Ventoinha e Ar com Problema

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
jotoru
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 4:14 pm
Nome: jotoru

#1

Mensagem por jotoru » Seg Fev 23, 2015 11:38 am

Colegas, mais um probleminha com m eu Picasso 2005. Ontem a tarde o ar parou de gelar, continuei rodando e logo acusou alta temperatura no motor. Parei o carro e verifiquei que a ventoinha não estava entrando. Hoje com mais calma fiz alguns testes. Percebi que ao acionar o ar digital o primeiro estágio da ventoinha não entra (talvez por isso o sistema de AC não funciona), depois de um tempo até que o compressor tenta entrar, dá uns tec-tec, mas logo desliga, e a ventoinha nada de entrar. A temperatura do motor sobe e o segundo estágio também não entra. Dando um toquezinho na hélice da ventoinha ela começa a funcionar no estágio 2 e a temperatura volta ao normal, mas o ar continua sem gelar. Se desligar o carro e ligar novamente, todo o ciclo continua, sem dar um toquezinho na ventoinha ela não liga. ALguém em alguma idéia?


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Seg Fev 23, 2015 2:00 pm

Leve o carro numa eletrica.. se der pra desmontar a ventoinha.. talvez tenha q trocar as escovas dela
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Seg Fev 23, 2015 3:20 pm

É isso, a ventoinha foi para o espaço. A minha deu problema mas eu não achei quem reformasse.

Agora preste atenção caso compre uma ventoinha nova de marca paralela observe que, no caso do Xasra Picasso, tem que ser de 500W e com soquete é na própria ventoinha.

É que a ventoinha do C4 Picasso e a do Peugeot 307 também encaixa no suporte mas elas tem potência menor e o soquete é no fio, colocar uma dessa vai lhe trazer problemas em dias quentes e ar ligado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
jotoru
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 4:14 pm
Nome: jotoru

#4

Mensagem por jotoru » Seg Fev 23, 2015 4:40 pm

Obrigado pelas informações. Realmente estou pesquisando preço de ventoinha e me perguntaram se a ligação dela é no chicote ou direto. Então como o coelga falou o soquete é direto nela, isso me facilita e muito a pesquisa. agradeço. Outra coisa. Com a troca da ventoinha o AC volta a funcionar normalmente? pergunto, porque como comentei acima, depois que dou um toque nela, a ventoinha volta a funcionar, mas o ar continua sem gelar. Tem alguma relação?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Seg Fev 23, 2015 7:59 pm

Tem sim. Quando o carro superaquece a central desliga o ar.

Cara, vou frisar mais uma vez, a ventoinha é de 500 watts de potência não leve com potência menor.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Fev 23, 2015 8:05 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Ter Fev 24, 2015 9:39 am

Ontem estava postando do celular então vou ampliar minha explicação.

Pode voltar a funcionar normalmente se o Ar não tiver outro problema.

O sistema do ar-condicionado depende do sistema de resfriamento do carro. Observe que o condensador do ar fica entre a ventoinha e o radiador, é o condensador que recebe vento direto da ventoinha.

Se o condensador não é resfriado direito o liquido refrigerante não é liquefeito da forma correta o que acarreta um aumento na pressão do sistema.

No sistema de ar-condicionado existe um sensor de pressão de fluido que é lido pela central, que desarma o compressor quando a pressão aumenta.

Outra coisa que pode acontecer é, como a ventoinha não está funcionando, não chega vento no radiador também, o que superaquece o carro, nessas situações a central também desliga o ar, pois com o resfriamento do condensador, ar mais fresco vai chegar no radiador.

Bom, isso que me vem a mente do que pode estar acontecendo no seu caso.

Agora, aproveite que vai trocar a ventoinha e faça uma limpeza do condensador, pois acumula sujeira que dificulta a passagem do ar para o radiador. Eu limpei o meu e saiu uma agua preta dali e aumentou sensivelmente o fluxo de ar para o radiador. Só tome cuidado para não amassar as membranas do condensador, mas caso isso ocorra use um clipe de papel, uma moeda ou algo bem fino para desamassar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
waluna
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Nov 16, 2014 3:12 pm
Nome: waluna

#7

Mensagem por waluna » Ter Fev 24, 2015 2:53 pm

belas dicas gostei
jotoru
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 4:14 pm
Nome: jotoru

#8

Mensagem por jotoru » Seg Mai 04, 2015 6:39 pm

Desculpe a demora em postar. O problema foi resolvido com a troca da ventoinha. Infelizmente o mecanico colocou a com chicote e não a do soquete direto como havia sugerido o colega anteriormente. Tinha passado a informação para o mecanico,mas ele disse que não achou a outra e colocou a com chicote mesmo. o que percebi é que ela é um pouco mais barulhenta que a anterior. Até o momento está ok. vamos ver no decorrer.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Ventoinha e Ar com Problema

#9

Mensagem por rgdl » Ter Mai 05, 2015 10:25 am

Então vá ao mecânico e pegue o rabicho do soquete original.

Ele deve ter cortado o fio para poder adaptar a ventoinha do C4. Isso vai garantir que vc não tenha dor de cabeça quando tiver que colocar a ventoinha orinal no lugar.

Eu voltei e peguei a minha, por sorte o cara tinha guardado a minha ventoinha velha no depósito de refugo dele e ainda não tinha jogado fora. Se vc não fizer isso logo o dia que precisar colocar a original ou uma similar que use o soquete vai ter que comprar um chicote completo novo.

Seguinte, deixa eu colocar algumas informações novas. Como disse acima a ventoinha do Xsara Picasso 2.0 é a de 500W de potencia conectada por soquete na própria ventoinha e quando coloquei essa ventoinha paralela do C4 Picasso houve um decréscimo real no desempenho tanto que ele superaquecia com o ar ligado.

Mas uma coisa que não sabia era que meu radiador estava parcialmente entupido e a coisa piorou quando coloquei um selante de vazamentos do tipo stop leak. Levei meu carro numa oficina especializada em radiadores e o radiador estava completamente entupido. O mecânico varetou o radiador tirou toda a sujeira e agora ele está tão bom que a ventoinha dificilmente arma na velocidade máxima com o ar desligado, antes armava constantemente.

Olha como estava. Tudo que está com cor de lodo/ferrugem é entupimento.

Imagem

Conclusão, depois da limpeza do radiador a ventoinha paralela do C4 Picasso tem dado conta do recado, agora a prova de fogo dela vai ser em um dia de verão bem quente de 45ºC e transito engarrafado.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Mar 17, 2017 11:23 am, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
denis.maestrello
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Mar 17, 2017 9:47 am

#10

Mensagem por denis.maestrello » Sex Mar 17, 2017 9:56 am

jotoru escreveu:Colegas, mais um probleminha com m eu Picasso 2005. Ontem a tarde o ar parou de gelar, continuei rodando e logo acusou alta temperatura no motor. Parei o carro e verifiquei que a ventoinha não estava entrando. Hoje com mais calma fiz alguns testes. Percebi que ao acionar o ar digital o primeiro estágio da ventoinha não entra (talvez por isso o sistema de AC não funciona), depois de um tempo até que o compressor tenta entrar, dá uns tec-tec, mas logo desliga, e a ventoinha nada de entrar. A temperatura do motor sobe e o segundo estágio também não entra. Dando um toquezinho na hélice da ventoinha ela começa a funcionar no estágio 2 e a temperatura volta ao normal, mas o ar continua sem gelar. Se desligar o carro e ligar novamente, todo o ciclo continua, sem dar um toquezinho na ventoinha ela não liga. ALguém em alguma idéia?
:eye: :pray: Muuuuuito obrigado, após amargar uma enorme espera até o motor esfriar, sua dica do toque na ventoinha funcionou, mas para minha tristeza logo parou novamente e o toquezinho não a trouxe de volta... Alguém sabe se é possível ligação direta na ventoinha para deixá-ã ligada full-time até a chegada no doutor?

abs
Não sei o que é, mas sei que tá fazendo barulho...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Ventoinha e Ar com Problema

#11

Mensagem por rgdl » Sex Mar 17, 2017 11:29 am

Esse problema dela funcionar com um toque se dá por um ou mais desses três motivos: 1- o parafuso que prende a hélice está soltou (pouco provável, há barulho no funcionamento); 2 - o eixo do motor está desalinhado pelo desgaste dos mancais (mais provável, há barulho no funcionamento); 3 - houve um desgaste das escovas (mais provável, não há barulho no funcionamento). Então não tem como fazer qualquer coisa para ela ficar full-time não que não seja a sua troca imediata.

Lembrando que a ventoinha do Xsara Picasso é de 500W e tem soquete na própria ventoinha. Digo isso porque a ventoinha do C4 Picasso e do 206 tem a mesma medida e encaixe da ventoinha do Xsara Picasso mas tem potência menor (em torno de 300W) e tem soquete na ponta de um fio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder