Agua e óleo saindo pela caixa de passagem de água

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#16

Mensagem por rgdl » Sáb Abr 11, 2015 1:59 pm

Bom, quarta feira levei o carro na oficina do meu irmão para ver a questão do cavalo d'água.

Realmente não tinha junta nenhuma, estava só com cola. Colocamos a junta no lugar e agora não vaza mais agua pelo cavalo d'água.

Porem ainda continua aquele problema de pressão no sistema de refrigeração.

Agora sai fumaça branca pelo escapamento, acho que o problema é na juta do cabeçote.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#17

Mensagem por rgdl » Sex Abr 17, 2015 9:46 am

Acho que achei o problema. O radiador estava entupido um problema que eu provoquei colocando aqueles produtos que selam vazamento.

Agora o problema é que está frio demais kkkk vou colocar a válvula termostática no lugar, pois tive que tirar para contornar o superaquecimento. Mas vou comprar uma nova, já que perdi a confiança na que tenho.

Ah! A original, mesmo na Peugeot custa R$ 107,00.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 17, 2015 9:47 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#18

Mensagem por Miau » Sex Abr 17, 2015 10:23 am

cara.. eu lembro que uma vez comprei uma paralela pois acreditava antes de saber, que a original seria mais cara.. acho que paguei coisa de 60 ou 80.. nao lembro..

o que lembro é que comentei com o cara das peças aqui da citroen e ele falou que tinha a valvula e tal.. e que custava 30 ou 40 reais.. nao lembro bem mas sei que era mais barata pois era só o miolo sem o tubo plastico.

a peça completa com o tubo plastico e a junta é que saia mais caro.

mesmo assim, esse kit da valvula custa 97 acho.. la no site da peogeot mostra o preço.. se a loja te passou 107, já da pra perceber que eles jogam mais em cima que o preço sugerido que geralmente é o praticado
Editado pela última vez por Miau em Sex Abr 17, 2015 10:29 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Agua e óleo saindo pela caixa de passagem de água

#19

Mensagem por rgdl » Dom Abr 19, 2015 9:46 am

André, realmente eu usei o código da peça completa, mas no service pesquisando pelo número do meu chassis não mostra o código somente da válvula.

Mas a válvula que tenho é genérica será que a válvula original vai caber no corpo da genérica?

Agora que estou usando meu pc posso postar as fotos, a primeira foto é do cavalo d'água recém desmontado e sem a junta foi aplicado apenas cola; a segunda é do estado do meu radiador... estava feia a coisa mesmo.

Imagem Imagem

Segundo o cara da loja de radiadores tem que usar o Flush de radiadores com regularidade, ele sugeriu 2 x por ano para evitar acúmulos que vão prejudicar o funcionamento do radiador.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Mai 23, 2016 2:17 pm, em um total de 3 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#20

Mensagem por Miau » Dom Abr 19, 2015 10:16 am

Olha. Eu nao digo nem de usar flush pois pode acontecer de aparecer vazamento pelos selos do motor apos flush.

mas eu troco o fluido a cada 10 ou 15 mil kms pra evitar isso.. dou uma boa lavada no sistema com agua pressurizada e to usando adtivo de primeira qualidade.. o paraflu com agua desmineralizada

Troquei ate o reservatório esses meses ai.

Realmente lembrando aqui agora.. a valvula paralela é diferente da original.. se vc puder comprar original.. melhor.

tava pensando aqui que um pedaço de cola pode ter começado a entupir seu radiador hehe. Tipo pode ter começado a afunilar a passagem até dar no que deu.

Cara.. em cima do cavalo dagua tem uma peça que até hoje nao descobri a função. . Tem tipo uma tampa grande com uma saida de tubo vedada.

fiquei curioso pois parece saida dagua tb
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#21

Mensagem por rgdl » Dom Abr 19, 2015 2:41 pm

Então não dá para eu comprar só a válvula, tenho que comprar o conjunto completo. Mas fiz um teste na válvula paralela e ela funcionou perfeito, abriu quando a água esquentou e fechou quando esfriou. Então vou ficar usando ela até comprar a original.

Cara, quando o mecânico tirou o radiador até um o'ring saiu na água, então pode ser que cola também tenha entupido, mas o que realmente causou tudo isso foi aqueles produto tipo stop leak, mas já devia estar ruim antes, os produtos só ferraram de vez.

Essa peça que vc falou deve trabalhar em conjunto com a válvula EGR pois ela tem fuligem de escapamento dentro dela, imagino eu que seja algum tipo de controle de pressão.
Editado pela última vez por rgdl em Dom Abr 19, 2015 2:43 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#22

Mensagem por Miau » Dom Abr 19, 2015 8:48 pm

Nao reparou se tem algum filtro nela?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Agua e óleo saindo pela caixa de passagem de água

#23

Mensagem por rgdl » Dom Abr 19, 2015 10:26 pm

Não reparei não.

Eu andei olhando no service e lá essa peça é descrita como uma peça relacionada a anti-poluição e daquela parte tampada sairia uma mangueira que estaria ligada a uma bomba de ar.

Veja, a bomba é o item 10

Imagem

Nos nossos carros ela não deve ter função nenhuma, deve ser igual ao sensor de nível de óleo, está lá mas não serve para nada.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Mai 23, 2016 2:18 pm, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#24

Mensagem por Miau » Dom Abr 19, 2015 11:54 pm

Ahh ja entendi.. aquele item 10 é uma turbina.. no caso pra motores turbinados que requerem mais admissão
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#25

Mensagem por rgdl » Seg Abr 20, 2015 10:41 am

Sim verdade, mas deve ter uma versão turbo do nosso motor, pois apareceu como item do motor 2.0 16v 138 cv.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#26

Mensagem por rgdl » Qua Mai 27, 2015 10:52 am

Continuando a saga da pressão excessiva no sistema de arrefecimento.

Mesmo fazendo o reparo no radiador a pressão continua, diminuiu bastante, não sai mais fumaça branca pelo escape e um detalhe que revendo o tópico vi que não comentei é que quando fui colocar a junta do cavalo d'água percebi que tinha gotas de agua na TBI.

Notei que essa água vinha pelo tubo de recirculação dos gazes de óleo. Agora essas gotas de água não aparecem mais, acho que a pressão estava fazendo vazar agua por algum selo.

Como não sabia o torque exato de aperto dos parafusos usei um torque de 1,4kgf/m.

Estou na dúvida se o problema ainda é no cavalo d'água (vazamento pelo baixo torque ou torque excessivo) ou se o problema é na junta do cabeçote.

Acho que medindo a compressão dos cilindros vou ter a resposta mas estou querendo fazer eu mesmo, estou até vendo preço para comprar o equipamento, dai as duvidas: Qual o valor devo esperar na compressão em cada cilindro?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#27

Mensagem por Miau » Qua Mai 27, 2015 7:11 pm

eu medi uma vez.. postei os resultados em algum topico que nao me lembro hahah

cara.. uma coisa que também pode ser é a bomba dagua.. pode estar cavitada não mandando pressão de água satisfatória para que o vapor termine na caixa de expansão.

a fumaça no escape certamente era o vazamento de água para o tbi.

alem da ferramenta de medir compressão.. existe uma de medir vazão do cilindro.. essa é mais precisa, porem da mais trabalho pra verificar e é necessário um compressor de ar.

ela funciona da seguinte maneira.. em cada cilindro, você ajusta na posição PMS onde o pistão fica todo no alto e as válvulas fechadas como se fosse o momento do ponto de ignição.. então a ferramenta é plugada no lugar da vela e tem 2 medidores.. e nela é ligado o compressor de ar que vai pressurizar o cilindro até x de pressão.. o outro medidor vai mostrar a vazão de pressão desse cilindro, tem até uma faixa que mostra se está no nível aceitável ou se vaza compressão de mais.

é interessante =) até penso em comprar.

ah sim.. voce quando recolocou o fluido de arrefecimento, fez a sangria de ar adequadamente? sao 3 locais pra sangrar.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#28

Mensagem por rgdl » Qui Mai 28, 2015 10:46 am

Cara a bomba d'água é "nova" na verdade troquei em janeiro do ano passado, era uma bomba importada da Espanha toda em metal (bomba completa e não só o rotor). Mas sim praticamente todo o vapor termina-la.

Agora, uma coisa que reparei ontem, o carro estava frio e liguei o motor deixei o reservatório de expansão aberto. Não demorou muito e o nível da agua começou a subir e começou a sair agua por ele. Desliguei o motor e fechei o reservatório. Alguns minutos depois voltei e o nível continuava além do máximo, nisso abri a sangria do cavalo d'água e saiu ar dele.

Eu estou praticamente convencido de que tem vazamento de compressão do cilindro, o teste de compressão é só mesmo para convencer meu irmão.

A sangria do ar eu fiz mas não nos três locais, só fiz em dois, pois quando troquei uma das mangueiras do ar quente usei uma que não tem o pino de sangria. Então o ar eu sangro pelo cavalo d'agua e pelo radiador. Tem funcionado satisfatoriamente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#29

Mensagem por rgdl » Qua Nov 11, 2015 10:10 am

Agora vou colocar aqui a história final dessa saga.

A razão de sair água e óleo pelo cavalo d'água era que, em relação a água, o cavalo d'água estava sem a junta e o óleo tinha dois problemas.

O Primeiro é o tubo de purga dos gases do óleo que estava rompido permitindo o vazamento de óleo por ali, também estava vazando óleo pela junta do cabeçote que estava queimada.

Aliás a junta queimada do cabeçote estava ocasionando o vazamento da compressão para o sistema de arrefecimento.

A solução foi a troca da junta do cabeçote com a troca de todas as mangueiras do sistema de arrefecimento que estavam contaminadas com óleo, toca do radiador, troca de todas as juntas velhas, praticamente em todo lugar que tinha uma junta ela foi trocada.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Nov 11, 2015 11:03 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#30

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 11, 2015 10:46 am

mais 5 anos sem problema no arrefecimento!
mantém com aditivo ;)
Responder