Procedimento Cintroen para troca de correia dentada

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#16

Mensagem por rgdl » Qua Abr 15, 2015 12:25 pm

Consegui na net esse manual técnico

<a href="http://1drv.ms/1aV1qW3" target="_blank">http://1drv.ms/1aV1qW3</a>

Agora alguém sabe me explicar o que é "m.daN" que tanto esse manual fala? Seria o mesmo que Nm (Newton/metro)?

É que tem o torque de aperto dos parafusos do cabeçote do motor RFN 2.0 16v e lá tá dizendo o seguinte:

Pré-aperto : 1,5 ± 0,2
Aperto : 5 ± 0,2
Desaperto : 360 ° (1 giro)
Aperto : 2 ± 0,2
Aperto angular : 285° ± 5°

É que estou achando o torque muito baixo se for Nm, no pré-aperto, por exemplo, são só 1,5 Nm que dá 150grmas/força ou 0,150kgf. É difícil até de achar um torquímetro que tenha essa escala tão baixa.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#17

Mensagem por renan97ar » Qua Abr 15, 2015 1:19 pm

rgdl, m.daN é 10N/m. Então é só pegar os valores e multiplicar por 10, que vc tem os valores em Nm
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#18

Mensagem por rgdl » Ter Mai 26, 2015 5:27 pm

Valeu renan, é isso mesmo.

Consegui na net um site de conversão bem complento com o valor de m.daN

<a href="http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag ... orque.html" target="_blank">Site de conversão de medidas de Torque</a>

Agora ficou muito fácil converter, e converter corretamente é muito importante já que a maioria dos torquímetros são em kgf/m.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Mai 26, 2015 5:48 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#19

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qua Mai 27, 2015 9:25 am

DESMONTAGEM E MONTAGEM DO EIXO TRASEIRO C4 HATCH/PALLAS

<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/b7436" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/b7436</a>
Rodolfo C4 Grand
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#20

Mensagem por RodolfoBertolucci » Ter Jul 14, 2015 7:53 pm

DESMONTAGEM E MONTAGEM CORREIA DE DISTRIBUIÇÃO MOTOR 1.6L TU 5

<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/97f30" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/97f30</a>
Rodolfo C4 Grand
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

#21

Mensagem por RodolfoBertolucci » Seg Jul 20, 2015 3:07 pm

Controle de pressão de óleo do motor 1.6 L TU5

<a href="http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 0696/1b258" target="_blank">http://d-app.caep.peugeot.com.br/e/2799 ... 6/1b258</a>
Rodolfo C4 Grand
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#22

Mensagem por rgdl » Sex Nov 13, 2015 11:54 am

Achei esse site com uma descrição completa do motor Ew10J4

<a href="http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... bbm7ka.htm" target="_blank">http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... 7ka.htm</a>
Editado pela última vez por rgdl em Sex Nov 13, 2015 11:55 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#23

Mensagem por tilex » Sex Nov 13, 2015 1:08 pm

O interessante desse documento é q só fala da mecanica mesmo, gostei dos valores de resistencia da bobina, isso eu não tinha encontrado em lugar nenhum.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

#24

Mensagem por matteo » Ter Nov 24, 2015 12:30 am

Pessoal, aproveitando o tópico que se refere a troca da dentada, gostaria de exclarecer uma dúvida. Tenho visto alguns relatos, que dizem que no momento da troca da correia dentada e poly-v, se deve trocar também a bomba d´agua. Isso se refere a qualquer motorização do picasso? È obrigatório, ou é somente uma prevenção, aproveitando a mão de obra do intervento das correias? No caso, a minha é uma GLX 1.6 que acabou de chegar aos 70 mil KM...
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#25

Mensagem por rgdl » Ter Nov 24, 2015 3:14 pm

Essa documentação técnica abaixo não diz que é imperativo trocar a bomba d'água mas que se deve verificar seu estado geral. Embora seja uma docuemntação para o motor 2.0 16v (EW10J4) creio que também se aplica ao 1.6 16V (TU5JP4).

<a href="http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... eg22ka.htm" target="_blank">http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%8 ... 2ka.htm</a>

Entretanto é aconselhável trocar o refil (não a bomba inteira) a cada troca de correia, já que a bomba tem um rolamento que sofre desgaste.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Nov 24, 2015 3:19 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder