tirou a gasolina q tinha no filtro ela estava PRETA rs, sujeira pura, agora o carro ta uma beleza.

Antes do mecanico trocar eu falei do ocorrido e ele nao soube me explicar oq poderia ser, minha sorte foi ter comprado o filtro, foi minha primeira manutenção no carro, comprei tem 2 meses e so agora parei pra trocar o kit da correis rs, a correia estava na hora da morte tbm, qnd ele viu a correio ele falou que dei sorte rs, pois estava no limite. A correia ainda era a original de fabrica, nunca tinha sido trocada, comprei o carro com 109 mil km.
[/quote]

Patrick, o meu carro faz exatamente isso! Se enfiar o pé, não falha, mas em baixas rotações ele falha. Quando trocar o filtro vou ver como está a gasolina. Se tiver suja vou tirar ela de lá pra não perder um filtro.

E sobre a correia, deu sorte mesmo!


[quote name='matteo' date='Apr 14 2015, 04:39 PM' post='28549']

Olá Renan, o negócio é trabalhar com eliminação dos itens suspeitos de estar provocando o defeito, começando sempre pelo mais barato obviamente, no seu caso o filtro de combustível. Minha nave estava apresentando um ruido de atrito de metal com metal a cada tranco, nas trocas de marcha ou arrancada, enfim em qualquer movimento do motor. Primeiro diagnóstico do mecânico foi Coxin do motor. Se eu tivesse ido na conversa dele tinha me lascado, morrendo numa grana boa e não resolvendo o problema. Pois o mesmo era justamente algo que eu suspeitava devido ao tipo de barulho. Na troca do escapamento com o proprietário anterior do carro, os caras fizeram uma gambiarra soldando o tubo que sai do coletor no silencioso intermediário, invès de usar uma peça inteira, e a solda com o tempo quebrou devido aos movimentos do motor provocando aquele rangido insuportável...saiu bem mais barato o conserto. Espero que o seu caso seja somente o filtro. Abraço!! :)
[/quote]

Matteo, to na esperança de ser só isso, ou se não for, ser algo barato kkkkk. O jeito tá sendo virar mecânico de fim de semana, porque se for depender de oficina, é só grana que vai embora e muitas vezes em peças que estavam de acordo. Depois que levantaram o carro do meu pai pela caixa de ar (e fez um belo estrago), fico com o pé atrás com oficina mecânica. Ainda bem que pagaram o conserto...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
PatrickRJ
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Fev 23, 2015 1:25 pm
Nome: PatrickRJ
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: C4 Hatch 1.6 2010

#8

Mensagem por PatrickRJ » Qui Abr 16, 2015 12:10 pm

Se esta igual o meu hehehe pode ir certo no filtro ! :D
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#9

Mensagem por renan97ar » Sáb Abr 25, 2015 7:58 pm

Bom, hoje troquei o filtro. Tinha um filtro feito na Alemanha, datado de abril de 2003. Provavelmente foi na (única) revisão que fizemos quando o carro ainda tava na garantia. Bem fácil de trocar, fica logo abaixo da porta traseira do lado do passageiro. O original que comprei é um Mahle plástico, que já está instalado na foto.

<a href="http://postimage.org/" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://postimage.org/" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://postimage.org/" target="_blank">Imagem</a>


<a href="http://postimage.org/" target="_blank">forum image hosting</a>

Instalei o filtro, maior ansiedade e... o carro tá falhando tanto quanto ou até mais. Peguei o carro (falhando e bebendo pacas, tinha hora que o computador de bordo marcava 30l/100km), e vim de Itupeva pra Jundiaí, com carro fraco, falhando e bebendo que nem um maverick kkkkkk

Parei pra tomar um café numa tia que mora no meio do caminho, e o carro ficou 2h parado. A temperatura do carro caiu, e a do ar também (de uns 30 graus pra 19). Ao ligar o carro, ele não falhou mais e veio com o consumo normal, e forte.

Cheguei em casa desconfiando da bobina. Tirei a capa prateada, iluminei a bobina e tinha água nela. Detalhe que lavei o motor há uns 3 meses. Acho que o tempo que o carro ficou parado, a água evaporou de onde estava dando problema, e voltou tudo ao normal. Pra garantir, vou tirar a bobina, secar bem, e depois passar o lexia pra ver se não ficou algum defeito na memória... Espero que não tenha ido minha bobina para a glória, senão mais uma grana pro ralo...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#10

Mensagem por Munhoz » Dom Abr 26, 2015 11:31 am

não deve ter estragado não..
passar ar comprimido pra secar os tubos onde vão as velas também
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#11

Mensagem por renan97ar » Dom Abr 26, 2015 8:37 pm

Ontem a noite fui secar a água que tinha visto, mas na verdade não tinha água não. Era aquela cola que veda ela, que quando vi com a lanterna parecia água. Rodei com ela hoje e tudo normal, consumo otimo e esperta como era. O carro voltou ao normal, desde ontem não falha. Vou rodar com ela essa semana toda e ver se dá alguma falha de novo, mas acho que não vai dar. Se antes tava na duvida do que era, agora to mais ainda. Será que podia ser alguma sujeira em um dos bicos?
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#12

Mensagem por renan97ar » Qua Abr 29, 2015 9:29 pm

Consegui descobrir o problema! No fim das contas, se tratava de gasolina ruim mesmo. Rodamos até acabar essa gasolina velha e colocamos só dez litros de gasolina aditivada. O carro voltou ao normal. Como to usando pouco esse carro, vou deixar gasolina só pra chegar até o posto, senão vai ficar velha de novo. Valeu galera do ccdob!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#13

Mensagem por Munhoz » Qui Abr 30, 2015 10:12 am

obrigado por postar a solução.
realmente esses carros são sensíveis a qualidade do combustível
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#14

Mensagem por renan97ar » Qui Jun 04, 2015 3:35 pm

Mais um capítulo para a novela mexicana... Agora o carro está falhando toda vez que vou usar. Mas parece que descobri o defeito:

Imagem

Será que uma simples limpeza de bico resolve? Vou tentar tirar a flauta e limpar com car 80 pra ver o que acontece. Tem que ter algum cuidado especial nessa limpeza?

E mais uns defeitos que sempre voltam na BSI:

Imagem

:978798:

Agora é partir para investigação
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#15

Mensagem por Miau » Qui Jun 04, 2015 4:06 pm

cara.. o problema de instalar em português é esse.. a tradução é completamente mal feita.. prefiro em inglês ou pegue os códigos dos erros que é melhor.. pois essas descrições ai não dá.

se puder, altere o idioma =) que fica mais fácil ajudar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder