Agua e óleo saindo pela caixa de passagem de água
- rgdl
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Seguinte,
Semana retrasada fui sair com minha esposa para resolver uns problemas, quando vi que o nível da agua estava baixando, como levo sempre um pouco de aditivo pronto completei.
Em casa verifiquei que o nível tinha baixado novamente deixei o carro esfriar e fui examinar o que era, notei duas coisas, primeiro a mangueira do ar quente (a que fica acoplada no tubo de aço que vem da bomba) estava estufada a ponto de estourar, segundo na caixa de agua (é a peça metálica onde fica acoplada a válvula termostática) onde havia só vazamento de óleo (bem pouquinho) também tinha vazamento de água.
Curiosamente, quando abri o reservatório de expansão houve um refluxo de agua com com ar, imediatamente a mangueira voltou ao normal.
Ok, a mangueira estava cansada mesmo então troquei a bendita por uma nova, foi uma paralela porque a original custa R$ 500,00 :966283: :966283: :966283: deve ter fio de ouro nela :blink: :blink: :blink: .
Aproveitei e comprei a junta da caixa de água que custou R$ 28,17 na Peugeot e os o'rings de vedação do tubo metálico que vem da bomba de agua e encaixa da caixa de água.
Então, voltei a andar com o carro mas ainda sem trocar a junta da caixa (vou ver se troco essa semana) só que agora toda vez que paro o carro e ele esfria o sistema continua bem pressurizado e quando abro a tampa vem bolhas de ar pelo duto e noto que algumas mangueiras sedem a dilatação.
O que pode ser isso? Será que o vazamento na caixa de água faz isso?
Semana retrasada fui sair com minha esposa para resolver uns problemas, quando vi que o nível da agua estava baixando, como levo sempre um pouco de aditivo pronto completei.
Em casa verifiquei que o nível tinha baixado novamente deixei o carro esfriar e fui examinar o que era, notei duas coisas, primeiro a mangueira do ar quente (a que fica acoplada no tubo de aço que vem da bomba) estava estufada a ponto de estourar, segundo na caixa de agua (é a peça metálica onde fica acoplada a válvula termostática) onde havia só vazamento de óleo (bem pouquinho) também tinha vazamento de água.
Curiosamente, quando abri o reservatório de expansão houve um refluxo de agua com com ar, imediatamente a mangueira voltou ao normal.
Ok, a mangueira estava cansada mesmo então troquei a bendita por uma nova, foi uma paralela porque a original custa R$ 500,00 :966283: :966283: :966283: deve ter fio de ouro nela :blink: :blink: :blink: .
Aproveitei e comprei a junta da caixa de água que custou R$ 28,17 na Peugeot e os o'rings de vedação do tubo metálico que vem da bomba de agua e encaixa da caixa de água.
Então, voltei a andar com o carro mas ainda sem trocar a junta da caixa (vou ver se troco essa semana) só que agora toda vez que paro o carro e ele esfria o sistema continua bem pressurizado e quando abro a tampa vem bolhas de ar pelo duto e noto que algumas mangueiras sedem a dilatação.
O que pode ser isso? Será que o vazamento na caixa de água faz isso?
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fala rgdl.. nao entendi muito bem que mangueiras sao.. que bomba é.. junta da caixa dagua tb nao sei o que é..
caixa dagua que voce diz, é o cavalo dagua onde tem a valvula termostatica?
a junta que voce diz é a que fica entre o cavalo dagua e o bloco do motor?
bom.. por alto.. acho que sua valvula termostatica ta travada.. não ta abrindo..
nisso, a agua quente nao tá circulando pelo radiador.. está expandindo e tá sobrando pra mangueira..
esse é o defeito mais facil e barato de consertar..
outra possibilidade é bem mais cara é.. ta vazando compressão do cilindro para o sistema de arrefecimento muito provavelmente pela junta do cabeçote.
outra possibilidade tambem cara e chata de arrumar é.. o trocador de calor do filtro de oleo ta deixando vazar oleo pressurizado para o sistema de arrefecimento.. alias se voce lembrar.. acho que vc dizia que a luz do oleo acendia.. talvez por perder pressão para esse vazamento.. tem q ver se tem agua misturada com oleo.. se tiver.. é 70% de chance de ser por ali pelo trocador de calor.. e 30% de ser pela junta do cabeçote.
caixa dagua que voce diz, é o cavalo dagua onde tem a valvula termostatica?
a junta que voce diz é a que fica entre o cavalo dagua e o bloco do motor?
bom.. por alto.. acho que sua valvula termostatica ta travada.. não ta abrindo..
nisso, a agua quente nao tá circulando pelo radiador.. está expandindo e tá sobrando pra mangueira..
esse é o defeito mais facil e barato de consertar..
outra possibilidade é bem mais cara é.. ta vazando compressão do cilindro para o sistema de arrefecimento muito provavelmente pela junta do cabeçote.
outra possibilidade tambem cara e chata de arrumar é.. o trocador de calor do filtro de oleo ta deixando vazar oleo pressurizado para o sistema de arrefecimento.. alias se voce lembrar.. acho que vc dizia que a luz do oleo acendia.. talvez por perder pressão para esse vazamento.. tem q ver se tem agua misturada com oleo.. se tiver.. é 70% de chance de ser por ali pelo trocador de calor.. e 30% de ser pela junta do cabeçote.
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Cara, no service o cavalo d'agua é descrito como caixa de agua, então estamos falando da mesma coisa. Vaza por ali, antes vazava apenas óleo pq a junta é a mesma para um outro dispositivo que não qual o nome mas que recebe óleo ali.
O carro tem rateado quando ligo, mas para depois que aquece. Parece que falha um cilindro de modo que ele vibra bastante e até sinto cheiro de combustível saindo pelo escapamento.
Vazamento de compressão pelo cilindro acho que é a única coisa que explica a pressão no sistema mesmo depois do carro frio.
O carro tem rateado quando ligo, mas para depois que aquece. Parece que falha um cilindro de modo que ele vibra bastante e até sinto cheiro de combustível saindo pelo escapamento.
Vazamento de compressão pelo cilindro acho que é a única coisa que explica a pressão no sistema mesmo depois do carro frio.
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Cara.. pelo que to lembrando acho que nao tem nada com oleo ali nao.. É so agua mesmo.
pode ser que falha mesmo o cilindro.. talvez a vela esteja molhada e sem centelha.
de qualquer forma ce tem que ver isso rápido.. pois pode encher o cilindro de agua e dar calço hidráulico quebrando biela.
Agora.. se for junta do cabeçote vazando.. cuidado.. nao é so abrir cabeçote e trocar junta nao.. tem q facear cabeçote e bloco.. comprar junta na medida pra compensar o faceio.. trocar todos os parafusos do cabeçote que forem tirados e aplicar sequencias de torque correto.. tem um esquema certo pra isso senao da esses bodes novamente
pode ser que falha mesmo o cilindro.. talvez a vela esteja molhada e sem centelha.
de qualquer forma ce tem que ver isso rápido.. pois pode encher o cilindro de agua e dar calço hidráulico quebrando biela.
Agora.. se for junta do cabeçote vazando.. cuidado.. nao é so abrir cabeçote e trocar junta nao.. tem q facear cabeçote e bloco.. comprar junta na medida pra compensar o faceio.. trocar todos os parafusos do cabeçote que forem tirados e aplicar sequencias de torque correto.. tem um esquema certo pra isso senao da esses bodes novamente
Editado pela última vez por Miau em Qua Abr 01, 2015 6:15 am, em um total de 1 vez.
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Agua e óleo saindo pela caixa de passagem de água
Bom como disse agora a filmagem e a foto da junta:
http://1drv.ms/1ISnfBn
Eu não filmei o comportamento do motor, pois ele não deu falha em nenhuma das vezes que fui filmar. A falha é intermitente mas acontece mais vezes do que não acontece.
Eu to achando isso muito estranho, eu sempre abri o reservatório de expansão e ele nunca fez isso frio.
http://1drv.ms/1ISnfBn
Eu não filmei o comportamento do motor, pois ele não deu falha em nenhuma das vezes que fui filmar. A falha é intermitente mas acontece mais vezes do que não acontece.
Eu to achando isso muito estranho, eu sempre abri o reservatório de expansão e ele nunca fez isso frio.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Mai 23, 2016 2:12 pm, em um total de 3 vezes.
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Agua e óleo saindo pela caixa de passagem de água
Editado pela última vez por rgdl em Seg Mai 23, 2016 2:14 pm, em um total de 1 vez.
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pois é.. agora entendi..
olha eu acho que a valvula termostatica foi ta travada.. nisso aqueceu e gerou pressão.. estufou o tubo do ar quente.. ferrou com a junta do cavalo dagua.. e ai da aquela pressão desgraçada no sistema por que o cavalo dagua também acomoda a valvula EGR.. essa valvula pega a exaustão e joga na admissão.. porém acho que tá indo pressão da exaustão pro sistema de agua sacou? quase certo ser isso.
ali nao passa oleo nao.. deve ser os residuos da exaustão que ta misturando na agua e fazendo parecer que é oleo.
nao é complicado trocar a valvula.. nem a junta.. a valvula acho q é 30 conto a original na citroen.
é so soltar a mangueira inferior do radiador.. e deixar sair tudo.. desenrosca aquela sangria do ar quente pra descer mais rapido e abre a tampa do reservatorio tambem.
ai vc já pode soltar tudo e trocar as peças.
olha eu acho que a valvula termostatica foi ta travada.. nisso aqueceu e gerou pressão.. estufou o tubo do ar quente.. ferrou com a junta do cavalo dagua.. e ai da aquela pressão desgraçada no sistema por que o cavalo dagua também acomoda a valvula EGR.. essa valvula pega a exaustão e joga na admissão.. porém acho que tá indo pressão da exaustão pro sistema de agua sacou? quase certo ser isso.
ali nao passa oleo nao.. deve ser os residuos da exaustão que ta misturando na agua e fazendo parecer que é oleo.
nao é complicado trocar a valvula.. nem a junta.. a valvula acho q é 30 conto a original na citroen.
é so soltar a mangueira inferior do radiador.. e deixar sair tudo.. desenrosca aquela sangria do ar quente pra descer mais rapido e abre a tampa do reservatorio tambem.
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demora muito pra dar.. pois tem que aquecer tudo.. ve logo isso pois se cair agua na admissão. .já viu hehe.. e é justamente onde a EGR joga..
sei la cara.. mesmo que esteja boa.. 30 reais.. troca logo já que vai mexer no cavalo dagua..
ó.. aquilo tem torque certo de aperto
sei la cara.. mesmo que esteja boa.. 30 reais.. troca logo já que vai mexer no cavalo dagua..
ó.. aquilo tem torque certo de aperto
Editado pela última vez por Miau em Qui Abr 02, 2015 8:53 pm, em um total de 1 vez.
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Vou trocar sim, teria sido melhor se tivesse feito esse post antes porque ai já comprava a válvula no mesmo dia que comprei a junta, mas fazer o que... vou voltar lá.
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