Pessoal,
Estou lidando com um Xsara Picasso 2006 RFN Can-van que chegou em minhas mãos num estado lastimável.
Algum "mexanico", por algum motivo obscuro, substituiu o bloco ABS original do carro (BOSCH 8.0 - citroen 4541J5) por um do C4/307 can-can (citroen 4541J1). Para fazer isso tal "mexanico" cortou o chicote do carro, removendo o plug original e fez a interligação dos fios por algum padrão meio louco.
O carro estava com erro para todo lado, velocímetro marcando apenas --, dashboard acusando erro no abs, al4, motor, no painel não mostrava a posição da marcha engatada, etc. Ao remover o cabo do módulo do abs o carro passava a apresentar erros do imobilizador e não mais dava a partida. No lexia era um festival de erros U000, U4004, etc... Ou seja a rede CAN do grupo motopropulsor estava completamente sambada.
Primeiramente reprogramei via lexia o bsi, ecu e dashboard desativando a presença do abs. Feito isso, ao remover o conector do abs, foi possível rastrear bsi, ecu e al4, os erros Uxxx sumiram e a posição das marchas passou a funcionar. porém sem partida devido ao imobilizador, voltava com o plug no abs, dava a partida e os erros Uxxxx.
Bom, consegui o bloco do abs correto em um ferro velho (no service citroen, pelo vin do doador deu para ver que era o mesmo módulo original, bem como pelo código bosch da peça), consegui também o plug correto, e analisando os esquemas no sedre, consegui casar os 21 fios do chicote.
Continuando a saga... :D Religando a bateria e dando a partida, a primeira boa notícia, sumiu o erro do velocímetro e da informação do cambio. Precisava agora reprogramar o lexia para avisar que há no carro o abs, reprogramei BSI, ECU e o 0004 (painel de instrumentos), Agora ao ligar a ignição a luz do abs acende e posteriormente apaga, entretendo não consigo acessar o abs via lexia; :827520: (acusa que não há comunicação com o módulo).
Verifiquei que o fio 9008 (liga o abs ao conector de diagnóstico) apresenta continuidade, ou seja o problema não se deve a esse fio estar rompido. Bom, ainda não andei com o carro após esse teste, pois está sem fluído de freio, sera que isso pode impactar em algo na ativação do módulo do abs? Amanhã testarei se a remoção do fusível f3 (abs) acenderá a luz de avaria, se fizer isso pelo menos saberei que entre os computadores há comunicação, se não acender ai, realmente não faço a menor ideia do que fazer.
Alguém com alguma dica para ajudar? :212469:
Ajuca com ABS Picasso 2006
[quote name='André M' date='Mar 1 2015, 11:36 PM' post='27929']
Quando passa o diagnóstico geral.. um dos itens é o abs.. lá ele passa sem erros?
[/quote]
Opa André,
não ele não passava. Não estabelecia comunicação com o Modulo. Dava sem comunicação.
Pois bem, fiz o teste do fusível, acusou avaria no painel, recolocava o fusível, sumia o erro, ou seja, a comunicação entre os módulos (rede can) estava beleza.
Resolvi reprogramar o BSI, informei que não havia abs no carro, voltou o velocímetro para --. Configurei a presença do abs multiplexado e voilà, consegui estabelecer o diálogo entre lexia e abs. Problema resolvido :)
Não há mais quaisquer erros na rede can nem nos computadores. Não sei se pode ser o motivo, mas da primeira fez que reprogramei o BSI estava com as portas abertas, hoje lembrei dessa "zica", e refiz o procedimento com as portas fechadas.
Quando passa o diagnóstico geral.. um dos itens é o abs.. lá ele passa sem erros?
[/quote]
Opa André,
não ele não passava. Não estabelecia comunicação com o Modulo. Dava sem comunicação.
Pois bem, fiz o teste do fusível, acusou avaria no painel, recolocava o fusível, sumia o erro, ou seja, a comunicação entre os módulos (rede can) estava beleza.
Resolvi reprogramar o BSI, informei que não havia abs no carro, voltou o velocímetro para --. Configurei a presença do abs multiplexado e voilà, consegui estabelecer o diálogo entre lexia e abs. Problema resolvido :)
Não há mais quaisquer erros na rede can nem nos computadores. Não sei se pode ser o motivo, mas da primeira fez que reprogramei o BSI estava com as portas abertas, hoje lembrei dessa "zica", e refiz o procedimento com as portas fechadas.
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Carlini
Carlini
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- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Qua Jun 15, 2011 8:11 pm
- Nome: aless-rock
[quote name='Carlinix' date='Mar 1 2015, 11:31 PM' post='27928']
Pessoal,
Estou lidando com um Xsara Picasso 2006 RFN Can-van que chegou em minhas mãos num estado lastimável.
Algum "mexanico", por algum motivo obscuro, substituiu o bloco ABS original do carro (BOSCH 8.0 - citroen 4541J5) por um do C4/307 can-can (citroen 4541J1). Para fazer isso tal "mexanico" cortou o chicote do carro, removendo o plug original e fez a interligação dos fios por algum padrão meio louco.
O carro estava com erro para todo lado, velocímetro marcando apenas --, dashboard acusando erro no abs, al4, motor, no painel não mostrava a posição da marcha engatada, etc. Ao remover o cabo do módulo do abs o carro passava a apresentar erros do imobilizador e não mais dava a partida. No lexia era um festival de erros U000, U4004, etc... Ou seja a rede CAN do grupo motopropulsor estava completamente sambada.
Primeiramente reprogramei via lexia o bsi, ecu e dashboard desativando a presença do abs. Feito isso, ao remover o conector do abs, foi possível rastrear bsi, ecu e al4, os erros Uxxx sumiram e a posição das marchas passou a funcionar. porém sem partida devido ao imobilizador, voltava com o plug no abs, dava a partida e os erros Uxxxx.
Bom, consegui o bloco do abs correto em um ferro velho (no service citroen, pelo vin do doador deu para ver que era o mesmo módulo original, bem como pelo código bosch da peça), consegui também o plug correto, e analisando os esquemas no sedre, consegui casar os 21 fios do chicote.
Continuando a saga... :D Religando a bateria e dando a partida, a primeira boa notícia, sumiu o erro do velocímetro e da informação do cambio. Precisava agora reprogramar o lexia para avisar que há no carro o abs, reprogramei BSI, ECU e o 0004 (painel de instrumentos), Agora ao ligar a ignição a luz do abs acende e posteriormente apaga, entretendo não consigo acessar o abs via lexia; :827520: (acusa que não há comunicação com o módulo).
Verifiquei que o fio 9008 (liga o abs ao conector de diagnóstico) apresenta continuidade, ou seja o problema não se deve a esse fio estar rompido. Bom, ainda não andei com o carro após esse teste, pois está sem fluído de freio, sera que isso pode impactar em algo na ativação do módulo do abs? Amanhã testarei se a remoção do fusível f3 (abs) acenderá a luz de avaria, se fizer isso pelo menos saberei que entre os computadores há comunicação, se não acender ai, realmente não faço a menor ideia do que fazer.
Alguém com alguma dica para ajudar? :212469:
Ola certamente vc vai ter que achar a linha de diagnostico referente ao nodulo que esta no carro, junto com o esquema do seu carro, se kiser mande o chassi do carro pra mim e o carro de que saiu o modulo talvez possa te ajudar ..se kiser aless-rock@hotmail.com
abraco
Pessoal,
Estou lidando com um Xsara Picasso 2006 RFN Can-van que chegou em minhas mãos num estado lastimável.
Algum "mexanico", por algum motivo obscuro, substituiu o bloco ABS original do carro (BOSCH 8.0 - citroen 4541J5) por um do C4/307 can-can (citroen 4541J1). Para fazer isso tal "mexanico" cortou o chicote do carro, removendo o plug original e fez a interligação dos fios por algum padrão meio louco.
O carro estava com erro para todo lado, velocímetro marcando apenas --, dashboard acusando erro no abs, al4, motor, no painel não mostrava a posição da marcha engatada, etc. Ao remover o cabo do módulo do abs o carro passava a apresentar erros do imobilizador e não mais dava a partida. No lexia era um festival de erros U000, U4004, etc... Ou seja a rede CAN do grupo motopropulsor estava completamente sambada.
Primeiramente reprogramei via lexia o bsi, ecu e dashboard desativando a presença do abs. Feito isso, ao remover o conector do abs, foi possível rastrear bsi, ecu e al4, os erros Uxxx sumiram e a posição das marchas passou a funcionar. porém sem partida devido ao imobilizador, voltava com o plug no abs, dava a partida e os erros Uxxxx.
Bom, consegui o bloco do abs correto em um ferro velho (no service citroen, pelo vin do doador deu para ver que era o mesmo módulo original, bem como pelo código bosch da peça), consegui também o plug correto, e analisando os esquemas no sedre, consegui casar os 21 fios do chicote.
Continuando a saga... :D Religando a bateria e dando a partida, a primeira boa notícia, sumiu o erro do velocímetro e da informação do cambio. Precisava agora reprogramar o lexia para avisar que há no carro o abs, reprogramei BSI, ECU e o 0004 (painel de instrumentos), Agora ao ligar a ignição a luz do abs acende e posteriormente apaga, entretendo não consigo acessar o abs via lexia; :827520: (acusa que não há comunicação com o módulo).
Verifiquei que o fio 9008 (liga o abs ao conector de diagnóstico) apresenta continuidade, ou seja o problema não se deve a esse fio estar rompido. Bom, ainda não andei com o carro após esse teste, pois está sem fluído de freio, sera que isso pode impactar em algo na ativação do módulo do abs? Amanhã testarei se a remoção do fusível f3 (abs) acenderá a luz de avaria, se fizer isso pelo menos saberei que entre os computadores há comunicação, se não acender ai, realmente não faço a menor ideia do que fazer.
Alguém com alguma dica para ajudar? :212469:
Ola certamente vc vai ter que achar a linha de diagnostico referente ao nodulo que esta no carro, junto com o esquema do seu carro, se kiser mande o chassi do carro pra mim e o carro de que saiu o modulo talvez possa te ajudar ..se kiser aless-rock@hotmail.com
abraco