Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
clbonatto
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jul 05, 2018 12:41 pm
Nome: Christopher
Localização: Cascavel
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#16

Mensagem por clbonatto » Qua Jan 02, 2019 9:19 pm

Olá pessoal.

O meu carro estava nesse ensaio de escola de samba também, daí entrei nessa missão caça barulho.

O que "mexi" que pode ser o caso de vocês:
- calotas internas das rodas (parece que tem moedas soltas na frente do carro)
- reservatório de expansão (faz barulho estilo pluc pluc quando leva pancada seca, estilo passar em buracos)
- radiador (barulho estilo tec tec aparentemente ocasionado quando passa em asfalto recapado várias vezes)
- farol de milha solto e acabamento das caixas de roda soltas (putz... esse aqui faz plac plec toc tec)
- filtro de ar (ele tem um encaixe bem embaixo, difícil de acertar... o barulho que faz parece ser de coxim estourado, estilo metal batendo, algo como "tá tá tá tec")
- "peito de aço ou proteção do carter (se estiver solto/frouxo, em arrancadas mais fortes ele trepida e bate lata com lata, dando impressão de coxim estourado)

Estes foram os barulhos vindos da dianteira que consegui isolar no meu carro atual.

Quase todos eu consegui resolver com pedaços de câmara de bike, presilhas plásticas(enforca-gato), parafusos, chiclé, clips, cuspe e muita paciência.

No meu antigo Xsara Hatch, eu tive um problema de barulho irritante na roda dianteira direita. Era o pino guia da pinça de freio. Mandei tornear e resolveu.

Mas cada caso é diferente, o que precisa ter é paciência.

Valeu galera.

Boa sorte na empreita.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#17

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 03, 2019 3:22 am

Melhor sonoplastia hahahaha
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#18

Mensagem por rgdl » Qui Jan 03, 2019 12:00 pm

Eu estava com esse toc toc fantasma também. Inicialmente achei que fosse o coxim do amortecedor do lado do carona, até comprei um kit novo para trocar depois da viagem de fim de ano.

Só que o suporte do motor do lado direito quebrou na parte em que o esticador da poly-v fica preso (sim, o esticador não fica preso no bloco do motor), para trocar foi necessário remover o coxim (perão) e ele, além de quebrado estava solto. Coloquei um novo e o toc toc acabou.

Resumo, tem barulho tem rever todas as peças que tem borracha que fazem parte da suspensão e da fixação do motor.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#19

Mensagem por vitorcam » Qui Fev 07, 2019 1:32 pm

Fala pessoal,

Meu carro ainda está com o barulho, não resolvi o problema. Em alguns dias vou trocar os coxins por originais, e ver se o problema continua. Quando troquei os amortecedores, troquei também os coxins (paralelos). Já verifiquei a ordem de montagem, e está ok.

Se eu conseguir resolver o problema, postarei aqui a solução.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#20

Mensagem por vitorcam » Qui Fev 07, 2019 1:33 pm

Fala pessoal,

Meu carro ainda está com o barulho, não resolvi o problema. Em alguns dias vou trocar os coxins por originais, e ver se o problema continua. Quando troquei os amortecedores, troquei também os coxins (paralelos). Já verifiquei a ordem de montagem, e está ok.

Se eu conseguir resolver o problema, postarei aqui a solução.
Avatar do usuário
mmadeira
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 11:12 pm
Nome: Marcelo Madeira
Localização: Nilópolis, RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 Flex 2008/2009

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#21

Mensagem por mmadeira » Sex Fev 22, 2019 2:37 pm

Amigos confiram os apertos nos torques corretos.
Lembrando que pra apertar os parafusos da suspensão o ideal é ter o peso de referência no carro. Deixa duas pessoas dentro e começa a checar o aperto.
torque-aperto-suspensao-inferior.png
torque-aperto-suspensao-superior.png
torque-aperto-coxins.png
Xsara Picasso GLX 1.6 16v - 2009
Gburat
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Set 19, 2018 5:28 pm
Modelos Citroën: Picasso 1.6 16v 2008

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#22

Mensagem por Gburat » Ter Abr 09, 2019 5:45 pm

Boa tarde a todos, tb estou com o mesmo problema. A minha é uma 1.6 2007.

Já troquei bieleta, coxim, bucchas da barra estabilizadora e fiz embuchamento das pinças.

Só me resta agora ver os pivos? Alguem já conferiu esse item?

Abraço
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#23

Mensagem por vitorcam » Dom Jul 28, 2019 10:21 pm

Por um tempo, fiquei feliz.

Troquei os coxins dos amortecedores dianteiros, coloquei COFAP, e o Toc Toc na suspensão dianteira parou. Ficou assim por alguns meses. Porém após uma viagem em que andei em asfalto muito irregular, o problema voltou. Portanto fica a questão:

Os coxins novos já apresentam problemas? Será que o problema é em algum outro lugar onde o mecânico acessou ao trocar os coxins?

Como o amigo Gburat disse, só me resta ver os pivôs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#24

Mensagem por rgdl » Seg Jul 29, 2019 10:28 am

Se for um toc toc que aparece durante as freadas e acelerações, suspeite da má colocação do coxim do motor do lado do carona.

O problema é que ele é fixado no chassis do carro por meio de uma porca que quadrada que fica presa por um suporte metálico. A função desse suporte é não deixar a porca girar quando o coxim é aplicado.

Mas esse suporte, com o tempo, cai ai para colocar o coxim corretamente é necessário tirar o farol e ser meio Ninja :ninja1: :ninja1: para segurar a porca com uma ferramenta enquanto outro aperta o coxim até ficar bem firme. Só que, muito mecânico, por causa da dificuldade, não aperta direito e com o tempo e a trepidação ele solta, e fica fazendo toc toc toda hora.

O meu estava assim e resolveu por acaso, eu fui trocar o suporte do motor e, para isso, foi preciso tirar o bendito coxim, como ele estava ruim eu troquei por um novo, após a dificuldade de aplicação acima descrita o cara apertou o bendito com vontade, quando sai de lá com o serviço feito notei que o toc toc tinha sumido... bingo, atirei no que vi acertei o que não vi.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#25

Mensagem por Kadurj » Ter Jul 30, 2019 5:41 pm

Apenas para ilustrar o que o RGDL disse, taí um tópico sobre o caso que também aconteceu comigo.

viewtopic.php?f=29&t=9546&p=45791&hilit ... aiu#p45791

Abs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#26

Mensagem por rgdl » Ter Jul 30, 2019 6:02 pm

Boa Kadu, ai mostra bem como é que essa porca fica.

Agora, já que o suporte quebrou mesmo, na próxima vez que for trocar esse coxim vou arranjar uma porca sextavada auto-travante, isso vai facilitar a vida do mecânico, pois ele pode usar uma chave estriada com uma fita para segurar a porca e não precisa aplicar uma força descomunal para garantir que a porca não saia com a trepidação.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#27

Mensagem por Kadurj » Qua Jul 31, 2019 11:00 am

Perfeito. Só não entendi uma coisa. Facilitar a vida do mecânico? O amigo faz as coisas mais difíceis e deixa as mais "fáceis" para o mecânico? rsrs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#28

Mensagem por rgdl » Qui Ago 01, 2019 12:47 pm

Kadurj escreveu: Facilitar a vida do mecânico? O amigo faz as coisas mais difíceis e deixa as mais "fáceis" para o mecânico? rsrs.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas o cara merece essa, vou te contar uma que passei e que se não fosse o empenho do Clemilton e seus ajudantes eu teria tomado um preju de R$ 600,00 e ainda teria ficado em casa na virada do ano (2018/2019).

Quando precisei trocar o suporte do motor que me referi no post anterior, eu estava para viajar na virada do ano para Petrópolis e já tinha pago metade do valor da hospedagem (os 600,00).

Eu tinha tocado com ele algumas semanas antes o esticador da correia Poly-V, só que na sexta, dia 28/12, eu levei a patroa na manicure e quando voltava para casa meu carro perdeu a direção hidraulica... encostei e vi que a correia da Poly-V estava solta e vi o esticador fora do lugar, aparentemente quebrado, tirei a correia fora e fui para casa assim mesmo, por sorte era perto. Consertar isso a tempo de viajar foi uma Via Crucis com muitas emoções...

Levei o carro sábado de manhã cedo (cheguei lá 7:00h) expliquei o que houve, falei para ele do problema da viagem e mesmo com a oficina lotada ele ficou de olhar o meu carro. Eu fui no coelho que é ali perto e comprei uma correia nova, já que a outra ficou em péssimo estado, quando voltei ele já tinha olhado o carro e falou que o problema não era do esticador era do suporte do motor onde o esticador fica preso, ele tinha quebrado.

Eu consegui um suporte em excelente estado num ferro velho perto do trevo de Marambaia, ele foi tirado de um motor que tinha também um esticador em bom estado, mas como só precisava do suporte deixei o esticador por lá, por acaso eu comentei esse detalhe com o Clemilton.

Voltei na oficina eram já quase 12:00h e, mesmo assim, ele colocou o suporte no lugar, foi nessa que o coxim foi trocado, quando o ajudante do Clemilton removeu o esticador não travou o bendito então a polia ficou na reta do parafuso de modo que, para tirar o parafuso, tinha que mover a polia, quando ele foi fazer isso a polia do esticador saiu na mão dele... o esticado também estava quebrado e já eram mais de 13:30, até corri no Coelho mas as lojas que ainda estavam abertas não tinham o esticador.

Ai ferrou, eu já estava indo para casa, só que voltei porque tinha esquecido o uma coisa no carro... foi quando o Clemilton lembrou do esticador do ferro velho e falou para eu ligar para o ferro velho e disse também que caso eu não conseguisse a peça ele me emprestaria o carro dele para viajar... eu não acreditei quando ouvi isso... mas ele estava falando sério :think: :think: :think:.

Foi eu ligar e o dono do ferro velho atendeu... expliquei a situação e ele disse que já estava fechado e que já estava longe mas pediu para eu ligar para o pai dele que ainda estava em São Gonçalo, consegui falar com o pai do cara e ele foi lá e abriu o ferro velho para me vender a peça... detalhe, quem me levou até o ferro velho foi o Clemilton. Peguei o esticador e ele aplicou no carro.. isso já eram quase 16:00 horas... ele manteve a oficina aberta enquanto não resolveu meu problema.

Preço do serviço com o coxim que ele já tinha lá R$ 250,00, R$ 200,00 da mão de obra (e trocar o suporte desse motor é uma lenha) e R$ 50,00 do Coxim.

Então... esse dá ou não dá para aliviar?

Quando vc tiver um problema leva na oficina do Clemilton, fica na Rua Anisio Teixeira, 41, é uma rua paralela a Avenida Maricá.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#29

Mensagem por Kadurj » Qui Ago 01, 2019 4:39 pm

Caramba.. Esse Clemilton é o cara mesmo. Depois dessa só levaria lá pois o cara salvou seu fim de ano.

Mas acho que não me expressei bem. Eu quis dizer o seguinte: Já vi em diversos posts anteriores que tanto você quanto o Miau, Batalha e outros já fizeram coisas extremamente mais complexas do que trocar um coxim, vulgo perão. Então eu não vejo um de vocês levando o carro no mecânico para realizar essa tarefa como essa que é relativamente fácil. Não quis dizer que não facilitaria para o profissional. rsrs

Um abraço!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara picasso 1.6 barulho na suspensão dianteira

#30

Mensagem por Miau » Qui Ago 01, 2019 5:02 pm

rgdl escreveu: O problema é que ele é fixado no chassis do carro por meio de uma porca que quadrada que fica presa por um suporte metálico. A função desse suporte é não deixar a porca girar quando o coxim é aplicado.

Mas esse suporte, com o tempo, cai ai para colocar o coxim corretamente é necessário tirar o farol
rapaz.. já desmontei inumeras vezes o suporte do motor, o coxim superior, etc.. nunca vi porca quadrada não.. e to tentando entender a necessidade de desmontar o farol. hehe
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder